DEM JMC #02 - ESPERANÇA NO FIM DO SEMESTRE

Devocionais Demóstenes  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 6 views
Notes
Transcript

Introdução/ Contexto

Romans 5:3–5 NAA
3 E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações, sabendo que a tribulação produz perseverança, 4 a perseverança produz experiência e a experiência produz esperança. 5 Ora, a esperança não nos deixa decepcionados, porque o amor de Deus é derramado em nosso coração pelo Espírito Santo, que nos foi dado.

Desenvolvimento

Paulo está falando sobre a justificação pela graça, por meio exclusivo da fé. Isso gera um processo de transformação na vida. Agora que temos paz com Deus, podemos ter uma experiência de vida plena — mesmo em meio às situações adversas.
O semestre acabou… Decepções? Algumas. Surpresas? Por que não? E vitórias também! Mas, em meio a toda essa turbulência… onde está o nosso foco?
Quando as dúvidas e os questionamentos surgem, lembramos que nos gloriamos nas tribulações.? Que as notas baixas ou as matérias mais chatas podem produzir perseverança? Que por sua vez produzirá a experiência para que dê lugar para a esperança?
Claro, Paulo está falando aqui da esperança das nossas almas, da nossa salvação. Mas essa esperança maior também se manifesta de forma prática em várias áreas da vida.
Será que temos esperança de que estamos no lugar certo? Cremos que estamos onde Deus nos colocou? É possível que estejamos enganados — e, se for o caso, no tempo certo, o Senhor nos mostrará.
Talvez enfrentemos frustração e tentemos negar ou fugir disso. Ou talvez Deus confirme o nosso caminho, nos levando até o fim dessa jornada e guardando os nossos passos.
Em todo caso, se temos a esperança de que a mão de Deus está nos conduzindo, seremos cheios do amor que o Espírito Santo derrama em nossos corações.
Philippians 1:6 NAA
6 Estou certo de que aquele que começou boa obra em vocês há de completá-la até o Dia de Cristo Jesus.
Qual o tamanho da sua certeza? Onde você busca essa certeza?
Entre tantos defeitos que enxergamos em nossos irmãos pentecostais, uma de suas maiores virtudes precisa nos inspirar: a confiança plena, a certeza e a fé no poder e no agir de Deus.
Os puritanos faziam breves orações de duas horas. Jejuavam regularmente — inclusive antes de ceiar. Seu zelo era imenso. E sua esperança no mover de Deus não era menor do que a do maior dos carismáticos.
O semestre acabou. O que precisava ser feito, foi feito. E, se não foi... arquemos com as consequências das nossas escolhas.
Que aqueles que se empenharam colham os frutos das suas lutas — noites mal dormidas, tardes gastas nos livros — e se alegrem com o descanso que chegou. Que os que negligenciaram seus deveres colham os frutos da sua displicência, mas se arrependam — porque Deus, em sua misericórdia, ainda dá novas oportunidades.
Que todos nós possamos nos alegrar em Deus, que até aqui nos sustentou. Ele está completando a boa obra que começou em nós. Deus não é empreiteira de governo que paralisa obra. Ele vai até o fim! Cristo não nos chamou para viver uma vida que vacila em dúvidas!
Deus está aqui. Dia a dia. Nas nossas dúvidas, nas nossas lutas. Só precisamos prestar atenção.
Não se preocupe com o seu chamado se você tem caminhado com zelo, buscando ser achado digno da sua santa vocação. Deus não prospera o preguiçoso — mas dá, aos seus, até enquanto dormem.
Creiam, irmãos: a vida é um sopro. Se ainda estamos de pé, é porque Deus nos sustentou. E se Ele ainda nos sustenta, é porque ainda há algo que Ele deseja fazer em nós, por nós e através de nós.

Conclusão/ Aplicações

Encare os momentos difíceis como parte do treinamento de Deus Não veja as dificuldades apenas como obstáculos, mas como instrumentos de Deus para moldar sua perseverança e caráter. Deus está te treinando — não só para tirar nota, mas para pastorear, consolar, suportar e permanecer.
Mantenha a esperança viva mesmo em meio ao cansaço Lembre-se: a esperança que vem da experiência com Deus não decepciona. O semestre pode ter sido pesado, mas Deus não desperdiça sofrimento. O que você passou agora será ferramenta de ministério depois.
Reveja sua postura diante das dificuldades acadêmicas e espirituais Reclamar das matérias, do professor, do tempo curto e do conteúdo difícil é natural… mas que tal ver isso como parte do processo de crescimento? Perseverança nasce quando você insiste mesmo sem vontade.
Assuma responsabilidade pelo seu esforço (ou falta dele) Se você se dedicou, celebre com gratidão. Se não se empenhou, reconheça e se arrependa. Deus é bom para restaurar — mas não para mimar a preguiça. Você foi chamado para ser soldado, não turista teológico.
Confie no Deus do processo: Deus está trabalhando em você Nem sempre teremos aquela “certeza emocional” de que estamos no lugar certo. Mas se há zelo, oração, humildade e dependência, você pode confiar que Ele está conduzindo. Deus não começou em você algo para deixar inacabado.
Resista à tentação do ceticismo disfarçado de “maturidade” Ter fé no agir de Deus não é coisa de carismático emotivo — é marca de cristão bíblico. Os reformados do passado eram homens de grande erudição e de profunda expectativa no mover de Deus. Não se conforme em ser só "teologicamente correto". Seja espiritualmente vivo.
Descanse com propósito: o descanso também é espiritual O fim do semestre chegou. Não carregue culpa se você lutou e entregou o melhor. Descanse com gratidão, não com ansiedade. E aproveite esse tempo para renovar sua mente, o coração e o corpo — para voltar com tudo no próximo semestre.
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.