Josué 7

Jousé  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 14 views
Notes
Transcript
Texto: Josué 7
Título: “QUANDO VOCÊ ESCUTAR A ORDEM DO SENHOR OBEDEÇA”

-----------------:

Introdução
Sabe aquele conselho de mãe… que o filho, de maneira leviana pensa que pode fazer o oposto?
Ou melhor, sabe aquela ordem que o filho recebe e quando o pai dá as costas, ele vai lá e desobedece? Não fazendo, ou praticando o contrário?
Bom, não sei vocês — adultos e crianças — mas todas as vezes que eu fiz isso, cedo ou tarde eu fui colocado diante do juízo de Deus, por ter desobedecido a autoridade que fora colocada sobre mim, no caso: meus pais.
Agora, imagine fazer o oposto ao que é ensinado nas Escrituras? Que é a Palavra do Nosso Pai Celeste. Imagine ouvir a ordem do nosso Pai, e não dar a mínima? Vivendo inclusive desobedecendo seus mandamentos. Seguindo o contrário proposto na Lei de Deus.
Bom, quando nossos pais falavam e não dávamos ouvidos, conhecemos o resultado. Mas, qual você pensa ser o resultado de escutar uma ordem do SENHOR e não obedecê-la?
Queridos, hoje vamos considerar no texto, três verdades que não podemos esquecer, pois:
PROPOSIÇÃO:
"QUANDO ESCUTARMOS UMA ORDEM DO SENHOR, DEVEMOS OBEDECER” (2x).
----------------------
OBSERVAÇÕES DO TEXTO
Quando escutarmos uma ordem do SENHOR devemos obedecer:
----------------------
1ª POIS PODE CUSTAR O SOFRIMENTO DE IRMÃOS (v.1-9):
v.1 Temos o relato do que havia acontecido em Israel. O que Acã fez traria dores para todo o povo, pois a ira do Senhor se acendeu contra eles. Pois Acã havia desobedecido o que o Eterno havia determinado.
No v.18 do cap.6, conforme havia instruído Josué, está escrito:
“Tão somente guardai-vos das coisas condenadas, para que, tendo-as vós condenado, não as tomeis; e assim torneis maldito o arraial de Israel e o confundais.”
Vejam o que Acã e sua família decidiram fazer. Um pecado que não traria consequências somente para ele, mas para todo o Israel.
v.2-5 Josué envia espias. Mesmo sem consultar o SENHOR, antes. Pois ele não sabia que neste momento o SENHOR estava com o olhar de desprezo sobre eles, pois estavam impuros.
Bom, mas eles continuam no projeto de conquista, e os espias comunicam um cenário onde parecia que Israel teria uma fácil vitória, mas não foi o cenário que encontraram montado ali. Após o relato dos espias, eles seguiram com um exercito para Ai. Mas o que encontraram foi a derrota e vergonha.
Desse modo, quando os homens de guerra de Israel retornaram, com a baixa após o ataque: “o coração do povo se derreteu e se tornou como água.” Em outras palavras: “Diante disso o povo desanimou-se completamente” (NVI).
v.6-9 Josué então se humilha diante do SENHOR, rasgando suas vestes com o rosto em terra, perante a arca do SENHOR, durante a maior parte do dia, entrando pela tarde. Mas não estava sozinho, ele e os anciãos de Israel humilharam-se diante do Eterno.
Josué orou ao SENHOR, usando as promessas que o Povo de Deus havia recebido do mesmo. Não como uma cobrança, pois, quem era Josué para adentrar no Conselho do Senhor e tentar dar-lhe aulas, não é mesmo? E ele sabia disso.
Josué clamou ao SENHOR, pelo mérito que existia na Aliança que o próprio Jeová havia feito com eles, na promessa de receber a terra que estava diante deles, através da conquista da mesma.
Por isso no v.9 Josué clamo ao SENHOR encarando a realidade que estava diante deles, parafraseando: “SENHOR, os cananeus ouviram tanto nossas histórias, e que por teu nome somos vitoriosos. Mas, diante desta derrota, o que dirão ou farão os nossos inimigos?”
Vejam o que o pecado de Acã promoveu ao Povo do Senhor.
APLICAÇÕES:
Você percebeu as consequências da escolha de Acã? Sua escolha foi ímpia. Ele não o fez por ignorância. Ele viu o que o SENHOR fez com a cidade de Jericó. Ele estava diante do Todo Poderoso e ainda agiu assim. Foi frio e calculista.
A consequência primeira foi: a morte de alguns irmãos em batalha. Pois o SENHOR naquele momento não ia à frente deles (v.12B).
