Tiago 1.21-25 | Deus Transformou Uma Costela em Eva
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 23 viewsNotes
Transcript
DEUS TRANSFORMOU UMA COSTELA EM EVA
DEUS TRANSFORMOU UMA COSTELA EM EVA
Tiago 1:21-25 - Deus transformou uma costela em Eva - Tarcízio Carvalho
Vamos abrir a Palavra de Deus no livro de Tiago, capítulo 1, versos 21 a 25. Tiago, capítulo 1, versos 21 a 25.
A palavra de Deus diz assim, ouçam com coração e atenção. Portanto, despojando-vos de toda impureza e acúmulo de maldade, acolhei com mansidão a palavra em vós implantada, a qual é poderosa para salvar a vossa alma. Tornai-vos, pois, praticantes da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos. Porque se alguém é ouvinte da palavra e não praticante, assemelhe-se ao homem que contempla num espelho seu rosto natural, pois a si mesmo se contempla e se retira, e para logo se esquece de como era a sua aparência. Mas aquele que considera atentamente na lei perfeita, lei da liberdade, e nela persevera, não sendo ouvinte negligente, mas operoso praticante, esse será bem-aventurado no que realizar. Vamos falar com Deus novamente?
Bom Deus e Pai, ajuda-nos a ouvir a Tua voz à medida em que consideramos o texto de Tiago que lemos. Obrigado, Senhor, porque a Tua voz é poderosa e nós temos crido nisso. No nome de Jesus. Amém. Espelhos, imagens, espelhos, espelhos, espelhos. Cuida da sua imagem. tem bastante a ver com quem você é, mas também com a percepção que as outras pessoas têm de você. Você vai até ajustando, né? O que eu acho que eu sou, o que eu acho que eu estou vendo. E, de vez em quando, tem desacordo, né? Ficou boa essa roupa? Não. Mas eu achei que ficou boa. Então, tá. Aí o famoso perguntou para quê, né? A percepção do outro. Cuidar, em geral, da imagem pessoal significa fazer com que suas melhores qualidades sejam percebidas pelas pessoas ao seu redor.
E, claro, sabemos que nem sempre as pessoas veem o melhor em nós. E também nem sempre nós mostramos o melhor em nós. Ainda assim, afinal, com o que comparar para saber quais são as melhores qualidades? Onde você vai descobrir isso? Quais são as melhores qualidades em você? Cuidar da aparência passa rápido demais. É carne que logo será pó. E você fica, então, se perguntando, e aí? Quem é a pessoa atrás do uniforme? Quem é a pessoa atrás da maquiagem? Quem é a pessoa atrás dos músculos, atrás do crachá? Quem é ela? Tem uma obra de Machado de Assis chamada O Espelho, que acaba de fazer 142 anos de publicação. Faz tempo, não é? Ela pode ser encontrada em uma coletânea de papéis avulsos, chamada Papéis Avulsos, que tem essas narrativas curtas machadianas.
E, nesse conto O Espelho, nós temos Jacobina, que é um homem de meia idade que conseguiu subir na vida por conta de uma nomeação a um posto militar. É o posto de Alferes, crianças, não existem mais Alferes hoje. Então, depois que fizeram a reforma lá na década de 30, então nós não temos mais Alferes. Hoje corresponderia mais ou menos a um segundo tenente. E ele e mais quatro amigos, Jacobina e mais quatro avinos, discutiam sobre a alma. Jacobina defendia uma teoria de que cada pessoa possuía duas almas, uma exterior e outra interior. E para comprovar isso, ele conta uma história. A história da vida dele, quando ele tinha 25 anos. Ele foi nomeado Alferes da Guarda Nacional, porque ele garantiu uma mudança significativa de status.
