ANDANDO CONFORME DEUS

Em Cristo! - Série de exposições em Efésios  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 15 views

Devemos seguir o exemplo de Cristo no amor

Notes
Transcript

Efésios 5.1,2

Efésios 5.1–2 “Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados; e andai em amor, como também Cristo nos amou e se entregou a si mesmo por nós, como oferta e sacrifício a Deus, em aroma suave.”

INTRODUÇÃO

Os golfinhos são animais extremamente sociais, vivem em grupos chamados de cardumes ou tufões, e dependem muito da observação e imitação para aprender. Entre eles, os indivíduos mais jovens aprendem diretamente com os mais experientes — inclusive técnicas complexas de caça, comunicação e até brincadeiras.
Assim como os golfinhos preservam e transmitem sabedoria entre gerações, os discípulos de Jesus aprendem com o Mestre e com líderes maduros, não apenas ouvindo, mas imitando e andando juntos.

ELUCIDAÇÃO

Estamos trabalhando a nova vida em Cristo. O contexto mostra as novas práticas que os cristãos devem ter enquanto um povo que foi separado das trevas espirituais e trazidos para a família de Deus, e como tais, eles devem ter uma postura diferente daquela que eles tinham em outro momento.

SEJAM IMITADORES DE DEUS

“Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados”
Somos exortados a sermos imitadores de Deus. A palavra que o apóstolo usa no início do capítulo 5, “Sede”, pode ser traduzida também como “tornar-se” ou “começar a ser”. Mas, o que devemos nos tornar? Ou, o que devemos começar a ser? Ele diz na continuação do versículo: “imitadores”.
A palavra “mimetai” que vem da palavra mimetes”, que significa “imitador” quer dizer alguém que copia as palavras ou o comportamento de outro. É a mesma palavra usada em 1 Coríntios 11.1 que diz: “Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo.” Devemos imitar aqueles que tem dado um bom testemunho cristão. Mas acima de tudo, a quem devemos imitar?
Devemos imitar a Deus! Na continuação do texto o apóstolo Paulo nos dirá, de maneira mais clara, como essa imitação pode ser realizada, mas antes disso, ele nos diz que essa imitação deve ser feita do mesmo modo como um filho imita o pai, pois na verdade, é isso que realmente somos: “filhos amados”, e como tais, devemos imitar nosso Pai Celestial.
Nós temos uma filiação/ligação com Deus enquanto nosso Pai que nos traz deveres bem práticos. Se somos de Deus, observaremos e seguiremos o seu exemplo.

OS IMITADORES DE DEUS ANDAM EM AMOR

“e andai em amor”
A palavra traduzida por “andai”(peripateite) vem da palavra grega “peripateo”, que significa viver ou se comportar de uma forma especificada. Por exemplo, quando Jesus foi questionado por escribas e fariseus em Marcos 7.5 “Por que não andam os teus discípulos de conformidade com a tradição dos anciãos, mas comem com as mãos por lavar?” eles queriam saber o porquê dos discipulos não se comportarem de determinada forma, e para isso, eles usam a mesma palavra “peripateo”.
Uma coisa que não podemos deixar de notar nessa palavra é que ela estar no imperativo, ou seja, aqui é uma ordem. Não é um conselho nem um pedido, mas uma ordem. Outra coisa, é que ela estar no tempo presente, então, não para deixarmos para obedecê-la semana que vem, mas a partir de hoje mesmo.
Ou seja, devemos viver de uma forma que o Senhor nos especifica. E como é isso? Ele diz: “em amor”. Sabe uma coisa interessante, irmãos?! Nas Escrituras há pequenas palavras que se analisadas trazem um grande enriquecimento no entendimento da passagem. Uma amostra disso é a palavra “em”. A palavra “em” (e ela se pronuncia exatamente assim também na língua grega) pode ser substituída por “dentro de”. Quando nós temos conhecimento disso, poderíamos traduzir essa passagem assim: “vivam dentro de amor” ou “vivam dentro do amor” (para ficar mais bonito o texto).
Imaginem que alguém, após vocês saírem daqui lhe olhe na rua e pergunte: “Onde você estava?” e então você responde: “Eu estava em uma igreja”. Quer dizer que você estava dentro ali dos limites geográficos da igreja. Estava dentro de um ambiente. Então, quando Paulo, inspirado pelo Espírito Santo diz que devemos andar em amor, ele está nos mostrando que devemos viver dentro dos limites do amor, ou seja, se determinada ação nossa não é dentro dos limites do amor, aquela ação é contrária a vontade de Deus para nós.
Talvez você pergunte: Para quem eu posso olhar ou por meio de quem eu posso aprender esse comportamente de amor?
Devemos olhar para Cristo! Ele é o modelo de amor para todos nós!

