A Voz do Mestre: A Porta.

Pr. Max Ferreira
A Voz do Mestre: As bem-aventuranças   •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 20 views
Notes
Transcript

A Voz do Mestre: A Porta.

Texto base: Mateus 7:13–29
Mateus 7.13–29 NVI
“Entrem pela porta estreita, pois larga é a porta e amplo o caminho que leva à perdição, e são muitos os que entram por ela. Como é estreita a porta, e apertado o caminho que leva à vida! São poucos os que a encontram. “Cuidado com os falsos profetas. Eles vêm a vocês vestidos de peles de ovelhas, mas por dentro são lobos devoradores. Vocês os reconhecerão por seus frutos. Pode alguém colher uvas de um espinheiro ou figos de ervas daninhas? Semelhantemente, toda árvore boa dá frutos bons, mas a árvore ruim dá frutos ruins. A árvore boa não pode dar frutos ruins, nem a árvore ruim pode dar frutos bons. Toda árvore que não produz bons frutos é cortada e lançada ao fogo. Assim, pelos seus frutos vocês os reconhecerão! “Nem todo aquele que me diz: ‘Senhor, Senhor’, entrará no Reino dos céus, mas apenas aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus. Muitos me dirão naquele dia: ‘Senhor, Senhor, não profetizamos em teu nome? Em teu nome não expulsamos demônios e não realizamos muitos milagres?’ Então eu lhes direi claramente: Nunca os conheci. Afastem-se de mim vocês, que praticam o mal! “Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as pratica é como um homem prudente que construiu a sua casa sobre a rocha. Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram contra aquela casa, e ela não caiu, porque tinha seus alicerces na rocha. Mas quem ouve estas minhas palavras e não as pratica é como um insensato que construiu a sua casa sobre a areia. Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram contra aquela casa, e ela caiu. E foi grande a sua queda”. Quando Jesus acabou de dizer essas coisas, as multidões estavam maravilhadas com o seu ensino, porque ele as ensinava como quem tem autoridade, e não como os mestres da lei.

INTRODUÇÃO

Jesus começou o Sermão do Monte anunciando “o acesso” e “as bênçãos do Reino”. Agora, Ele caminha para a sua conclusão chamando cada ouvinte à uma decisão: ou você é um cidadão do Reino de Deus, ou não é.
Para isso, nesta mensagem Jesus nos fala sobre discernimento espiritual.
Ele nos mostra que nem todos os caminhos, líderes ou obras são verdadeiros ou agradam a Deus.
Veremos que para acessar o Reino dos Céus exige antes de tudo requer uma escolha: Andar por um caminho apertado e entrar por uma porta estreita, onde a vida está baseada na obediência, frutos visíveis e fundamentos sólidos.
Hoje, vamos refletir sobre estes quatro contrastes da verdadeira vida e caminhada cristã:

1. HÁ APENAS DUAS PORTAS E DOIS CAMINHOS

Mateus 7.13–14 NVI
13 “Entrem pela porta estreita, pois larga é a porta e amplo o caminho que leva à perdição, e são muitos os que entram por ela. 14 Como é estreita a porta, e apertado o caminho que leva à vida! São poucos os que a encontram.
Jesus inicia com um chamado à decisão. Não há três caminhos, nem meio-termo. Só há duas portas e dois destinos: vida ou perdição.
🔎 D. A. Carson destaca que o caminho estreito exige renúncia e graça. “Pobreza em espírito, oração, justiça — nada disso é natural ao ser humano sem a graça de Deus.”
📖 Em Mateus 7.13 Jesus diz:
Mateus 7.13 NVI
13 “Entrem pela porta estreita, pois larga é a porta e amplo o caminho que leva à perdição, e são muitos os que entram por ela.
A porta larga é fácil, popular, confortável — mas conduz à destruição.
No caminho amplo e na porta larga, há um falso evangelho, ele é confortável, soft, light, não requer renuncia, não aceita ser contrariado, não precisa ‘negar a cada dia a sí mesmo, tomar cada uma sua cruz e só então, seguir a Jesus e tornar-se seu discípulos’.
É o “evangelho” dos ‘meus lindos e lindas’, dos ursinhos carinhosos, do uso do Nome de Deus em vão, achando que nunca haverá retorno. Das ovelhas sem pastores ou das ovelhas que se auto-denominam pastores, (sem respeitos aos sacramentos - sim - há igrejas que sequer respeitam os sacramentos)… Dos clubes e das celebridades e suas salas e alas vips, das novas indigências que vendem um pedacinho do céu, onde a viúva e órfão não tem vez. É o evangelho na maioria das vezes sem Jesus ou pior com um falso Jesus!
⚠️ C.S. Lewis disse:
“Se você busca uma religião que o deixe confortável, definitivamente eu não lhe recomendaria o cristianismo.”
📖 Mas nas palavras de Lucas 13:24 Jesus reforça:
Lucas 13.24 NVI
24 “Esforcem-se para entrar pela porta estreita, porque eu lhes digo que muitos tentarão entrar e não conseguirão.
A porta estreita é contracultural, impopular, exigente, litúrgica, reverente e não acompanha os desejos do tempo, da moda ou das demandas — Ela foi designada por Deus e por isso conduz à vida eterna.
📌 Aplicação: Que porta você escolheu? E mais: você ainda está trilhando o caminho que a ela conduz?

