APASCENTA MINHAS OVELHAS

SANTA CEIA  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 10 views
Notes
Transcript

Antes que o galo cante tu me negara 3 vezes

1. Persistência em Provações

Mateus 26.57-58
Ler
Você poderia refletir sobre a maneira como Jesus enfrentou a traição e o abandono, por seus discipulos
Memos os discípulos o abandonando e Judas o denunciado Jesus permanece firme em Seu amor e missão.
Isso nos encoraja a manter nosso amor e compromisso com Cristo
Mesmo quando nos sentimos sozinhos ou incompreendidos, somos chamados a perseverar e crescer em nosso amor por Ele, mesmo diante de desafios externos.

2. Perseverança na Verdade

3. Proclamação de Fé

JESUS PERANTE O SINÉDRIO Mateus 26.57–75

57 E os que prenderam Jesus o levaram à casa de Caifás, o sumo sacerdote, onde se haviam reunido os escribas e os anciãos.
Caifás, além de ser o sumo sacerdote: Ele que incentiva a prisão de Jesus Cristo
58 Mas Pedro o seguia de longe até ao pátio do sumo sacerdote e, “ Ele conhecia alguem ” tendo entrado, assentou-se entre as pessoas, para ver o fim. 59 Ora, os principais sacerdotes e todo o Sinédrio procuravam algum testemunho falso contra Jesus, a fim de o condenarem à morte.
60 E não acharam, apesar de se terem apresentado muitas testemunhas falsas.
Um falso testemunho pode tirar uma vida de uma pessoa Exemplo: I) Mulher que perdeu a vida por que falaram que ela sequestrava crianças II) Tinha boatos de um extrupador no bairro, o primeiro pedreiro que tinhamos e foi acusado injustamente
Ou matar espiritualmente
I) Quantas pessoas que não são a mesma por causa de: - Jugamento - Falso testemunho - Jugamento - Calunias
Ler
Mesmo Jesus sendo caluniado se manteve calado “por amor”
Talvez cheguemos a um ponto em que nosso amor por Cristo é testado por falsas acusações e mal-entendidos.
Devemos amar com integridade, sabendo que Cristo suportou estas mesmas injustiças e nos capacita a fazer o mesmo.
O homem nos decepciona mas Deus permanece fiel
Mas, ao final, compareceram duas, afirmando: 61 Este disse: Posso destruir o santuário de Deus e reedificá-lo em três dias. 62 E, levantando-se o sumo sacerdote, perguntou a Jesus: Nada respondes ao que estes depõem contra ti? 63 Jesus, porém, guardou silêncio. E o sumo sacerdote lhe disse: Eu te conjuro pelo Deus vivo que nos digas se tu és o Cristo, o Filho de Deus. 64 Respondeu-lhe Jesus:
65 Então, o sumo sacerdote rasgou as suas vestes, dizendo: Blasfemou! Que necessidade mais temos de testemunhas? Eis que ouvistes agora a blasfêmia! 66 Que vos parece? Responderam eles: É réu de morte.
Tu o disseste; entretanto, eu vos declaro que, desde agora, vereis o Filho do Homem assentado à direita do Todo-Poderoso e vindo sobre as nuvens do céu. 65 Então, o sumo sacerdote rasgou as suas vestes, dizendo: Blasfemou! Que necessidade mais temos de testemunhas? Eis que ouvistes agora a blasfêmia! 66 Que vos parece? Responderam eles: É réu de morte. 67 Então, uns cuspiram-lhe no rosto e lhe davam murros, e outros o esbofeteavam, dizendo: 68 Profetiza-nos, ó Cristo, quem é que te bateu!
Contexto O Sinédrio estava reunido ali. Normalmente, era dada uma oportunidade aos acusados para preparar sua defesa. Mas os líderes religiosos desesperadamente levaram Jesus à prisão e justiça com pressa, de toda maneira lhe negando um julgamento justo.
67 Então, uns cuspiram-lhe no rosto e lhe davam murros, e outros o esbofeteavam, dizendo: 68 Profetiza-nos, ó Cristo, quem é que te bateu!
Eles bateram na face de Deus que criou o céu e as estrelas e conhecem cada um pelo nome

