Alegria que permanece

Frutos do Espírito  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 11 views
Notes
Transcript
Introdução
Eu queria contar uma história do Antigo Testamento. Vou dar alguns detalhes, mas sem dizer de quem estou falando.
Ao longo da história vejam se vocês descobrem de quem estamos falando, pode ser?
Depois que os hebreus, foram libertos do Egito, eles ficaram cerca de 40 anos no deserto.
Deus os conduziu a terra prometida, na época divida pelas 12 tribos, separadas pelos reinos do Sul, Judá e reino do Norte, Israel.
Lá foram Instituídos os primeiros reis, Saul, Davi e Salomão, e assim Deus ia governando seu povo.
O ponto é que ao longo do tempo, nem sempre os reis que governavam Judá e Israel seguiam os propósitos de Deus, eles não eram obedientes, e acabam cometendo muitas atrocidades que eram terríveis para o Senhor. Essas histórias vocês podem ler nos livros de Reis, e também nos livros de Crônicas.
Ao longe da leitura destes livros vão notar algo bem comum, alguns capítulos começam são assim “No quinto ano etc etc etc, o rei fulano começou a reinar em Judá, ele fez o que o Senhor reprova, ou, no quinto ano etc etc etc, o rei fulano começou a reinar fez o que o Senhor aprova”
Quem já tinha notado aqui?
Isso que esses reis e o povo faziam que desagrava a Deus era, por exemplo, descumprir a Lei, andar sem santidade, adorar outros deuses, se casar com mulheres de nações vizinhas e pagãs. Com isso a nação ia se afastando do Senhor.
O fato é que a situação foi ficando cada vez pior, alguns reis eram realmente muito perversos.
Como sempre Deus ia levantando seus seus profetas pra alertar o seu povo sobre os riscos dessa desobediência, conduzindo a nação ao arrependimento e restaurando a santidade do seu povo “sede vos santos porque o Senhor é santo”.
Podemos ver esse agir de Deus livros profetas que temos na bíblia. Isaias, Jeremias, Naum, Ezequiel e etc. Esses homens de Deus, cheios do Espírito, traziam as mensagens de Deus para que o povo se arrependessem e voltasse a fazer o que era agradável a Deus.
Bom, isso aqui resumimos umas centenas de anos né, mas é legal conhecer um pouco mais dessa história de Israel.
Por fim, a situação foi ficando cada vez pior, ao ponto de que Deus decidiu colocar um fim nessa apostasia de Israel enviando seu povo para o exílio, ou seja, Deus enviou uma nação chamada Babilônia, que era tão forte em suas guerras quanto era em seu paganismo para “castigar” seu povo com o objetivo de ensinar seus filhos a andarem nos caminhos retos. Lembre-se um Pai pode e deve castigar seus filhos quando nota que eles estão se encaminhando para algo ruim, e foi exatamente o que Deus fez.
Neste contexto surgiu um profeta. E é desse profeta que queremos ler o texto bíblico hoje. Ele clamava a Deus para que o Senhor intervisse na desobediência do seu povo. Este profeta estava indignado com a forma que os Judeus estava andando cada vez mais para a morte espiritual, se prostituindo com as religiões e prazeres do mundo.
Inclusive, ensinamento importante para nós, quando nos atraímos para o que tem de prazeres no mundo a fora. Este sempre foi um alerta de Deus para seu povo e todas as vezes que o povo desobedecia os resultados sempre foram muito ruins.
Voltando ao profeta, o que ele não sabia, e fica impressionado, é que Deus tinha um plano para corrigir o percurso da nação de Israel enviando uma nação pagã para realizar a tarefa. Alguém ai já sabe de quem estamos falando?
Olha como começa o livro desse profeta:
Nova Versão Internacional 1.2 A Primeira Queixa de Habacuque

2 Até quando, Senhor,

clamarei por socorro,

sem que tu ouças?

Até quando gritarei a ti: “Violência!”

sem que tragas salvação?

3 Por que me fazes ver a injustiça,

e contemplar a maldade?

A destruição e a violência

estão diante de mim;

há luta e conflito por todo lado.

4 Por isso a lei se enfraquece

e a justiça nunca prevalece.

Os ímpios prejudicam os justos,

e assim a justiça é pervertida.