2. CUIDADOS COM OS FALSOS PROFETAS

Mateus 7.15–20 NVI
15Cuidado com os falsos profetas. Eles vêm a vocês vestidos de peles de ovelhas, mas por dentro são lobos devoradores. 16 Vocês os reconhecerão por seus frutos. Pode alguém colher uvas de um espinheiro ou figos de ervas daninhas? 17 Semelhantemente, toda árvore boa dá frutos bons, mas a árvore ruim dá frutos ruins. 18 A árvore boa não pode dar frutos ruins, nem a árvore ruim pode dar frutos bons. 19 Toda árvore que não produz bons frutos é cortada e lançada ao fogo. 20 Assim, pelos seus frutos vocês os reconhecerão!
Jesus agora nos alerta sobre líderes espirituais.
Nem todo líder ou influência espiritual é de Deus.
⚠️ Carson observa:
“Eles surgem no meio da igreja, parecem sinceros, mas usam a verdade para atrair discípulos para si.”
📌 Como identificá-los? Pelos frutos.
Não apenas palavras ou aparências, mas o caráter, a obediência, a humildade e a verdade.
📖 2 Pedro 2:1-2:
“Haverá entre vocês falsos mestres... muitos seguirão seus caminhos vergonhosos.”
📖 2 Timóteo 4:3-4:
“Ajuntarão mestres segundo seus próprios desejos.”
⚠️ Muitos hoje em dia, são mais influenciados pelos “teólogos ou pastores de Instagram” do que por seus pastores e líderes locais.
Isso porque os “pastores virtuais” não estão expostos e em geral ligam as suas câmeras, “te dizem o que fazer” e depois desligam a câmera e seguem as suas vidas, sem prestarem contas a ninguém. Por isso eles são populares.
Enquanto isso, os pastores e líderes locais são pessoas de verdade, estão nos aniversários e nos leitos de hospitais, nos casamentos e nos divórcios…No dia do nascimento e do velório. Simplesmente não dá para se esconder deles, e então ao invés de serem voz proféticas na vida dos crentes, como antes, “não tem honra em sua própria casa” exatamente como Jesus falou em Lucas 4.24.
Lucas 4.24 NVI
24 Continuou ele: “Digo-lhes a verdade: Nenhum profeta é aceito em sua terra.
Ou você não conhece pessoas (em nosso meio) que pagam por uma mentoria do “pastor ou pastora famosos” mas não ouvem sequer o que é ministrado aos domingos em sua igreja local?!
Perguntas retóricas:
Quem é sua referência espiritual? Quem você reconhece como voz profética na sua vida?
Quem você segue nas redes sociais?
Você costuma compartilhar aquilo que recebe de Deus em sua igreja local ou apenas faz isso quando a mensagem vem de fora?
📌 Aplicação: Avalie os frutos de quem você ouve. Como é a vida devocional, a família, as finanças, etc…E mais: Reconheça que tipo de fruto você está produzindo sob a influência deles!

