Exposição Marcos 12:38-44 (Há uma instância superior e um Deus que vê o interior dos homens)

Exposição de Marcos  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 11 views
Notes
Transcript

Texto Base

Marcos 12.38–44 ARA
38 E, ao ensinar, dizia ele: Guardai-vos dos escribas, que gostam de andar com vestes talares e das saudações nas praças; 39 e das primeiras cadeiras nas sinagogas e dos primeiros lugares nos banquetes; 40 os quais devoram as casas das viúvas e, para o justificar, fazem longas orações; estes sofrerão juízo muito mais severo. 41 Assentado diante do gazofilácio, observava Jesus como o povo lançava ali o dinheiro. Ora, muitos ricos depositavam grandes quantias. 42 Vindo, porém, uma viúva pobre, depositou duas pequenas moedas correspondentes a um quadrante. 43 E, chamando os seus discípulos, disse-lhes: Em verdade vos digo que esta viúva pobre depositou no gazofilácio mais do que o fizeram todos os ofertantes. 44 Porque todos eles ofertaram do que lhes sobrava; ela, porém, da sua pobreza deu tudo quanto possuía, todo o seu sustento.

Introdução

Aqui continuamos na terça feira da semana da paixão, dois dias depois da entrada triunfal de Jesus em Jerusalém e um dia depois de ele ter anunciado amaldiçoado a figueira e expulsado vendilhões e cambistas do templo.
Nessa terça feira, Jesus teve vários embates, sendo eles tanto com os principais sacerdotes, os escribas, os fariseus, os herodianos e os saduceus.
Em todos esses embates, Jesus se mostrou o verdadeiro Rabino da nação de Israel, o verdadeiro interprete da Tora (Mc 11:27; 12:34) e após triunfar em todos os debates expôs a grandeza do messias que não era apenas um líder político, mais o Rei do Universo (Mc 12:35-37).

Explicação

Agora, após Jesus se revelar como o verdadeiro rabino e verdadeiro interprete da Tora, ele vai ensinar aos seus ouvintes sobre piedade verdadeira.
Nos versos 38-40 nós vemos Jesus censurando os escribas por sua falsa piedade e nos versos 41-44 nós vemos Jesus elogiando uma viúva por sua verdadeira piedade.
O texto nos mostra um claro contraste entre as posições dos personagens e a atitude dos personagens.

V38-40

Marcos 12.38–40 ARA
38 E, ao ensinar, dizia ele: Guardai-vos dos escribas, que gostam de andar com vestes talares e das saudações nas praças; 39 e das primeiras cadeiras nas sinagogas e dos primeiros lugares nos banquetes; 40 os quais devoram as casas das viúvas e, para o justificar, fazem longas orações; estes sofrerão juízo muito mais severo.
Mateus usa um capítulo inteiro para falar sobre algo em que Marcos dedica apenas três versículos.
O texto paralelo a esses três versículos está em Mateus 23, ontem temos os “Ais” de Jesus que se iniciam no em Mt 23:23 e vão até Mt 23:36.
No evangelho de Mateus temos uma lista detalhada dos pecados daqueles homens.
V13 - Fecham o Reino dos céus
V14 - Devoram as casas das viúvas
V15 - Fazem prosélitos duas vezes mais filhos do inferno do que eles mesmos.
V16-22 - Consideram o dinheiro mais importante do que Deus em atos de juramento.
V23 - 24 - Dão o dizimo das menores ervas mais negligenciam a misericórdia a fé e a justiça.
V25-26 - Limpam o exterior enquanto o interior permanece imundo.
V27 - 28 - São sepulcros caiados
29 - 36 - Adornam os sepulcros dos profetas e túmulos dos justos testificando que os pais deles mataram esses homens dizendo que se vivessem nessa época não fariam o mesmo, porém eles mesmos matariam outros justos enviados por Jesus acumulando assim ira sobre sua cabeça e atraindo um juízo iminente e inescapável.
Marcos porém é muito mais suscinto porque ele quer justamente fazer esse contraste entre a falsa piedade desses homens em comparação coma viúva.

V38 - Vestes talares e saudações nas praças.

Marcos 12.38 ARA
38 E, ao ensinar, dizia ele: Guardai-vos dos escribas, que gostam de andar com vestes talares e das saudações nas praças;
Jesus relata sobre a vaidade desses homens.
Eles se destacavam da multidão por meio de suas vestimentas. Essas vestes não eram vestes sacerdotais que eram feitas de acordo com o modelo que Deus havia estabelecido e se diferenciava das vestes comuns, mais eram diferenciadas justamente por uma questão de vaidade. As vestes longas eram trajes utilizados em festas e eram trajes caros e adornados que eram utilizados por homens abastados que visam ostentar proeminência na comunidade.
Esse modo de se vestir levava as pessoas a identificar esses homens e reconhecê-los como homens de respeito e autoridade e possivelmente chama-los de Rabi.

