Exposição Marcos 11:22-26

Exposição de Marcos  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 12 views
Notes
Transcript

Texto Base

Marcos 11.22–26 ARA
22 Ao que Jesus lhes disse: Tende fé em Deus; 23 porque em verdade vos afirmo que, se alguém disser a este monte: Ergue-te e lança-te no mar, e não duvidar no seu coração, mas crer que se fará o que diz, assim será com ele. 24 Por isso, vos digo que tudo quanto em oração pedirdes, crede que recebestes, e será assim convosco. 25 E, quando estiverdes orando, se tendes alguma coisa contra alguém, perdoai, para que vosso Pai celestial vos perdoe as vossas ofensas. 26 [Mas, se não perdoardes, também vosso Pai celestial não vos perdoará as vossas ofensas.]

Introdução

Estamos diante de um texto de extrema dificuldade.
Visto fato de que quando isolado de seu contexto, o texto em questão, parece indicar uma espécie de fé que determina os acontecimentos, alguns homens tem utilizado esse texto para construir má teologia. Um exemplo que temos é o de Kenneth Hagin, fundador do Instituto Rhema, um instituto teológico que influenciou o movimento Neo Pentecostal no Brasil.
Kenneth, criou aquilo que conhecemos como Confissão Positiva, que uma ideia de que tudo aquilo que eu determinar com fé ira acontecer, como se as palavras tivessem poder criativo. E um dos textos utilizados como base dessa ideia seria o texto em questão.

Explicação

A correta interpretação desse texto, precisa levar em conta seu contexto imediato.
No contexto, Jesus havia ido a cidade de Jerusalém, próxima a festa da páscoa e havia se hospedado na cidade de Betânia.
No dia anterior ao nosso texto base, Jesus havia saído de Betânia com fome e pelo caminho havia encontrado uma Figueira. O texto nos diz que essa figueira estava repleta de folhas, porém quando Jesus chegou perto dela, a mesma não continha frutos e Jesus a amaldiçoou. Logo em seguida, Jesus entra na cidade de Jerusalém, se dirige ao templo e o julga, condenando-o por ter se tornado em um covil de salteadores.
Ao sair do templo, Jesus volta para Betânia para dormir e no dia seguinte, o dia em questão de nosso texto base, ao se dirigir novamente para Jerusalém, ele e seus discípulos passam pela figueira que esta completamente seca desde a raiz. Isso impressiona seus discípulos que dizem a Jesus:
Marcos 11.21 ARA
21 Então, Pedro, lembrando-se, falou: Mestre, eis que a figueira que amaldiçoaste secou.
E é nesse contexto que Jesus declara:
Marcos 11.22–24 ARA
22 Ao que Jesus lhes disse: Tende fé em Deus; 23 porque em verdade vos afirmo que, se alguém disser a este monte: Ergue-te e lança-te no mar, e não duvidar no seu coração, mas crer que se fará o que diz, assim será com ele. 24 Por isso, vos digo que tudo quanto em oração pedirdes, crede que recebestes, e será assim convosco.
Porque Jesus falou isso?
A resposta é a seguinte:
Quando Jesus e seus discípulos encontram a figueira seca, eles estão novamente saindo de Betânia e indo em direção a Jerusalém. O que esta na frente deles, diante de seus olhos é o monte do templo, o mesmo templo que Jesus havia acabado de condenar.
Porém haviam promessas Vetero Testamentarias a respeito do templo.
Isaías 2.1–4 ARA
1 Palavra que, em visão, veio a Isaías, filho de Amoz, a respeito de Judá e Jerusalém. 2 Nos últimos dias, acontecerá que o monte da Casa do Senhor será estabelecido no cimo dos montes e se elevará sobre os outeiros, e para ele afluirão todos os povos. 3 Irão muitas nações e dirão: Vinde, e subamos ao monte do Senhor e à casa do Deus de Jacó, para que nos ensine os seus caminhos, e andemos pelas suas veredas; porque de Sião sairá a lei, e a palavra do Senhor, de Jerusalém. 4 Ele julgará entre os povos e corrigirá muitas nações; estas converterão as suas espadas em relhas de arados e suas lanças, em podadeiras; uma nação não levantará a espada contra outra nação, nem aprenderão mais a guerra.
Era necessário que o monte do templo ainda fosse elevado acima de todos os outros montes e que os Gentios corressem para lá afim de aprender a Lei.
E o que Jesus está falando para os discípulos é o seguinte:

1 - Tenham fé!