PEDRO NEGA A JESUS

69 Ora, estava Pedro assentado fora no pátio; e, aproximando-se uma criada, lhe disse: “ Também tu estavas com Jesus, o galileu ” 70 Ele, porém, o negou diante de todos, dizendo: “ Não sei o que dizes 71 E, saindo para o alpendre, foi ele visto por outra criada, a qual disse aos que ali estavam: “ Este também estava com Jesus, o Nazareno ” 72 E ele negou outra vez, com juramento: “ Não conheço tal homem 73 Logo depois, aproximando-se os que ali estavam, disseram a Pedro: “Verdadeiramente, és também um deles, porque o teu modo de falar o denuncia74 Então, começou ele a praguejar e a jurar: “Não conheço esse homem! E imediatamente cantou o galo75 Então, Pedro se lembrou da palavra que Jesus lhe dissera: - Antes que o galo cante, tu me negarás três vezes. E, saindo dali, chorou amargamente.
Após Jesus ressuscitar

João 21.15 –19 PEDRO TU ME AMAS

15 Depois de terem comido, perguntou Jesus a Simão Pedro: - Simão, filho de João, amas-me mais do que estes outros?
Pedro respondeu: Sim, Senhor, tu sabes que te amo.
Jesus lhe disse: - Apascenta os meus cordeiros. (Ovelhas) 16 Tornou a perguntar-lhe pela segunda vez: - Simão, filho de João, tu me amas? Pedro lhe respondeu: - Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe Jesus: - Pastoreia as minhas ovelhas.
17 Pela terceira vez Jesus lhe perguntou: - Simão, filho de João, tu me amas?
Pedro entristeceu-se por ele lhe ter dito, pela terceira vez: Tu me amas? E respondeu-lhe: Senhor, tu sabes todas as coisas, Tu sabes que eu te amo. Jesus lhe disse: Apascenta as minhas ovelhas.

O amor de “Pedro X Jesus Cristo

O quanto que eu amos Jesus ?
Eu amo quando tudo esta bem ?
Imagine que você teve que escolher entre seu melhor amigo e sua própria vida. O que você faria? Essa é a essência do amor que temos por Jesus. Ele deu sua vida por nós, e essa pergunta nos ajuda a refletir:
“estamos dispostos a dar tudo por aquele que deu tudo por nós?”
Pedro amava Jesus por que estava bem
18 Em verdade, em verdade te digo que, quando eras mais moço, tu te cingias a ti mesmo e andavas por onde querias; quando, porém, fores velho, estenderás as mãos, e outro te cingirá e te levará para onde não queres. 19 Disse isto para significar com que gênero de morte Pedro havia de glorificar a Deus. Depois de assim falar, acrescentou-lhe: Segue-me.

Finalizando Jesus Perdoou todos os tapas sofrido Estamos Prontos para amar além do ressentimento?

Mateus 26.65-67
Diante da rejeição e represália, Jesus exemplificou um amor que ultrapassa as ofensas.
Talvez estejamos em situações em que amar aos outros é difícil devido aos ataques pessoais
Mas Seu exemplo nos incentiva a amar além do ressentimento. Este ponto nos convoca a um amor que persiste, sempre refletindo o amor de Jesus por nós.
Então, Pedro, voltando-se, viu que também o ia seguindo o discípulo a quem Jesus amava, o qual na ceia se reclinara sobre o peito de Jesus e perguntara: Senhor, quem é o traidor? 21 Vendo-o, pois, Pedro perguntou a Jesus: E quanto a este? 22 Respondeu-lhe Jesus: Se eu quero que ele permaneça até que eu venha, que te importa? Quanto a ti, segue-me. 23 Então, se tornou corrente entre os irmãos o dito de que aquele discípulo não morreria. Ora, Jesus não dissera que tal discípulo não morreria, mas: Se eu quero que ele permaneça até que eu venha, que te importa?

Para alguns é Apascenta minhas ovelha

Para outros é permanessa

Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.