Crescer

As Estações do Crescimento Espiritual  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 28 views
Files
Notes
Transcript
Convidar os Irmãos a abrirem a Bíblia em 2Timóteo 3.16-17, e a permanecerem com ela aberta.
Mencionar o tema do ano da Igreja: Simplesmente Igreja;
a série de mensagens do mês de junho: As Estações do Crescimento Espiritual;
o título da lição de hoje: Crescer.
Soltar os cronômetros.
Começar a contextualizar enquanto todos ainda procuram.
O maior objetivo desta trilha (Crer — Crescer — Servir — Transformar) é que todos se avaliem e estejam envolvidos nos ministérios das Igreja que serão destinados a sua estação.
Vimos que, a partir do momento em que cremos em Jesus, muito do nosso coração (razão, emoção e vontade) já muda; o Espírito Santo passa a habitar em nós, e a militar contra a carne.
A série prossegue no sentido de que muito ainda deve mudar: devemos trilhar o caminho de se parecer com Jesus (exemplo), andarmos de acordo com a salvação, amadurecermos, rumarmos à perfeição.
No NT, o adjetivo perfeito tem três significados crescentes: equipado (com as ferramentas necessárias para se realizar uma obra), maduro (avançado, desenvolvido) e perfeito (consumado, completado).
Filipenses 3.12–16 “12 Não que eu o tenha já recebido ou tenha já obtido a perfeição; mas prossigo para conquistar aquilo para o que também fui conquistado por Cristo Jesus.13 Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado; mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão,14 prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.15 Todos, pois, que somos perfeitos, tenhamos este sentimento; e, se, porventura, pensais doutro modo, também isto Deus vos esclarecerá.16 Todavia, andemos de acordo com o que já alcançamos.”

τελειόω (teleioō), VB. aperfeiçoar; amadurecer. fut. ati. τελειώσω; aor. ati. ἐτελείωσα; perf. ati. τετελείωκεν; aor. pass. ἐτελειώθη; perf. méd. τετελείωμαι.

Uso do Verbo

4. ser aperfeiçoado — ser ou tornar-se num estado perfeito ou consumado no que diz respeito a um atributo específico. Tópicos Relacionados: Perfeição; Consumador; Perfeito; Fazer perfeito.

William Barclay nos ajuda a entender esta palavra grega teleios, “perfeito”. Ela era empregada não apenas para a absoluta perfeição, mas também para certo tipo de perfeição, por exemplo: 1) significa desenvolvido plenamente em contraposição ao não desenvolvido; um homem maduro em contraposição a um jovem; 2) usa-se para descrever o homem de mente madura em oposição a um principiante em algum estudo; 3) quando se trata de oferendas, significa sem mácula e adequado para o sacrifício a Deus; 4) aplicado aos cristãos, com freqüência designa os batizados como membros plenos da igreja em oposição aos que estão sendo instruídos para serem recebidos na igreja.

Colossenses 1.28 “28 o qual nós anunciamos, advertindo a todo homem e ensinando a todo homem em toda a sabedoria, a fim de que apresentemos todo homem perfeito em Cristo;”

.τέλειος -ου, ὁ; (teleios), ADJ. perfeito; maduro.

Uso do Adjetivo-

2. maturidade espiritual† — estar em um estágio avançado de desenvolvimento espiritual; normalmente como resultado da experiência, ensino e, na maioria dos casos, tempo. Tópico Relacionado: Perfeição.

O objetivo final de Paulo no desenvolvimento da sua tarefa era apresentar todo homem perfeito em Cristo. A palavra “perfeito”, teleios, não significa sem pecado (

