Exposição Marcos 4 (V1-34)

Exposição de Marcos  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 11 views
Notes
Transcript

Introdução

Temos no início de Marcos 4, Jesus iniciando uma sequência de parábolas.
Marcos 4.1–2 ARA
1 Voltou Jesus a ensinar à beira-mar. E reuniu-se numerosa multidão a ele, de modo que entrou num barco, onde se assentou, afastando-se da praia. E todo o povo estava à beira-mar, na praia. 2 Assim, lhes ensinava muitas coisas por parábolas, no decorrer do seu doutrinamento.
E esse é o momento que Jesus começa a falar por parábolas, e o motivo pelo qual Jesus começa a falar por parábolas em Marcos 4 está relacionado ao ocorrido no capítulo anterior.
Vimos no capítulo anterior uma rejeição absurda da mensagem de Jesus a ponto de leva-lo ao início da formação de uma nova nação para Deus através da escolha dos 12 apóstolos.
Tivemos uma trama de morte sendo iniciada com a união dos fariseus e herodianos após uma cura realizada por Jesus na sinagoga em dia de sábado.
Tivemos a multidão o seguindo, porém sem um interesse real no mestre.
Tivemos sua família o perseguindo para prende-lo.
E por fim, tivemos a blasfêmia dos escribas e líderes religiosos, atribuindo a Jesus uma possessão demoníaca, que termina com Jesus lhes dizendo que para essa blasfêmia não haveria perdão.
Marcos 3.28–29 ARA
28 Em verdade vos digo que tudo será perdoado aos filhos dos homens: os pecados e as blasfêmias que proferirem. 29 Mas aquele que blasfemar contra o Espírito Santo não tem perdão para sempre, visto que é réu de pecado eterno.
Toda essa recusa então leva Jesus a mudar o modo como ele profere seu discurso para esconder sua mensagem daqueles que haviam a rejeitado.
Marcos 4.10–12 ARA
10 Quando Jesus ficou só, os que estavam junto dele com os doze o interrogaram a respeito das parábolas. 11 Ele lhes respondeu: A vós outros vos é dado conhecer o mistério do reino de Deus; mas, aos de fora, tudo se ensina por meio de parábolas, 12 para que, vendo, vejam e não percebam; e, ouvindo, ouçam e não entendam; para que não venham a converter-se, e haja perdão para eles.

Construção

E a partir daqui então temos 4 parábolas listadas por Marcos e ditas por Jesus.
São elas:
1 - Parábola do Semeador. (V3-9) (V13-20)
2 - Parábola da Candeia (V21-25)
3 - Parábola da Semente (V26-29)
4 - Parábola do Grão de Mostarda (V30-32)

Explicação

1 - Parábola do Semador

Marcos 4.3–9 ARA
3 Ouvi: Eis que saiu o semeador a semear. 4 E, ao semear, uma parte caiu à beira do caminho, e vieram as aves e a comeram. 5 Outra caiu em solo rochoso, onde a terra era pouca, e logo nasceu, visto não ser profunda a terra. 6 Saindo, porém, o sol, a queimou; e, porque não tinha raiz, secou-se. 7 Outra parte caiu entre os espinhos; e os espinhos cresceram e a sufocaram, e não deu fruto. 8 Outra, enfim, caiu em boa terra e deu fruto, que vingou e cresceu, produzindo a trinta, a sessenta e a cem por um. 9 E acrescentou: Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.
Essa parábola é contada afim de explicar o porque da aceitação da mensagem por parte de uns e não por parte de outros.
Essa parábola fala de 4 tipos de solos
Beira do Caminho
Terra Seca
Terra com Espinhos
Terra fértil
A explicação da parábola nos é dada por Jesus.
Marcos 4.13–20 ARA
13 Então, lhes perguntou: Não entendeis esta parábola e como compreendereis todas as parábolas? 14 O semeador semeia a palavra. 15 São estes os da beira do caminho, onde a palavra é semeada; e, enquanto a ouvem, logo vem Satanás e tira a palavra semeada neles. 16 Semelhantemente, são estes os semeados em solo rochoso, os quais, ouvindo a palavra, logo a recebem com alegria. 17 Mas eles não têm raiz em si mesmos, sendo, antes, de pouca duração; em lhes chegando a angústia ou a perseguição por causa da palavra, logo se escandalizam. 18 Os outros, os semeados entre os espinhos, são os que ouvem a palavra, 19 mas os cuidados do mundo, a fascinação da riqueza e as demais ambições, concorrendo, sufocam a palavra, ficando ela infrutífera. 20 Os que foram semeados em boa terra são aqueles que ouvem a palavra e a recebem, frutificando a trinta, a sessenta e a cem por um.