Esse profeta estava falando do próprio povo, dos Judeus, o povo que estava andando em injustiça, maldade, e destruição. O profeta clamava por socorro, para que esse povo tivesse seu coração convertido e eles voltassem novamente aos caminhos de Deus.
Vejamos a resposta de Deus então para o profeta.
Nova Versão Internacional 1.5 A Resposta do Senhor

5 “Olhem as nações e contemplem-nas,

fiquem atônitos e pasmem;

pois nos dias de vocês farei algo

em que não creriam

se lhes fosse contado.

6 Estou trazendo os babilônios,

nação cruel e impetuosa,

que marcha por toda a extensão da terra

para apoderar-se de moradias

que não lhe pertencem.

7 É uma nação apavorante e temível,

que cria a sua própria justiça

e promove a sua própria honra.

8 Seus cavalos são mais velozes

que os leopardos,

mais ferozes que

os lobos no crepúsculo.

(...)

9 todos vêm prontos para a violência.

Suas hordas avançam

como o vento do deserto,

e fazendo tantos prisioneiros

como a areia da praia.

10 Menosprezam os reis

e zombam dos governantes.

Riem de todas as cidades fortificadas,

pois constroem rampas de terra

e por elas as conquistam.

Imagina a cabeça desse profeta, ele deve ter ficado perplexo por vários motivos.
1° Deus usaria uma nação ainda mais ímpia que o próprio povo para corrigir a situação;
2° Essa nação era assustadoramente má e poderosa em suas guerras, ele deve ter pensado “estaremos acabados”;
3° Deus “parecia” tolerar a maldade dessa nação, quando a usa para administrar o juízo de Israel.
Todavia, e aqui é muito importante pra gente hoje, o profeta percebe que a situação ainda vai ficar MUITO pior. O Senhor iria sim responder sua queixa, mas com certeza não da forma como o profeta queria, ou imaginaria, muito pelo contrário! E nessas conversas o Senhor fala o profeta “ímpio está envaidecido; seus desejos não são bons; mas o justo viverá pela sua fidelidade (ou por serem fiéis, e ainda pela fé, em outras traduções).
E ai, já descobriram de que profeta estamos falando? Estamos falando do profeta Habacuque. E eu quero ler um de seus textos mais famosos que vão nos ajudar hoje a entender mais sobre a alegria do Espírito. Tema da mensagem de hoje.
Abram suas Bíblias em Habacuque 3.16-19
Nova Versão Internacional 3.1 A Oração de Habacuque

16 Ouvi isso, e o meu íntimo estremeceu,

meus lábios tremeram;

os meus ossos desfaleceram;

minhas pernas vacilavam.

Tranqüilo esperarei o dia da desgraça,

que virá sobre o povo que nos ataca.

17 Mesmo não florescendo a figueira,

e não havendo uvas nas videiras,

mesmo falhando a safra de azeitonas,

não havendo produção de alimento

nas lavouras,

nem ovelhas no curral

nem bois nos estábulos,

18 ainda assim eu exultarei no SENHOR

e me alegrarei

no Deus da minha salvação.

19 O Senhor, o Soberano, é a minha força;

ele faz os meus pés como os do cervo;

faz-me andar em lugares altos.

