Exposição Marcos 11:1-11 (A entrada triunfal de Jesus) - Jesus, o verdadeiro Salomão
Exposição de Marcos • Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 26 viewsNotes
Transcript
Introdução
Introdução
O Capítulo 11 do Evangelho de Marcos é dividido em três principais blocos.
1 - A entrada triunfal de Jesus (Mc 11:1-11) - Mt 21:1-11 / Lc 19:29-40 / Jo 12:12-19
2 - A maldição da figueira e a purificação do templo (Mc 11:12-26) - Mt 21:12-23 / Lc 19:45-48
3 - O Questionamento da autoridade de Jesus (Mc 11:27-33) - Mt 21:23-27 / Lc 20:1-8
O pano de fundo que nos trouxe até aqui é seguinte:
Vimos que o Evangelho de Marcos é dividido em dois grandes blocos, capítulos 1 - 8 e capítulos 9 - 16.
No primeiro grande bloco, temos Jesus realizando seu ministério da região da Galileia e ali operando grandes feitos e grandes maravilhas, afim de revelar a sua identidade.
No capítulo 8 temos Pedro reconhecendo a identidade de Jesus como Messias e a partir dali então temos Jesus começando a falar de maneira clara a respeito de sua missão e a partida da região da Galileia para Judeia para cumprimento da mesma.
No capítulo 9 a 10 nós temos a viagem de Jesus com seus discípulos do norte para o sul, partindo da região de Cesaréia de Filipe, próximo ao monte Hermom, atravessando Decapolis, Pereia até a chegada na Judeia e no capítulo 11 então nós temos a chegada de Jesus em Jerusalém próximo a festa da páscoa. Jesus vai passar uma semana na cidade antes de sua paixão.
Parte 1
Parte 1
Texto Base
Texto Base
1 Quando se aproximavam de Jerusalém, de Betfagé e Betânia, junto ao monte das Oliveiras, enviou Jesus dois dos seus discípulos 2 e disse-lhes: Ide à aldeia que aí está diante de vós e, logo ao entrar, achareis preso um jumentinho, o qual ainda ninguém montou; desprendei-o e trazei-o. 3 Se alguém vos perguntar: Por que fazeis isso? Respondei: O Senhor precisa dele e logo o mandará de volta para aqui. 4 Então, foram e acharam o jumentinho preso, junto ao portão, do lado de fora, na rua, e o desprenderam. 5 Alguns dos que ali estavam reclamaram: Que fazeis, soltando o jumentinho? 6 Eles, porém, responderam conforme as instruções de Jesus; então, os deixaram ir. 7 Levaram o jumentinho, sobre o qual puseram as suas vestes, e Jesus o montou. 8 E muitos estendiam as suas vestes no caminho, e outros, ramos que haviam cortado dos campos. 9 Tanto os que iam adiante dele como os que vinham depois clamavam: Hosana! Bendito o que vem em nome do Senhor! 10 Bendito o reino que vem, o reino de Davi, nosso pai! Hosana, nas maiores alturas!
11 E, quando entrou em Jerusalém, no templo, tendo observado tudo, como fosse já tarde, saiu para Betânia com os doze.
Introdução
Introdução
Aqui nós temos a narrativa da chegada de Jesus em Jerusalém.
1 - Jesus ordena que seus discípulos peguem um Jumento para ele entrar na cidade. (V1-7)
2 - Jesus é aclamado pela multidão que entoa o Sl 118:25-26. (V8-10)
3 - Jesus observa a cidade, o templo e sai novamente da mesma até o dia seguinte. (V11)
Explicação
Explicação
A entrada triunfal de Jesus em Jerusalém montado em um jumento e aclamado pela multidão é um evento extremamente importante por pelo menos dois motivos.
1 - É um paralelo com a unção de Salomão como rei de Israel.
1 - É um paralelo com a unção de Salomão como rei de Israel.
O primeiro motivo é porque esse evento é um paralelo claro com um vento que havia ocorrido cerca de 9 séculos antes, quando Salomão fora ungido rei de Israel.
Naquela ocasião, Salomão entrou na cidade montado da Mula de Davi e foi ovacionado e aclamado pela multidão.
38 Então, desceu Zadoque, o sacerdote, e Natã, o profeta, e Benaia, filho de Joiada, e a guarda real, fizeram montar Salomão a mula que era do rei Davi e o levaram a Giom. 39 Zadoque, o sacerdote, tomou do tabernáculo o chifre do azeite e ungiu a Salomão; tocaram a trombeta, e todo o povo exclamou: Viva o rei Salomão! 40 Após ele, subiu todo o povo, tocando gaitas e alegrando-se com grande alegria, de maneira que, com o seu clamor, parecia fender-se a terra.
