TEMA: O DEUS DO IMPOSSÍVEL

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 10 views

TEMA: O DEUS DO IMPOSSÍVEL

Notes
Transcript
Texto base: Lucas 1.37 — “Porque para Deus nada é impossível” (ARA) ou “Sim, porque todas as promessas de Deus se cumprirão fielmente” (NTLH).
1. INTRODUÇÃO: O CONTEXTO DO EVANGELHO DE LUCAS
O Evangelho de Lucas tem sido chamado de “o mais belo livro do mundo”, e, juntamente com Atos dos Apóstolos, considerado “o mais ambicioso empreendimento literário da igreja na antiguidade”.
Seu nome é mencionado apenas três vezes no NT. Em sua carta aos Colossenses (4.14): “Saúda-vos Lucas, o médico amado, e Demas” , e em sua Epístola a Filemom (1.24): “Marcos, Aristarco, Demas e Lucas, meus cooperadores”. Depois, em sua última carta - Segunda Epístola a Timóteo (4.11) - Lucas é mencionado como o único companheiro de Paulo na época em que esta Epístola foi escrita: “Só Lucas está comigo. Toma Marcos e traze-o contigo, porque me é muito útil para o ministério”.
Ao olharmos para essas citações e verificar no livro de Atos (16.10, 20.5, 27.1) podemos perceber que Lucas acompanhava Paulo em suas viagens missionárias e também sendo um dos únicos estar com Paulo quando foi levado preso em Roma. Assim, conseguimos entender que ele sentiu-se na obrigação de relatar detalhadamente os fatos sobre Jesus Cristo, mesmo não sendo uma testemunha ocular.
LER o texto Lucas 1.1–4 “Tendo, pois, muitos empreendido pôr em ordem a narração dos fatos que entre nós se cumpriram, segundo nos transmitiram os mesmos que os presenciaram desde o princípio e foram ministros da palavra, pareceu-me também a mim conveniente descrevê-los a ti, ó excelentíssimo Teófilo, por sua ordem, havendo-me já informado minuciosamente de tudo desde o princípio, para que conheças a certeza das coisas de que já estás informado.”
ASSIM temos:
Autor: Lucas, o médico amado (Cl 4.14), cooperador de Paulo (Fm 24).
Escrito com precisão e investigação histórica (Lc 1.1-4).
Evangelho dos improváveis: destaca mulheres, pobres, enfermos, excluídos e gentios.
Lucas escreve para Teófilo, um homem influente — quer afirmar que Deus é fiel às Suas promessas, mesmo em tempos improváveis.
Assim como Lucas escreve sobre a fidelidade de Deus em tempos difíceis, o nosso texto-chave afirma: “Porque para Deus nada é impossível.”
2. O CENÁRIO HISTÓRICO: O SILÊNCIO DE DEUS E A FOME POR UM MESSIAS
“Naqueles dias apareceu João Batista pregando no deserto da Judeia...” (Mateus 3.1)
Período interbíblico: 400 anos de silêncio profético, mas não de promessas esquecidas.
O povo de Deus foi dominado por impérios estrangeiros: persas, gregos (Alexandre - 333 a.C), Ptolomeus (323-198 a.C), Selêucidas Antíoco Epifânio “Manifestação de Deus” (175-164 a.C), a Revolta dos Macabeus (164 -143 a.C), Dinastia Hasmoneia (142-63 a.C) e finalmente, Roma (A partir de 63 a.C-476 d.C.).
A religião estava politizada: cargos sacerdotais vendidos, surgimento de partidos religiosos (fariseus, saduceus, essênios...), profanação na adoração no templo.
O povo ansiava por um libertador. Estima-se que cerca de 50 homens se apresentaram como "messias" entre os séculos II a.C. e I d.C.
🔗 Ligação profética:
“Nós esperávamos que fosse ele quem redimiria Israel...” (Lucas 24.21)
O povo buscava um messias guerreiro, mas Deus enviou um Salvador humilde, nascido de uma virgem e precedido por um profeta filho de uma estéril.
3. A PLENITUDE DOS TEMPOS: O TEMPO CERTO DE DEUS
Gl 4.4–5: “mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei,  para remir os que estavam debaixo da lei, a fim de recebermos a adoção de filhos”.
Por que foi o tempo certo?
Unidade linguística: todos falavam grego.
Infraestrutura romana: estradas, correios, segurança.
Sistema sinagogal espalhado para evangelização posterior.
Grande expectativa messiânica entre os judeus.
Deus não estava atrasado mas estava preparando tudo.
Profecias cumpridas:
Deus prometeu um Salvador desde o Éden (Gênesis 3.15E porei inimizade entre ti e a mulher e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.” ).
Reafirmou a promessa a Abraão (Gênesis 12.3 “E abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra.” ) .
E aos profetas:
(Is 7.14): Portanto, o mesmo Senhor vos dará um sinal: eis que uma virgem conceberá, e dará à luz um filho, e será o seu nome Emanuel.
(Is 9.6-7): 6 Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; e o principado está sobre os seus ombros; e o seu nome será Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz. 7 Do incremento deste principado e da paz, não haverá fim, sobre o trono de Davi e no seu reino, para o firmar e o fortificar em juízo e em justiça, desde agora e para sempre; o zelo do SENHOR dos Exércitos fará isto.
(Mq 5.2): E tu, Belém Efrata, posto que pequena entre milhares de Judá, de ti me sairá o que será Senhor em Israel, e cujas origens são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade.
Antes da vinda do Messias, o Senhor prometeu que viria um mensageiro para preparar o caminho:
“Eis que envio o meu mensageiro, que preparará o caminho diante de mim...” (Malaquias 3.1).
🔗 Transição: João Batista seria esse mensageiro. Mas para isso:
4. OS IMPROVÁVEIS SÃO ESCOLHIDOS POR DEUS
a) Zacarias e Isabel – Servos justos em circunstâncias improváveis
“Ambos eram justos diante de Deus, vivendo irrepreensivelmente em todos os preceitos e mandamentos do Senhor. Mas não tinham filhos, porque Isabel era estéril, e ambos eram avançados em dias.” (Lucas 1.6-7).
Mesmo em obediência, viviam um tempo de espera silenciosa. Mas Deus os escolheu para gerar João Batista, o precursor do Messias.
Mas o anjo lhe disse: Zacarias, não temas, porque a tua oração foi ouvida, e Isabel, tua mulher, dará à luz um filho, e lhe porás o nome de João. (Lucas 1.13).
b) Maria – Uma virgem agraciada com um propósito eterno
26 E, no sexto mês, foi o anjo Gabriel enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, 27 a uma virgem desposada com um varão cujo nome era José, da casa de Davi; e o nome da virgem era Maria. 28 E, entrando o anjo onde ela estava, disse: Salve, agraciada; o Senhor é contigo; bendita és tu entre as mulheres. 29 E, vendo-o ela, turbou-se muito com aquelas palavras e considerava que saudação seria esta. 30 Disse-lhe, então, o anjo: Maria, não temas, porque achaste graça diante de Deus, 31 E eis que em teu ventre conceberás, e darás à luz um filho, e pôr-lhe-ás o nome de Jesus. 32 Este será grande e será chamado Filho do Altíssimo; e o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai, 33 e reinará eternamente na casa de Jacó, e o seu Reino não terá fim. 34 E disse Maria ao anjo: Como se fará isso, visto que não conheço varão? 35 E, respondendo o anjo, disse-lhe: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e a virtude do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; pelo que também o Santo, que de ti há de nascer, será chamado Filho de Deus. 36 E eis que também Isabel, tua prima, concebeu um filho em sua velhice; e é este o sexto mês para aquela que era chamada estéril. 37 Porque para Deus nada é impossível. 38 Disse, então, Maria: Eis aqui a serva do Senhor; cumpra-se em mim segundo a tua palavra. E o anjo ausentou-se dela (Lc 1.26–38).
Maria pergunta:
“Como se fará isso, visto que não conheço homem algum?” (Lucas 1.34).
🔗 Conexão teológica: Deus usa o improvável para cumprir o inevitável — Sua Palavra.
5. POR QUE DEUS AGE EM CENÁRIOS IMPOSSÍVEIS?
E o anjo responde a Maria:
“Porque para Deus nada é impossível.” (Lucas 1.37).
Pois nada é impossível para Deus (NVT) / Pois para Deus nada é impossível (Almeida Edição Contemporânea).
Nestle-Aland Greek New Testament, 28th Edition (Chapter 1) ὅτι οὐκ ἀδυνατήσει παρὰ ⸂τοῦ θεοῦ⸃ πᾶν ῥῆμα
Hoti ouch adunateo para ho Theo pas rhema
Porque não impossível Ele Deus toda palavra (aquilo que é ou foi proferido por viva voz, algo falado).
“Pois a palavra de Deus nunca falhará” (Alguns manuscritos).
“Sim, porque todas as promessas de Deus se cumprirão fielmente” (Versão VIVA).
a) Para revelar Seu poder
“Ah! Senhor Deus! Eis que fizeste os céus e a terra com o teu grande poder e com o teu braço estendido; nada te é demasiadamente maravilhoso.” (Jeremias 32.17).
b) Para exaltar os humildes e derrubar os orgulhosos
📖 “Derrubou dos tronos os poderosos, e exaltou os humildes.” (Lucas 1.52).
c) Para mostrar que o cumprimento da promessa é soberana.
“Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa. Porventura, diria ele e não o faria? Ou falaria e não o confirmaria?” (Números 23.19).
8 Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos, os meus caminhos, diz o SENHOR. 9 Porque, assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos, mais altos do que os vossos pensamentos. 10 Porque, assim como descem a chuva e a neve dos céus e para lá não tornam, mas regam a terra e a fazem produzir, e brotar, e dar semente ao semeador, e pão ao que come, 11 assim será a palavra que sair da minha boca; ela não voltará para mim vazia; antes, fará o que me apraz e prosperará naquilo para que a enviei. (Is 55.8–11).
7. POR QUE DEUS ESCOLHEU ZACARIAS, ISABEL E MARIA?
PARA USAR OS IMPROVÁVEIS
Gideão — o menor da casa mais pobre (Jz 6.11-16)
Davi — o último da fila (1 Sm 16)
Maria — virgem sem influência
Zacarias e Isabel — idosos esquecidos.
PORQUE O DEUS DO IMPOSSÍVEL AGE EM QUEM...
a) Está na Sua presença (Lc 1.8-12)
Zacarias estava servindo no templo.
b) É justo e obediente (Lc 1.6)
“Ambos eram justos... irrepreensíveis...”
c) Crê mesmo sem entender (Lc 1.38)
Maria disse: “Cumpra-se em mim…”
d) Confia mesmo no silêncio de Deus (Lc 1.20)
Zacarias duvidou, ficou mudo, mas viu a promessa se cumprir.
8. CONCLUSÃO: O QUE É IMPOSSÍVEL EM SUA VIDA HOJE?
Uma porta que não se abre?
Uma cura que não chega?
Um chamado que parece distante?
Você pode estar vivendo o improvável, o silencioso, o estéril.
Mas Deus não falha em Suas promessas — e quando Ele escolhe agir, ninguém pode impedir.
A fidelidade de Deus não depende de circunstâncias, mas do Seu propósito eterno.
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.