Josué 6.22-27
Notes
Transcript
Texto: Josué 6.22-27
Texto: Josué 6.22-27
Título: “DE ONDE JEOVÁ TIRA SEUS ELEITOS, ELES NÃO DEVEM SER SAUDOSOS”
Título: “DE ONDE JEOVÁ TIRA SEUS ELEITOS, ELES NÃO DEVEM SER SAUDOSOS”
-----------------:
-----------------:
Introdução
Como alguns recordam o passado? Fazendo festa etc. Mas como era esse passado? Não falo da graça comum, mas sim da impiedade.
Como um cristão devem recordar o passado?
Nesta noite então, vamos observar no texto, três verdades que o Povo da Aliança não pode esquecer, quando você lembra:
"DE ONDE JEOVÁ TIRA SEUS ELEITOS, E COMO DALI, ELES NÃO DEVEM SER SAUDOSOS”.
----------------------
OBSERVAÇÕES DO TEXTO
----------------------
DE ONDE JEOVÁ TIRA SEUS ELEITOS, ELES NÃO DEVEM SER SAUDOSOS:
1ª POIS O SENHOR OS TIRA DA SUJEIRA E OS PURIFICA (v.22-23):
v.22 Aos dois que espiaram Jericó e foram escondidos por Raabe em sua casa, Josué ordena:
“Entrem na casa da prostituta e tirem-na de lá com todos os seus parentes, conforme o juramento que fizeram a ela.”
Tudo o que eles fizeram, desde o primeiro momento, indo espiar a terra até este, no resgate de Raabe; tudo, fora feito em obediência a ordem de Josué.
Eles foram enviados e fizeram o que lhes cabia. Mas aprouve ao Senhor usar Raabe, para guarda-los ali, enquanto espiavam. Porque ela fez isso? Resposta: Está escrito em Hebreus 11.31 “Pela fé, Raabe, a meretriz, não foi destruída com os desobedientes, porque acolheu com paz aos espias.”
Porque Ela fez isso? Pela fé. Pois havia escutado as histórias sobre o Povo da Aliança, e diante do terror que os cananeus de Jericó possuíam, ela tinha fé no Deus que é justo, mas também gracioso. Como está escrito na epístola de Tiago 2.23–26 “e se cumpriu a Escritura, a qual diz: Ora, Abraão creu em Deus, e isso lhe foi imputado para justiça; e: Foi chamado amigo de Deus. Verificais que uma pessoa é justificada por obras e não por fé somente. De igual modo, não foi também justificada por obras a meretriz Raabe, quando acolheu os emissários e os fez partir por outro caminho? Porque, assim como o corpo sem espírito é morto, assim também a fé sem obras é morta.”
Deste modo irmãos, o que Raabe fez ao esconder os espias revelava a sua fé. Foi a obra de uma mulher que possuía fé, não era uma qualquer tentando barganhar com o SENHOR. O SENHOR já estava agindo na vida daquela mulher, através dos relatos que ela ouvia, enquanto os outros cananeus, morriam de medo.
Portanto, no v.22 vemos a graça do Senhor alcançando esta mulher que era mui pecadora, rodeada de sujeira, mas também, com os pés sujos de lama, dentro de sua própria casa, onde possivelmente seria o local onde ela ganhava o dinheiro.
v.23 Os jovens que haviam espionado a terra vão resgatar Raabe, seu pai e mãe, com todos os parentes e tiram todos daquele lugar. Livrando-os do que veremos no versículo seguinte (v.24).
Mas o que acontece entre os versículos 23 e 25 na história de Raabe e sua família? Resposta: o final do v.23 nos comunica — eles foram separados. Como está escrito: “… e os acamparam fora do arraial de Israel.”
Só há um motivo para isto acontecer: purificação. Assim como haviam leis para purificação como de leprosos e enfermos, como está escrito em Levítico 13.46 “Será imundo durante os dias em que a praga estiver nele; é imundo, habitará só; a sua habitação será fora do arraial.”
E também, lei para purificação de gentios que adentravam ao circulo do Povo da Aliança. Como está escrito em Deuteronômio 23.3 “Nenhum amonita ou moabita entrará na assembleia do Senhor; nem ainda a sua décima geração entrará na assembleia do Senhor, eternamente.”
Texto que cito para exemplificar como o SENHOR é zeloso por pureza entre o seu povo, pois é bem claro no citação amonita ou moabita. Nações que foram oriundas de relação incestuosa, o que o SENHOR abomina. E de todo modo, neste texto de Deuteronômio, não há menção de outra etnia gentílica, portanto, pressupomos que seja algo envolvendo a origem dos mesmos.
