At.13.31 - Da Galileia para Jerusalém
ATOS • Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 6 viewsNotes
Transcript
At.13.31
At.13.31
Introdução
No texto bíblico, Paulo nos informa sobre Jesus saindo da Galiléia em direção a Jerusalém com algumas pessoas - que, por sinal, se tornaram testemunhas do Mestre para o povo. Eles subiram da Galiléia para Jerusalém. Podemos nós também subirmos de nossa Galiléia para a Jerusalém de Deus?
Galiléia e Jerusalém são topônimos (nomes de lugares) muito conhecidos na literatura bíblica. Um é nome de região, outro é nome de cidade.
A GALILÉIA é famosa pela abertura do Rio Jordão, formando o que se conhece por "Mar da Galiléia" - lugar de muitas realizações e milagres de Jesus durante o seu ministério - Ali estava a cidade que acolheu Jesus na sua infância (O Galileu); ali Jesus realizaou seu primeiro milagre em Caná; dali tomamos conhecimento de Jesus andando sobre as águas, Pedro sendo salvo por Jesus enquanto se afundava por falta de fé, a pesca maravilhosa que, de tantos peixes a rede se rompia, etc.
O Apóstolo Pedro era originário da Galiléia, junto com outros discípulos - pescadores e homens rudes - como eram conhecidos os galileus (não são todos galileus? ... At. 2:7)
JERUSALÉM carrega seu peso de fama por ser a cidade do rei DAVI e a cidade do GRANDE REI JESUS. Cede seu nome para dar significado à extensão da obra missionária (At.1:8) e para dar nome à cidade celestial morada eterna dos santos - Jerusalém celestial (He.12:22), Jerusalém lá de cima (Gl.4:26), Jerusalém que desce do céu (Ap. 3:12,21:2,10).
Eu diria que SUBIR DA GALILÉIA PARA JERUSALÉM deve ser um sentimento e desejo de todos os seres humanos. Significa sair do mundo do desconhecimento para o mundo do saber; é deixar de ser um desconhecedor das coisas de Deus e sobre Deus para se tornar uma pessoa informada e apropriadora das verdades a respeito do Deus que fez o mundo, que fez a nós, nos conhece, nos ama e nos chama das trevas para sua maravilhosa luz (1Pe.2:9).
Desenvolvimento
PEDRO é um bom exemplo de galileu indouto, desconhecedor de Jesus, mas que não negou o convite de Jesus para O acompanhar, o que o fez prontamente (Mt.4:18-20)
Como Pedro cresceu!
Mas enquanto crescia, perguntava, dialogava, se aproximava de Jesus, não queria o sofrimento de Jesus, era de iniciativas arrojadas, humano e sendo medroso afundou-se na água e foi salvo por Jesus, tentou defender Jesus com suas forças e armas, por medo e por fraqueza, negou a Jesus...mas depois que se arrependeu se tornou um exemplar homem de Deus, a ponto de morrer por Cristo. Quando lhe pediram para se silenciar quanto a Jesus, declarou com segurança: "importa mais obedecer a Deus que aos homens" - At.5:29
Pedro se tornou em JERUSALÉM uma fiel e viva testemunha de Jesus Cristo e de seus feitos. CRESCEU!
De galileu para jerusalemita ou jerusalense é algo extraordinário, incomparável. Assim ocorre com o homem: indouto e ignorante referente às coisas de Deus, mas que se realiza buscando a presença, os cuidados e o amor de Deus - o Deus que está na Jerusalém celestial.
Quem fez esse caminho sabe o passado, conhece e vive o presente, podendo testemunhar com segurança sobre o valor inestimável da mudança e do que se vive na "Jerusalém".
Quantos há que vivem no desconhecimento da GALILEIA, entendendo de forma bem limitada e primitiva das coisas da Galileia, sem ter conhecimento das grandezas que enfeitam e da importância sem igual da JERUSALÉM - não a da terra, mas aquela onde habita Deus e seus santos.
Precisamos conhecer a JERUSALÉM de Deus. E só a conhece aquele que aceita o convite de Jesus para segui-lo, para aprender dele e para caminhar segundo Ele ensina.
Conclusão
Que temos sido? Galileus ou “Hierosolimitas”? (gentílico de quem é de Jerusalém).
Temos sido convidados a seguir a Jesus. Como temos encarado cada convite e desafio que Jesus nos tem feito?
Deus nos chama ao crescimento - saindo de nossa Galiléia e caminhando rumo à Jerusalém de Deus. Isso se faz entregando o coração a Jesus e confiando nele em todas as circunstâncias.
