SOMOS FILHOS DE DEUS

Mensagens na epistola de 1 João  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 9 views
Notes
Transcript

OS FILHOS DE DEUS

Texto base

3 1 Vede que grande amor nos tem concedido o Pai, a ponto de sermos chamados filhos de Deus; e, de fato, somos filhos de Deus. Por essa razão, o mundo não nos conhece, porquanto não o conheceu a ele mesmo. 2 Amados, agora, somos filhos de Deus, e ainda não se manifestou o que haveremos de ser. Sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele, porque haveremos de vê-lo como ele é. 3 E a si mesmo se purifica todo o que nele tem esta esperança, assim como ele é puro. 4 Todo aquele que pratica o pecado também transgride a lei, porque o pecado é a transgressão da lei. 5 Sabeis também que ele se manifestou para tirar os pecados, e nele não existe pecado. 6 Todo aquele que permanece nele não vive pecando; todo aquele que vive pecando não o viu, nem o conheceu.

1. A realidade dos filhos de Deus 3.1-6

Quando Deus põe seu selo no coração de um homem pelo seu Espírito, há alguma estampa sagrada, alguma imagem impressa e deixada no coração pelo Espírito, como o selo sobre a cera. E esta estampa sagrada, ou imagem impressa, exibindo clara evidência para a consciência de que este indivíduo é o filho de Deus, é a mesma coisa que nas Escrituras é chamada de selo do Espírito, e o testemunho ou a evidência do Espírito. E esta marca estampada pelo Espírito nos filhos de Deus é a sua própria imagem. Essa é a evidência pela qual eles são conhecidos como filhos de Deus; eles têm a imagem de seu Pai estampada em seus corações pelo Espírito de adoção.
Jonathan Edwards

1.1 A posição dos filhos de Deus

O que eu devo saber por ser filho de Deus?
1 John 3:1 ARA
Vede que grande amor nos tem concedido o Pai, a ponto de sermos chamados filhos de Deus; e, de fato, somos filhos de Deus. Por essa razão, o mundo não nos conhece, porquanto não o conheceu a ele mesmo.

1.1.1 - Amados por Deus

A Ordem - “Vejam”
- O amor do Pai. No grego, João começa essa frase com o imperativo “vejam”. Ele quer que os leitores observem as manifestações do amor do Pai.
- João introduz a questão do amor de Deus no capítulo anterior (2.5,15), discute-a rapidamente nesse capítulo (3.1,16,17) e a explica completamente no capítulo seguinte (4.7–9,10,12,16–18).
- Através a sua palavra
1 John 2:5 ARA
Aquele, entretanto, que guarda a sua palavra, nele, verdadeiramente, tem sido aperfeiçoado o amor de Deus. Nisto sabemos que estamos nele:
- Através da doação da vida de Cristo
1 John 3:16 ARA
Nisto conhecemos o amor: que Cristo deu a sua vida por nós; e devemos dar nossa vida pelos irmãos.
- Através da capacidade de amar o próximo
1 John 4:7 ARA
Amados, amemo-nos uns aos outros, porque o amor procede de Deus; e todo aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus.
- Através da entrega sem interesse
1 John 4:10 ARA
Nisto consiste o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou e enviou o seu Filho como propiciação pelos nossos pecados*9.
- Através da permanência de Deus em nós
1 John 4:15–17 ARA
Aquele que confessar que Jesus é o Filho de Deus, Deus permanece nele, e ele, em Deus. E nós conhecemos e cremos no amor que Deus tem por nós. Deus é amor, e aquele que permanece no amor permanece em Deus, e Deus, nele. Nisto é em nós aperfeiçoado o amor, para que, no Dia do Juízo, mantenhamos confiança; pois, segundo ele é, também nós somos neste mundo.
- Conclusão
1 John 4:19 ARA
Nós amamos porque ele nos amou primeiro.
A única base do amor de Deus é o seu amor. A base do amor de Deus é única e totalmente nele. Não há porção nem proporção em nós para atrair seu amor. Não há amor nem formosura em nós que deveria fazer brilhar sobre nós um raio de seu amor.
Thomas Brooks
A profundidade do Amor de Deus e sua Graça em nossas vidas
- Deus derrama em nossos corações o seu amor pela sua graça, de uma maneira infalível e maravilhosa. Todo o amor de Deus emana da Sua boa vontade, e finalmente implantado em nosso coração.
Romans 5:5–6 ARA
Ora, a esperança não confunde, porque o amor de Deus é derramado em nosso coração pelo Espírito Santo, que nos foi outorgado. Porque Cristo, quando nós ainda éramos fracos, morreu a seu tempo pelos ímpios.