APLICAÇÕES:
De onde o SENHOR o tirou? Como era sua antiga história?
Mas pastor, não devo recordar o mal que pratiquei ou a lama na qual mergulhava. De fato, podem existir alguns saudosos entre nós. A pergunta que fica é: Você foi purificado?
Como disse o apóstolo à Igreja em 1Coríntios 1.2A:
“à igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus e chamados para serem santos...”.
Você foi retirado do meio da sujeira, agora está entre pares. Mas você e estes (nós) fomos chamados para sermos santos. Sem saudosismos quanto ao trato passado.
Lembrar do Egito? Lembrar de Jericó? Resposta: Não mesmo! Nunca com prazer. Somente com o suspiro de quem fora redimido em Cristo Jesus e teve seus pés colocados sobre a rocha.
Como está escrito no Salmo 40.2 “Tirou-me de um poço de perdição, de um tremedal de lama; colocou-me os pés sobre uma rocha e me firmou os passos.” Portanto, espero que você esteja com os pés firmes e vivendo em pureza.
Mas, em segundo lugar:
DE ONDE JEOVÁ TIRA SEUS ELEITOS, ELES NÃO DEVEM SER SAUDOSOS:
--------------
2ª POIS ELES FORAM LIVRES DO FOGO E CHAMADOS À FAMÍLIA DA FÉ (v.24-25):
v.24 Depois que Raabe e sua família foram retirados de Jericó, a cidade inteira e tudo o que nela havia, foram incendiados. Os servos do SENHOR colocaram fogo no que era impuro e ofendia a santidade do Eterno, naquele lugar.
Fogo que é um elemento que tanto representa a Ira do SENHOR que é Santo, diante de homens iníquos. Como está escrito em Isaías 66.16 “porque com fogo e com a sua espada entrará o Senhor em juízo com toda a carne; e serão muitos os mortos da parte do Senhor.”
Tanto como representa a Santidade do Senhor, como lembramos de Moisés e seu encontro com o Eterno, no deserto de Midiã, e nas palavras do SENHOR ao mesmo em Êxodo 3.5, quando disse: “Não te chegues para cá; tira as sandálias dos pés, porque o lugar em que estás é terra santa.”
Assim como representa o ato de purificação do SENHOR, como comumente acontecia nas cerimônias de ofertas queimadas. O fogo tinha esse símbolo, purificação. Neste caso de Jericó tinha dois significados: A) O SENHOR SANTO E TODO PODEROSO apaga a história daqueles que obstinadamente busca iniquidade, e B) O SENHOR não queria o seu Povo Santo vivendo em solo impuro.
E neste caso, o SENHOR livrou uma grande pecadora e sua família desta terrível punição. Onde seu nome, não somente ficou lembrado aqui, como a mulher que fez uma das profissões de fé mais belas registradas nas Escrituras Sagradas.
Mas, o seu nome ficou lembrado também na descendência da monarquia judaica, e na descendência do Nosso Senhor Jesus Cristo (Mateus 1.5). Ela não fora somente alvo da Redenção, mas através da sua história/testemunho, e resultado do mesmo, a promessa fora cumprida, como fora prometida em Gênesis 3.15.
v.25 Esta escrito que Josué poupou a prostituta Raabe, sua família e seus pertences, pois ela escondeu os homens que Josué havia enviado a Jericó. Ela participou ativamente do que o SENHOR estava fazendo pelo Povo da Aliança.
E após a purificação registrada no v.23, onde está Raabe? Entre o Povo da Aliança. Ela não teve somente sua vida preservada. O que seria uma grande dádiva. Ela recebeu a maior delas.
Ficou livre da sujeira interna e externa, de Jericó. E mais, ela foi livre do fogo e fora purificada. Tanto como “vivia entre os israelitas até o momento.” E tem a sua fé lembrada como uma grande irmã. Vivendo entre o Povo e desfrutando da Aliança.
APLICAÇÕES:
Você percebe o que o SENHOR fez em seu favor? O que o Deus irado poderia fazer com você noutra circunstância? Caso você estivesse sob o julgo do pecado?
Vivendo como disse o apóstolo em Efésios 2.1–3 “Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados, nos quais andastes outrora, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência; entre os quais também todos nós andamos outrora, segundo as inclinações da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos, por natureza, filhos da ira, como também os demais.”
