Exposição Marcos 1

Exposição de Marcos  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 23 views
Notes
Transcript

Introdução

O Evangelho de Marcos é o mais antigo de todos os evangelhos, servindo de Fonte Q para os outros evangelhos.
Ele foi escrito por João Marcos, filho na fé do Ap. Pedro (1Pe 5:13), entre os anos 40 e 65d.C, sob a ótica de Pedro.
Seu público alvo eram os Romanos e visava apresentar Cristo como Servo.
O Capítulo um é dividido em três blocos:
1 - A identidade do Servo (V1-11)
2 - A Autoridade do Servo (V12-28)
3 - A Compaixão do Servo (29-45)

1 - A Identidade do Servo

Marcos inicia seu evangelho apresentando Jesus de maneira explícita como sendo o Filho de Deus.
Marcos 1.1 ARA
1 Princípio do evangelho de Jesus Cristo, Filho de Deus.
E aqui, Marcos está falando algo que era chocante, ao mesmo tempo que era compreensível aos seus leitores originais.
O evangelho de Marcos tendo sido escrito aos Romanos, está fazendo um contraponto entre Jesus e o imperador Romano.
A partir de Julio César (49-44a.C) o Imperador recebeu o título de divindade e com o reinado Otaviano (27 a.C - 14 d.C), filho de Júlio, o imperador recebeu o título de Filho de Deus. A partir dali o imperador era conhecido então como sendo o filho dos deuses.
E como o que ele estava falando era algo realmente chocante, ele apela para três testemunhas.

Testemunha 01 - Os profetas

Marcos 1.2–3 ARA
2 Conforme está escrito na profecia de Isaías: Eis aí envio diante da tua face o meu mensageiro, o qual preparará o teu caminho; 3 voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas;
Marcos apela para o testemunho dos profetas, usando Isaias e Malaquias como testemunhas da vinda do Filho de Deus.
Malaquias 3.1 ARA
1 Eis que eu envio o meu mensageiro, que preparará o caminho diante de mim; de repente, virá ao seu templo o Senhor, a quem vós buscais, o Anjo da Aliança, a quem vós desejais; eis que ele vem, diz o Senhor dos Exércitos.
Isaías 40.3 ARA
3 Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor; endireitai no ermo vereda a nosso Deus.

Testemunha 02 - João Batista

Na sequência ele apresenta João Batista como anunciando a divindade de Jesus.
Marcos 1.7–8 ARA
7 E pregava, dizendo: Após mim vem aquele que é mais poderoso do que eu, do qual não sou digno de, curvando-me, desatar-lhe as correias das sandálias. 8 Eu vos tenho batizado com água; ele, porém, vos batizará com o Espírito Santo.
Aqui, mais uma vez ele usa elementos culturais. Ele apresenta João Batista como sendo o mensageiro que prepara o caminho para o Senhor.
Na antiguidade, antes de um Rei visitar algum local de seu Reino, ele enviava um mensageiro afrente para preparar as estradas e o povo para a vinda do Rei.

Testemunha 03 - Deus Pai e Deus Espírito

E após isso ele apresenta o testemunho do Pai e do Espírito Santo testificando que Jesus era o Filho de Deus.
Marcos 1.9–11 ARA
9 Naqueles dias, veio Jesus de Nazaré da Galileia e por João foi batizado no rio Jordão. 10 Logo ao sair da água, viu os céus rasgarem-se e o Espírito descendo como pomba sobre ele. 11 Então, foi ouvida uma voz dos céus: Tu és o meu Filho amado, em ti me comprazo.

Implicações e Aplicação

A ideia de Marcos era mostrar que a verdadeira autoridade era Jesus. Ele é o verdadeiro filho de Deus e ele é que tem a verdadeira autoridade, se distinguindo dos reis terrenos por seu comportamento dotado de compaixão e serviço.
Podemos apelar para Cristo do mesmo modo que Paulo apelou para César. Paulo apela para uma autoridade maior do que aquela que estava o prendendo, e nós podemos apelar para aquele que está acima de todas as coisas.

2 - A Autoridade do Servo

Logo após Marcos expor Cristo como Filho de Deus ele apresenta algumas cenas que demonstram agora sua autoridade.

Cena 01 - Ele triunfa sobre Satanás e os anjos o servem.