2 - Parábola da Candeia

Marcos 4.21–25 ARA
21 Também lhes disse: Vem, porventura, a candeia para ser posta debaixo do alqueire ou da cama? Não vem, antes, para ser colocada no velador? 22 Pois nada está oculto, senão para ser manifesto; e nada se faz escondido, senão para ser revelado. 23 Se alguém tem ouvidos para ouvir, ouça. 24 Então, lhes disse: Atentai no que ouvis. Com a medida com que tiverdes medido vos medirão também, e ainda se vos acrescentará. 25 Pois ao que tem se lhe dará; e, ao que não tem, até o que tem lhe será tirado.
Essa parábola visa lançar uma advertência sobre aqueles que ouvem as mensagens de Jesus.
Jesus é a candeia feita para ser colocada em lugares altos e revelar os mistérios do reino de Deus, aquilo que estava oculto.
Colossenses 1.26–27 ARA
26 o mistério que estivera oculto dos séculos e das gerações; agora, todavia, se manifestou aos seus santos; 27 aos quais Deus quis dar a conhecer qual seja a riqueza da glória deste mistério entre os gentios, isto é, Cristo em vós, a esperança da glória;
Cada um será medido pela medida que medir:
Mateus 10.32–33 ARA
32 Portanto, todo aquele que me confessar diante dos homens, também eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos céus; 33 mas aquele que me negar diante dos homens, também eu o negarei diante de meu Pai, que está nos céus.
E quem se atenta a mensagem recebe mais da parte de Deus e quem rejeita a mensagem até o que tem será tirado.
Mateus 7.7 ARA
7 Pedi, e dar-se-vos-á; buscai e achareis; batei, e abrir-se-vos-á.
Após contar essas duas parábolas, Jesus agora aponta para a natureza do reino de Deus.
Por haver tanto desprezo em relação a mensagem, alguns poderiam objetar ou pensar que o Reino de Deus estaria fadado ao fracasso, porém Jesus aponta para o crescimento do Reino de Deus se dando de maneira sobrenatural, sem explicação humana se não o poder Deus.

3 - Parábola da Semente e do Grão de Mostarda

Marcos 4.26–29 ARA
26 Disse ainda: O reino de Deus é assim como se um homem lançasse a semente à terra; 27 depois, dormisse e se levantasse, de noite e de dia, e a semente germinasse e crescesse, não sabendo ele como. 28 A terra por si mesma frutifica: primeiro a erva, depois, a espiga, e, por fim, o grão cheio na espiga. 29 E, quando o fruto já está maduro, logo se lhe mete a foice, porque é chegada a ceifa.
Aqui Jesus compara o reino de Deus a uma semente lançada a terra que cresce de maneira extraordinária, chegando até o momento da Ceifa.
Assim é a natureza do Reino de Deus.
Independentemente da vontade dos homens, esse reino crescerá, porque Deus assim o determinou.
Isso é corroborado pela próxima parábola.
Marcos 4.30–32 ARA
30 Disse mais: A que assemelharemos o reino de Deus? Ou com que parábola o apresentaremos? 31 É como um grão de mostarda, que, quando semeado, é a menor de todas as sementes sobre a terra; 32 mas, uma vez semeada, cresce e se torna maior do que todas as hortaliças e deita grandes ramos, a ponto de as aves do céu poderem aninhar-se à sua sombra.

Aplicação

Os ouvintes de Jesus podiam estar pensando o seguinte:
Já que apenas uma parte das sementes frutifica, será que o Reino de Deus prevalecerá?
Jesus então conta essas duas parábolas para afirmar que sim.
E esse reino prevalecerá, porque assim está profetizado e assim foi dito por Deus.
Sequência de Profecias:

1 - O conhecimento do Senhor enchera a terra:

Isaías 11.1–10 ARA
1 Do tronco de Jessé sairá um rebento, e das suas raízes, um renovo. 2 Repousará sobre ele o Espírito do Senhor, o Espírito de sabedoria e de entendimento, o Espírito de conselho e de fortaleza, o Espírito de conhecimento e de temor do Senhor. 3 Deleitar-se-á no temor do Senhor; não julgará segundo a vista dos seus olhos, nem repreenderá segundo o ouvir dos seus ouvidos; 4 mas julgará com justiça os pobres e decidirá com equidade a favor dos mansos da terra; ferirá a terra com a vara de sua boca e com o sopro dos seus lábios matará o perverso. 5 A justiça será o cinto dos seus lombos, e a fidelidade, o cinto dos seus rins. 6 O lobo habitará com o cordeiro, e o leopardo se deitará junto ao cabrito; o bezerro, o leão novo e o animal cevado andarão juntos, e um pequenino os guiará. 7 A vaca e a ursa pastarão juntas, e as suas crias juntas se deitarão; o leão comerá palha como o boi. 8 A criança de peito brincará sobre a toca da áspide, e o já desmamado meterá a mão na cova do basilisco. 9 Não se fará mal nem dano algum em todo o meu santo monte, porque a terra se encherá do conhecimento do Senhor, como as águas cobrem o mar. 10 Naquele dia, recorrerão as nações à raiz de Jessé que está posta por estandarte dos povos; a glória lhe será a morada.

2 - O Reino crescerá até tomar toda a terra:

Daniel 2.35 ARA
35 Então, foi juntamente esmiuçado o ferro, o barro, o bronze, a prata e o ouro, os quais se fizeram como a palha das eiras no estio, e o vento os levou, e deles não se viram mais vestígios. Mas a pedra que feriu a estátua se tornou em grande montanha, que encheu toda a terra.

3 - Cristo dominará e seus inimigos serão derrotados.

Salmo 110.1–2 ARA
1 Disse o Senhor ao meu senhor: Assenta-te à minha direita, até que eu ponha os teus inimigos debaixo dos teus pés. 2 O Senhor enviará de Sião o cetro do seu poder, dizendo: Domina entre os teus inimigos.
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.