Jesus e o paralítico
Quem é Jesus? • Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 11 viewsQuatro amigos levam um paralítico a Jesus, que perdoa seus pecados e muda a sua história.
Notes
Transcript
Introdução:
Introdução:
Estamos conhecendo mais quem é Jesus, ele é o Messias, o rei prometido, que vem para acabar com a opressão, não de Roma, mas com a opressão do pecado, com a escravidão de Satanás, dessa maneira o seu ministério inicia, ele cura os doentes, ele expulsa os demônios; No texto de hoje veremos mais uma de suas curas maravilhosas; um homem paralítico, os seus amigos, o médico dos médicos e os escribas incrédulos.
Desenvolvimento e aplicação:
Desenvolvimento e aplicação:
O poder da incredulidade (v.1-2)
O poder da incredulidade (v.1-2)
Dias depois o nosso Senhor Jesus retorna a Cafarnaum, a cidade que ele escolheu para morar e ser a base de seu ministério; Observe que nesse lugar foram operados muitos sinais e maravilhas! O povo de Cafarnaum testemunhou com os próprios olhos Deus encarnado, curando, expulsando demônios, se maravilhavam com esses feitos e mesmo assim, aquele povo em sua grande maioria permaneceu endurecido, incrédulos!
Em Mateus 11.23–24 Jesus condena aquela cidade por sua incredulidade:
— E você, Cafarnaum, pensa que será elevada até o céu? Será jogada no inferno! Porque, se em Sodoma se tivessem operado os milagres que foram feitos em você, ela teria permanecido até o dia de hoje. Mas eu digo a vocês que, no Dia do Juízo, haverá menos rigor para a terra de Sodoma do que para você.
Queridos irmão, as vezes subestimamos o poder da incredulidade! Pensamos que se Deus operar um milagre, uma cura física em algúem ou Ele livrar uma pessoa de algum acidente essa pessoa automáticamente se converterá ao Senhor. Ledo engano! O coração do homem é duro, Cafarnaum é um exemplo disso, eles viram sinais e maravilhas e mesmo assim não se converteram a Deus.
Observe que o texto nos diz que logo que ouviram que Jesus estava em sua casa, se reuniram ali de modo que não havia nem mesmo espaço junto a porta. Tinha gente no lado de dentro, de fora. E nos é dito que Jesus estava ali ensinando a Palavra. Essas pessoas estavam ouvindo o melhor pregador de todos os tempos, aquele que ensina com autoridade, e mesmo assim não se rendiam aos seu pés.
Ainda hoje é assim, muitas pessoas ouvem continuamente a palavra de Jesus, mas permanece endurecidas em seus corações! Não podemos esquecer do grande poder da incredulidade e da profundeza da inimizade do homem contra Deus!
Precisamos lembrar que o mesmo evangelho, que é perfume de vida para alguns, é odor de morte para outros; e que as mesmas chamas que amolecem a cera também endurecem a argila. Efetivamente, nenhuma outra coisa parece endurecer tanto o coração dos homens quanto ouvirem regularmente o evangelho, enquanto preferem, deliberadamente, servir ao pecado e ao mundo. -J. C. Ryle
Aplicação: Como está o seu coração? Você tem ouvido as Palavras de Jesus continuamente, mas o que elas tem causado em você? Quebrantamento ou mais dureza? Cuidado para não ser como os moradores de Cafarnaum, que viviam milagres todos os dias, ouviam as palavras de Jesus todos os dias e mesmo assim não creram no Senhor!
O evagelho é para as nossas mentes e também para as nossas mãos!
O valor da amizade (v.3-4)
O valor da amizade (v.3-4)
Talvez você tenha assistido um filme do missão impossivel, onde o protagonista tem que enfrentar grandes obstáculos, para cumprir a sua missão. Aqui temos como que uma cena do missão impossível. Quatro homens, um paralítico, um desejo e uma missão: Chegar até Jesus; a texto nos diz que aquela casa estava cheia, não havia como passar, então tiveram uma ideia de subir ao telhado da casa.