Antes de Jesus completar a boa obra em nós, e nos aperfeiçoar, precisamos, nesta vida, amadurecer; e jamais conseguiremos avançar e nos desenvolver se não estivermos bem instruídos de como conseguir.
Que triste, Irmãos, é sermos crentes e nunca sermos espirituais. Mas, para isso, é preciso poder do Espírito, para haver empenho e dedicação nossos. E só se alcança poder com o exercício da Palavra.
A lição nos sugere três formas de crescimento espiritual: a meditação e a prática da Palavra; as experiências da vida, sobretudo, as mais difíceis; e a busca por aprofundar os relacionamentos.
Este momento já é o de transição.
Mas os fracassos nas experiências difíceis e nos relacionamentos só nos fazem pensar que crescimento espiritual é um ideal difícil. Por isso, dos três, o ponto que destaco é: tudo começa pela Palavra.
Aqui inicia a segunda estação: CRESCER [...].
De acordo com 2Timóteo 3.16-17, as Escrituras Sagradas são um instrumento divino para nosso crescimento. E como acontece? Pelo ensino, correção, repreensão e educação na justiça. Veja: crescer é sinônimo de conhecer o que não conhecia (está ligado ao ensino); crescer é sinônimo de mudar, quando não somos mais o que éramos (está ligado à correção e repreensão); e crescer é sinônimo de ser capacitado, onde desenvolvo o que não conseguia (está ligado à educação na justiça). Colossenses 1.28 diz que seremos apresentados maduros em Cristo por meio do ensino da Bíblia.
As experiências da vida, principalmente as mais difíceis, cooperam para nosso crescimento. “Deserto” não amadurece, mas dá uma poderosa oportunidade para crescer, pois a transformação é um sinal de crescimento! Leia Romanos 5.3,4: tribulação - perseverança - experiência (caráter aprovado) - esperança. Além disso, Deus providencia relacionamentos como “ferros que afiam ferros” (Provérbios 27.17), a fim de que os filhinhos (teknon) se tornem filhos maduros (huios). Só haverá crescimento quando houver relações baseadas no amor e na verdade do Evangelho (BATISTA DO POVO. Lições das células)!
Ler, então, a Palavra:
2Timóteo 3.16–17 “16 Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça,17 a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra.”
Desenvolver, pois, a ideia exegética:

A Bíblia Nos Conscientiza Sobre a Vida; Nos Previne do Erro Que Nos Faz Sofrer e Desagrada a Deus; Nos Dá Padrão!

A Bíblia foi “soprada” por Deus, ela é a instrução de um Pai amoroso que quer seus filhos conscientes e sábios. Ela é benéfica, ou seja, nos faz bem, nos ensina o jeito certo de sermos felizes.
2Timóteo 3.16 “16 Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça,”

θεόπνευστος -ου, ἡ; (theopneustos), ADJ. inspirado por Deus.

Uso do Adjetivo

1. Sopro de Deus† — produzido pelo Espírito de Deus; compreendido como o ar que foi expulso fisicamente para fora dos pulmões de Deus.

ὠφέλιμος -ου, ἡ; (ōphelimos), ADJ. benéfico; útil.

Uso do Adjetivo

1. benéfico† — promover ou melhorar o bem-estar. Tópicos Relacionados: Benefício; Lucro.

2 Timothy Exposition

Quando leio um texto das Escrituras, mesmo que eu não saiba que é um texto das Escrituras de cor, percebo sua origem divina imediatamente por uma influência mística que exerce sobre meu coração. Uma frase da boca de Deus terá um poder mais permanente sobre um cristão do que a melhor das declarações humanas. A Palavra de Deus é viva e poderosa, e tem um poder de penetrar no coração que ultrapassa o de qualquer outra palavra. As palavras da Bíblia impactam e grudam. Elas entram e permanecem.

Conheço homens que têm opiniões estranhas, mas não me importo nem metade com suas opiniões ou com a estranheza delas, mas sim com algo que percebo por trás desse pensamento inovador. Quando descubro que, se eu provar que suas opiniões são antibíblicas, ainda assim não lhes provei nada, pois não se importam com as Escrituras, então descobri um princípio muito mais perigoso do que meros erros doutrinários. Essa indiferença às Escrituras é a grande maldição da igreja neste momento. Podemos ser tolerantes com opiniões divergentes, desde que percebamos uma intenção honesta de seguir o Livro dos Estatutos. Mas se chegarmos a esse ponto, que o próprio Livro tem pouca autoridade para vocês, então não precisamos de mais negociações. Estamos em campos diferentes, e quanto mais cedo reconhecermos isso, melhor para todas as partes envolvidas. Se quisermos ter uma igreja de Deus na terra, as Escrituras devem ser consideradas sagradas e reverenciadas. Esta Escritura foi dada por inspiração sagrada e não é o resultado de mitos obscuros e tradições duvidosas; nem chegou até nós pela sobrevivência do mais apto como um dos melhores livros humanos.