Esse é o contexto em que o profeta fala essas palavras, era em meio a tão grande angústia de saber que Israel seria invadida e vencida por uma nação extremamente ímpio, em meio ao terror, suas pernas estavam vacilantes e seus ossos estremeceram. A notícia não era boa.
Porém, mesmo que a figueira não floresça, ou seja, mesmo que tudo parece ter chega ao fim, mesmo que nenhuma esperança seja vista, todavia ele se alegrou no Deus da sua salvação. Sua alegria, sua confiança, sua fé estava fundamentada não nas coisas dessa terra, mas na existência de um Deus que tudo pode e tudo governa, e que nada foge de seus planos.
Qual coragem, fé, sabedoria e entendimento, poderia ter levado o profeta em meia a queda e invasão da terra prometida para uma nação ímpia, a se ALEGRAR no Senhor. Ele tinha certeza absoluta da soberania de Deus a ponto de que mesmo no pior estado e aflição da alma, ainda sim ter a total certeza que nada fugiria dos planos de Deus.
O maravilhoso é que este profeta tinha a fé que tudo daria certo, ou seja, ele acreditava em algo que ele não poderia ver, mas hoje nós temos a certeza que tudo já deu certo. Hoje a revelação da palavra de Deus está fechada e temos conhecimento do final da história! Deus realmente enviou a babilônia para invadir Israel, levou esse povo cativo, e no final devolveu o povo de volta para Israel, porém agora ensinados a se manterem fiéis a Deus!
Porém, pensando nós hoje, porque temos tão grandes receios dos planos de Deus, ou, receios até mesmo de que Deus está nos acompanhando e cuidando?
Vamos pensar melhor nisso já que nosso tema é alegria, vamos tentar aprender um pouco melhor sobre essa alegria, contentamento, em Deus, principalmente quando as notícias parecem não serem boas!
Testemunho
Acredito que muitos aqui já sabem, eu sofro de Ansiedade. Nos últimos 2 meses inclusive eu tive uma recaída e fiquei bem mal, a ponto de ter alguns ataques de pânicos e não querer sair de casa.
Eu não tenho vergonha em falar sobre isso, pelo contrário, acredito fielmente que Deus tem me usado através da doença para ajudar outras pessoas. Tenho feito terapia a mais ou menos 3 anos, tomo remédios para controle e equilíbrio químico, e tenho que me policiar dia após dia para que minha doença não se agrave.
Essa semana mesmo antes do GC eu tive uma crise de pânico, por um momento eu pensei em desmarcar o GC, mas através dos exercícios da terapia consegui me acalmar e conduzir o encontro.
Diante de tudo isso, diante das notícias que parecem derradeiras, Deus tem me proporcionado uma provação, uma provação que gera conhecimento, e assim me permite crescer ainda mais no seu Reino. Desde que esse processo iniciou, eu tenho visto a mão de Deus me aperfeiçoando e me atraindo a outras pessoas que passam por problemas similares, algo que tem me dado imensa alegria.
Se você hoje passa por coisas semelhantes, ansiedade, depressão, e etc, eu gostaria de te encorajar a procurar ajuda, converse com seus pais, veja a possibilidade de procurar um terapeuta, se você ainda não faz. A depressão e a ansiedade é uma enfermidade e se trata com cuidados de profissionais. Aliás, eu me coloco a disposição, pra conversar com você, para orar por você. Falar com pessoas que passam por isso é libertador, acredite!
Mas voltando para o nosso tema da alegria do Espírito Santo, o interessante é que quando o Pastor Esmael me procurou semana passada chamando pra pregar hoje, a principio eu me ALEGREI, porque eu tenho grande prazer em fazer a vontade de Deus, eu realmente amo falar de Deus, estudar e ensinar sua palavra, e ajudar cada vez mais meus irmãos no que for possível, no que estiver ao meu alcance.
Mas até então eu não sabia que o tema seria alegria, e quando descobri que seria a “Alegria que permanece”, ai eu confesso que me bateu forte. Como eu vou falar de algo que eu tenha grandes dificuldades, principalmente neste momento, falar de algo que eu sinto estar ainda tão longe de alcançar.
