O filho pródigo

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 12 views
Notes
Transcript

Legenda de Cores:

Estrutura do sermão e coisas que tenho que falar no sermão puxando da memória;
.Texto da Pregação;
Texto bíblico citado;
Coisas para ler na íntegra;
Aplicações;
Comandos para mim mesmo;
Frases de transição;

Texto Base: Lc 15.11-32

11Continuou: Certo homem tinha dois filhos;

12o mais moço deles disse ao pai: Pai, dá-me a parte dos bens que me cabe. E ele lhes repartiu os haveres.

13Passados não muitos dias, o filho mais moço, ajuntando tudo o que era seu, partiu para uma terra distante e lá dissipou todos os seus bens, vivendo dissolutamente.

14Depois de ter consumido tudo, sobreveio àquele país uma grande fome, e ele começou a passar necessidade.

15Então, ele foi e se agregou a um dos cidadãos daquela terra, e este o mandou para os seus campos a guardar porcos.

16Ali, desejava ele fartar-se das alfarrobas que os porcos comiam; mas ninguém lhe dava nada.

17Então, caindo em si, disse: Quantos trabalhadores de meu pai têm pão com fartura, e eu aqui morro de fome!

18Levantar-me-ei, e irei ter com o meu pai, e lhe direi: Pai, pequei contra o céu e diante de ti;

19já não sou digno de ser chamado teu filho; trata-me como um dos teus trabalhadores.

20E, levantando-se, foi para seu pai. Vinha ele ainda longe, quando seu pai o avistou, e, compadecido dele, correndo, o abraçou, e beijou.

21E o filho lhe disse: Pai, pequei contra o céu e diante de ti; já não sou digno de ser chamado teu filho.

22O pai, porém, disse aos seus servos: Trazei depressa a melhor roupa, vesti-o, ponde-lhe um anel no dedo e sandálias nos pés;

23trazei também e matai o novilho cevado. Comamos e regozijemo-nos,

24porque este meu filho estava morto e reviveu, estava perdido e foi achado. E começaram a regozijar-se.

25Ora, o filho mais velho estivera no campo; e, quando voltava, ao aproximar-se da casa, ouviu a música e as danças.

26Chamou um dos criados e perguntou-lhe que era aquilo.

27E ele informou: Veio teu irmão, e teu pai mandou matar o novilho cevado, porque o recuperou com saúde.

28Ele se indignou e não queria entrar; saindo, porém, o pai, procurava conciliá-lo.

29Mas ele respondeu a seu pai: Há tantos anos que te sirvo sem jamais transgredir uma ordem tua, e nunca me deste um cabrito sequer para alegrar-me com os meus amigos;

30vindo, porém, esse teu filho, que desperdiçou os teus bens com meretrizes, tu mandaste matar para ele o novilho cevado.

31Então, lhe respondeu o pai: Meu filho, tu sempre estás comigo; tudo o que é meu é teu.

32Entretanto, era preciso que nos regozijássemos e nos alegrássemos, porque esse teu irmão estava morto e reviveu, estava perdido e foi achado.

Introdução:

Há três personagens principais neste texto, os quais devemos prestar muita atenção: O primeiro e mais comumente falado é o irmão mais novo, o filho pródigo (desperdiçador, esbanjador, inconsequente e ambicioso), que, em atitude de rebeldia e de independência pecaminosa, solicita ao pai, antecipadamente, que lhe dê sua parte na herança. Esta atitude mostra uma falta de contentamento com sua vida e um desprezo pelo pai, que ainda estava vivo, não sendo moralmente correto, solicitar sua herança. Naquela época, o mais velho, quando o pai morresse ficaria com dois terços da herança enquanto o mais novo com um terço.
O mais novo ao receber antecipadamente sua parte, vai para um local distante e gasta todo seu dinheiro com festa e prostituiçao, enquanto que o mais velho continua servindo seu pai.

Idéia Principal:

Deus , como pai celestial, não nos abandona e está sempre pronto a nos receber com seus braços abertos, por piores que sejam os nossos pecados.

I - Ponto: A falta de contentamento e a busca desenfreada pelos prazeres tem levado muitos filhos para longe de Deus.

Apontar para o texto:

11Continuou: Certo homem tinha dois filhos;

12o mais moço deles disse ao pai: Pai, dá-me a parte dos bens que me cabe. E ele lhes repartiu os haveres.

13Passados não muitos dias, o filho mais moço, ajuntando tudo o que era seu, partiu para uma terra distante e lá dissipou todos os seus bens, vivendo dissolutamente.