(Mostra uma casa típica dos tempos de Jesus)
Aqueles homens sobem na casa, identificam aonde Jesus estava e ali tiraram uma parte do telhado. (O telhado, geralmente, era feito de galhos e palha, misturados com barro. Assim, era fácil abrir um buraco nele.)
Imagine essa cena: Jesus em sua casa ensinando e de repente, começa cair coisas do telhado, ele olha para cima e ver aqueles homens abrindo o telhado, e logo em seguida eles descem um homem deitado em seu leito. E agora, diante de Jesus está um homem paralítico.
Aplicação: Veja a determinação desses homens de levarem o seu amigo até Jesus, poderiam ter desistido na primeira dificuldade: “tem gente demais, não vamos consegui” “precisamos subir na casa, vamos deixar para depois” “não temos como desce-lo, vamos voltar para casa”, mas eles continuaram, fizeram o que tinha de ser feito para que levar o seu amigo até o mestre.
Para onde você está levando os seus amigos?
Esses homens nos ensinam uma grande lição, todos temos amigos que ainda não conhecem a Jesus, e talvez você nunca se importou de que esse amigo conhecesse o Senhor, mas eu quero que você saiba que a maior necessidade, do seu amigo(a) não é mais dinheiro, não é comprar um carro, uma casa, ter um casamento. Mas a maior necessidade dele(a) é conhecer a Jesus, sem Jesus, o seu amigo(a) não irá para o mesmo lugar que você.
Talvez você já tentou puxar um assunto, já até evangelizou esse amigo, mas isso não foi bem recebido, então você se fecha:“não vou mais falar nada”. Muitas vezes nós desistimos no menor sinal de resistência, na menor dificuldade que aparece. Mas observemos que como amigos, precisamos insistir, precisamos continuar falando, porque caso nos calemos, estaremos traindo a maior amizade que temos: A amizade com Deus João 15.14 “Vocês são meus amigos se fazem o que eu lhes ordeno.”
Portanto, anunciemos e não cansemos de fazer o bem, não cansemos de tentar levar as pessoas à conhecerem aquele que pode transformar suas vidas, sejamos como aqueles quatro homens, que perseveraram e levaram o seu amigo até Jesus.
Problemas que nossos amigos passam podem servir para que lhe aprensetemos a verdadeira solução para as suas almas: conhecerem a Jesus.
Para onde suas amizades estão lhe levando? Em nossas amizades, tanto influênciamos, quanto também somos influênciados, levando em consideração esse ultimo aspecto, para qual lado os seus amigos tem lhe levado? Para mais perto de Jesus? Ou para mais longe dEle?
Nós não podemos sair desse mundo, não somos chamados a viver numa bolha evangélica, onde só temos amigos crentes, pessoas que amam a Jesus. Mas acontece que muitos crentes só possuem amizade com pessoas do mundo, pessoas que não compartilham da mesma fé; E para onde essas amizades o levarão?
Devemos desenvolver amizades verdadeiras com os nossos irmãos da igreja, pessoas que são crentes maduros, para que possamos ser influênciados por eles, para que esses irmãos nos ajude em nossas dificuldades, nos acompanhe quando percarmos, para que possamos aprender com o seu exemplo! Precisamos nos aproximar de pessoas que nos aproximam de Jesus!
O poder do Filho de Deus (v.5-12)
O poder do Filho de Deus (v.5-12)
Jesus observou toda aquela cena, mas algo que mais se atentou foi para a fé daqueles homens, eles entendiam que Jesus podia curar aquele homem, eles confiaram em Jesus. Cristo contemplou a sua fé!
O senhor conhece a nossa fé, Ele é o autor da fé, Ele é o sustentador de nossa fé, a fé sempre teve um lugar de destaque em toda a bíblia, o povo de Deus é um povo de fé!
