A Lei de Deus (Segundo Sermão)

Lei de Deus  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 7 views
Notes
Transcript

Introdução

Em nosso culto passado, nós começamos a tratar sobre a Lei de Deus.
Tratamos do fato de que o homem foi criado para ser governado por essa Lei e de que essa Lei seria tanto o caminho da santidade, quanto o caminho para uma vida plena. Sendo esse segundo aspecto um dos pontos de nossa pregação, onde falamos que Jesus veio oferecer uma vida abundante, justamente por imprimir a Lei de Deus no coração do homem, capacitando-o agora a amar essa Lei e guarda-la e obersava-la, gerando assim um fruto doce para a vida daqueles que o amam e o temem.
E é em cima dessa verdade bíblica que nós iremos trabalhar.

Explicação

De capa a capa a bíblia nos mostra um padrão: Vida aos que amam o obedecem aos mandamentos de Deus e morte aqueles que o rejeitam e o abandonam. Essa é uma realidade até mesmo pré queda, onde Adão poderia ter vida obedecendo os mandamentos e morte na quebra dos mesmos.
O Apóstolo Paulo declara:
Romanos 8.2 ARA
2 Porque a lei do Espírito da vida, em Cristo Jesus, te livrou da lei do pecado e da morte.
Ou seja, existe uma Lei que foi impressa pelo Espírito que nos da vida e que nos livra da Lei que estava impressa pelo pecado em nosso corpo que nos conduz a morte.
Quando voltamos para o A.T, no livro de Deuteronômio, que significa literalmente repetição da Lei, Moisés faz um discurso diante da nação de Israel, um pouco antes de sua morte e da entrada da nação na terra prometida, renovando a aliança de Deus para com o povo mediante a reapresentação da Lei.
Nesse discurso, Moisés em sua parte final o encerra proferindo Bençãos e Maldições decorrentes da obediência e da desobediência dessa Lei, mostrando mais uma vez o padrão de Vida para aqueles que a seguem e morte para aqueles que a negligenciam.
Esse grande discurso está contido em Dt 28, contendo ali Benção para todas as áreas da vida da nação em caso de obediência e maldições severas por causa da desobediência.
Vejamos aqui alguns exemplos daquilo que Deus havia prometido ao povo:
Deuteronômio 28.1–9 ARA
1 Se atentamente ouvires a voz do Senhor, teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que hoje te ordeno, o Senhor, teu Deus, te exaltará sobre todas as nações da terra. 2 Se ouvires a voz do Senhor, teu Deus, virão sobre ti e te alcançarão todas estas bênçãos: 3 Bendito serás tu na cidade e bendito serás no campo. 4 Bendito o fruto do teu ventre, e o fruto da tua terra, e o fruto dos teus animais, e as crias das tuas vacas e das tuas ovelhas. 5 Bendito o teu cesto e a tua amassadeira. 6 Bendito serás ao entrares e bendito, ao saíres. 7 O Senhor fará que sejam derrotados na tua presença os inimigos que se levantarem contra ti; por um caminho, sairão contra ti, mas, por sete caminhos, fugirão da tua presença. 8 O Senhor determinará que a bênção esteja nos teus celeiros e em tudo o que colocares a mão; e te abençoará na terra que te dá o Senhor, teu Deus. 9 O Senhor te constituirá para si em povo santo, como te tem jurado, quando guardares os mandamentos do Senhor, teu Deus, e andares nos seus caminhos.
Josué, mais afrente entendendo também esse padrão de Vida aos que obedecem e morte aos que desobedecem, depois de conquistar as cidades de Canaã chamou o povo, renovou mais uma vez a aliança e declarou:
Josué 24.14–15 ARA
14 Agora, pois, temei ao Senhor e servi-o com integridade e com fidelidade; deitai fora os deuses aos quais serviram vossos pais dalém do Eufrates e no Egito e servi ao Senhor. 15 Porém, se vos parece mal servir ao Senhor, escolhei, hoje, a quem sirvais: se aos deuses a quem serviram vossos pais que estavam dalém do Eufrates ou aos deuses dos amorreus em cuja terra habitais. Eu e a minha casa serviremos ao Senhor.
Israel, durante um período da história até conseguiu vivenciar as promessas de benção de Deus, principalmente sobre os reinados de Davi e Salomão. Porém no decorrer do caminho a nação entrou em apostasia e acabou quebrando a aliança com Deus e experimentando as maldições escritas no livro da Lei.
Porém Deus, que não é homem para que minta estabeleceu um novo pacto. Uma aliança superior a qual nós estamos inseridos, perdoando nossos pecados, nos chamando de povo seu e nos dando agora seu Espírito. Porém esse padrão na nova aliança de vida para aqueles que o obedecem se mantém.
Obviamente que em Cristo Jesus nós já recebemos a vida, porém como será essa vida sera determinado pelo modo como lidaremos com os mandamentos.

