O CRENTE E A ORAÇÃO - At.12.1-8

ATOS  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 10 views
Notes
Transcript

At.12.1-8

Introdução
- Você ora? Quanto você ora: Muito ou pouco?
- Você crê que Deus pode mudar seus planos por causa de uma oração? (Veja livro “O Deus que Ouve, Bigham Hunter, Ed.Ev.Esperança, p.45)
* Não chover num feriado. Ele faz isso?
* Livrar alguém de algum perigo. Ele faz isso? Por que ele faria?
Oração é um movimento muito presente na vida da igreja primitiva. A Igreja orava com fervor - pedindo, adorando, clamando por coragem e ousadia para pregar o Evangelho de Jesus Cristo. Em todos os motivos estava embutido o desejo de se fazer cumprir a vontade de Deus. É assim que devemos orar!
....................................................
At.12:5 – Pedro guardado na prisão e a igreja orando por ele até que foi liberto. Mas Tiago não, foi morto pela espada (At.12:1,2).
- Por que será que isso aconteceu? (....)
Há uma série de indagações de cunho teológico, difíceis de serem respondidas a respeito de Deus ouvir ou não orações. Encontramos muitas indagações desse tipo quando lemos o livro “O Deus que ouve”, de Bingham Hunter.
Mas eu sei de uma coisa: Deus me mandou orar E isso é porque Ele ouve! 2Cr.7:14, Lc.18:1; 1Ts.5:17
Desenvolvimento
A oração é uma comunicação multifacetada entre os crentes e o Senhor. Podemos ainda chamar a oração de “Invocação” ao Senhor (Gn.4:26), clamor ao Senhor (Sl.3:4), levantar nossa alma ao Senhor (Sl.25:1), buscar ao Senhor (Is.55:6), aproximar-se do trono da graça com confiança (He.4:16) e chegar perto de Deus (He.10:22)
A Bíblia oferece motivos claros para o povo de Deus orar.
1º. Deus ordena que o crente ore – e faz isso através do salmista, dos profetas, dos apóstolos e do próprio Senhor Jesus Cristo.
a. Deus aspira a comunhão conosco;
b. Mediante a oração mantemos nosso relacionamento com Ele.
2º. A oração é o elo de que carecemos para recebermos as bênçãos de Deus, o seu poder e o cumprimento de suas promessas.
a. Numerosas passagens bíblicas ilustram esse princípio. Jesus, por exemplo, prometeu aos seus seguidores que receberiam o Espírito Santo se perseverassem em pedir, buscar e bater à porta do seu Pai celestial (Lc.11:5-13).
b. Quando os apóstolos se reuniram após serem libertos da prisão pelas autoridades judaicas, oraram fervorosamente para o Espírito Santo lhes conceder OUSADIA e AUTORIDADE para falarem a palavra dEle (At.4:31)
c. O apóstolo Paulo pedia frequentemente oração em seu favor, sabendo que sua obra não prosperaria se os crentes não orassem por ele
3º. Deus, no seu plano de salvação da humanidade, estabeleceu que os crentes sejam seus cooperadores no processo da redenção
a. Muitas coisas não serão realizadas no Reino de Deus se não houver oração intercessória dos crentes (Mt.9:38).
b. Noutras palavras, o poder de Deus para cumprir muitos dos seus propósitos é liberado somente através das orações contritas do seu povo em favor do seu reino.
c. Se não orarmos, poderemos até mesmo estorvar a execução do propósito divino da redenção, tanto para nós mesmos quanto para a igreja coletivamente.
- Nossas orações são atendidas quando oramos com fé (Mc.11:24). Tudo é possível ao que crê (Mc.9:23).
- A Oração é um perfeito veículo que nos leva a Deus quando a fazemos contemplando a vontade DELE, e não a nossa (1Jo.5:14)
- Não somente devemos orar segundo a vontade de Deus, mas também estar dentro da vontade de Deus.
- Para uma oração eficaz, precisamos também ser perseverantes (Lc.18:; Mt.7:7,8).
A perseverança daquela igreja que orava perseverantemente por Pedro foram ouvidas. E pela resposta obtida foi Deus glorificado diante de Herodes, dos soldados e e da própria Igreja que orava.
Temos nós glorificado a Deus com as nossas orações? Vidas têm sido alcançadas porque você tenha orado a Deus por elas? Deus tem curado quando oramos? Se não, por que não?
Conclusão
1. Precisamos reavaliar tudo o que pensamos a respeito da oração.
2. Precisamos valorizar nossos momentos do “A Sós com Deus”.
3. Quanto tempo temos dedicado ao estudo da Palavra de Deus, deixando que Ele nos fale através dela? Tem a nossa mente se abastecido do conteúdo santo da Palavra?
4. Quanto tempo levam as nossas orações, ou quantas vezes nos pomos em oração por alguma causa do Reino de Deus? Ou o temos buscado apenas para resolver nossas pendências pessoais, ou quando muito, de alguém próximo de nós?
5. O Espírito se manifesta de forma extraordinária quando a Igreja se santifica em oração – salvando, curando, alegrando...
6. Mas é bom que saibamos que orar não nos livra de perseguições. Porém, cada situação humanamente desconfortante para o adorador redunda em glorificação a Deus. E foi para isso que fomos chamados.
COMO PRECISAMOS ORAR!
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.