1.1.2 - Filho de Deus uma grande honra

“A ponto de sermos chamados filhos de Deus”
- Filhos de Deus. Que honra! Deus nos chama de filhos seus e nos dá a segurança de que, como seus filhos, somos seus herdeiros e co-herdeiros com Cristo (Rm 8.17). Deus dá o direito de ser seu filho (Jo 1.12) a todos os que, pela fé, receberam Cristo como Senhor e Salvador. Deus estende seu amor ao seu Filho Jesus Cristo e, por meio dele, a todos os seus filhos adotivos.[1][2]
- Após este momento João vai trabalhar um forte contraste sobre a relidade dos filhos de Deus e como o mundo os trata.

1.1.3 - Odiados pelo mundo

“de fato, somos filhos de Deus. Por essa razão, o mundo não nos conhece, porquanto não o conheceu a ele mesmo”
- A marca dos filhos de Deus é o ódio do mundo, a fiel testemunha de Cristo viverá no tempo da sua carne as mesmas injurias que nosso Senhor viveu, e de certo modo isso torna-se evidencia que realmente temos essa posição tão honrada.
- Nosso Senhor deixou isso muito claro nestas passagens:
O mundo rejeita a mensagem da Luz
John 3:18–19 ARA
Quem nele crê não é julgado; o que não crê já está julgado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus. O julgamento é este: que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz; porque as suas obras eram más.
O Mundo rejeita o filho de Deus
John 7:7 ARA
Não pode o mundo odiar-vos, mas a mim me odeia, porque eu dou testemunho a seu respeito de que as suas obras são más.
O que eu devo saber por ser filho de Deus?
Aplicação: Essa é a grande posição dos filhos de Deus, amados profundamente pelo Senhor mais rejeitados e odiados pelo mundo

1.2 O verdadeiro filho de Deus

1 John 3:2 ARA
Amados, agora, somos filhos de Deus, e ainda não se manifestou o que haveremos de ser. Sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele, porque haveremos de vê-lo como ele é.

1.2.1 - A realidade presente dos filhos de Deus

Calvino expressa em seu comentário:
Epístolas Gerais Capítulo 3

É extremamente necessário que todos nossos pensamentos fossem desviados da presente visão das coisas, para que as misérias pelas quais somos de todos os lados cercados e quase que esmagados não abalem nossa fé naquela felicidade que ainda permanece oculta. Pois a intenção do apóstolo é dizer que agimos muito insensatamente quando estimamos o que Deus nos outorga pelo prisma do presente estado das coisas, mas que devemos, com fé inabalável, manter aquilo que ainda não aparece.

Três certezas na nossa presente posição
Uma grande segurança diante da filiação
John 1:12 ARA
Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que creem no seu nome;
Uma grande herança
Romans 8:14–17 ARA
Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus. Porque não recebestes o espírito de escravidão, para viverdes, outra vez, atemorizados, mas recebestes o espírito de adoção, baseados no qual clamamos: Aba, Pai. O próprio Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus. Ora, se somos filhos, somos também herdeiros, herdeiros de Deus e coerdeiros com Cristo; se com ele sofremos, também com ele seremos glorificados.
Uma posição especial
Colossians 1:13 ARA
Ele nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu amor,

