At.12.20-23 - GLORIFICANDO A DEUS COM A MINHA VIDA.

ATOS  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 24 views
Notes
Transcript

At.12.20-23

(Sermão 1189 do Banco de Sermões do ACCESS)
Introdução
1. A Bíblia nos informa que os crentes existem com o fim de serem para o louvor da Glória de Deus -
Ef.1:6,12
2. Isso quer dizer que, independentemente de queremos, ou não, Deus tem uma glória que é extraordinária. A nós nos cabe louvar, exaltar, engrandecer, anunciar essa majestosa glória a todo o universo.
Devemos nos ajuntar à natureza e fazer essa proclamação de maneira colossal - por isso que o salmista declarou: "Os céus proclamam a glória de Deus e o firmamento anuncia as obras de suas mãos"- (Sl.19:1).
3. Mas não foi isso que fez um rei que existiu no início do cristianismo - que nos serve de exemplo em COMO NÃO VIVER, ou COMO NÃO AGIR sob o peso de sermos severamente punidos. (Ler At.12:20-23)
Desenvolvimento
Quem era esse "Herodes"?
a. Um rei feroz que perseguia os cristãos chamado "Herodes Agripa I" (O segundo deve ter sido o Rei Agripa de At.26)
b. Era sobrinho de Herodes Antipas (o que tentou matar Jesus menino, que matou João Batista e a quem Jesus o chamou de "raposa").
c. Fazia parte de uma geração de homens maus - da dinastia herodiana.
Paralelamente à história bíblica, há o mesmo fato narrado nas palavras do grande historiador antigo Josefo (do século I), que diz assim:
“Então, quando Agripa tinha reinado durante três anos sobre toda a Judéia, ele veio à cidade de Cesareia, ... ... e ali ele apresentou espetáculos em honra a César, ao ser informado que ali havia um festival celebrado para se fazerem votos pela sua segurança. Em cujo festival uma grande multidão de pessoas importantes se tinha reunido... . No segundo dia de espetáculos ele (Herodes) vestiu um traje feito totalmente de prata, e de uma contextura verdadeiramente maravilhosa, e veio para o teatro de manhã cedo; ao tempo em que a prata de seu traje sendo iluminada pelo fresco reflexo dos raios do sol sobre ela, brilhou de uma maneira surpreendente, e ficou tão resplendente que espalhou horror entre aqueles que olhavam firmemente para ele; e no momento seus bajuladores gritaram, um de um lugar, outro de outro lugar, que ele era um deus; e acrescentavam: ‘Sê misericordioso conosco, pois ainda que até agora te tenhamos reverenciado somente como um homem, contudo doravante te teremos como superior à natureza mortal’. Quanto a isto o rei não os repreendeu, nem rejeitou sua ímpia bajulação. Mas, estando ele presente, e depois olhou para cima, viu uma coruja pousada numa corda sobre sua cabeça, e imediatamente entendeu que este pássaro era o mensageiro de más notícias, como tinha sido antes mensageiro de boas notícias; e caiu na mais profunda tristeza. Uma dor severa também apareceu no seu abdome e começou de maneira muito violenta. Ele portanto olhou para seus amigos e disse: ‘Eu, a quem chamais deus, estou presentemente chamado a partir desta vida; enquanto a Providência assim reprova as palavras mentirosas que vós agora mesmo me disseram; e eu, que por vós fui chamado imortal, tenho que ser imediatamente afastado depressa para a morte...’ Quando ele acabou de dizer isto, sua dor se tornou violenta. Desse modo, ele foi carregado para dentro do palácio; e o rumor espalhou-se por toda parte, que ele certamente morreria dentro de pouco tempo... E quando ele tinha se esgotado muito pela dor no seu abdome durante cinco dias, ele partiu desta vida” (Antiguidades, XIX, 7.2).
Seja a história bíblica, abordando pontos que interessam ao escritor Lucas (inspirado pelo Espírito Santo), seja a história nascida da pena de escritor tão respeitado, ambas nos levam a pensar na necessidade de honrarmos a Deus e não lhe negarmos a honra que lhe é devida.
Todos os seres humanos estarão perante o trono divino um dia e haverão de reconhecer que Ele é Deus e que Jesus é o Senhor de todas as coisas (Fp.2:10,11).
Há momentos em nossa vida que fatos ocorridos SÓ PODEM TER ACONTECIDO PELA VONTADE DE DEUS
a. Um emprego que tanto esperávamos...
b. Uma cura que tanto se almejava...
c. Um livramento inexplicável...
Já aconteceu algo parecido com você? (...) E qual foi a sua reação? (...) Qual o lugar que Deus ocupou nesse acontecimento em sua vida? (...) ou você acha que Deus não tem nada a ver com o que lhe acontece?(... ...)
Conclusão
1. Quem tem sido Deus para você?
2. Qual o grau de atenção que você dispensa para com Deus?
3. Como tem encarado suas vitórias? Tem agradecido a Deus por elas? Tem glorificado a Deus com as suas vitórias?
Muitos negam a glória e o reconhecimento devido a Deus. Isso só contribui para sua própria ruina. Se tem feito assim na sua vida, arrependa-se e faça com que sua vida - o que você é e faz - seja para a glória de Deus.
Lembre-se: "Existimos com o fim de sermos para a glória de Deus".
Que o próximo ano seja um ano cheio de gratidão de nossas vidas ao que Deus tem feito e fará por cada um de nós. AMÉM.
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.