Nestes últimos dois meses, eu tenho sofrido muito, como todo ansioso, eu temi pelo pior, não consegui colocar em prática o “confiar” em Deus a ponto de ter paz. Não me entendam mal, eu confio em Deus, mas a “paz que excede todo entendimento”, olha, ainda estou buscando. Lembro de algumas orações que foram simplesmente “SOCORRO”, e talvez algumas momentos que nem palavra eu pude expressar.
Eu comecei a lutar com a palavra, orei dizendo “Senhor, como falar de algo que eu talvez não compreenda”, principalmente nesse momento de grande sofrimento, será que eu deveria realmente pregar neste culto?
Ai eu comecei a estudar a palavra e o tema da alegria, e eu notei algo importante, e eu gostaria de compartilhar coisas que eu aprendi nessa semana.
Tiago 1.2–4 “2 Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações, 3 pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança. 4 E a perseverança deve ter ação completa, a fim de que vocês sejam maduros e íntegros, sem lhes faltar coisa alguma.”
2Coríntios 6.4–5 “4 Ao contrário, como servos de Deus, recomendamo-nos de todas as formas: em muita perseverança; em sofrimentos, privações e tristezas; 5 em açoites, prisões e tumultos; em trabalhos árduos, noites sem dormir e jejuns;” (...) 9b como morrendo, mas eis que vivemos; espancados, mas não mortos; 10 entristecidos, mas sempre alegres;
Como assim entristecidos mas sempre alegres. Conforme a palavra de Deus apresenta, parece ser possível existir uma alegria apesar da tristeza ou mais, em Tiago 1.2-4 vemos a alegria por causa das provações, com o entendimento de que isso é para a glória de Deus e para nosso amadurecimento.
Algo Importante e a primeira coisa que precisamos ter claro, a alegria é um fruto do Espírito, ou seja, essa alegria que estamos falando, é graça de Deus. É algo que só podemos alcançar através da oração e da fé. Isso é na verdade libertador, compreender que estamos falando do poder de Deus operando na vida do crente, e não algo que depende apenas de nós!
Quer ver que interessante? Na língua original as palavras graça e alegria tem inclusive a mesma raiz.
χαιρω verbo no grego que significa alegrar;
χαρά substantivo que significa alegria;
χάρις substantivo que significa graça.
Isso nos ajuda a compreender de que estamos realmente falando de algo que é concedido pelo Senhor ou seja, é um fruto do Espírito.
Eu recentemente li um livro do John Piper sobre a alegria cristã e achei muito interessante que ele abriu o livro fazendo uma oração pelos seus leitores, no sentido de que se Deus não nos conceder livremente a alegria, todo nosso trabalho é em vão. Óbvio que nós temos um papel e assim como o apóstolo Paulo no instruiu, devemos buscar os melhores dons, assim devemos clamar a Deus que nos conduza para a alegria que vem do Espírito.
Ai eu pergunto, aliviou alguma coisa saber que a alegria é fruto do Espírito? Quando eu comecei a ler esse livro do Piper eu pensei assim, a principio, lascou então, não tem nada que eu possa fazer se isso é dom de Deus, mas na verdade, graças a Deus que essa alegria depende dEle nos dar livremente, assim eu tiro o peso e a responsabilidade das minhas costas. Eu preciso apenas orar e me dedicar em me aprofundar na palavra de Deus, fonte de conhecimento, fé e graça, e Ele nos conduzirá para a alegria através da fé.
Se a fé vem pelo ouvir, ouvir a palavra de Deus, que tal hoje nós conhecermos algumas condições em que a palavra descreve a alegria, assim podemos orar de acordo com o agir de Deus através da palavra, que tal?
No novo testamento vemos a palavra alegria aparecer inúmeras vezes e em diferentes situações, mas eu queria focar em 3 que separei pra gente hoje.