3. NÃO SE TORNE UM “CRENTE NOMINAL”

Mateus 7.21–23 NVI
21 “Nem todo aquele que me diz: ‘Senhor, Senhor’, entrará no Reino dos céus, mas apenas aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus. 22 Muitos me dirão naquele dia: ‘Senhor, Senhor, não profetizamos em teu nome? Em teu nome não expulsamos demônios e não realizamos muitos milagres?’ 23 Então eu lhes direi claramente: Nunca os conheci. Afastem-se de mim vocês, que praticam o mal!
Aqui Jesus vira o foco dos líderes para os seguidores. Nem todos que dizem “Senhor” pertencem a Ele.
⚠️ O problema aqui não é heresia, é hipocrisia daquele que se dizendo discipulo de Jesus, fazia tudo sem Ele.
Vemos aqui que as pessoas que até realizaram milagres e experimentaram dos dons e poderes do Reino, mas viviam isso de forma errada, na prática do mal e principalmente SEM JESUS !
📖 Gálatas 5:19-21 nos lembra que:
Gálatas 5.19–21 NVI
19 Ora, as obras da carne são manifestas: imoralidade sexual, impureza e libertinagem; 20 idolatria e feitiçaria; ódio, discórdia, ciúmes, ira, egoísmo, dissensões, facções 21 e inveja; embriaguez, orgias e coisas semelhantes. Eu os advirto, como antes já os adverti: Aqueles que praticam essas coisas não herdarão o Reino de Deus.
“Os que praticam as obras da carne não herdarão o Reino de Deus.”
📌 Aplicação: Você vive como cidadão do Reino ou apenas se identifica como tal?

4. CONSTRUA A SUA VIDA SOBRE UM FIRME FUNDAMENTOS! (A ROCHA)

Mateus 7.24–27 NVI
24Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as pratica é como um homem prudente que construiu a sua casa sobre a rocha. 25 Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram contra aquela casa, e ela não caiu, porque tinha seus alicerces na rocha. 26 Mas quem ouve estas minhas palavras e não as pratica é como um insensato que construiu a sua casa sobre a areia. 27 Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram contra aquela casa, e ela caiu. E foi grande a sua queda”.
Jesus encerra com a parábola das duas casas: mesmo ambiente, mesma tempestade, mas resultados opostos. A diferença não está na aparência exterior, mas no fundamento.
📖 João 14.21 nos diz que o que diferencia o verdadeiro do falso crente não é carisma ou os seus dons e talentos, mas pertencer a Cristo, Obedecê-lo e permanecer Nele !
João 14.21 NVI
21 Quem tem os meus mandamentos e lhes obedece, esse é o que me ama. Aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me revelarei a ele”.
⚠️ No caso da Parábola citada por Jesus, vemos que assim como em nossa vida: um dia a tempestade virá. Não se trata de “se”, mas de “quando” ela virá. E quando ela vier, só ficará de pé quem está firmado em Cristo.
📌 Aplicação: Sua fé está edificada sobre a rocha da obediência ou sobre a areia da conveniência?

CONCLUSÃO: Há uma Recompensa para àqueles que escolhem andar pelo Estreito Caminho.

“Quando Jesus terminou de dizer essas coisas, as multidões ficaram maravilhadas com o seu ensino, porque ele as ensinava como quem tem autoridade.” (Mateus 7:28-29, NVI)
Jesus conclui esta parte do Sermão do Monte com um convite: escolha a porta estreita, que é Ele mesmo.
João 10.9–10 NVI
9 Eu sou a porta; quem entra por mim será salvo. Entrará e sairá, e encontrará pastagem. 10 O ladrão vem apenas para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham plenamente.
A porta larga promete conforto, mas leva à destruição;
A porta estreita exige santidade, mas conduz à vida eterna.
🔎 Carson resume: “Não há outro caminho para a vida senão o estreito, pela graça de Deus mediante a fé em Cristo.”

Desafios ao Coração:

Escolha entrar pela porta estreita, vivendo com santidade (Hebreus 12:14).
2. Discirna os falsos profetas pelos seus frutos, examinando a sua vida e conduta com a ‘lupa’ da Palavra de Deus (Atos 17:11).
3. Fuja da hipocrisia de uma vida cristã nominal, vivendo mais que os dons e talentos, e sim produzindo verdadeiros frutos do Espírito (Gálatas 5:22-23).
4. Construa sua vida sobre Rocha, entregando-se a Jesus e O obedecendo com perseverança (Mateus 7:24).
🛐 APELO E ORAÇÃO FINAL:
“Senhor Jesus, nossa Porta e Bom Pastor, guia-nos pelo caminho estreito. Dá-nos discernimento contra falsos ensinos, corações obedientes para produzir frutos do Teu Espírito, e perseverança para construir sobre o Senhor, a Rocha da nossa Salvação e que nossa vida glorifique Teu Reino eterno. Em Teu Nome oramos. Amém.”
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.