Exposição Marcos 15:42-47 (O Sepultamento de Jesus)
Exposição de Marcos • Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 33 viewsNotes
Transcript
Texto Base
Texto Base
42 Ao cair da tarde, por ser o dia da preparação, isto é, a véspera do sábado, 43 vindo José de Arimateia, ilustre membro do Sinédrio, que também esperava o reino de Deus, dirigiu-se resolutamente a Pilatos e pediu o corpo de Jesus. 44 Mas Pilatos admirou-se de que ele já tivesse morrido. E, tendo chamado o centurião, perguntou-lhe se havia muito que morrera. 45 Após certificar-se, pela informação do comandante, cedeu o corpo a José. 46 Este, baixando o corpo da cruz, envolveu-o em um lençol que comprara e o depositou em um túmulo que tinha sido aberto numa rocha; e rolou uma pedra para a entrada do túmulo. 47 Ora, Maria Madalena e Maria, mãe de José, observaram onde ele foi posto.
Introdução
Introdução
No culto passado, narramos o momento da morte de Jesus.
Naquela narrativa vimos o clímax ou o auge da humilhação de Cristo. O cordeiro mudo que não abriu a boca foi cortado da terra dos viventes, humilhado e esbofeteado e crucificado como um malfeitor realizando assim a plena paga pelas dívidas e pecados da humanidade.
Porém vimos também que na sua morte a sua verdadeira natureza começou a ser revelada. Ao expirar com um forte brado um centurião romano diz: “Verdadeiramente este era o filho de Deus” e a bíblia relata um forte terremoto, o véu do templo se rompendo e que durante sua humilhação houve trevas na terra desde a hora sexta até a hora nona.
Explicação
Explicação
A profecia dizia que o servo sofredor por fim seria exaltado como rei de todas as nações, o salmista declara: Salmo 16.10 “10 Pois não deixarás a minha alma na morte, nem permitirás que o teu Santo veja corrupção.”
Então após o auge da humilhação do Cristo, logo na sequência haveria um processo de exaltação do mesmo até que ele fosse colocado no mais alto cimo dos montes e começasse a exercer seu domínio sobre toda a terra.
E esse processo de exaltação começaria com o cumprimento de uma profecia:
9 Designaram-lhe a sepultura com os perversos, mas com o rico esteve na sua morte, posto que nunca fez injustiça, nem dolo algum se achou em sua boca.
E é justamente esse momento que nós estamos presenciando nessa narrativa, o início da exaltação de Cristo.
1 - Morreu como um malfeitor mas foi sepultado como um Rei.
1 - Morreu como um malfeitor mas foi sepultado como um Rei.
42 Ao cair da tarde, por ser o dia da preparação, isto é, a véspera do sábado, 43 vindo José de Arimateia, ilustre membro do Sinédrio, que também esperava o reino de Deus, dirigiu-se resolutamente a Pilatos e pediu o corpo de Jesus.
46 Este, baixando o corpo da cruz, envolveu-o em um lençol que comprara e o depositou em um túmulo que tinha sido aberto numa rocha; e rolou uma pedra para a entrada do túmulo.
Os versos 43 e 46 nos mostram que após a morte de Jesus, que ocorrera nas vésperas de um Shabbat, um homem chamado José de Arimateia pede o corpo de Jesus para sepulta-lo.
Isso é importante porque os corpos dos crucificados eram lançados em valas comuns para completar a humilhação.
O texto nos diz que ele consegue com Pilatos a autorização para pegar o corpo, isso se dá pela sua influência no Sinédrio e o evangelho de João nos mostra que Nicodemus, outro membro do Sinédrio o acompanhou nessa empreitada.
O verso 46 nos diz que ele baixou o corpo da cruz, algo que se realizado realmente por ele e não por seus servos é muito simbólico e importante, visto que eles estavam na festa da páscoa e aquele homem se tornaria cerimonialmente impuro por tocar em um cadáver, contrastando fortemente com a atitude dos outros membros do sinédrio que levaram Jesus a Pilatos para ser condenado e não quiseram entrar no pretório para não se contaminarem e poderem comer a Páscoa.
E o texto nos diz que ele enrolara Jesus um lençol que ele comprara e o colocara em um túmulo aberto em uma rocha.
Sabemos pelos evangelhos sinóticos que esse túmulo era dele (Mt 27:60) e que nunca ninguém havia sido sepultado nesse túmulo (Lc 23:53).
Os túmulos abertos em rochas eram caríssimos visto que o trabalho deveria ser feito por um profissional chamado canteiro que fazia escavações em rochas calcárias comuns naquela região.
Esses túmulos tinham uma antecâmara e uma ou mais câmaras funerais internas para os membros da família.
Os evangelhos sinóticos também nos mostram que Nicodemus trouxe para o sepultamento 100 libras de mirra e aloés.