Tendo visto a fé Jesus diz: “filho, os seus pecados foram perdoados”
Filho uma expressão carinhosa, Jesus se dirige a um homem já formado, mas veja essa palavra de amor: o Senhor olha para ele e o trata como um filho.
“Os seus pecados estão perdoados”
Por maiores que sejam os problemas do ser humano — sejam doenças físicas, crises financeiras, dores emocionais ou tragédias familiares — existe um problema que está acima de todos os outros: o pecado. O pecado é a raiz de toda miséria, é a causa da separação entre o homem e Deus. Ele não é apenas um erro ou uma falha de caráter: é rebelião contra o Criador, é inimizade contra Aquele que é santo, justo e bom. Esse é o maior problema da humanidade. E não apenas da humanidade em geral, mas é o seu maior problema. É o meu maior problema!
Muitas vezes olhamos para as dificuldades visíveis da vida e pensamos que elas são as mais urgentes. Um diagnóstico médico, um desemprego, uma perda inesperada — tudo isso nos abala profundamente. E, de fato, são situações dolorosas. Mas Jesus, ao ver um paralítico diante de si, não começou tratando da paralisia, mas do coração. Ao dizer: “Filho, os teus pecados estão perdoados” (Marcos 2:5), Ele revelou qual era o verdadeiro problema daquele homem — e o verdadeiro problema de todos nós.
Talvez alguém pensasse: "Mas ele veio atrás da cura, e Jesus fala de perdão?". Sim! Porque o que Jesus tem a oferecer é infinitamente maior do que pernas que andam ou olhos que veem. Ele veio trazer reconciliação com Deus, vida eterna, cura para a alma. O maior milagre não é a restauração do corpo, mas a restauração do relacionamento com o Pai.
O perdão de Jesus não pode ser tratado como algo pequeno, secundário, como se disséssemos: “Ah, Ele só perdoou os pecados?”. Pelo contrário, deveríamos exclamar com temor e gratidão: “Ele perdoou os meus pecados?! Ele me deu tudo!”
Jesus tem toda a autoridade de perdoar pecados!
Marcos 2.1–12 A Cura de um Paralítico (Cf. Mateus 9.2–8; Lucas 5.17–26)
ele está também exercendo seu direito de cancelar a dívida do paralítico.
A reação dos escribas:
Ali estavam assentados alguns escribas, que ao ouvirem o que Jesus falou, pensaram consigo mesmo: Ele blasfemou! E perguntavam: Quem pode perdoar pecados, a não ser um, que é Deus? Essa é uma pergunta válida: Quem pode?
Algum ser humano tem poder para perdoar pecados? O pastor pode declarar o seu pecado perdoado? O papa tem esse poder? Não! Podemos pecar contra as pessoas, e elas podem perdoar as nossas onfensas, mas quando pecamos, pecamos primeiramente contra Deus! E somente Deus, o supremo juiz é quem pode declarar a pessoa inocente ou culpado. Apenas um tem esse poder e autoridade: Deus!
“Eu, eu mesmo, sou o que apago as suas transgressões por amor de mim; dos pecados que você cometeu não me lembro.
Que o ímpio abandone o seu mau caminho, e o homem mau, os seus pensamentos; converta-se ao Senhor, que se compadecerá dele, e volte-se para o nosso Deus, porque é rico em perdoar.
Não ensinará jamais cada um ao seu próximo, nem cada um ao seu irmão, dizendo: “Conheça o Senhor!” Porque todos me conhecerão, desde o menor até o maior deles, diz o Senhor. Pois perdoarei as suas iniquidades e dos seus pecados jamais me lembrarei.
Somente Deus pode perdoar os pecados, quando Jesus diz àquele homem: “filho, os seus pecados estão perdoados” Ele está assumindo e afirmando que Ele é o próprio Deus! Isso é muito poderoso! Deus se fez carne na pessoa bendita de Jesus Cristo! O criador, aquele que sempre existiu, o alpha, o omega, principio e fim! Jesus Cristo é Deus e ele tem todo poder e autoridade!