E quanto a nós? Quantos pais não são assim com suas famílias? Faltando na liderança, no pastoreio do lar, preocupados somente com seu ego, deixando a juventude de seus filhos passar e pouco ou nada, atentando para como será a fé deles no futuro. São decisões como a de Acã, que os levará a morte.
Pais, não podemos faltar no pastoreio do lar.
Outra consequência foi: a confusão que aconteceu entre eles. Observe, Josué possivelmente não consultou o SENHOR antes de ir à batalha e por isso, confiou que estava tudo bem. Que todo o povo havia obedecido e que não havia impureza entre eles. Quando na verdade, uma família, com ascendência na tribo de Judá havia prevaricado.
Até quando nós, pais, viveremos assim? Achando que nossa leniência com o que precisa ser concertado em nós e nossos filhos, levará nossa família à algum lugar?
Por isso QUANDO ESCUTARMOS UMA ORDEM DO SENHOR, DEVEMOS OBEDECER:
--------------
2ª POIS O SENHOR NÃO CAMINHA ENTRE DESOBEDIENTES (v.10-15):
v.10-12 Nestes versículos o SENHOR responde o clamor de Josué e dos anciãos. O Eterno declara a Josué, seu servo:
“Levanta-te! Por que estás prostrado assim sobre o rosto?”
O SENHOR lhe dá uma ordem, como se dissesse: “Você está na posição errada meu servo, você deve ficar de pé, pois a purificação do meu povo deve começar, pra já.”
O SENHOR continua dizendo: “Israel pecou, e violaram minha aliança, aquilo que lhes ordenara, pois tomaram das coisas condenadas, e furtaram, e dissimularam, e até debaixo da sua bagagem o puseram.” (v.11).
Por esta desobediência, os “filhos de Israel não puderam resistir aos seus inimigos;” e isto foi resultado do que o SENHOR disse à Josué no v.12B, quando declara: “já não serei convosco.” Pois eles estavam com utensílios que não pertenciam a eles.
Mas o SENHOR faz esta forte declaração, com a seguinte condição: “já não serei convosco, se não eliminardes do vosso meio a coisa roubada.” Pois, o DEUS SANTO, habita no meio de um Povo Santo.
v.13-15 O SENHOR dá a ordem ao seu servo, que já estava de pé, pronto para trabalhar, dizendo: “Dispõe-te, santifica o povo.” Mas quando santificar o Povo? Resposta: Pela manhã. Ou seja: sem demora. Você se humilhou o dia todo, no final do dia eu respondo e agora dou-lhe as instruções que devem ser adotadas pra já!
O que acontecerá? Como se dará essa purificação? Como encontraremos quem pegou os utensílios impuros?
Resposta: Deus instrui seu servo Josué. “Você fará uma varredura e o SENHOR mostrará quem cometeu esta loucura” (“o SENHOR designará por sorte”). Vai passar de casa por casa, até capturar o infiel entre vocês (v.14). E assim eles procederam no dia seguinte. Mas, dentro das instruções o Eterno já havia determinado a punição sobre estes:
“Aquele que for achado com a coisa condenada será queimado, ele e tudo quanto tiver, porquanto violou a aliança do SENHOR e fez loucura em Israel.” (v.15).
Deus é santo, como já vimos. Santo para exterminar o pagãos, inimigos de Javé, tanto como é Santo e não tolera impureza no meio do seu Povo.
APLICAÇÕES:
As vezes, não sabemos o porque determinados projetos/planos não vão para frente, não é mesmo? Talvez porque não seja da vontade do SENHOR, realmente. Em alguns casos não há pecado, quando algo planejado não tem êxito. Como disse um amigo, Deus sempre terá êxito, e se meus planos não forem os decretos do SENHOR, não acontecerão.
Mas, noutras ocasiões, projetos e planos não vão para frente pois há pecado envolvido. Principalmente quando se permanece em pecado contumaz, insistindo no erro. Esteja certo que isso o levará a ficar cada vez mais distante do SENHOR. E consequentemente: frio espiritualmente.
Veja a consequência disso: Josué orou, mas não numa direção certa. Porque? Pois esse pecado trouxe confusão para o meio de Israel. Mas por Graça, porque o SENHOR estava com Josué, o Eterno o respondeu e ele guiou o povo, que naquele momento encontrava-se desanimado.
Talvez o SENHOR tenha feito isto com você, talvez o tenha despertado para corrigir-se diante do erro que muitos comentem, quando continuam em impureza e mundanismo, abandonando a verdade bíblica e abraçando o presente século. Isto significa algo maravilhoso: O SENHOR CAMINHA CONTIGO.
Mas, caso você continue se enveredando num evangelho genérico, talvez o SENHOR o tenha colocado num interregno/intervalo entre o avanço do seu Reino e seu Juízo. E o momento em que você terá um encontro real com o SENHOR será ali: no Juízo. Pois ele não caminha com você.