Explicar o texto: Nos dias de hoje, muitos tem se deixado levar pelas redes sociais, pelo instagran e, mais recentemente, pela inteligência artificial, procurando seguir influencers que postam uma vida artificial de sucesso. Já naquele tempo, esse jovem , de alguma forma, olhou para fora de sua vida normal e resolveu se aventurar de forma inconsequente, longe de seu pai, com um dinheiro que ainda não era por direito seu.
lustrar o texto:
A parábola do Filho Pródigo é uma poderosa reflexão sobre a busca por identidade e aceitação. Imagine um jovem que deixa seu lar em busca de liberdade, mas acaba se perdendo nas suas escolhas. Assim como ele, muitos de nós buscamos aprovação em lugares errados. No entanto, a volta para casa representa sempre uma nova oportunidade de reconciliação e amor incondicional. Deus, como o pai da parábola, está sempre pronto para nos receber de volta, independentemente de nossos erros.
Comparar o texto com outros textos: Salmo 51 “Ao mestre de canto. Salmo de Davi, quando o profeta Natã veio ter com ele, depois de haver ele possuído Bate-Seba
Compadece-te de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; e, segundo a multidão das tuas misericórdias, apaga as minhas transgressões. Lava-me completamente da minha iniqüidade e purifica-me do meu pecado. Pois eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim. Pequei contra ti, contra ti somente, e fiz o que é mau perante os teus olhos, de maneira que serás tido por justo no teu falar e puro no teu julgar. Eu nasci na iniqüidade, e em pecado me concebeu minha mãe. Eis que te comprazes na verdade no íntimo e no recôndito me fazes conhecer a sabedoria. Purifica-me com hissopo,e ficarei limpo; lava-me, e ficarei mais alvo que a neve. Faze-me ouvir júbilo e alegria, para que exultem os ossos que esmagaste. Esconde o rosto dos meus pecados e apaga todas as minhas iniqüidades. Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova dentro de mim um espírito…”
Aplicar o texto:
Se você está se sentindo distante de seus filhos ou da sua família, lembre-se que a parábola do filho pródigo ilustra a importância do perdão e da reconciliação. Muitas vezes, as mágoas acumuladas no seio familiar podem criar barreiras. Tome a iniciativa de abraçar seu filho ou filha, mostrando que está aberto ao diálogo. Considere agendar um momento específico para conversar, expressando sua disposição em ouvir e reconectar-se. O amor e o perdão podem restaurar relacionamentos desgastados.

II - Ponto: O reconhecimento de nossa situação é o primeiro passo para a mudança.

Apontar para o texto:

14Depois de ter consumido tudo, sobreveio àquele país uma grande fome, e ele começou a passar necessidade.

15Então, ele foi e se agregou a um dos cidadãos daquela terra, e este o mandou para os seus campos a guardar porcos.

16Ali, desejava ele fartar-se das alfarrobas que os porcos comiam; mas ninguém lhe dava nada.

1

Explicar o texto: Depois de ter consumido toda sua herança com os prazeres do mundo e chegado ao fundo do poço, ao mais baixo nível de sua degradação moral e material, este jovem “cai em si”. O reconhecimento de que se está longe do propósito que Deus tem para nossa vida é o primeiro para para a mudança.
Arrependimento
1. OS ELEMENTOS DO ARREPENDIMENTO. Distinguimos três elementos no arrependimento: a. Um elemento intelectual. Há uma mudança de visão, um reconhecimento do pecado como envolvendo culpa pessoal, impureza e desamparo. É designado nas Escrituras como epignosis hamartias (conhecimento do pecado), Rom. 3:20, cf. 1:32. Se isto não for acompanhado pelos seguintes elementos, pode manifestar-se como medo da punição, enquanto ainda não há ódio ao pecado.
b. Um elemento emocional. Há uma mudança de sentimento, manifestando-se em tristeza pelo pecado cometido contra um Deus santo e justo, Salmos 51:2, 10, 14. Este elemento do arrependimento é indicado pela palavra metamelomai. Se for acompanhado pelo seguinte elemento, é uma lupe kata theou (tristeza segundo Deus), mas se não for assim acompanhado, é uma lupe tou kosmou (tristeza do mundo), manifestando-se em remorso e desespero, 2 Coríntios 7:9, 10; Mateus 27:3; Lucas 18:23.
c. Um elemento volitivo. Há também um elemento volitivo, que consiste em uma mudança de propósito, um afastamento interior do pecado e uma disposição para buscar perdão e purificação, Salmos 51:5, 7, 10; Jeremias 25:5. Isso inclui os outros dois elementos e, portanto, é o aspecto mais importante do arrependimento. É indicado nas Escrituras pela palavra metanoia, Atos 2:38; Romanos 2:4.
lustrar o texto:
Comparar o texto com outros textos:
Aplicar o texto:

III - Ponto:

Apontar para o texto:
Explicar o texto:
lustrar o texto:
Comparar o texto com outros textos:
Aplicar o texto:

Aplicações:

x

Conclusão:

x

_______________________________

Rascunho

x
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.