Adorador e Adoração

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 7 views
Notes
Transcript
O que é ser um adoração? Mateus 15.7–9 “Hipócritas! Bem profetizou Isaías a respeito de vocês, dizendo: “Este povo me honra com os lábios, mas o seu coração está longe de mim. E em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos humanos.””
O primeiro elemento dessa descrição, Deus aqui esta acusando o povo que adorava em vão, contudo, não nega que a adoraçao de fato é HONRAR A DEUS. Contudo, eles falham nessa tarefa....
Portanto, é correto querer honrar a Deus. É isso que a adoração deve ser — mostrar que Deus tem a mais alta honra no universo, o mais alto valor, o mais alto mérito, altamente digno de louvor, digno da maior admiração. É isso que Deus é, e a adoração o mostra como tal. A adoração reflete isso. A adoração é um eco dessas excelências de Deus. Essa seria uma maneira de pensar sobre isso.
ADORAÇÃO COMEÇA NO CORAÇAO
Então, a segunda coisa sobre esse texto é que: além de honrar a Deus, o que importa é a disposiçao do coraçao. “Este povo honra-me com os lábios, mas o seu coração está longe de mim. Em vão me adoram.” A adoração deles é vazia porque a praticam com os lábios, sem o coração. Não existe adoração autêntica onde o coração não está disposto. É uma adoração vazia. É uma adoração vã.
A essência da adoração é o que está agindo em seu coração — ou seja, suas afeições, suas emoções espirituais. E esses outros atos, esses atos externos, tornam-se adoração quando expressam o que o coração está sentindo autenticamente.
O que é isso? Bem, não é mera força de vontade, porque essas pessoas tinham o suficiente disso, pois estavam movendo os lábios. “Este povo honra-me com os lábios.” Eles tinham a força de vontade para ir à igreja, mover os lábios e cantar as canções. E, portanto, isso não é adoração. Adoração não é a força de vontade para se obrigar a fazer coisas que são religiosas.
Então adoraçao entendemos O QUE É, mas como a compõe é tão relevante quanto, por que saber o que é não ajuda você a realizar, a receita da adoraçao é justamente aquilo que você sente, os sentimentos, ou afeiçao que a sua alma experimenta.
Você não pode se forçar a sentir gratidão se não a sente. Você não pode se forçar a sentir admiração por alguém que você acha entediante. Você não pode simplesmente ligar e desligar como um interruptor. Não é força de vontade. São emoções reais, genuínas e autênticas que são estimuladas e despertadas por percepções verdadeiras de Deus.
Se fossemos criar fazer uma receita de adoraçao ela teria os seguintes sentimentos:
Contriçao/Quebrantamento ou tristeza pelo pecado: Salmos 51:17
Salmo 51.17 NAA
Sacrifício agradável a Deus é o espírito quebrantado; coração quebrantado e contrito, não o desprezarás, ó Deus.
Esta emoçao é um belo ato de adoração, porque refletem a santidade de Deus em relaçao a nós, que ficamos tão distantes desse padrao
2: ANSEIO E DESEJO
Então, misturamos com esses sentimentos de contrição, sentimentos de anseio e desejo.
Salmo 42.1–2 NAA
Assim como a corça suspira pelas correntes das águas, assim, por ti, ó Deus, suspira a minha alma. A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo. Quando irei e me apresentarei diante da face de Deus?
3: Temor e reverência
Salmo 5.7 NAA
Eu, porém, pela riqueza da tua misericórdia, entrarei na tua casa e me prostrarei diante do teu santo templo, no teu temor.
Então, nos aproximamos dele com temor e tremor, e teremos o produto dessa receita: O Senhor nos coroa com sua misericórdia
Salmos 100:4).
Salmo 100.4 NAA
Entrem por suas portas com ações de graças e nos seus átrios, com hinos de louvor; rendam-lhe graças e bendigam o seu nome.
Depois, misturada com toda essa gratidão e alegria
está a esperança:
Salmo 32.11 NAA
Alegrem-se no Senhor e regozijem-se, ó justos; exultem, todos vocês que são retos de coração.
Salmo 42.5 NAA
Por que você está abatida, ó minha alma? Por que se perturba dentro de mim? Espere em Deus, pois ainda o louvarei, a ele, meu auxílio e Deus meu.
Portanto, esses textos combinam contrição, tristeza, anseio, desejo, temor, reverência, gratidão, alegria e esperança. Essas são as coisas que constituem a essência da adoração. São as afeições sinceras que respondem à beleza de Deus.
Em resumo: um adorador é aquele que experimenta essas afeições por Deus cada vez mais. A adoração acontece quando vemos a Deus verdadeiramente e o sentimos devidamente. É adoração em espírito e em verdade. A verdade nos mostra visões verdadeiras de Deus, e então o espírito desperta com o tipo de afeições que correspondem a essa verdade. É isso que significa ser um adorador. O que é ser um adorador
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.