Exposição Efésios 1:1-14 (A salvação Trinitária)

Efésios  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 34 views
Notes
Transcript

Texto Base

Efésios 1.1–14 ARA
1 Paulo, apóstolo de Cristo Jesus por vontade de Deus, aos santos que vivem em Éfeso e fiéis em Cristo Jesus, 2 graça a vós outros e paz, da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo. 3 Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos tem abençoado com toda sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais em Cristo, 4 assim como nos escolheu, nele, antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante ele; e em amor 5 nos predestinou para ele, para a adoção de filhos, por meio de Jesus Cristo, segundo o beneplácito de sua vontade, 6 para louvor da glória de sua graça, que ele nos concedeu gratuitamente no Amado, 7 no qual temos a redenção, pelo seu sangue, a remissão dos pecados, segundo a riqueza da sua graça, 8 que Deus derramou abundantemente sobre nós em toda a sabedoria e prudência, 9 desvendando-nos o mistério da sua vontade, segundo o seu beneplácito que propusera em Cristo, 10 de fazer convergir nele, na dispensação da plenitude dos tempos, todas as coisas, tanto as do céu como as da terra; 11 nele, digo, no qual fomos também feitos herança, predestinados segundo o propósito daquele que faz todas as coisas conforme o conselho da sua vontade, 12 a fim de sermos para louvor da sua glória, nós, os que de antemão esperamos em Cristo; 13 em quem também vós, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação, tendo nele também crido, fostes selados com o Santo Espírito da promessa; 14 o qual é o penhor da nossa herança, até ao resgate da sua propriedade, em louvor da sua glória.

Introdução

A carta de Paulo a igreja de Éfeso era provavelmente uma carta circular, visto fato de que em muitos manuscritos antigos no verso 1 não é contida a palavra Éfeso e visto fato da falta de pessoalidade na carta, dando a entender em alguns versos como no capítulo 1 e verso 15 que eles se conheciam apenas de ouvir falar.
Caso essa carta fosse destinada apenas a igreja de Éfeso ela provavelmente seria endereçada a nomes como em outras cartas e trataria de problemas mais específicos.
Esta carta tem uma divisão clara:
Abertura (1:1-2)
Corpo (1:3-6:20)
Conclusão (6:21-24)
Ela também é dividida de maneira geral entre parte doutrinária (1:3 - 3:21) e parte ética ou prática (4:1 - 6:20)

Abertura

Efésios 1.1–2 ARA
1 Paulo, apóstolo de Cristo Jesus por vontade de Deus, aos santos que vivem em Éfeso e fiéis em Cristo Jesus, 2 graça a vós outros e paz, da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo.
O prólogo da carta começa com uma apresentação do Apóstolo e um apelo a sua autoridade derivada de Deus, cumprimentando os santos da igreja em nome do Pai e do nosso Senhor Jesus Cristo.

Explicação

As bençãos Espirituais (V3)

Efésios 1.1–14 ARA
3 Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos tem abençoado com toda sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais em Cristo,
Logo após Paulo se apresentar, ele introduz uma expressão de louvor a Deus por sua obra e na sequência explica o motivo pelo qual esse Deus é bendito: Porque nos tem abençoado com toda sorte de benção espiritual nas regiões celestes em Cristo.
Do mesmo modo que o povo do antigo pacto havia recebido bençãos materiais e terrenas vindas da parte de Deus, a igreja, o povo de Deus do novo pacto recebe toda sorte de benção espiritual nas regiões celestes em Cristo.
Essas bençãos são as bençãos da salvação trinitária.

Bençãos do Pai (V4-6a)

Efésios 1.1–14 ARA
4 assim como nos escolheu, nele, antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante ele; e em amor 5 nos predestinou para ele, para a adoção de filhos, por meio de Jesus Cristo, segundo o beneplácito de sua vontade, 6 para louvor da glória de sua graça

1 - Eleição

A primeira benção espiritual decorrente do Pai é a eleição.
Deus nos escolheu em Cristo antes da fundação do mundo.
Essa benção tem um propósito: Nos tornar santos e irrepreensíveis.
Aplicação:
Não fomos nós que escolhemos a Deus, foi Deus quem nos escolheu. A resposta que demos a Ele é uma resposta a graça que nos alcançou.
A bíblia é muito clara em declarar:
Romanos 9.16 “16 Assim, pois, não depende de quem quer ou de quem corre, mas de usar Deus a sua misericórdia.”
Romanos 9.18 “18 Logo, tem ele misericórdia de quem quer e também endurece a quem lhe apraz.”
Romanos 10.20 “20 E Isaías a mais se atreve e diz: Fui achado pelos que não me procuravam, revelei-me aos que não perguntavam por mim.”
Se estamos aqui é porque Deus nos escolheu, não temos o mérito da Salvação, Deus tem. Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo.

2 - Em amor nos predestinou para adoção de Filhos

A segunda benção espiritual decorrente do Pai é a adoção de FIlhos.
A Eleição é o ato da escolha e a predestinação é o ato de dar um destino de antemão.
Esse destino de antemão dado por Deus aos que ele elege é a adoção por meio de Jesus Cristo, ou seja, a participação do crente na família de Deus.
Aplicação:
Aquele que nos elege, nos elege EM AMOR para sermos seus FILHOS.
Romanos 9.25–26 “25 Assim como também diz em Oseias: Chamarei povo meu ao que não era meu povo; e amada, à que não era amada; 26 e no lugar em que se lhes disse: Vós não sois meu povo, ali mesmo serão chamados filhos do Deus vivo.”
E o texto nos diz para que isso é feito segundo o bom propósito da sua vontade para o louvor da glória de sua graça.
Aplicação:
O motivo pelo qual Deus salva pecadores é para exaltar sua graça.