Sua família passou a elogiá-lo, a se orgulhar dele, agora era o Sr. Alferes. Não tinha nem nome, ele era o Sr. Alferes. Um dia, sua tia, Marcolina, o chama para ir para o sítio onde ela morava, e todos lá o paparicavam. E todos o chamavam de Alferes o tempo inteiro. É bom, não é? Seu Alferes, um cafezinho? Seu Alferes? Sua roupa está passada. Seu Alferes? Está na hora de comer. Quer comer uma coisinha essa? Seu Alferes? Seu Alferes? O tempo todo. Sua tia tinha um espelho bonito, grande, na sala, mas ela o colocou no quarto de Jacobina. Mas aconteceu um problema, e eu vou encurtar essa parte. Houve um problema e todos sumiram do sítio. Foram resolver algumas coisas, os escravos, vendo que os donos saíram, fugiram, e Jacobina ficou só naquele lugar.
Ele agora desfrutava das sombras da solidão e da angústia de ter perdido a sua alma exterior, que eram os paparicos, os elogios, os elogios frouxos, fruto da imagem que faziam dele. Quando ele se olhava no espelho, no grande espelho que estava no seu quarto, ele olhava e não conseguia entender direito. Ele até achou que estava tendo algum problema de vista, porque ele via uma imagem corrompida, difusa, que era a imagem que ele fazia de si na ausência dos outros. Não conseguindo enxergar a si mesmo com nitidez, Jacobina tem uma ideia, ele resolve vestir a sua farda de alférez. E aí se olha no espelho e dessa vez a imagem era nítida, nos detalhes, nos contornos. Ele entendeu como é que ele podia recuperar a sua alma exterior que preenchia a sua alma interior.
Assumir que os outros dizem de você. Hoje o nosso texto ensina que espelhar-se na palavra de Deus nos deixará felizes. com a imagem formada. E nós vamos ver isso em duas partes, acolher e praticar a palavra de Deus, a palavra que ele já colocou no nosso coração. Então, espelhar, o espelho, então, está para a palavra de Deus no texto, espelhar, ele vai dizer que é acolher a palavra e praticar a palavra. Se você só se lembrar disso, está bom, dá para você ir embora feliz. Porque essa é a felicidade que ele propõe. Acolhe a palavra de Deus e a pratica. Pronto. É isso. E é isso que nós vamos ver. Quanto ao acolher. Tá, mas a gente vai falar sobre acolher, mas como é que a palavra de Deus é espelho?
O texto de Tiago mostra, então, exatamente esse movimento, que inclui o acolher e praticar a palavra de Deus. Isso é o que significa ela funcionar como espelho na sua vida. Às vezes, as pessoas usam outras coisas para se espelharem. Você já deve ter ouvido alguém falar assim. É, ele se espelha muito no irmão dele. A gente costuma usar essa ideia, não é? De você se espelhar nas atitudes de alguém. Você quer ser parecido com alguém. Mas não é o único jeito. O pintor e arquiteto italiano Giorgio Vasari Ele conta que ao terminar a escultura Moisés, Michelangelo teria questionado, por que você não fala tamanha perfeição da obra? Por que ela não fala satisfação com o trabalho das suas mãos? A escultura espelhava o humano tão bem que podia falar, né?
Podia ser um irmão. Tem uma outra história da escultura de uma mulher que nomearam mais tarde de Galatea. foi a obra de Pygmalion, Pygmalion, em português a gente chama de Pygmaleão, mas o Pygmalion, ele estava triste, porque ele via as mulheres na ilha, naquela ilha grega, e não achava nenhuma que fosse alguém que ele pudesse se casar, então ele esculpe uma mulher, e olha e fala assim, cara, esta, esta estátua é tudo que eu queria na vida. Ela espelha o ideal de mulher que eu desejo. Conta o mito grego que Afrodite a transformou em uma mulher e eles se casaram. Final feliz, bonitinho. Em todos esses casos, você tem sempre a ideia de uma fala inexistente ou uma fala interrompida, mas a necessidade de que haja uma conversa.