V39 - Primeiros lugares

Marcos 12.39 ARA
39 e das primeiras cadeiras nas sinagogas e dos primeiros lugares nos banquetes;
Estes homens gostavam de ter os primeiros lugares tanto em sinagogas quando em jantares ou almoços importantes.

V40 - Porém devoravam as casas das viúvas e faziam longas orações.

Marcos 12.40 ARA
40 os quais devoram as casas das viúvas e, para o justificar, fazem longas orações; estes sofrerão juízo muito mais severo.
Aqui Jesus expõe sua hipocrisia e seu pecado. Aqueles homens que eram proeminentes na sociedade e haviam alcançado o respeito dos mais símplices usavam de sua posição de autoridade e respeito para extorquir os incautos.
Dentro da sociedade judaica, as viúvas estavam entre os grupos de maior vulnerabilidade social. Na morte do marido, seus bens iam para os filhos do sexo masculino e caso ela não tivesse guardado seu dote, dependeria completamente da ajuda de seu núcleo familiar.
O texto nos diz que esses homens devoravam as casas das viúvas e para justificar faziam longas orações.
Não sabemos ao certo como eles devoravam as casas das viúvas, mais frequentemente as viúvas davam a esses lideres religiosos a administração de seu dote ou possivelmente esses homens cobravam por orações.
Fato é que esse pecado era uma afronta terrível a Deus que era o vingador das viúvas.
Êxodo 22.22–24 ARA
22 A nenhuma viúva nem órfão afligireis. 23 Se de algum modo os afligirdes, e eles clamarem a mim, eu lhes ouvirei o clamor; 24 a minha ira se acenderá, e vos matarei à espada; vossas mulheres ficarão viúvas, e vossos filhos, órfãos.

V41-44

Marcos 12.41–44 ARA
41 Assentado diante do gazofilácio, observava Jesus como o povo lançava ali o dinheiro. Ora, muitos ricos depositavam grandes quantias. 42 Vindo, porém, uma viúva pobre, depositou duas pequenas moedas correspondentes a um quadrante. 43 E, chamando os seus discípulos, disse-lhes: Em verdade vos digo que esta viúva pobre depositou no gazofilácio mais do que o fizeram todos os ofertantes. 44 Porque todos eles ofertaram do que lhes sobrava; ela, porém, da sua pobreza deu tudo quanto possuía, todo o seu sustento.
Marcos agora torna o personagem de honra da narrativa aquela estava sendo oprimida no relato anterior.
O texto nos fala que Jesus estava olhando as pessoas depositarem dinheiro nos gazofilácios e viu uma viúva depositando duas moedas correspondentes a um quadrante. Essas duas moedas depositas eram os léptons que correspondiam a 1/64 de denário.
Jesus compara a oferta dela com a de muitos outros que depositavam grandes quantias e diz que a daquela mulher foi a maior de todas as ofertas pois deu de sua pobreza aquilo que possuía para seu sustento.
O contaste é que enquanto outros davam grandes quantias que momentaneamente eram superiores, aquela mulher tinha uma entrega total e absoluta.

Aplicação

1 - Não oprima ninguém que está em situação de vulnerabilidade, porque se ela clamar a Deus contra o opressor, Deus a vingará.

Deus é o Deus do órfão e da viúva.
Deuteronômio 10.18 ARA
18 que faz justiça ao órfão e à viúva e ama o estrangeiro, dando-lhe pão e vestes.
Tiago 1.27 ARA
27 A religião pura e sem mácula, para com o nosso Deus e Pai, é esta: visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações e a si mesmo guardar-se incontaminado do mundo.
Não podemos oprimir pessoas em situação de vulnerabilidade, na verdade precisamos auxilia-las.
Obs.: Pobreza material não é necessariamente situação de vulnerabilidade. Existem pessoas que empobreceram por causa de sua preguiça, pecados e por ai adiante. Porém existem pessoas que verdadeiramente são justas, amam ao Senhor e que por algum infortune-o da vida, motivos de falecimento de familiares, doenças empobreceram e esses precisam ser assistidos e cuidados pela igreja.
Mateus 25.31–46 ARA
31 Quando vier o Filho do Homem na sua majestade e todos os anjos com ele, então, se assentará no trono da sua glória; 32 e todas as nações serão reunidas em sua presença, e ele separará uns dos outros, como o pastor separa dos cabritos as ovelhas; 33 e porá as ovelhas à sua direita, mas os cabritos, à esquerda; 34 então, dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai! Entrai na posse do reino que vos está preparado desde a fundação do mundo. 35 Porque tive fome, e me destes de comer; tive sede, e me destes de beber; era forasteiro, e me hospedastes; 36 estava nu, e me vestistes; enfermo, e me visitastes; preso, e fostes ver-me. 37 Então, perguntarão os justos: Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer? Ou com sede e te demos de beber? 38 E quando te vimos forasteiro e te hospedamos? Ou nu e te vestimos? 39 E quando te vimos enfermo ou preso e te fomos visitar? 40 O Rei, respondendo, lhes dirá: Em verdade vos afirmo que, sempre que o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes. 41 Então, o Rei dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos. 42 Porque tive fome, e não me destes de comer; tive sede, e não me destes de beber; 43 sendo forasteiro, não me hospedastes; estando nu, não me vestistes; achando-me enfermo e preso, não fostes ver-me. 44 E eles lhe perguntarão: Senhor, quando foi que te vimos com fome, com sede, forasteiro, nu, enfermo ou preso e não te assistimos? 45 Então, lhes responderá: Em verdade vos digo que, sempre que o deixastes de fazer a um destes mais pequeninos, a mim o deixastes de fazer. 46 E irão estes para o castigo eterno, porém os justos, para a vida eterna.