Escritura, o Marco Sagrado

Temas de Pregação: Escritura

Não me cabe tornar a Palavra de Deus consistente, mas sim crer que ela o é. Quando um texto fica no meio da estrada, não dirijo mais. Os romanos tinham um deus que chamavam de "Terminus", que era o deus dos marcos. A Sagrada Escritura é o meu marco sagrado, e ouço uma voz que me ameaça com uma maldição se eu o remover.

2 Timothy Exposition

17 para que o homem de Deus seja competente. Aquele que foi ensinado nas Escrituras, imerso nas Escrituras, saturado com as Escrituras, está consciente de sua influência penetrante, e isso lhe dá convicção permanente. Como a tinta carmesim no tecido, a tonalidade das Escrituras não se apaga da alma quando uma vez fixada ali. Ela é tingida intrínseca; penetra na própria natureza do homem. A verdade bíblica influencia seus pensamentos, palavras e ações: ela permeia tudo. Ele começa a comer, beber e dormir a Sagrada Escritura. O coração do homem está fixo em Deus, fixo na verdade, fixo em uma vida santa. Ele permanecerá firme, por mais maus que sejam os dias. Embora todos os demais apostatem, este homem não pode. A Palavra divina, pela fé, o ligou ao altar do Senhor, e na verdade ele deve e irá viver e morrer, aconteça o que acontecer.

2Timóteo: O Testamento de Paulo à Igreja Fidelidade à Palavra de Deus (3.13–17)

3. As Escrituras tratam tanto da doutrina quanto da conduta … e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra (3.16b,17). Pressupõe-se ensino ou doutrina (o que é certo); repreensão (o que não é certo); correção (como se tornar certo); educação na justiça (como permanecer certo). John N. D. Kelly explica essa passagem da seguinte forma:

A Escritura é pastoralmente útil para o ensino, isto é, como fonte positiva de doutrina cristã; para repreensão, isto é, para refutar o erro e para repreender o pecado; para a correção, isto é, para convencer os mal-orientados dos seus erros e colocá-los no caminho certo outra vez; e para a educação na justiça, isto é, para a educação construtiva na vida cristã.

Comentário Bíblico Popular: Novo Testamento C. Os Recursos do Homem de Deus Diante da Apostasia (3:14–4:8)

3:17 Por meio da palavra, o homem de Deus pode ser perfeito ou experiente. Ele é plenamente preparado (NVI) ou equipado com tudo o que precisa para produzir toda boa obra, o objetivo de sua salvação (

Ora, em virtude do fato de “toda escritura” ser inspirada por Deus, ela é útil ou benéfica ou proveitosa. Ela é muito prática, sim, um instrumento ou ferramenta indispensável para o mestre (implícito aqui). Timóteo faria bem em usá-la:

a. para o ensino. O que está implícito é a atividade de comunicar conhecimento acerca da revelação de Deus em Cristo. Ver sobre 1 Timóteo 5.17. Isto é sempre básico a tudo mais.

b. para repreensão (cf.

Pastorais Capítulo 3

É também proveitosa. Agora vem a segunda parte da recomendação apostólica, ou seja: que a Escritura contém a perfeita norma de uma vida saudável e feliz.

Pastorais Capítulo 3

Para o ensino. Aqui ele enumera um a um os muitos e variados usos da Escritura. Antes de tudo ele faz menção do ensino, visto que ele mantém a precedência acima de todos os mais. Visto, porém, que a doutrina, por sua própria natureza, é às vezes fria e inanimada, ele adiciona a reprovação e a correção.