As provações e são um motivo de alegria:

A primeira alegria que eu queria destacar hoje é a alegria na provação. Não, não é contraditório.
Nova Versão Internacional 1.2 Provas e Tentações

2 Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações, 3 pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança. 4 E a perseverança deve ter ação completa, a fim de que vocês sejam maduros e íntegros, sem lhes faltar coisa alguma.

Nova Versão Internacional 1.3 Louvor a Deus por uma Esperança Viva

6 Nisso vocês exultam, ainda que agora, por um pouco de tempo, devam ser entristecidos por todo tipo de provação. 7 Assim acontece para que fique comprovado que a fé que vocês têm, muito mais valiosa do que o ouro que perece, mesmo que refinado pelo fogo, é genuína e resultará em louvor, glória e honra, quando Jesus Cristo for revelado.

Tanto no texto de Tiago quando no texto de Pedro aprendemos que existe uma alegria que vem da provação. Mas essa alegria ela pode ser experimentada quando nós compreendemos, quando estamos caminhando em santidade com o Senhor, que existe um propósito nos atos do Senhor.
Quão maravilhoso é imaginar que existe um Deus criador, que tudo pode e tudo governa, ter um plano nas nossas vidas, afim de que após nossa fé provada, seremos mais perseverantes e com isso sejamos maduros e íntegras?
É muito comum hoje em dia, e fomos ensinados dessa forma, que a gente peça Deus que nos dê sabedoria, não é verdade? É muito legal isso, a gente tem aprendido a não pedir dinheiro, mas pedir sabedoria, sabedoria é top demais! Mas me fala, a sabedoria vem como? Download?
Veja, na vida nós temos o conhecimento e a sabedoria. Quem sabe a diferença?,
Conhecimento basicamente o acúmulo de informações, toda vez que lemos um livro adquirimos conhecimento. Já a sabedoria é a forma como você aplica esse conhecimento de forma eficiente, inteligente, com bom senso e etc.
Quando nós estamos passando por momentos de dificuldade, Deus nos conduz de diversas formas para que possamos prevalecer no deserto. O deserto é um escola, e na escola é onde a gente aprende.
A alegria então vem quando nós percebermos que o Senhor está nos conduzindo para um momento diferente. Seja profissionalmente, seja espiritualmente ou ministerialmente. Isso deveria nos trazer a alegria.
As vezes somos inclinados e pedir para o Senhor o livramento do deserto, mas é importante que a gente aprenda o que Deus tem em seus propósitos antes para ai sim crescermos e amadurecermos.
“Saber que Deus tem um propósito em nossas vidas é motivo de alegria!”

Alegria na salvação

A segunda alegria que eu queria destacar é a alegria na salvação. Quando vemos os textos do profeta Habacuque, percebemos que ele podia observar a chegada do povo babilônico com bastante temor, ao mesmo tempo ele tinha uma confiança tão grande em Deus que ainda sim ele pode se alegrar e confiar em Deus. Ele sabia a soberania de Deus e não teria o que temer. Mas o texto de Habacuque mostra mais que uma confiança na soberania, ele fala “ 18 ainda assim eu exultarei no SENHOR e me alegrarei no Deus da minha salvação. “
E olha que interessante essa passagem que aparece no evangelho de Lucas e traz essa mesma questão.
Esse texto acontece logo após Jesus ter enviado 72 discípulos com poder para curar, libertar e pregar as boas novas do Reino de Deus. Quando eles retornam, a palavra de Deus relata o seguinte.
Luke 10:17–20 NVI
17 Os setenta e dois voltaram alegres e disseram: “Senhor, até os demônios se submetem a nós, em teu nome”. 18 Ele respondeu: “Eu vi Satanás caindo do céu como relâmpago. 19 Eu lhes dei autoridade para pisarem sobre cobras e escorpiões, e sobre todo o poder do inimigo; nada lhes fará dano. 20 Contudo, alegrem-se, não porque os espíritos se submetem a vocês, mas porque seus nomes estão escritos nos céus”.
Os discípulos aqui estão atônitos, e com razão, eles estavam vendo milagres e maravilhas, eles estavam vendo quão poderoso era o nome do Senhor sobre os demônios e enfermidades.
Mas Jesus traz um detalhe interessante, “alegrem-se, não porque os espíritos se submetem a vocês, mas porque seus nomes estão escritos nos céus”! Maior do que qualquer milagre é a salvação do homem, através da morte do nosso Deus, Jesus, derramando seu sangue no madeiro por nós.
Isso devemos nos alegrar, somos salvos e nada pode nos separar do amor de Deus! Nenhum mal, nenhuma nação, nem o inferno nem o próprio Satanás pode nos separar do amor de Deus. O seu próprio Espírito habita em nós como penhor da sua glória.
Nós somos dele e nos alegramos na salvação.

Alegria na ressurreição do nosso salvador

Por fim eu gostaria de destacar mais uma alegria. Nos alegramos porque temos um salvador e porque esse salvador venceu a própria morte!
Nova Versão Internacional 16.17 A Tristeza dos Discípulos Será Transformada em Alegria

20 Digo-lhes que certamente vocês chorarão e se lamentarão, mas o mundo se alegrará. Vocês se entristecerão, mas a tristeza de vocês se transformará em alegria. 21 A mulher que está dando à luz sente dores, porque chegou a sua hora; mas, quando o bebê nasce, ela esquece a angústia, por causa da alegria de ter vindo ao mundo. 22 Assim acontece com vocês: agora é hora de tristeza para vocês, mas eu os verei outra vez, e vocês se alegrarão, e ninguém lhes tirará essa alegria.