Esse itens eram itens caríssimos, sendo a mirra importada da Arábia e África e o Aloés importado da Índia e a quantidade levada aqui por Nicodemus equivale a 32kg desses unguentos.
Isso era uma quantidade absurda, digna do sepultamento de um Rei.
Aplicação
Aplicação
Cristo é o Rei das nações e embora tenham debochado dele se prostrando diante dEle perguntando se ele era o rei dos Judeus ele foi sepultado como o verdadeiro rei dos Judeus.
6 Eu, porém, constituí o meu Rei
sobre o meu santo monte Sião.
7 Proclamarei o decreto do Senhor:
Ele me disse: Tu és meu Filho,
eu, hoje, te gerei.
8 Pede-me, e eu te darei as nações por herança
e as extremidades da terra por tua possessão.
Jesus é o verdadeiro Rei Messias e deve ser honrado como tal.
2 - Deus sempre tem um remanescente fiel
2 - Deus sempre tem um remanescente fiel
Esse episódio também nos mostra como mesmo em meio a gerações perversas e más, Deus sempre tem o seu povo eleito e escolhido.
A bíblia diz que Deus sempre preserva um remanescente fiel segundo a eleição da graça.
5 Assim, pois, também agora, no tempo de hoje, sobrevive um remanescente segundo a eleição da graça.
A bíblia nos diz que José, mesmo fazendo parte do Sinédrio não consentia com os outros membros e era um homem justo e bom (Lc 23:50-51). João vai nos dizer que ele era discípulo de Jesus (Jo 19:38-39) e Marcos nos diz que ele esperava o reino de Deus (Mc 15:42).
Em seu relato, Marcos diz que ele foi corajosamente pedir o corpo de Jesus. Isso se dá pela animosidade que ele encontraria do restante dos membros do Sinédrio que queriam que Jesus fosse lançado em uma vala comum.
Aplicação
Aplicação
1 - Erro da generalização:
Independente da situação em que as coisas estejam, sempre haverá um remanescente. Muitas vezes caímos no erro da generalização de colocar todo mundo no mesmo barco. Quando Jesus exorta a Igreja de Tiatira por se corromper com a doutrina de Jezabel ele contrasta entre alguns dentro daquela igreja que não haviam se corrompido. (Ap 2:20)
2 - Erro de achar que somos o único justo da terra:
Um outro erro comum que pode ocorrer em tempos de dificuldade é cairmos no espírito de Elias de achar que só nós é que restamos, sendo que Deus havia reservado 7.000 homens que não haviam se dobrado a Baal. (1Rs 19:14; 18)
3 - Erro da geração:
Tendemos a olhar para a nossa geração e achar que ela é a mais corrupta que existe e que não tem salvação para ela, porém a geração de Jesus era má e adultera (Mt 12:39; At 2:40) pervertida e corrompida e Deus começou um avivamento no meio dela.
3 - José de Arimateia demonstrou seu amor por Jesus cuidando de seu corpo.
3 - José de Arimateia demonstrou seu amor por Jesus cuidando de seu corpo.
José, que talvez em outros momentos não tenha tido a oportundidade de servir a Jesus ou andar com ele como seus discípulos demonstrou seu amor por Ele cuidando de seu corpo.
Aplicação:
Aplicação:
Hoje não temos o corpo físico de Jesus para honrar e cobrir sua nudez, mas temos a igreja que é seu corpo na terra a qual podemos cuidar e servir. Pedro, quando questionado sobre se verdadeiramente amava a Jesus ouviu do mestre: Apascenta as minhas ovelhas (Jo 21:17).
Que possamos aprender com José a honrar e cuidar do corpo de Cristo.
Conclusão
Conclusão
O corpo de Cristo que outrora esteve humilhado, exposto e machucado na cruz, agora estava sepultado, coberto e embalsamado.
Ainda que a situação do corpo de Cristo na terra atualmente seja uma situação de vergonha e nudez a uma promessa de que ele será honrado e quando Jesus voltar a igreja será uma noiva adornada para seu noivo.
7 Alegremo-nos, exultemos
e demos-lhe a glória,
porque são chegadas as bodas do Cordeiro,
cuja esposa a si mesma já se ataviou,
8 pois lhe foi dado vestir-se
de linho finíssimo, resplandecente e puro.
Porque o linho finíssimo são os atos de justiça dos santos.
27 para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, porém santa e sem defeito.
Isso é uma promessa de Jesus:
18 Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.
44 Mas, nos dias destes reis, o Deus do céu suscitará um reino que não será jamais destruído; este reino não passará a outro povo; esmiuçará e consumirá todos estes reinos, mas ele mesmo subsistirá para sempre,
Portanto, enquanto aguardamos esse dia, que possamos viver com fé, esperança e amor, seguindo o exemplo de José, cuidando do corpo de Cristo — a sua igreja — e honrando o nosso Rei, que reina e reinará para sempre.