que haja uma palavra no espelhamento. Não é só um espelhamento, não é só uma foto. Não é à toa que a inteligência artificial está fazendo as fotos falarem, porque as pessoas ficam animadas com isso. A fala e o espelhamento. Pode ser até o encontro com a pessoa dos sonhos, que pode, inclusive, não ter vivido na mesma época que você, como mostra um filme antigo em algum lugar do passado. Você se apaixona por alguém que você nunca, de fato, viu, porque não é da sua época. Ou seja, as falas do romance podem até ser sonhadas para espelhar o que você deseja. O tempo todo são pessoas trabalhando, esculpindo a mudança e nutrindo uma esperança. Podia ser até o Pygmalion, do Bernard Shaw.
que também mediado pela linguagem, trabalha a mudança de uma mulher do povo para uma mulher sofisticada da alta sociedade. Só mudando a linguagem. Existe uma expectativa de transformação, de uma condição inferior para uma condição superior. Pode ter sido esculpido em madeira ou em mármore, mas por que não fala? É um sonho antigo, não é? Transformar um boneco de madeira em um menino de carne e osso que fale. Não é mesmo, Carlo? É um sonho antigo. A palavra de Deus, ela precisa ser repetida por você e utilizada. É isso que Tiago está dizendo. Repita para você e utilize. Porque é assim que você vai crescer espiritualmente. Tiago explica que devemos acolher a palavra de Deus com humildade, não éfraqueza, émansidão, ao acolhermos a palavra de Deus, será impossível deixar junto com ela, a raiva, a malícia, a amargura, é por isso que essas coisas você tem que jogar fora, porque a própria palavra vai expulsar isso, e vai te fazer insatisfeito, não dá para viver assim, dizendo que eu amo a Deus,
fazendo essas coisas, não dá, não tem espaço para isso, então, a palavra de Deus vai fazer você, passar a apreciar gentileza e humildade, e não mais gritaria, por exemplo, nós queremos interação, e nós queremos espelhamento mediante a fala, e a Bíblia é essa palavra de Deus, e nós queremos que esse esculpice, ele seja tão impressionante, que espelhe quem eu sou, e como eu me relaciono, eu estou vendo o povo todo empolgadésimo, com inteligência artificial, eu sei onde é que isso vai parar, as pessoas querem, elas querem construir um humano adequado, quem sabe, mediante a inteligência artificial, já que não somos nós, exista um, que me ensine a ser como eu devo ser, é muita expectativa apostada aí, não é? Quando você já tem o espelho dizendo quem é você.
Mas é isso, eu fico esperando que alguma coisa espelhe quem eu sou e como que eu me relaciono. Aí você fala, ei, Deus transformou uma costela em Eva. E isso vai muito além de esculpir. Adão olhou para a recém-chegada Eva e disse, ah, essa é osso dos meus ossos, é carne da minha carne. Deus foi o primeiro a transformar uma costela em Eva, só com o poder da sua fala. É por isso que aqui no livro de Tiago devemos acolher a palavra de Deus, porque quando eu acolho a palavra de Deus, estáacolhendo algo que é poderoso. Eva não era apenas semelhante a Adão, porque podia ser só uma estátua, ele olha para a estátua e fala assim, cara, que estátua, podia ser uma galateia.
Olhar para Eva e falar assim, rapaz, Deus, obrigado por essa estátua. Eu só estava vendo bichinhos aqui, mas olhar para essa estátua é tão impressionante. Não, fez uma pessoa como ele. Eva não era apenas externamente semelhante a Adão. Ela também foi criada a imagem de Deus para espelhá-lo ao homem no relacionamento de ajuda e fortalecimento. É por isso que, Todas as vezes que eu lembro do texto bíblico, Deus é o nosso auxílio e fortaleza. Eu lembro da minha mulher. E das mulheres que foram todas elas chamadas para serem exatamente isso, quando Deus as usar para serem isto. Porque foi assim que elas foram formadas, para serem auxílio e fortaleza. Percebe? não é apenas acolher a palavra de Deus como um bom escrito, ou um texto digno de fazer parte dos seus ditos favoritos, ela é muito mais do que isso, não é apenas projetar uma cópia perfeita de você, ou esculpir uma imaginária humanidade, não, acolher vai bem além de receber bem, é dar boas-vindas a quem tem o poder, De transformar você.