Vamos pensar o seguinte, qual talvez seria o nosso maior medo?
Eu acredito que o maior medo do ser humano seria a morte, talvez até mesmo o tipo de morte.
Hebrews 2:14–18 NVI
14 Portanto, visto que os filhos são pessoas de carne e sangue, (Jesus) ele também participou dessa condição humana, para que, por sua morte, derrotasse aquele que tem o poder da morte, isto é, o Diabo, 15 e libertasse aqueles que durante toda a vida estiveram escravizados pelo medo da morte. 16 Pois é claro que não é a anjos que ele ajuda, mas aos descendentes de Abraão. 17 Por essa razão era necessário que ele se tornasse semelhante a seus irmãos em todos os aspectos, para se tornar sumo sacerdote misericordioso e fiel com relação a Deus, e fazer propiciação pelos pecados do povo.18 Porque, tendo em vista o que ele mesmo sofreu quando tentado, ele é capaz de socorrer aqueles que também estão sendo tentados.
Nos alegramos porque Ele nos amou, nos alegramos porque morreu na cruz por nós e nos alegramos porque ele venceu a morte, ele venceu o Diabo, não existe nada que pode dete-lo, não existe nada nesse mundo que possa derrotá-lo, todas as coisas respondem o comando da sua voz, a sua palavra é última, o vento obedece, o mar se acalma, o cego vê, o coxo anda, o demônio é expulso, o pão se multiplica, o morto ressuscita, o inferno treme!!!
Chegará um dia que o ímpio e todo o inferno vai se deparar com esse Deus, será julgado e condenado eternamente.
Quando lemos em apocalipse, no momento que o fim se aproximar, se levantar falso profeta, se levantará os dragões, se levantará o impio, para a batalha, mas eu vou te contar um segredo, não haverá batalha, porque ninguém pode guerrear contra o nosso Deus.
Revelation 19:11–21 NVI
11 Vi os céus abertos e diante de mim um cavalo branco, cujo cavaleiro se chama Fiel e Verdadeiro. Ele julga e guerreia com justiça. 12 Seus olhos são como chamas de fogo, e em sua cabeça há muitas coroas e um nome que só ele conhece, e ninguém mais.13 Está vestido com um manto tingido de sangue, e o seu nome é Palavra de Deus. 14 Os exércitos dos céus o seguiam, vestidos de linho fino, branco e puro, e montados em cavalos brancos. 15 De sua boca sai uma espada afiada, com a qual ferirá as nações. “Ele as governará com cetro de ferro.” Ele pisa o lagar do vinho do furor da ira do Deus todo-poderoso. 16 Em seu manto e em sua coxa está escrito este nome: REI DOS REIS E SENHOR DOS SENHORES. 17 Vi um anjo que estava em pé no sol e que clamava em alta voz a todas as aves que voavam pelo meio do céu: “Venham, reúnam-se para o grande banquete de Deus, 18 para comerem carne de reis, generais e poderosos, carne de cavalos e seus cavaleiros, carne de todos — livres e escravos, pequenos e grandes”. 19 Então vi a besta, os reis da terra e os seus exércitos reunidos para guerrearem contra aquele que está montado no cavalo e contra o seu exército. 20 Mas a besta foi presa, e com ela o falso profeta que havia realizado os sinais miraculosos em nome dela, com os quais ele havia enganado os que receberam a marca da besta e adoraram a imagem dela. Os dois foram lançados vivos no lago de fogo que arde com enxofre. 21 Os demais foram mortos com a espada que saía da boca daquele que está montado no cavalo. E todas as aves se fartaram com a carne deles.
Alegria pelo salvador

9 Depois de ouvirem o rei, partiram; e eis que a estrela que viram no Oriente os precedia, até que, chegando, parou sobre onde estava o menino. 10 E, vendo eles a estrela, alegraram-se com grande e intenso júbilo. 11 Entrando na casa, viram o menino com Maria, sua mãe

10 O anjo, porém, lhes disse: Não temais; eis aqui vos trago boa-nova de grande alegria, que o será para todo o povo: 11 é que hoje vos nasceu, na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor.

Alegria se completa na ressurreição e a certeza que Jesus venceu a morte.
Nova Versão Internacional 16.17 A Tristeza dos Discípulos Será Transformada em Alegria

20 Digo-lhes que certamente vocês chorarão e se lamentarão, mas o mundo se alegrará. Vocês se entristecerão, mas a tristeza de vocês se transformará em alegria. 21 A mulher que está dando à luz sente dores, porque chegou a sua hora; mas, quando o bebê nasce, ela esquece a angústia, por causa da alegria de ter vindo ao mundo. 22 Assim acontece com vocês: agora é hora de tristeza para vocês, mas eu os verei outra vez, e vocês se alegrarão, e ninguém lhes tirará essa alegria.