O texto nos diz no versículo 8 nos diz que imediatamente Jesus percebeu o que eles pensavam! Jesus lhes sondava o coração! Conhecia os mais intimos dos seus pensamentos.
Aplicação:
Eis uma coisa que merece nossa máxima atenção: Jesus conhece os nossos pensamentos! Jesus conhece as nossas intenções! Jesus sabe se sua adoração é verdadeira ou falsa; Todos nós estamos nús diante do Senhor; não existe maquiagem que disfarce, não existe roupa bonita que encubra, atitudes externas que oculte o que se passa em nosso coração!
Jesus conhece o nosso coração! Essa verdade deveria nos encher de temor!
E não há criatura que não seja manifesta na sua presença; pelo contrário, todas as coisas estão descobertas e expostas aos olhos daquele a quem temos de prestar contas.
Ele sabe quando você faz algo na igreja só para receber aplausos dos homens, Ele sabe quando você está no culto mas em momento algum cultua ao Senhor, Ele sabe quando você abraça o seu irmão, mas o seu coração está cheio de amargura e ressentimento contra ele. Ele sabe quando fazemos algo contra-gosto apenas para cumprir uma obrigação, Jesus sonda e conhece o coração! Portanto, nossa adoração deve ser espiritual e verdadeira, não carnal e falsa. Ao servir a Jesus se lembre: Jesus ver o meu coração. Como está seu coração?
Jesus confronta os escribas e mostra sua autoridade:
Ele sabia o que eles pensavam e diz: Porque estão pensando essas coisas em seu coração? O que é mais fácil? Dizer ao paralítico: “os seus pecados estão perdoados”, ou dizer: “levante-se, tome o seu leito e ande”?
Jesus mostra que nenhuma das coisas é difícil demais para Ele, tanto o poder de perdoar pecados, como também de curar pertence a Ele.
Mas isto é para que vocês saibam que o Filho do homem tem toda autoridade no céu e na terra para perdoar pecados! Este sinal é para que vocês vejam, testemunhe que de fato eu sou o ungido! O messias, o filho do homem da profecia de Daniel, e que eu tenho poder e autoridade para perdoar pecados!
E disse ao paralítico: Eu digo a você: Levante-se, pegue o seu leito e vá para casa.
A cura do homem:
Aquele homem já havia recebido a maior benção de todas: fora perdoado pelo próprio Deus; agora sua enfermidade física também vai embora. O texto nos diz que no mesmo instante ele se levantou!
Uma outra grande cura havia acontecido: ossos enfraquecidos receberam nova força, músculos atrofiados foram restaurados, nervos adormecidos voltaram à vida. Aquele homem que antes não conseguia se levantar, agora se põe de pé, toma sua maca e segue alegremente para casa — curado, restaurado, transformado! Ele chegou carregado por amigos, mas agora retorna caminhando, pulando de alegria, celebrando o início de uma nova vida!
Imagine você testemunhar de uma cena dessas? Ver com os próprios olhos! Toda aquele multidão viu isso! E ficaram adimirados e glorificaram a Deus dizendo: Jamais vimos coisas assim!
Conclusão:
Contemple o imenso poder de Jesus! Ele curou aquele homem, deu-lhe nova vida — uma restauração completa e maravilhosa! Assim como a multidão daquele dia, também nós devemos nos encher de admiração e glorificar ao nosso Deus, que realizou tão grande transformação e ainda hoje continua operando maravilhas entre nós.
Nosso coração deve transbordar de gratidão, pois o Senhor cancelou toda a nossa dívida, perdoou os nossos pecados. Não merecíamos, mas mesmo assim Ele nos perdoou! Ele é o Filho do Homem, o Filho de Deus, o Messias — o Cristo de Deus — aquele que tem autoridade na terra para perdoar pecados!
Por isso, adoremos com reverência e alegria o nome do nosso Senhor!
Quero cantar uma música