Tem várias igrejas que usam a palavra acolhimento, fazer o acolhimento das pessoas que visitam, etc. No corpo de Cristo é assim. E aqui na CML eu tenho certeza que o acolhimento é bem legal. Pelo menos é o que eu ouço falar o tempo inteiro. Eu sei que membros da CML nessa hora fazem assim. Tem sempre alguém para fazer isso, né? Se você fez isso, abre o olho. Abre o olho porque Deus pode usar você. para acolher pessoas. Talvez não esteja sendo bom o bastante, porque falta você, desdenhador. Então, pensa aí. Dar boas-vindas a quem tem o poder de transformar você. É assim que você dáboas-vindas a quem nos visita? Você fala assim, como assim? Que história é essa? Uma coisa é acolher visitantes para que eles se sintam bem.
Isso é metade do caminho. Só metade do caminho. Francisco quer dizer, então, que tem uma teologia do acolhimento? É, isso aí. Tem uma teologia do acolhimento. E, às vezes, o problema é que a gente para aí. Nós queremos que a pessoa se sinta bem. É importante que elas se sintam bem, mas a teologia do acolhimento é muito maior do que isso. Você acolhe bem porque você sabe do que Deus é capaz na edificação do seu corpo. É por isso que você acolhe. Ali está uma pessoa que será de alguma forma um instrumento nas mãos de Deus em favor do seu povo. Não é menos do que isso. Então não é só para ela se sentir bem. Você estárecebendo alguém que será instrumento de Deus um dia no meio do seu povo.
Em favor do seu povo. Na verdade, nós acolhemos porque é primeiro por causa de Deus. Não é? Para a pessoa se sentir bem é uma consequência disso. Porque quando você passar a enxergar assim, eu vou receber bem porque essa pessoa vai fazer muito bem a este corpo. Deus vai usá-la para isso. É por isso que a gente acolhe bem. E nós acolhemos porque acreditamos no poder transformador da palavra de Deus. Se eu não acreditar, pode ser só isso. Fazer a pessoa se sentir bem. Mas quando eu acredito nisso, Eu sei que mudanças estão nos aguardando com as pessoas envolvidas no processo. Uns aos outros. Nós acolhemos porque nós acreditamos no poder da palavra de Deus. Ela não é só um texto a ser decorado.
Deus a implantou em nós, mas ele requer que a leiamos, que saboremos, que mastiguemos. Metáforas bíblicas comuns para falar sobre a palavra, o sabor dela. O mastigar que você deve ter, ruminar constante. Mas o resultado da palavra de Deus em nós não é uma metáfora. Ela é uma realidade tão impressionante quanto uma costela virar mulher. Eu quero que você pense nessa cena na hora do almoço. Você vai comendo a costelinha, cortando um franguinho, ossinho, olha para o osso e fala assim, como é que Deus faz isso? Ele pega um osso e faz virar uma galinha. Ou pega um osso e faz virar uma mulher. Ele é capaz de fazer essas coisas. E é por isso que nós continuamos a ler a sua palavra e nos espelhar nela. É assim que você acolhe as pessoas?