E agora nós temos Jesus entrando na cidade, montado em um jumento, sendo aclamado pela multidão e sendo ele mesmo agora o Salomão por excelência.
Deus havia dado uma promessa a Davi a respeito de seu descendente que construiria um templo. Porém o conteúdo dessa promessa extrapola Salomão e alcança Jesus.
11 Há de ser que, quando teus dias se cumprirem, e tiveres de ir para junto de teus pais, então, farei levantar depois de ti o teu descendente, que será dos teus filhos, e estabelecerei o seu reino. 12 Esse me edificará casa; e eu estabelecerei o seu trono para sempre. 13 Eu lhe serei por pai, e ele me será por filho; a minha misericórdia não apartarei dele, como a retirei daquele que foi antes de ti. 14 Mas o confirmarei na minha casa e no meu reino para sempre, e o seu trono será estabelecido para sempre.
2 - Esse evento é um cumprimento profético a respeito do Messias.
2 - Esse evento é um cumprimento profético a respeito do Messias.
Havia uma profecia messiânica no A.T que apontava para a vinda do Messias e é cumprida por Jesus nesse momento.
9 Alegra-te muito, ó filha de Sião; exulta, ó filha de Jerusalém: eis aí te vem o teu Rei, justo e salvador, humilde, montado em jumento, num jumentinho, cria de jumenta.
O interessante aqui é que essa profecia vincula ainda mais Jesus a Salomão.
Nós sabemos que Salomão foi o Rei que levou Israel ao seu apogeu e momento de maior poderio e influência. Salomão fez com que os territórios de Israel chegassem finalmente aquilo que havia sido prometido a Abraão em relação a terra de Canaã:
18 Naquele mesmo dia, fez o Senhor aliança com Abrão, dizendo: À tua descendência dei esta terra, desde o rio do Egito até ao grande rio Eufrates:
21 Dominava Salomão sobre todos os reinos desde o Eufrates até à terra dos filisteus e até à fronteira do Egito; os quais pagavam tributo e serviram a Salomão todos os dias da sua vida.
E o que é interessante é que nessa segunda parte da profecia de Zacarias, o messias é descrito como um Rei Conquistador.
10 Destruirei os carros de Efraim e os cavalos de Jerusalém, e o arco de guerra será destruído. Ele anunciará paz às nações; o seu domínio se estenderá de mar a mar e desde o Eufrates até às extremidades da terra.
Do mesmo modo que Salomão foi responsável por cumprir uma profecia dada a Abraão, Jesus é responsável por cumprir uma profecia também dada a Abraao:
3 Abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; em ti serão benditas todas as famílias da terra.
Do mesmo modo que Israel viveu as promessas de Deus debaixo do governo de Salomão, a Igreja viverá as promessas de Deus debaixo do Governo de Jesus.
6 Eu, porém, constituí o meu Rei
sobre o meu santo monte Sião.
7 Proclamarei o decreto do Senhor:
Ele me disse: Tu és meu Filho,
eu, hoje, te gerei.
8 Pede-me, e eu te darei as nações por herança
e as extremidades da terra por tua possessão.
Aplicação
Aplicação
1 - Nosso Rei veio humilde, montado e um jumento cria de jumentinha.
2 - Nosso Rei é maior que Salomão, mais sábio que Salomão e mais rico que Salomão.
3 - Nosso Rei está estendendo seu domínio de Mar a Mar e subjugando seus inimigos debaixo de seus pés.
1 Dispõe-te, resplandece, porque vem a tua luz, e a glória do Senhor nasce sobre ti. 2 Porque eis que as trevas cobrem a terra, e a escuridão, os povos; mas sobre ti aparece resplendente o Senhor, e a sua glória se vê sobre ti. 3 As nações se encaminham para a tua luz, e os reis, para o resplendor que te nasceu. 4 Levanta em redor os olhos e vê; todos estes se ajuntam e vêm ter contigo; teus filhos chegam de longe, e tuas filhas são trazidas nos braços.
5 Os arrogantes não permanecerão à tua vista;
aborreces a todos os que praticam a iniquidade.
Creia na vitória de Cristo, o teu Rei vem Justo e Vitorioso e ele proclamara paz entre as nações!