5 Mas o anjo, dirigindo-se às mulheres, disse: Não temais; porque sei que buscais Jesus, que foi crucificado. 6 Ele não está aqui; ressuscitou, como tinha dito. Vinde ver onde ele jazia. 7 Ide, pois, depressa e dizei aos seus discípulos que ele ressuscitou dos mortos e vai adiante de vós para a Galileia; ali o vereis. É como vos digo! 8 E, retirando-se elas apressadamente do sepulcro, tomadas de medo e grande alegria, correram a anunciá-lo aos discípulos.

Nova Versão Internacional 24.36 Jesus Aparece aos Discípulos

38 Ele lhes disse: “Por que vocês estão perturbados e por que se levantam dúvidas no coração de vocês? 39 Vejam as minhas mãos e os meus pés. Sou eu mesmo! Toquem-me e vejam; um espírito não tem carne nem ossos, como vocês estão vendo que eu tenho”.

40 Tendo dito isso, mostrou-lhes as mãos e os pés. 41 E por não crerem ainda, tão cheios estavam de alegria e de espanto, ele lhes perguntou: “Vocês têm aqui algo para comer?” 42 Deram-lhe um pedaço de peixe assado, 43 e ele o comeu na presença deles.

44 E disse-lhes: “Foi isso que eu lhes falei enquanto ainda estava com vocês: Era necessário que se cumprisse tudo o que a meu respeito está escrito na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos”.

45 Então lhes abriu o entendimento, para que pudessem compreender as Escrituras. 46 E lhes disse: “Está escrito que o Cristo haveria de sofrer e ressuscitar dos mortos no terceiro dia, 47 e que em seu nome seria pregado o arrependimento para perdão de pecados a todas as nações, começando por Jerusalém. 48 Vocês são testemunhas destas coisas. 49 Eu lhes envio a promessa de meu Pai; mas fiquem na cidade até serem revestidos do poder do alto”. 52 Então eles o adoraram e voltaram para Jerusalém com grande alegria. 53 E permaneciam constantemente no templo, louvando a Deus.

Nova Versão Internacional 16.17 A Tristeza dos Discípulos Será Transformada em Alegria

20 Digo-lhes que certamente vocês chorarão e se lamentarão, mas o mundo se alegrará. Vocês se entristecerão, mas a tristeza de vocês se transformará em alegria. 21 A mulher que está dando à luz sente dores, porque chegou a sua hora; mas, quando o bebê nasce, ela esquece a angústia, por causa da alegria de ter vindo ao mundo. 22 Assim acontece com vocês: agora é hora de tristeza para vocês, mas eu os verei outra vez, e vocês se alegrarão, e ninguém lhes tirará essa alegria. 23 Naquele dia vocês não me perguntarão mais nada. Eu lhes asseguro que meu Pai lhes dará tudo o que pedirem em meu nome. 24 Até agora vocês não pediram nada em meu nome. Peçam e receberão, para que a alegria de vocês seja completa

A alegria que vem pela salvação:

17 Então, regressaram os setenta, possuídos de alegria, dizendo: Senhor, os próprios demônios se nos submetem pelo teu nome! 18 Mas ele lhes disse: Eu via Satanás caindo do céu como um relâmpago. 19 Eis aí vos dei autoridade para pisardes serpentes e escorpiões e sobre todo o poder do inimigo, e nada, absolutamente, vos causará dano. 20 Não obstante, alegrai-vos, não porque os espíritos se vos submetem, e sim porque o vosso nome está arrolado nos céus

44 O reino dos céus é semelhante a um tesouro oculto no campo, o qual certo homem, tendo-o achado, escondeu. E, transbordante de alegria, vai, vende tudo o que tem e compra aquele campo.

Alegria quando um pecador se arrepende
Nova Versão Internacional 15.8 A Parábola da Moeda Perdida

9 E quando a encontra, reúne suas amigas e vizinhas e diz: ‘Alegrem-se comigo, pois encontrei minha moeda perdida’. 10 Eu lhes digo que, da mesma forma, há alegria na presença dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende”.