É assim que você acolhe a palavra de Deus? Acreditando de fato que ela é poderosa? Tão poderosa? Quanto Deus transformar um osso em mulher? Pensa nisso sobre o acolher, porque agora eu vou para o praticar. Não sei se eu vou conseguir praticar, mas vamos lá. Na época de Nemias, 400 a.C., por aí, existia um homem na Grécia chamado Diógenes. Você deve ter ouvido falar nele. Ele andava com uma lanterna durante o dia e dizia, Procura um homem. Ele buscava um homem que vivesse segundo a sua essência, que ele não sabia exatamente qual era. Mas ele procurava um homem que vivesse a sua vida superando as convenções sociais, como o problema do Alferes. Ele era moldado pelo que as pessoas diziam dele. Ele falava, não é possível, deve existir um ser humano que em essência seja humano.
E o que o faz humano? Porque as convenções sociais, o luxo, o dinheiro, o conforto, não é isso que faz o homem. Então ele buscava um homem que tivesse encontrado a sua verdadeira natureza e fosse feliz. Para ele, os deuses deram aos homens formas para viver de modo fácil e feliz. Só que os deuses esconderam essas formas dos homens. Eles achavam isso. Estamos nós aqui pregando a palavra de Deus, o Senhor dos senhores, que não escondeu e disse, você quer ser feliz? É desse jeito, não está escondido. Diógenes buscava descobrir esses modos de viver, tentando demonstrar que as pessoas têm tudo ao seu dispor para serem felizes, mas elas têm que conhecer a sua natureza, mas nunca explica qual é a natureza. Mas ele diz que as nossas necessidades, ele sempre chega na condição animal.
O animal, ele não está nem aí se ele está agradando o vizinho ou não, se tem convenções sociais ou não, ele é, em geral. Quando você não o constrange, né? Mas em geral ele écachorro, é gato, é galinha, é cavalo. E ele falava então que é nas necessidades básicas dos animais. que o homem deve se espelhar para conduzir a sua vida. Eu falo assim, diógenes. Eu tive uma infância feliz, muitos bichos. Eu não conseguia ver tanta coisa nos bichos. Tem aquelas coisas que a própria escritura diz, vai até com a formiga preguiçoso. Mas não é exatamente para você ficar olhando as formigas e copiando as formigas. o exemplo de trabalho de Deus é bem anterior a ele falar de formigas, a pessoa fica olhando, ou então a gente fica olhando para o bicho errado, talvez por isso que a gente seja chamado de anta-cavalo, porque você fica olhando outros animais e aprendendo outras coisas, então você fica aprendendo diferente,
mas eu sei que diógenes, não, você consegue perceber onde é que a gente chega? Se nós desprezarmos Deus como nosso Criador, que nos formou a sua imagem e a sua palavra como texto que nos molda, você vai virar um diógenes, alucinado pela cidade, procurando uma pessoa ou se espelhando nos animais, se espelhando nas coisas criadas. É como se estivéssemos perdidos, apenas imitando as qualidades dos animais, por exemplo, que a gente julgue mais interessante. A palavra de Deus praticada, ela vai mudando a sua imagem para ser cada vez mais conforme a imagem do Deus Filho, Jesus Cristo, que é a única humanidade que interessa ser copiada. É isso que acontece quando você olha para o espelho da lei perfeita e a pratica. A palavra de Deus vai moldando você e ocorrerá um milagre tão impressionante quanto um osso virar uma mulher.
Diógenes jamais encontraria entre os mortais um homem. Ele estava certo quanto a ver algo de muito errado. Essa é a parte boa, né? Ele estava certo. tinha algo muito errado, como saber o que é um homem? Como saber o que é uma mulher? Quais são as nossas melhores qualidades? Onde está o espelho certo, seguro, que vai nos dar essa informação? Você não fica cansado de ouvir sobre tantos espelhos, o tempo todo, atraindo você e apontando qual é a imagem que você deveria refletir? Mas que cada dia mais você fica mais fragmentado? Machado, ele foi bem no espelho, mas ele não chegou no nó da questão. Como é que resolve? Quem é a pessoa sem o título, sem o uniforme? Quem é essa pessoa?