Por fim, QUANDO ESCUTARMOS UMA ORDEM DO SENHOR, DEVEMOS OBEDECER:
--------------
3ª POIS O SENHOR FARÁ JUIZO, E COMEÇARÁ ENTRE O SEU POVO (v.16-26):
v.16-21 O texto nos apresenta Josué chegando a Israel e observando todas suas tribos. Ali, como está escrito: “caiu a sorte sobre a tribo de Judá.” Lembrando que não há como interpretar o cair a sorte como um tirar a sorte, conhecido como: urim tumim. Poucos comentaristas sugerem isso inclusive, e quando o fazem é negando a possibilidade.
Bom, mas fato é que o SENHOR revelou a Josué a causa da derrota para o exército de Ai. Porque? Veja, diferente dos primeiros versículos, aqui o SENHOR que estava afrente neste momento: para fazer juízo/justiça.
Tanto que, Josué foi à Israel e observou as tribos, chegando até Judá. Dentre eles então, descobriu a família onde se encontrava o culpado. Chegando então até Acã. Deus já contemplara tudo.
Josué então, diz a Acã: “Filho meu, dá glória ao SENHOR, Deus de Israel, e a ele rende louvores;” com isto, ele não intercedia em seu favor diante do SENHOR. Ele apenas o levou a seguinte constatação: “Estou diante daqu’Ele para quem nada posso esconder.”
Falando de maneira firme e como um pai, ao usar a expressão “Filho meu”. Exigindo então, não por sua autoridade per si, mas pela autoridade conferida pelo SENHOR, ele fala: “… declara-me, agora, o que fizeste; não mo ocultes.”
Como quem disse-se: “Não deves mais esconder nada, você sabe que foi descoberto. Fale!”
v.22-26 Temos o desfecho desse registro. Onde Acã responde Josué, dizendo: “Verdadeiramente, pequei contra o SENHOR, Deus de Israel, e fiz assim e assim.” Ele então confessa. Reconhecendo contra quem foi seu pecado. O que pode parecer uma declaração de coração redimido, mas, não se engane. Existem sinais de que ele tinha uma mente sagaz.
Pois ele continua: “Quando vi entre os despojos uma boa capa babilônica, e duzentos siclos de prata, e uma barra de ouro do peso de cinquenta siclos, cobicei-os e tomei-os; e eis que estão escondidos na terra, no meio da minha tenda, e a prata, por baixo.”
Eis a declaração de culpa, daquele que não pecou por ignorância. Ocultando de todos, trazendo confusão para o meio do Povo da Aliança, mas pouco preocupado com isso tudo. Sabendo claramente o que fez e contra quem pecou, ele se manteve em silêncio até que o SENHOR o coloca diante do juízo. Neste momento não haveria escapatória.
Bom, sobre as inclinações pecaminosas de Acã, no “valioso comentário sobre Josué, Francis Schaeffer se referiu com sabedoria à natureza dos itens que o mesmo pegou. Ele pegou dois tipos de coisas: ouro e prata — sugestões do pecado do materialismo de Acã — e “uma boa capa da Babilônia” — que sugere o desejo de estar na moda, ter sucesso ou ser chique. Pois a Babilônia era uma cidade conceituada. Nos anos posteriores, foi uma força esmagadora; de fato, venceu Israel em 586 a.C. Mesmo nesse período da história, o material babilônico era considerado extraordinário ou elegante.”
APLICAÇÕES:
Não precisamos nos esforçar para aplicar esse passo na queda de Acã à própria vida, pois o materialismo e o mundanismo são talvez os dois pecados mais aparentes da nossa era. Precisamos erradicar a cobiça de nossa existência. “Não cobiçarás” é o décimo mandamento. É a raiz do pecado por trás de todas as outras violações. Nada destruirá com tanta rapidez a vida cristã como a insatisfação com os planos de Deus — que leva ao desejo desenfreado do que Deus não concedeu ou outorgou a outra pessoa.
Não esqueça o que disse Pedro na primeira epístola (1Pe 4.17): “Porque a ocasião de começar o juízo pela casa de Deus é chegada; ora, se primeiro vem por nós, qual será o fim daqueles que não obedecem ao evangelho de Deus?” Não existe saída, escapatória, para aqueles que fazem loucuras em Israel.
----------------------
CONCLUSÃO:
Amados, quem é você no Povo da Aliança?
Haverá em nosso meio, algum Acã? Que o SENHOR nos livre. Que o SENHOR o livre de ser este.
Portanto, QUANDO ESCUTARES UMA ORDEM DO SENHOR, OBEDEÇA. Caso contrário, o SENHOR encontra-se pronta para fazer justiça e purificar seu povo.
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.