Pastorais Capítulo 3

Assim, a pessoa que faz um correto uso da Escritura não carece de nada, nem para a salvação nem para um viver saudável.

Pastorais Capítulo 3

17. Para que o homem de Deus seja perfeito. Perfeito, aqui, significa completo, a pessoa em quem não existe nada que seja defeituoso, porque ele assevera categoricamente que a Escritura é suficiente para efetuar a perfeição. Portanto, qualquer pessoa que não fica satisfeita com a Escritura, busca saber mais do que convém e mais do que lhe é bom saber.

Lendo Timóteo e Tito com John Stott Escritura Inspirada por Deus (2 Timóteo 3.16–17)

Segundo, Paulo explica o propósito da Escritura: é “útil”, precisamente porque é soprada por Deus. Apenas sua origem divina assegura e explica sua utilidade humana. Paulo continua a mostrar que o benefício da Escritura está relacionado tanto com as crenças centrais quanto com a conduta. No que tange às crenças centrais, a Escritura é proveitosa para “o ensino” e para “a repreensão”. Quanto à conduta, é proveitosa para “a correção” e para “a instrução na justiça”. Em nossa própria vida e em nosso ministério de ensino, esperamos superar erros e crescer na verdade, vencer o mal e crescer em santidade? Então é para a Escritura que devemos primeiramente nos voltar, pois é “útil” para essas coisas.

A Escritura é o principal meio que Deus usa para levar “o homem de Deus” à maturidade. O termo pode se referir àqueles chamados a posições de responsabilidade na igreja, e especialmente a ministros cuja tarefa é, sob a autoridade da Escritura, ensinar e refutar, reformar e disciplinar. Em todo caso, é somente pelo estudo diligente da Escritura que o servo de Deus pode se tornar “plenamente preparado para toda boa obra”.

As Escrituras são valiosas porque corrigem o ensino falso enquanto edificam os crentes a viver vidas piedosas.

Teopneustos: Interpretando "Sopradas por Deus"

A Formação do Novo Testamento

O ensino da tarefa primária de Timóteo em Éfeso (1 Tim 4:6, 13).

repreensão Para repreender os falsos mestres e admoestar aqueles que acreditam em seu ensino (por exemplo, 1 Tim 6:3–10).

correção Para ajudar os crentes a crescerem em comportamento piedoso.

treinamento em justiça Descreve o treinamento em fazer o que é certo ou o que está de acordo com a piedade.

Verso 17

f. Que está contente em ser governado pela palavra de Deus.

g. A única Escritura é suficiente para nos conduzir à perfeição.

Ensino é conhecimento, mas também é desenvolver a habilidade com a prática, termos sempre a melhor atitude em relação à vida (CHA), em relação ao mundo, à carne, ao diabo e até à morte (inimigos).

διδασκαλία -ας, ἡ; (didaskalia), SUBS. ensino; instrução.

Uso do Substantivo

1. ensino (atividade) — as atividades de educar ou instruir; atividades que transmitem conhecimento ou habilidades.

Repreensão é para confrontar diretamente com a Palavra de Deus o pecado persistente, manifestação de uma não conversão; os falsos mestres com seus “ventos de doutrina”; o liberalismo.

ἐλεγμός -οῦ, ὁ; (elegmos), SUBS. repreensão.

Uso do Substantivo

1. repreensão† — um ato ou expressão de crítica e censura. Ver também ἔλεγξις. Tópicos Relacionados: Reprovação; Correção; Castigo.

Correção é melhorar, é (re)orientar quando cometemos pecados, mesmo sendo já nós crentes; ou de simplesmente não sabermos qual a vontade de Deus para aquela situação.

ἐπανόρθωσις -εως, ἡ; (epanorthōsis), SUBS. correção; aperfeiçoamento.

Uso do Substantivo

1. correção† — o ato de oferecer uma melhoria (de acordo com um padrão) para substituir um erro. Tópicos Relacionados: Direito; Verdade; Castigo; Corrigir; Heresia e Ortodoxia no NT; Amém.