Se você finge que acolhe a palavra de Deus, mas não a pratica, você estáenganando a si mesmo. Você aparenta interessar-se pela vontade de Deus, mas você não move um milímetro para a obediência. A vida quebrada é tão frouxa e tão repleta de auto-enganos. E o pior tipo de auto-engano é quando você está cercado de gente religiosa. não é de gente crente, discípula do Senhor Jesus Cristo, vou fazer uma distinção, é de gente religiosa, gente religiosa pode enganar bastante, é um auto engano para quem é religioso, e para quem está olhando de fora, ela só está olhando, que é o grande clássico brasileiro, a pessoa vai à igreja, significado quase nulo, a pessoa foi a um prédio, e daí? cumprir minhas obrigações. Ah, não, é uma pessoa muito gentil, vai à igreja.
O que significa vai à igreja? Tem que ter mais coisas aí do que só vai à igreja. Porque uma pessoa religiosa vai à igreja. Pode ir até aos estudos, usa bem o linguajar cristão, a bênção, né, gente? A bênção. Para a glória de Deus, sempre. Qualquer um diria que é uma pessoa religiosa. Agora, cuidado. Porque Jesus ensina, o que Tiago estácolocando para a gente, é o que Jesus ensina, que ouvir e saber, nada, absolutamente nada resolve. Jesus disse bem clarinho, todo que ouve as minhas palavras e não as pratica, é como um insensato que construiu na areia. Ouvir e saber, grande coisa. Não pratica, insensato. Está construindo na areia. E se quer falar, a palavra de Deus resolve. Nem tudo o que diz Senhor, Senhor, entrará no reino dos céus.
Só o falar não resolve. E o conhecimento claro da palavra de Deus pode até se tornar uma acusação para aquele que não vive de acordo com a fala. sabe a história do servo lá em Lucas, que conheceu a vontade do seu senhor, e não se aprontou, nem fez segundo a sua vontade, esse será punido com muitos açoites, ele sabia qual era a vontade declarada do seu senhor, como nós sabemos da escritura, eu sei qual é a vontade declarada do nosso senhor, nós sabemos dela, olha o ombro, Ou faz que nem criança faz quando o pai vira as costas ou fecha a porta?
Checa, checa primeiro. Saiu mesmo? Liga a TV. Checa primeiro, a gente não quer apanhar outra vez. A gente tem medo, mas não tem vergonha. Checa primeiro. ouvir a palavra de Deus, ler a palavra de Deus é como se ver num espelho, de Gênesis a Apocalipse, é mostrado para nós o diagnóstico e a terapia de Deus, após aquela catástrofe do pecado em relação a cada indivíduo, a humanidade, a pessoa pois que acolhe a palavra de Deus, ouve primeiramente o diagnóstico divino, vê a si mesmo com clareza e com verdade, como um espelho, o espelho não lhe zonjeia, meu Deus, elas aparecem, não é? Nós vemos o quanto nos sujamos por meio do pecado, porque o espelho só mostra a casca, mas a palavra de Deus mostra lá dentro, o ser humano natural não gosta desse espelho, Prefere não olhar para esse espelho, prefere não ler essa palavra, não ouvi-la.
Se interessa por tudo mais, mas não esse espelho. Porque não consegue se submeter a esta palavra. Então tenta se distanciar dela, esquecê-la, para continuar como é. O ser humano, ele não vê só, apenas, A si mesmo quando olha para a palavra de Deus. Porque a palavra de Deus não é só espelho. Ela também pode se dizer, ela também é uma janela. Porque nela nós vemos o nosso Senhor. E é isso que Ele quer que você veja o tempo inteiro. Essa é a terapia divina para nós sempre. Sempre. Jesus é essa luz inesgotável que nos transforma. Por isso é necessário que a gente esteja sempre captando os seus raios e deixemos fazer morada para ver o resultado disso em nós.