Ser filho da ira nos levaria para onde? Você sabe a resposta. Mas e agora, como vivemos e porque estamos onde estamos? Resposta: Em Efésios 2.4–5 está escrito: “Mas Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou, e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo, — pela graça sois salvos,”.
O apóstolo fala na terceira pessoa do singular. Nós. Nós somos este povo. Esta família. Que outrora vivia diante do fogo iminente, da ira do SENHOR, como vivia O Peregrino, de John Bunyan. Mas agora, vivemos numa bela família, que podemos chamar de nossa.
Mas, em terceiro lugar:
DE ONDE JEOVÁ TIRA SEUS ELEITOS, ELES NÃO DEVEM SER SAUDOSOS:
--------------
3ª POIS ELE ESPERA UM COMPROMISSO PÚBLICO DESTES (v.26-27):
v.26 Neste momento, diante do povo que estava ali, Josué faz um pronunciamento. Bom, segundo a ARA, “Josué fez o povo jurar”, mas segundo a NVI, “Josué pronunciou este juramento solene”.
A pergunta que surge é: no que esta diferença implicaria? Resposta: A) Segundo a ARA, todo o povo deveria comprometer-se em não “reconstruir a cidade de Jericó”; e B) Segundo a NVI, seria uma declaração de maldição sobre aquele que reedificasse a cidade, tanto como uma declaração profética.
Pois, segundo a possível interpretação da opção B) A profecia se cumpriu na época da monarquia judaica, onde um homem de Betel, que ficava na região de Judá, tenta reedificar Jericó. E claro que ele não faz isso por bondade, ou desatenção. Ele é um homem tão ímpio quanto seu rei à época. Que era Acabe.
Acontece então, como está registrado em 1Reis 16.34 “Em seus dias, Hiel, o betelita, edificou a Jericó; quando lhe lançou os fundamentos, morreu-lhe Abirão, seu primogênito; quando lhe pôs as portas, morreu Segube, seu último, segundo a palavra do Senhor, que falara por intermédio de Josué, filho de Num.”
Bom, creio que Josué faz tanto um alerta, quanto aponta para a maldição que cairá sobre o que tentar erigir novamente, a cidade de Jericó. Pois a mesma, como toda cidade em Canaã, vivia de paganismo e culto com práticas de prostituição. O que Deus pensaria disso?
O que Deus esperaria de alguém que publicamente faz parte do Povo da Aliança? Fidelidade ao Reino do Senhor. Mas e se essa pessoa, busca em sua vida, guardar valores que não fazem parte do Reino de Deus? Tais como: A) Apoiar famílias secularizadas; B) Lutar pela causa do aborto; C) Idolatrar o estado etc.
Deus espera o oposto de alguém que publicamente faz parte do Povo da Aliança.
v.27 Nos comunica que a popularidade de Josué se espalhou por toda a terra. Não é diferente hoje com o Nosso Senhor Jesus Cristo. Mas, o que muitos dizem sobre ele hoje? Talvez, boa parte das pessoas creem num Jesus genérico, que não é o verdadeiro.
E qual é o verdade Cristo? Resposta: Aquele que abraça pecadores arrependidos, até mesmo Raabes, mas em hipótese alguma coaduna com o pecado ou permitirá que elas permaneçam assim. Este é o verdadeiro Cristo. Santo, Santo, Santo!
Aqu’Ele, diante de quem, Josué também escutou: “— Tire as sandálias dos pés, porque o lugar em que você está é santo.”
E ele, ao ouvir isso, fez assim.
APLICAÇÕES:
Veja bem que Filho da Aliança você tem sido. Na verdade, veja se realmente você tem obras que estão em harmonia com a fé que você declara sustentar.
Ou você tem um compromisso com a verdade e santidade, ou você será como Hiel, o betelita. Conhecido como parte do Povo de Deus, mas tentando reerguer Jericó.
O Reino de Deus deve vir, não Jericó. Ao comprometer-se publicamente, você não somente dá as costas para esta cidade suja, como você deve militar contra ela e seus súditos. Tanto como, você deve arregaçar as mangas para participar da construção do Reino de Deus.
----------------------
CONCLUSÃO:
Você foi salvo e purificado! Livre do fogo e colocado entre a família! Como então responderá a todas estas dádivas?
Certamente, é lutando para o fruto do Espírito amadurecer. Despindo-se do velho homem e revestindo-se do novo.