Marcos 11.22 ARA
22 Ao que Jesus lhes disse: Tende fé em Deus;
Embora a situação atual do templo fosse deplorável, eles deveriam continuar tendo esperança em Deus por causa de suas promessas. Eles não deveriam desfalecer, mesmo diante do juízo iminente da nação de Israel eles deveriam continuar a crer que Deus faria aquilo que ele prometeu.

2 - Se alguém disser a este monte, lança-te ao mar e não duvidar mais crer em seu coração assim acontecerá com ele.

Marcos 11.23 ARA
23 porque em verdade vos afirmo que, se alguém disser a este monte: Ergue-te e lança-te no mar, e não duvidar no seu coração, mas crer que se fará o que diz, assim será com ele.
O que Jesus estava dizendo é:
Se vocês tiverem fé, o monte da casa do Senhor será levado aos gentios e cumprirá as promessas do A.T.
Quando olhamos para a linguagem profética, percebemos que o Reino do Messias se daria com o messias reinando no monte do Senhor:
Salmo 2.6 ARA
6 Eu, porém, constituí o meu Rei sobre o meu santo monte Sião.
E que o messias reinaria sobre povos e nações:
Daniel 7.14 ARA
14 Foi-lhe dado domínio, e glória, e o reino, para que os povos, nações e homens de todas as línguas o servissem; o seu domínio é domínio eterno, que não passará, e o seu reino jamais será destruído.
As mesmas nações que em Apocalipse são chamadas de muitas águas:
Apocalipse 17.15 ARA
15 Falou-me ainda: As águas que viste, onde a meretriz está assentada, são povos, multidões, nações e línguas.
A ideia seria que, se os discípulos não esmorecessem mais continuassem crendo em Deus, eles seriam um instrumento para levar o Reino de Deus para todos os povos, assim como o foram através da grande comissão.

Aplicação

1 - Temos que ter fé nas promessas de Deus e orar de acordo com elas:

João 15.16 ARA
16 Não fostes vós que me escolhestes a mim; pelo contrário, eu vos escolhi a vós outros e vos designei para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo conceda.
1João 5.14 ARA
14 E esta é a confiança que temos para com ele: que, se pedirmos alguma coisa segundo a sua vontade, ele nos ouve.

2 - Não importa o cenário que estejamos vivendo, Deus pode realizar as coisas aparentemente mais impossíveis de acordo com as suas promessas.

Lucas 1.37 ARA
37 Porque para Deus não haverá impossíveis em todas as suas promessas.
Lucas 18.27 ARA
27 Mas ele respondeu: Os impossíveis dos homens são possíveis para Deus.

3 - É necessário um conduta de vida adequada para que possamos nos achegar a Deus em oração e triunfar

Marcos 11.25 ARA
25 E, quando estiverdes orando, se tendes alguma coisa contra alguém, perdoai, para que vosso Pai celestial vos perdoe as vossas ofensas.
Jesus ordena que nos dispamos do velho homem e nos revistamos de Cristo Jesus.
Tiago declara que é necessário limpar o coração e ter fé.
Tiago 4.8 ARA
8 Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós outros. Purificai as mãos, pecadores; e vós que sois de ânimo dobre, limpai o coração.
Tiago 1.7–8 ARA
7 Não suponha esse homem que alcançará do Senhor alguma coisa; 8 homem de ânimo dobre, inconstante em todos os seus caminhos.

Conclusão

Do mesmo modo, que se os discípulos purificasse o coração e cressem nas promessas de Deus eles seriam um intrumento para conduzir o evangelho aos povos e para realizar as promessas de Deus, assim se nós crermos em Deus apesar dos cenários e invocarmos o seu nome com fé, purificando nosso coração, seremos um instrumento de Deus e veremos as maravilhas de Deus.
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.