Sob a influência do pecado, nós já vimos que historicamente, na sua história, o tempo inteiro, você se torna uma pessoa presa, amarrada. Mas já aprendeu pela palavra de Deus que o Senhor Jesus Cristo o torna livre. Essa é a norma de uma vida com o nosso Senhor. A norma da verdadeira liberdade. A gente se torna livre do pecado, do mundo e do diabo, somente se e somente nós estivermos amarrados ao Senhor Jesus Cristo. Ou, usando uma linguagem bíblica na construção, somente quando você é escravo de Jesus Cristo é que você é de fato livre. Quando qualquer outra coisa se torna o seu Senhor, aí você não é livre coisa alguma. Então, estar fixos em Deus, na sua vontade, é a verdadeira liberdade para nós. Por isso a insistência com a palavra, a palavra.
Viver, pois, na comunhão com o Senhor, conscientes de que Ele está conosco, quando estamos voltados a Ele em serviço, isso é de uma felicidade tão indestrutível. É uma vida tão plena de sentido que mesmo nesse mundo quebrado e repleto de sofrimentos, você desfruta de paz. O sermão seguinte vai lidar com o que destrói essa adoração a Deus e o que faz parte da adoração a Ele. Por agora, quando nós vivemos a vida justa que Deus deseja, Quando nós ouvimos com cuidado e obediência a palavra dele, então quando você planejar fazer alguma coisa ou dizer algo, pergunta para você mesmo se as suas ações ou as suas palavras vão promover a honra de Deus, avançar a causa da justiça e da paz entre os semelhantes.
Isso vai te ajudar naquela hora quando o seu Irmão em Cristo chegar e falar assim, Marcel, tem uma bomba para te contar, cara. Aí você fala assim, é uma bomba? Se é bomba, explode. Se explode, vai machucar a gente. É melhor não, né? Acho que é melhor não, cara. Porque, mas tenta aí, deixa eu ouvir. Aí você conta e fala assim, você está sabendo que o fulano, fala assim, então, eu sabia, éestilhaço mesmo. Estilhaço, presta não. Vamos fazer o seguinte? as nossas atitudes, as nossas palavras, tem que promover a honra de Deus, as pessoas foram criadas a imagem dele, eu tenho que lutar pela honra delas, mesmo que elas não estejam lutando, essa pessoa está fazendo de tudo para estragar a honra dela, mas eu não sou colega nessa história, porque meu sobrenome não é diabo, então eu não posso entrar nesse consórcio, eu tenho que falar assim, não, eu sei.
De fato, essa pessoa está lutando para ser desonrada. Mas o nosso papel é de honra. Isso é praticar a palavra? Olha, gente, o que Machado viu foi real. Mas não foi toda a realidade. De fato, nós podemos nos amoldar à imagem que os outros fazem ou projetam sobre nós. vem sendo assim desde que o humano resolveu não reconhecer Deus como verdadeiro, e passou a eleger dentre as coisas da criação, aquilo que passou a se chamar de seu novo criador, e aqui eu quero voltar ao texto da nossa liturgia, mas só um pedaço dele, texto de Colossenses, quando Paulo ensinou, dizendo, olha, Jesus nos libertou do império das trevas, Tiago fala, olha, limpa essa impureza, então tenha certeza que a poderosa palavra de Deus já nos libertou do império das trevas, você acredita nisso?
Às vezes a gente fala assim, cara, eu quero acreditar, mas eu estou tão emaranhado aqui, que eu não sei se ele me libertou mesmo, não, ele libertou, a questão de vocêcontinuar emaranhado é mais ou menos como Pedro andando sobre a água, enquanto ele creu, ele andou, na hora que ele duvidou, ele afundou, então não vem me dizer que Deus não fez a obra inteira, porque ele fez, ele fez, e aí Paulo pode ensinar que Jesus nos libertou do império das trevas, você de fato acredita nisso? Ele já nos transportou para o reino do seu amor, ah, você não sabe onde eu moro, não, eu sei onde você mora, onde você mora eu sei, Mas por enquanto você está de peregrinação por aqui em qualquer outro endereço. Mas eu já sei onde você mora.
