Exposição Marcos 3

Exposição de Marcos  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 14 views
Notes
Transcript

Introdução

Iniciamos a Exposição do Evangelho de Marcos expondo o fato de que Marcos tinha o interesse de Apresentar Jesus como “O Servo”.
No capítulo um falamos sobre a identidade do servo, a autoridade do servo e a compaixão do mesmo.
No capítulo dois tratamos sobre o que esse servo veio oferecer, sendo perdão de pecados, alegria, novidade e liberdade.
Encerramos o capítulo dois falando falando sobre a liberdade e com a narrativa de Cristo declarando ser Ele mesmo o Senhor do Sábado.
No Capítulo três temos o início da narrativa sendo uma continuidade do Capítulo dois (v1-6) em relação a ação de Jesus no sábado.
Depois temos Jesus sendo seguido por multidões, realizando muitas curas e expulsando demônios. (V7-12)
E depois temos a exposição daquilo que o servo veio formar.
Uma nova nação (V13-19)
Um novo reino (20-30)
Uma nova família (31-35)

1 - Uma nova nação

Marcos 3.13–19 ARA
13 Depois, subiu ao monte e chamou os que ele mesmo quis, e vieram para junto dele. 14 Então, designou doze para estarem com ele e para os enviar a pregar 15 e a exercer a autoridade de expelir demônios. 16 Eis os doze que designou: Simão, a quem acrescentou o nome de Pedro; 17 Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão, aos quais deu o nome de Boanerges, que quer dizer: filhos do trovão; 18 André, Filipe, Bartolomeu, Mateus, Tomé, Tiago, filho de Alfeu, Tadeu, Simão, o Zelote, 19 e Judas Iscariotes, que foi quem o traiu.
Após Jesus ser comprimido pela multidão ele se retira e sobe a um monte e nesse monte ele chama para perto dele aqueles que ele quis conforme a bíblia nos narra.
O intuito de Jesus chamar esses que ele quis era para designa-los apóstolos.
Anteriormente Jesus havia chamado homens para serem seus discípulos. porém agora ele estava designando apóstolos.
O texto nos fala o nome desses doze:
Marcos 3.16–19 ARA
16 Eis os doze que designou: Simão, a quem acrescentou o nome de Pedro; 17 Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão, aos quais deu o nome de Boanerges, que quer dizer: filhos do trovão; 18 André, Filipe, Bartolomeu, Mateus, Tomé, Tiago, filho de Alfeu, Tadeu, Simão, o Zelote, 19 e Judas Iscariotes, que foi quem o traiu.
E o texto nos fala que Jesus deu a esses doze autoridade para expelir demônios.
Jesus estava escolhendo agora esses doze homens para que por meio deles fosse formada agora uma nova nação para Deus.
Na Antiga Aliança a nação de Israel havia sido formada pelos 12 patriarcas, filhos de Jacó e Deus havia feito um pacto com essa nação, porém a mesma não havia cumprido os requisitos do pacto que Deus havia estabelecido com eles e logo mais afrente Deus daria carta de divórcio a essa nação afim de contrair novas nupcias com uma nova nação que seria criada a partir desses 12 apóstolos.
O Israel Étnico seria substituído pelo Israel espiritual e a Jerusalém terrena seria substituída pela Nova Jerusalém, cidade celestial.
A bíblia chama a igreja de Nação Santa, termo que era utilizado para Israel no novo testamento e que agora é transferido para a igreja.
1Pedro 2.9 ARA
9 Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;
Essas verdades são expostas a nós na parábola dos lavradores maus.
Lucas 20.9–19 ARA
9 A seguir, passou Jesus a proferir ao povo esta parábola: Certo homem plantou uma vinha, arrendou-a a lavradores e ausentou-se do país por prazo considerável. 10 No devido tempo, mandou um servo aos lavradores para que lhe dessem do fruto da vinha; os lavradores, porém, depois de o espancarem, o despacharam vazio. 11 Em vista disso, enviou-lhes outro servo; mas eles também a este espancaram e, depois de o ultrajarem, o despacharam vazio. 12 Mandou ainda um terceiro; também a este, depois de o ferirem, expulsaram. 13 Então, disse o dono da vinha: Que farei? Enviarei o meu filho amado; talvez o respeitem. 14 Vendo-o, porém, os lavradores, arrazoavam entre si, dizendo: Este é o herdeiro; matemo-lo, para que a herança venha a ser nossa. 15 E, lançando-o fora da vinha, o mataram. Que lhes fará, pois, o dono da vinha? 16 Virá, exterminará aqueles lavradores e passará a vinha a outros. Ao ouvirem isto, disseram: Tal não aconteça! 17 Mas Jesus, fitando-os, disse: Que quer dizer, pois, o que está escrito: A pedra que os construtores rejeitaram, esta veio a ser a principal pedra, angular? 18 Todo o que cair sobre esta pedra ficará em pedaços; e aquele sobre quem ela cair ficará reduzido a pó. 19 Naquela mesma hora, os escribas e os principais sacerdotes procuravam lançar-lhe as mãos, pois perceberam que, em referência a eles, dissera esta parábola; mas temiam o povo.
E quais as características dessa nação?
Ela é uma nação multi étnica, com sua capital localizada nas regiões celestiais de onde flui a Lei de Deus e onde seu rei tem o seu trono.
Israel hoje não é mais o povo eleito de Deus e sim a igreja. A aliança que Deus tinha com Israel foi quebrada e o que Deus ira fazer é por amor aos patriarcas despertar um avivamento futuro sobre aquela nação para que eles então sejam inseridos no corpo de Cristo que é a igreja.