1.2.2 - A esperança futura dos filhos de Deus

Sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele, porque haveremos de vê-lo como ele é
Há duas ênfases aqui nesta afirmação
Jesus irá se manifestar; (Ele irá voltar)
Seremos semelhantes a Jesus;
1 Corinthians 15:50–54 ARA
Isto afirmo, irmãos, que a carne e o sangue não podem herdar o reino de Deus, nem a corrupção herdar a incorrupção. Eis que vos digo um mistério: nem todos dormiremos, mas transformados seremos todos, num momento, num abrir e fechar de olhos, ao ressoar da última trombeta. A trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados. Porque é necessário que este corpo corruptível se revista da incorruptibilidade, e que o corpo mortal se revista da imortalidade. E, quando este corpo corruptível se revestir de incorruptibilidade, e o que é mortal se revestir de imortalidade, então, se cumprirá a palavra que está escrita: Tragada foi a morte pela vitória.
O que eu devo saber por ser filho de Deus?
Aplicação: Quando crente olha para aquilo que já foi conquistado por Jesus ele transporta suas expectativas para a esperança que há em Cristo, uma segurança é completa.

1.3 A natureza da esperança x a natureza do pecado

1 John 3:3–5 ARA
E a si mesmo se purifica todo o que nele tem esta esperança, assim como ele é puro. Todo aquele que pratica o pecado também transgride a lei, porque o pecado é a transgressão da lei. Sabeis também que ele se manifestou para tirar os pecados, e nele não existe pecado.

1.3.1 - Os benefícios da esperança - a purificação

“E a si mesmo se purifica todo o que nele tem esta esperança, assim como ele é puro.”
- João declara um fato: “Todo aquele que tem essa esperança nele se purifica, assim como ele é puro.
- João coloca esse fato declarado em termos afirmativos. O crente vive na esperança de tornar-se semelhante a Jesus Cristo e, quanto mais ele contempla essa verdade, mais se purifica do pecado. Ele procura limpar-se do pecado que contamina o corpo e a alma, luta constantemente pela santidade e reverência a Deus.
O olhar para Jesus nos traz santidade espiritual
Hebrews 12:1–3 ARA
Portanto, também nós, visto que temos a rodear-nos tão grande nuvem de testemunhas, desembaraçando-nos de todo peso e do pecado que tenazmente nos assedia, corramos, com perseverança, a carreira que nos está proposta, olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus, o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, não fazendo caso da ignomínia, e está assentado à destra do trono de Deus. Considerai, pois, atentamente, aquele que suportou tamanha oposição dos pecadores contra si mesmo, para que não vos fatigueis, desmaiando em vossa alma.

1.3 2 - A natureza da obra de Cristo contra o pecado

1 John 3:4–5 ARA
Todo aquele que pratica o pecado também transgride a lei, porque o pecado é a transgressão da lei. Sabeis também que ele se manifestou para tirar os pecados, e nele não existe pecado.
- O pecado é tudo que vai contra a natureza perfeita de Deus, e que contudo em cristo está a perfeição do cumprimento da Lei.
Jesus é sem pecado e puro;
A realidade dos filhos de Deus é a mesma de Cristo, pois Cristo está em nós pelo Espirito

1.3.3 - O filho de Deus e o filho do mundo

1 John 3:6 ARA
Todo aquele que permanece nele não vive pecando; todo aquele que vive pecando não o viu, nem o conheceu.
Romans 6:1–3 ARA
Que diremos, pois? Permaneceremos no pecado, para que seja a graça mais abundante? De modo nenhum! Como viveremos ainda no pecado, nós os que para ele morremos? Ou, porventura, ignorais que todos nós que fomos batizados em Cristo Jesus fomos batizados na sua morte?
O que eu devo saber por ser filho de Deus?
Aplicação: A natureza da obra de Cristo, e a certeza da nossa esperança exige que estejamos sempre olhando para ele e assim venceremos a luta contra o pecado, a esperança em Cristo nos purifica.
O que eu devo saber por ser filho de Deus?
Aplicação: Essa é a grande posição dos filhos de Deus, amados profundamente pelo Senhor, mais rejeitados e odiados pelo mundo
O que eu devo saber por ser filho de Deus?
Aplicação: Quando crente olha para aquilo que já foi conquistado por Jesus ele transposta suas expectativas para a esperança que há em Cristo, uma segurança é completa.
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.