Você sabe onde você mora? Que você já foi transportado para lá? Que você tem a redenção? Que você tem a remissão de pecados? E um dos jeitos de você não praticar a palavra de Deus é você ler a palavra dizendo que você foi redimido e perdoado e quando você peca você fala assim Cara, isso foi grande. Isso foi grande. E eu não sei se eu consigo encarar Deus de volta. É assim, porque tem pecado que eu já pedi perdão milhões de vezes e eu não sei. Eu não sei. Praticar a palavra é voltar tantas vezes quantas necessárias para falar, Deus, obrigado porque o Senhor já redimiu os meus pecados. e eu quero confessar os de hoje, eu quero confessar os de agora, eu quero entregar, porque eu não quero desse jeito, eu sei que estou meio sem vergonha nessa história, mas assim, eu não quero me importar nem com o que eu estou achando de mim, mas eu quero acreditar no que o Senhor diz de mim, afinal, Jesus é a imagem do Deus invisível.
olhar na palavra de Deus então é você é você dentro do espelho sabendo quem está fora é Jesus Cristo e é a ele que você espelha e ele é a imagem do Deus invisível nele tudo absolutamente foi criado nos céus e na terra tudo por meio dele e para ele Então, quando você acolhe e pratica a palavra de Deus, você está fazendo aquilo que é dito aqui. Você estáreconhecendo o poder criador de Deus, que é capaz de fazer de um osso uma mulher, do pó pessoas. Você reconhece esse poder. E você simplesmente decide que vai praticar, porque você não podia decidir isso antes. Você era escravo do pecado. Aí você fala, então, eu posso dizer não para o pecado? Pode. Diga. Repita. Pratique. É, mas eu disse não e depois fiz besteira.
Então, pede perdão, levanta e vai de novo. E vai outra vez. Deus vai te fazer crescer na graça. Praticar a palavra de Deus é esquisito, né? Porque parece que vai ser daquele jeito que ele falou, né? E a gente vai ser feliz. Será que é verdade, pastor Emílio? Será? Ele disse que é. Vamos orar? Bom Deus e Pai, ajuda-nos a não só saber essas coisas, Deus, mas internalizar de um tal jeito Que lá de dentro do coração essa crença seja tão forte de que Jesus Cristo é toda a felicidade de que precisamos. Que assim as outras coisas vão ser encaixadas nos seus devidos lugares e ter o peso que elas deveriam ter. Porque as coisas vão tendo um peso tão diferente, um simples elogio às vezes molda a nossa imagem.
Quando a nossa imagem está em Cristo. espelhá-lo. Toma-nos nas tuas mãos, Senhor. Toma-nos nas tuas mãos e coloca essa crença tão firmada no nosso coração, a fim de que todos os movimentos, desejos e vontades que brotem do nosso coração passem a ser aqueles movimentos e pensamentos expressos na tua palavra. E isso seja a nossa grande alegria e felicidade. Bendito seja o teu santo nome, ó Pai. Obrigado por contemplarmos uma vez mais na tua palavra o teu grande poder. Tem hora que parece tão estranho, Senhor. Um poder que é capaz de transformar o pó, o osso em gente. Gente que fala. Obrigado porque o Senhor fala conosco por intermédio da tua palavra e não nos deixa desamparados. Obrigado porque a tua fala se fez encarnada e continua escrita pra nós. Haja em nós, Senhor. Haja em nós poderosamente pela Tua Palavra. Não permita que os Teus filhos aqui presentes se afastem da Tua Palavra, nem na conversa com o Senhor, nem na leitura dela, a fim de que sejamos cada vez mais equipados e o Teu Santo Espírito tenha o que utilizar dentro de nós para nos moldar. Bendito e exaltado seja o Teu Santo Nome. Nós oramos agradecidos no nome de Jesus. Amém. Música