Nova Versão Internacional 15.1 O Concílio de Jerusalém

3 A igreja os enviou e, ao passarem pela Fenícia e por Samaria, contaram como os gentios tinham se convertido; essas notícias alegravam muito a todos os irmãos.

Alegria no amor do Pai
Nova Versão Internacional 15.1 A Videira e os Ramos

9 “Como o Pai me amou, assim eu os amei; permaneçam no meu amor. 10 Se vocês obedecerem aos meus mandamentos, permanecerão no meu amor, assim como tenho obedecido aos mandamentos de meu Pai e em seu amor permaneço. 11 Tenho lhes dito estas palavras para que a minha alegria esteja em vocês e a alegria de vocês seja completa.

As perseguições são motivo de alegria:
Nova Versão Internacional 5.1 As Bem-aventuranças

11 “Bem-aventurados serão vocês quando, por minha causa, os insultarem, os perseguirem e levantarem todo tipo de calúnia contra vocês. 12 Alegrem-se e regozijem-se, porque grande é a sua recompensa nos céus, pois da mesma forma perseguiram os profetas que viveram antes de vocês

Nova Versão Internacional 4.12 Sofrendo por ser Cristão

Sofrendo por ser Cristão

12 Amados, não se surpreendam com o fogo que surge entre vocês para os provar, como se algo estranho lhes estivesse acontecendo. 13 Mas alegrem-se à medida que participam dos sofrimentos de Cristo, para que também, quando a sua glória for revelada, vocês exultem com grande alegria. 14 Se vocês são insultados por causa do nome de Cristo, felizes são vocês, pois o Espírito da glória, o Espírito de Deus, repousa sobre vocês. 15 Se algum de vocês sofre, que não seja como assassino, ladrão, criminoso, ou como quem se intromete em negócios alheios. 16 Contudo, se sofre como cristão, não se envergonhe, mas glorifique a Deus por meio desse nome. 17 Pois chegou a hora de começar o julgamento pela casa de Deus; e, se começa primeiro conosco, qual será o fim daqueles que não obedecem ao evangelho de Deus? 18 E,

“se ao justo é difícil ser salvo,

que será do ímpio e pecador?”

19 Por isso mesmo, aqueles que sofrem de acordo com a vontade de Deus devem confiar sua vida ao seu fiel Criador e praticar o bem.

Passagem para fechar?
Nova Versão Internacional 1.3 Louvor a Deus por uma Esperança Viva

6 Nisso vocês exultam, ainda que agora, por um pouco de tempo, devam ser entristecidos por todo tipo de provação. 7 Assim acontece para que fique comprovado que a fé que vocês têm, muito mais valiosa do que o ouro que perece, mesmo que refinado pelo fogo, é genuína e resultará em louvor, glória e honra, quando Jesus Cristo for revelado. 8 Mesmo não o tendo visto, vocês o amam; e apesar de não o verem agora, crêem nele e exultam com alegria indizível e gloriosa, 9 pois vocês estão alcançando o alvo da sua fé, a salvação das suas almas.

O que é a nossa alegria então? Alegria é Jesus Cristo e toda sua Glória
Anotações
Somente uma fé na soberania de Deus pode trazer a única paz e alegria que o povo de Deus necessita
Comentários do Antigo Testamento: Naum, Habacuque e Sofonias B. Os Dias Sombrios da Apostasia sob Manassés (687–642 a.C.) e Amom (642–640 a.C.)

Somente a fé na soberania da redenção divina poderia gerar a crença nessa mensagem a respeito da queda de Nínive sob tais circunstâncias. Mas se a mão de Deus podia ser vista coordenando a hora de maior força do instrumento de castigo divino com a depravação mais profunda de seu povo, então a fé podia também crer na destruição iminente de seus inimigos, mesmo quando pareciam estar no apogeu de sua força.

Deus tem uma promessa e se seu compromisso é consigo próprio, não depende de nós
Comentários do Antigo Testamento: Naum, Habacuque e Sofonias B. Os Dias Sombrios da Apostasia sob Manassés (687–642 a.C.) e Amom (642–640 a.C.)

Enquanto dez dinastias diferentes se consumiram umas às outras em aproximadamente 200 anos de história do reino do norte, somente uma dinastia, a de Davi, reinou em Judá por quase 350 anos.

Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.