COMO O AMOR DE CRISTO É DEMONSTRADO A NÓS?

Não é incomum você encontrar passagens que falem do amor de Deus pelo seu povo. O próprio texto que estamos trabalhando diz: “como também Cristo nos amou...” Aqui nós já encontramos uma declaração do amor dEle por nós. O que ela quer dizer? O verbo/palavra usada para “amou” quer dizer “ter um grande afeti, cuidado ou lealdade para com” alguém. Então perceba, o amor envolve afeto, cuidado e lealdade. As Escrituas declaram que Jesus Cristo tem esse amor em relação as suas ovelhas.
Acontece que o amor de Cristo estar além das declarações, o amor dele é evidenciado em entrega, pois ele “se entregou a si mesmo”. A ideia de se entregar no versículo 2 tem ligação com sentido de suportar a perda de alguma coisa, então quando Cristo se entrega por nós, ele está suportando a perda da sua própria vida em nosso favor. Tem a ver com você renunciar algo para favorecer outra pessoa. É a mesma palavra utilizada no versículo 25 para instruir os maridos a amarem suas esposas como Cristo amou a igreja.
Cristo se entregou como oferta e sacrifício a Deus. Como podemos entender isso? Cristo se ofereceu em nosso favor e sofreu em nosso lugar. As palavras utililizadas aqui “oferta e sacrifício” vem do sistema sacrificial do Antigo Testamento. A primeira fala de algo que o adorador trazia perante Deus, a outra fala do sacrifício de animais que apontava para o sacrifício de Cristo em nosso lugar.

10 Nessa vontade é que temos sido santificados, mediante a oferta do corpo de Jesus Cristo, uma vez por todas. - Hebreus

12 Jesus, porém, tendo oferecido, para sempre, um único sacrifício pelos pecados, assentou-se à destra de Deus, - Hebreus

A última expressão fala que essa obra de Cristo foi algo agradável a Deus. “aroma suave”. Quer dizer que DEUS teve prazer na obra realizada por Seu Filho Unigênito.

APLICAÇÕES

NÃO IMITEM O MUNDO, MAS A DEUS. Nos relacionamentos, o mundo diz que devemos tratar as pessoas na mesma moeda. O mundo diz que devemos nos aproveitar das pessoas até o ponto de que elas sejam úteis para nós, mas como Deus trata as pessoas? É para isso que devemos olhar.
LEMBREM QUE A FILIAÇÃO QUE VOCÊS TEM EXIGE UM DETERMINADO JEITO DE VIVER. Somos filhos amados de Deus. Como tais, precisamos andar de conformidade a nossa indentidade.
OLHEM E VIVAM O EXEMPLO DE CRISTO NO AMOR. Cristo não apenas falou sobre o amor, mas demonstrou isso se entregando e se sacrificando por nós. O amor envolve benevolência, ou seja, buscar o bem daquele que é amor. Devemos fazer isso também. Isso implicará em sair da nossa zona de conforto, mas lembre-se que sem sacrifício, é impossível o amor florescer. Se não queremos ter algum trabalho com as pessoas, isso significa que não a amamos.
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.