2 - Um novo reino

Marcos 3.20–30 ARA
20 Então, ele foi para casa. Não obstante, a multidão afluiu de novo, de tal modo que nem podiam comer. 21 E, quando os parentes de Jesus ouviram isto, saíram para o prender; porque diziam: Está fora de si. 22 Os escribas, que haviam descido de Jerusalém, diziam: Ele está possesso de Belzebu. E: É pelo maioral dos demônios que expele os demônios. 23 Então, convocando-os Jesus, lhes disse, por meio de parábolas: Como pode Satanás expelir a Satanás? 24 Se um reino estiver dividido contra si mesmo, tal reino não pode subsistir; 25 se uma casa estiver dividida contra si mesma, tal casa não poderá subsistir. 26 Se, pois, Satanás se levantou contra si mesmo e está dividido, não pode subsistir, mas perece. 27 Ninguém pode entrar na casa do valente para roubar-lhe os bens, sem primeiro amarrá-lo; e só então lhe saqueará a casa. 28 Em verdade vos digo que tudo será perdoado aos filhos dos homens: os pecados e as blasfêmias que proferirem. 29 Mas aquele que blasfemar contra o Espírito Santo não tem perdão para sempre, visto que é réu de pecado eterno. 30 Isto, porque diziam: Está possesso de um espírito imundo.
Nessa perícope, temos Jesus sendo acusado de estar alucinado pelos seus familiares e de endemoniado pelos líderes religiosos.
Porém o que Jesus afirma é que ele não poderia expulsar demônios pelo poder de satanás, porque se não o reino dele estaria dividido e não prosperaria.
O que ele diz é que ele veio entrar na casa do valente (reino de satanás) e amarra-lo afim de lhe saquear os bens.
O propósito de Jesus em sua primeira vinda foi amarrar satanás para que não mais enganasse as nações e tirar as vidas que estavam em sua posse de sua mão. Ele veio destruir o reino de Satanás e estabelecer o reino de Deus.
No texto paralelo a esse no evangelho de Mateus, Jesus declara: Mateus 12.28 “28 Se, porém, eu expulso demônios pelo Espírito de Deus, certamente é chegado o reino de Deus sobre vós.”
Ele veio expulsar o julgar e expulsar o príncipe desse mundo.
João 16.11 ARA
11 do juízo, porque o príncipe deste mundo já está julgado.
João 12.31 ARA
31 Chegou o momento de ser julgado este mundo, e agora o seu príncipe será expulso.
O que a bíblia fala é que nós fomos arrancados do império das trevas e trazidos para o reino do filho do amor de Deus.
Colossenses 1.13 ARA
13 Ele nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu amor,
Jesus veio estabelecer um novo reino, o reino de Deus.

3 - Uma nova família

Marcos 3.31–35 ARA
31 Nisto, chegaram sua mãe e seus irmãos e, tendo ficado do lado de fora, mandaram chamá-lo. 32 Muita gente estava assentada ao redor dele e lhe disseram: Olha, tua mãe, teus irmãos e irmãs estão lá fora à tua procura. 33 Então, ele lhes respondeu, dizendo: Quem é minha mãe e meus irmãos? 34 E, correndo o olhar pelos que estavam assentados ao redor, disse: Eis minha mãe e meus irmãos. 35 Portanto, qualquer que fizer a vontade de Deus, esse é meu irmão, irmã e mãe.
Vimos que anteriormente a família queria prende-lo pois diziam estar ele fora de si.
Agora essa família chega ao local onde ele está, ficando do lado de fora e ao ser anunciado isso a ele pelos que estava próximos a ele, o mesmo declara:
Marcos 3.33–35 ARA
33 Então, ele lhes respondeu, dizendo: Quem é minha mãe e meus irmãos? 34 E, correndo o olhar pelos que estavam assentados ao redor, disse: Eis minha mãe e meus irmãos. 35 Portanto, qualquer que fizer a vontade de Deus, esse é meu irmão, irmã e mãe.
Jesus veio estabelecer uma nova família para Deus.
Todos os que fazem a vontade do Pai Celeste são membros da família de Deus.
Efésios 2.19 ARA
19 Assim, já não sois estrangeiros e peregrinos, mas concidadãos dos santos, e sois da família de Deus,
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.