Educação na justiça é ser formado no padrão divino, é repetir comportamentos naturalmente, pelo poder do Espírito. Daí ser tão importante o ministério de crianças, o da Escola Bíblica, o de células.

παιδεία -ας, ἡ; (paideia), SUBS. treinamento; disciplina.

Uso do Substantivo

3. instrução de formação† — o total da educação e instrução de um discípulo (tanto o cultivo da mente como da moral); tida como a criação e educação de crianças.

δικαιοσύνη -ης, ἡ; (dikaiosynē), SUBS. justiça.

Uso do Substantivo

1. justiça — adesão ao que é exigido de acordo com um padrão; por exemplo, um padrão moral, embora nem sempre.

2 Timothy Application

Aplicação

Ensine a Palavra às Crianças

Para estarmos preparados para o conflito vindouro, temos apenas que pregar o evangelho e viver o evangelho, e também cuidar para que ensinemos a Palavra do Senhor às crianças. Este último deve ser especialmente atendido, pois é pela boca de crianças e lactentes que Deus acalmará o inimigo. É inútil sonhar que o conhecimento humano deva ser correspondido pelo conhecimento humano ou que Satanás deva expulsar Satanás. Não, levante a serpente de bronze onde quer que as serpentes ardentes estejam mordendo o povo, e os homens olharão para ela e viverão (

Educação pede métodos, disciplinas, e a Bíblia nos ensina: seu estudo e meditação nos faz pensar os pensamentos de Deus; a oração incessante nos faz falar a vontade de Deus; celebração, jejum, vigilância.

Já Somos Livres Para Servir, Mas Servimos Melhor e Mais Profundamente Quando Estamos Equipados Com a Palavra!

O servir não é só na Igreja, mas também nos relacionamentos, que são tão desafiadores; e perante a situações extremas.
2Timóteo 3.17 “17 a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra.”

ἄρτιος -ου, ὁ; (artios), ADJ. completo; capaz.

Uso do Adjetivo

1. equipado† — mobiliado ou equipado com todos os componentes necessários (para uma tarefa ou finalidade). Tópico Relacionado: Ajustado.

ἐξαρτίζω (exartizō), VB. completar. aor. ati. ἐξαρτίσας; perf. méd. ἐξαρτίσαι.

Uso do Verbo

2. ser equipado† — ser ou tornar-se mobilados ou equipado com todos os componentes necessários para uma tarefa. Ver também κατασκευάζω. Tópico Relacionado: Ajustado.

Nova Versão Internacional 3.10 A Recomendação de Paulo a Timóteo

17 para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra.

Existe alguma esfera da vida em que se exige mais maturidade que os relacionamentos, ou, em segundo lugar, as crises? A Palavra de Deus é a chave para o crescimento espiritual e a felicidade.
Hebreus 4.12 “12 Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração.”

PERGUNTA PARA REFLEXÃO E INTERAÇÃO NO GRUPO

A) Hebreus 5.11 fala “tardio em ouvir” como causa da estagnação. Você consegue identificar o que foi mais demorado, difícil e doloroso para obedecer?
B) Lendo Efésios 4.13 e Romanos 8.29, qual a relação da Pessoa de Cristo com o seu crescimento pessoal?
C) Houve e/ou há alguém que foi/é instrumento de Deus para seu crescimento (BATISTA DO POVO. Lições das células)?

DESAFIO DA SEMANA

Separe esta semana pelo menos 3 dias para um tempo intencional para ler a Bíblia e refletir.
Sugestão de leitura: 2 Pedro 1.3-10. Anote quais características Pedro diz que devemos acrescentar à nossa fé.
Pergunta para refletir: O que Deus está me mostrando que eu preciso desenvolver ou fortalecer na minha vida espiritual?
Escolha um comportamento, hábito ou atitude que você sabe que Deus quer transformar em você. E pergunte-se: “Hoje eu estou agindo mais como um filho maduro de Deus ou como uma criança espiritual?”
E depois registre: O que você percebeu que Deus já começou a mudar em você (BATISTA DO POVO. Lições das células)?
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.