Marcos 1.12–13 ARA
12 E logo o Espírito o impeliu para o deserto, 13 onde permaneceu quarenta dias, sendo tentado por Satanás; estava com as feras, mas os anjos o serviam.
Nessa cena, Marcos apresenta Cristo vencendoSatanás e sendo servido pelos anjos.
O autor de Hebreus apresenta Jesus como sendo maior do que os anjos.
Hebreus 1.5–6 ARA
5 Pois a qual dos anjos disse jamais: Tu és meu Filho, eu hoje te gerei? E outra vez: Eu lhe serei Pai, e ele me será Filho? 6 E, novamente, ao introduzir o Primogênito no mundo, diz: E todos os anjos de Deus o adorem.
Jesus declarou que tem autoridade sobre anjos. (Mt 26:53)

Cena 02 - Ele proclama o reino e chama ao arrependimento

Marcos 1.14–15 ARA
14 Depois de João ter sido preso, foi Jesus para a Galileia, pregando o evangelho de Deus, 15 dizendo: O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo; arrependei-vos e crede no evangelho.
Cristo declara que após a vinda do mensageiro, chegou o rei e agora estava ali o Reino e chama então todos a se arrependerem e crerem na sua mensagem para participarem desse reino.

Cena 03 - Ele Chama Discípulos

Marcos 1.16–20 ARA
16 Caminhando junto ao mar da Galileia, viu os irmãos Simão e André, que lançavam a rede ao mar, porque eram pescadores. 17 Disse-lhes Jesus: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens. 18 Então, eles deixaram imediatamente as redes e o seguiram. 19 Pouco mais adiante, viu Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão, que estavam no barco consertando as redes. 20 E logo os chamou. Deixando eles no barco a seu pai Zebedeu com os empregados, seguiram após Jesus.
Após proclamar a chegada do Reino e chamar os homens ao arrependimento, Jesus agora chama os homens para o seguirem.
Jesus tem autoridade para mudar nossa rota, nossa identidade e nossa natureza.

Cena 04 - Ele Expulsa Demônios

Marcos 1.21–28 ARA
21 Depois, entraram em Cafarnaum, e, logo no sábado, foi ele ensinar na sinagoga. 22 Maravilhavam-se da sua doutrina, porque os ensinava como quem tem autoridade e não como os escribas. 23 Não tardou que aparecesse na sinagoga um homem possesso de espírito imundo, o qual bradou: 24 Que temos nós contigo, Jesus Nazareno? Vieste para perder-nos? Bem sei quem és: o Santo de Deus! 25 Mas Jesus o repreendeu, dizendo: Cala-te e sai desse homem. 26 Então, o espírito imundo, agitando-o violentamente e bradando em alta voz, saiu dele. 27 Todos se admiraram, a ponto de perguntarem entre si: Que vem a ser isto? Uma nova doutrina! Com autoridade ele ordena aos espíritos imundos, e eles lhe obedecem! 28 Então, correu célere a fama de Jesus em todas as direções, por toda a circunvizinhança da Galileia.
Jesus entra dentro da Sinagoga e de lá um espírito imundo lhe reconhece e manifesta a ele. Ele apenas com uma palavra lhe da ordem e esse Espírito se vai.

Aplicação

A autoridade de Cristo está acima de toda autoridade humana. Ele tem autoridade espiritual sobre tudo e sobre todos.

3 - A compaixão do Servo

Marcos termina o capítulo 01 agora demonstrando a autoridade de Cristo sobre as enfermidade e sua misericórdia, compaixão e bondade.
Temos pelo menos três episódios de curas ali.
A cura da sogra de Pedro (Mc 1:29-31)
Curas Generalisadas (Mc 1:32-34)
A cura de um Leproso (Mc 1:40-45)
O verso que melhor descreve essa compaixão está em:
Marcos 1.40–42 ARA
40 Aproximou-se dele um leproso rogando-lhe, de joelhos: Se quiseres, podes purificar-me. 41 Jesus, profundamente compadecido, estendeu a mão, tocou-o e disse-lhe: Quero, fica limpo! 42 No mesmo instante, lhe desapareceu a lepra, e ficou limpo.

Aplicação

O verdadeiro Rei e aquele que verdadeiramente tem autoridade não governa para seu benefício próprio, mais em favor do povo.
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.