2 - Existe uma instância superior para apelo contra os opressores.

Uma outra coisa que esse texto nos revela é que não estamos a mercê dos tiranos, mais que existe um supremo juiz e uma instância superior de apelação contra os opressores.
Deus estabeleceu na terra autoridades para serem seus ministros e efetuarem o bem, porém quando essas autoridades se corrompem e abandonam os mandamentos de Deus, nós podemos apelas a uma instância superior.
1Timóteo 2.1–2 ARA
1 Antes de tudo, pois, exorto que se use a prática de súplicas, orações, intercessões, ações de graças, em favor de todos os homens, 2 em favor dos reis e de todos os que se acham investidos de autoridade, para que vivamos vida tranquila e mansa, com toda piedade e respeito.
Nós podemos clamar contra a opressão dos tiranos estabelecidos, podemos fazer orações imprecatórias e podemos orar contra os ímpios.
Salmo 5.5 ARA
5 Os arrogantes não permanecerão à tua vista; aborreces a todos os que praticam a iniquidade.
Salmo 82.1–2 ARA
1 Deus assiste na congregação divina; no meio dos deuses, estabelece o seu julgamento. 2 Até quando julgareis injustamente e tomareis partido pela causa dos ímpios?
Salmo 82.8 ARA
8 Levanta-te, ó Deus, julga a terra, pois a ti compete a herança de todas as nações.
Tiago fala sobre os salário dos trabalhadores que foi retido e que esse injustiça penetra os ouvidos do Senhor.
Tiago 5.4 ARA
4 Eis que o salário dos trabalhadores que ceifaram os vossos campos e que por vós foi retido com fraude está clamando; e os clamores dos ceifeiros penetraram até aos ouvidos do Senhor dos Exércitos.
João fala da alma dos decapitados que clamam debaixo do altar.
Apocalipse 6.9–11 ARA
9 Quando ele abriu o quinto selo, vi, debaixo do altar, as almas daqueles que tinham sido mortos por causa da palavra de Deus e por causa do testemunho que sustentavam. 10 Clamaram em grande voz, dizendo: Até quando, ó Soberano Senhor, santo e verdadeiro, não julgas, nem vingas o nosso sangue dos que habitam sobre a terra? 11 Então, a cada um deles foi dada uma vestidura branca, e lhes disseram que repousassem ainda por pouco tempo, até que também se completasse o número dos seus conservos e seus irmãos que iam ser mortos como igualmente eles foram.

3 - A verdadeira espiritualidade não é medida por meio de aparência externa, mais por meio de coração contrito e rendição total a Deus.

Esse texto nos mostra que a verdadeira piedade não depende aparência externa, mais de coração contrito e entrega total a Deus.
Jesus chamou aqueles homens de sepulcros caiados, enquanto disse que o pecador que orava de cabeça baixa saiu justificado.
Temos vários exemplos na bíblia de um total contraste entre o modo como Deus vê e o modo como os homens veem.
Apocalipse 3.1 ARA
1 Ao anjo da igreja em Sardes escreve: Estas coisas diz aquele que tem os sete Espíritos de Deus e as sete estrelas: Conheço as tuas obras, que tens nome de que vives e estás morto.
Apocalipse 3.8 ARA
8 Conheço as tuas obras —eis que tenho posto diante de ti uma porta aberta, a qual ninguém pode fechar —que tens pouca força, entretanto, guardaste a minha palavra e não negaste o meu nome.
Apocalipse 3.17 ARA
17 pois dizes: Estou rico e abastado e não preciso de coisa alguma, e nem sabes que tu és infeliz, sim, miserável, pobre, cego e nu.
E temos também o famoso caso de Davi em que o próprio profeta é enganado pela aparência.
1Samuel 16.6–7 ARA
6 Sucedeu que, entrando eles, viu a Eliabe e disse consigo: Certamente, está perante o Senhor o seu ungido. 7 Porém o Senhor disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a sua altura, porque o rejeitei; porque o Senhor não vê como vê o homem. O homem vê o exterior, porém o Senhor, o coração.
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.