Aplicação

Exemplos Neo Testamentários de Vida e morte aos que obedecem e desobedecem aos mandamentos.

Vida

1 - Jesus disse que ele se revela aqueles que o amam e o obedecem.

João 14.21 ARA
21 Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me manifestarei a ele.
Cristo se manifesta na vida dos que o amam e o obedecem.

2 - Deus presenteia aqueles que o buscam.

Hebreus 11.6 ARA
6 De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam.

3 - Jesus disse a Pedro que recompensaria na terra e no céu os que o seguem.

Marcos 10.28–30 ARA
28 Então, Pedro começou a dizer-lhe: Eis que nós tudo deixamos e te seguimos. 29 Tornou Jesus: Em verdade vos digo que ninguém há que tenha deixado casa, ou irmãos, ou irmãs, ou mãe, ou pai, ou filhos, ou campos por amor de mim e por amor do evangelho, 30 que não receba, já no presente, o cêntuplo de casas, irmãos, irmãs, mães, filhos e campos, com perseguições; e, no mundo por vir, a vida eterna.
Nós temos aqui então aqueles que o obedecem, aqueles que o buscam e aqueles que se entregam por ele, todos esses sendo recompensados.
E ao mesmo tempo nós temos no Novo Tesamento textos que a desobediência gera trás morte.

Morte

1 - Paulo declara que haviam enfermos no meio da igreja porque estavam desobedecendo os termos da Ceia do Senhor.

1Coríntios 11.23–30 ARA
23 Porque eu recebi do Senhor o que também vos entreguei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão; 24 e, tendo dado graças, o partiu e disse: Isto é o meu corpo, que é dado por vós; fazei isto em memória de mim. 25 Por semelhante modo, depois de haver ceado, tomou também o cálice, dizendo: Este cálice é a nova aliança no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que o beberdes, em memória de mim. 26 Porque, todas as vezes que comerdes este pão e beberdes o cálice, anunciais a morte do Senhor, até que ele venha. 27 Por isso, aquele que comer o pão ou beber o cálice do Senhor, indignamente, será réu do corpo e do sangue do Senhor. 28 Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e, assim, coma do pão, e beba do cálice; 29 pois quem come e bebe sem discernir o corpo, come e bebe juízo para si. 30 Eis a razão por que há entre vós muitos fracos e doentes e não poucos que dormem.

2 - Ananias e Safira morrem ao Mentirem ao Espírito Santo.

Atos dos Apóstolos 5.1–10 ARA
1 Entretanto, certo homem, chamado Ananias, com sua mulher Safira, vendeu uma propriedade, 2 mas, em acordo com sua mulher, reteve parte do preço e, levando o restante, depositou-o aos pés dos apóstolos. 3 Então, disse Pedro: Ananias, por que encheu Satanás teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo, reservando parte do valor do campo? 4 Conservando-o, porventura, não seria teu? E, vendido, não estaria em teu poder? Como, pois, assentaste no coração este desígnio? Não mentiste aos homens, mas a Deus. 5 Ouvindo estas palavras, Ananias caiu e expirou, sobrevindo grande temor a todos os ouvintes. 6 Levantando-se os moços, cobriram-lhe o corpo e, levando-o, o sepultaram. 7 Quase três horas depois, entrou a mulher de Ananias, não sabendo o que ocorrera. 8 Então, Pedro, dirigindo-se a ela, perguntou-lhe: Dize-me, vendestes por tanto aquela terra? Ela respondeu: Sim, por tanto. 9 Tornou-lhe Pedro: Por que entrastes em acordo para tentar o Espírito do Senhor? Eis aí à porta os pés dos que sepultaram o teu marido, e eles também te levarão. 10 No mesmo instante, caiu ela aos pés de Pedro e expirou. Entrando os moços, acharam-na morta e, levando-a, sepultaram-na junto do marido.

Conclusão

O padrão de bençãos para e maldições para aqueles que obedecem e desobedecem a Deus se mantém também na Nova Aliança.
As pessoas hoje negligenciam os mandamentos, crendo que a doutrina da imputação os livra dessa necessidade. Vemos crentes negligenciando o dizimo, o perdão, a misericórdia, a busca por Deus, a entrega de sua vida a Ele e esperando viver coisas extraordinárias da parte de Deus em suas vidas.
Porém não será assim. Em Cristo somos feitos filhos de Deus, salvos de nossos pecados, porém se viveremos o extraordinário da parte de Deus depende do tipo de cristãos que seremos.
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.