Bençãos do Filho (6b-12)

Efésios 1.1–14 ARA
que ele nos concedeu gratuitamente no Amado, 7 no qual temos a redenção, pelo seu sangue, a remissão dos pecados, segundo a riqueza da sua graça, 8 que Deus derramou abundantemente sobre nós em toda a sabedoria e prudência, 9 desvendando-nos o mistério da sua vontade, segundo o seu beneplácito que propusera em Cristo, 10 de fazer convergir nele, na dispensação da plenitude dos tempos, todas as coisas, tanto as do céu como as da terra; 11 nele, digo, no qual fomos também feitos herança, predestinados segundo o propósito daquele que faz todas as coisas conforme o conselho da sua vontade, 12 a fim de sermos para louvor da sua glória, nós, os que de antemão esperamos em Cristo;

1 - Redenção

A primeira benção espiritual que recebemos do Filho é a redenção que ocorre por meio do seu sangue.
Por meio de Cristo Jesus nós somos redimidos.
Ser redimido é ser liberto por meio do pagamento de um preço.
Aplicação:
Cristo nos libertou da prisão por meio do pagamento de um preço.
Havia um escrito de divida contrário contra nós que fazia com que tivéssemos que trabalhar arduamente para pagar essa conta, porém, por mais que trabalhássemos, nossa divida era muito alta e por fim impagável, nos colocando em eterna escravidão de condenação.
Colossenses 2.14 “14 tendo cancelado o escrito de dívida, que era contra nós e que constava de ordenanças, o qual nos era prejudicial, removeu-o inteiramente, encravando-o na cruz;”
Fomos libertos do julgo opressor do pecado que nos escravizava.

2 - Remissão dos Pecados

A segunda benção espiritual que recebemos do Filho é a remissão dos pecados.
A divida nos escravizava, mas a culpa nos condenava.
Receber a remissão de pecados é receber um veredito de inocente no lugar de culpado.
Aplicação:
Todos nós quebramos as leis e os mandamentos de Deus e por isso somos considerados culpados. Porém o sangue de Cristo além de nos libertar lança nossa culpa para distante de nós.
Salmo 103.1–4 “1 Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e tudo o que há em mim bendiga ao seu santo nome. 2 Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e não te esqueças de nem um só de seus benefícios. 3 Ele é quem perdoa todas as tuas iniquidades; quem sara todas as tuas enfermidades; 4 quem da cova redime a tua vida e te coroa de graça e misericórdia;”
O texto ainda nos diz que tudo isso foi feito, porque Deus fez convergir em Cristo todas as coisas, celestes e terrenas, incluindo nós que somos sua herança e fomos predestinados por aquele que faz tudo de acordo com a sua vontade .

Bençãos do Espírito (V13 - 14)

Efésios 1.1–14 ARA
13 em quem também vós, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação, tendo nele também crido, fostes selados com o Santo Espírito da promessa; 14 o qual é o penhor da nossa herança, até ao resgate da sua propriedade, em louvor da sua glória.

1 - Selo

A primeira benção espiritual do Espírito é nos selar.
O Selo era a marca que autentica algo como sendo de alguém.
Uma decreto pratico disso no mundo antigo era quando uma mensagem do rei deveria ser enviada e havia um selo feito com o anel real para comprovar que aquela mensagem era do Rei.
Aplicação:
O selo é aquilo que nos autentica como sendo propriedade de Deus.
No livro de Apocalipse lemos sobre uma marca na mão e na testa dos eleitos.
Apocalipse 7.3 “3 dizendo: Não danifiqueis nem a terra, nem o mar, nem as árvores, até selarmos na fronte os servos do nosso Deus.”
Apocalipse 9.4 “4 e foi-lhes dito que não causassem dano à erva da terra, nem a qualquer coisa verde, nem a árvore alguma e tão somente aos homens que não têm o selo de Deus sobre a fronte.”

2 - Penhor

O selo de Deus em nós é o penhor de nossa herança até o resgate de sua propriedade.
Em outras palavras, a salvação começa com Deus que nos elege e predestina e termina com Deus que nos sela e nos busca.
Como estamos selados de modo a ser propriedade de Deus temos a garantia de que ele voltara para resgatar a sua propriedade.
Aplicação
Podemos descansar seguros na salvação de Deus, sabendo que aquele que começou a boa obra é fiel para termina-la e que ele é poderoso para nos livrar dos tropeços.
Filipenses 1.6 “6 Estou plenamente certo de que aquele que começou boa obra em vós há de completá-la até ao Dia de Cristo Jesus.”
Judas 24 “24 Ora, àquele que é poderoso para vos guardar de tropeços e para vos apresentar com exultação, imaculados diante da sua glória,”

Conclusão

A obra da salvação é uma obra de Deus.
O Pai nos escolheu, Jesus nos comprou e o Espírito nos selou e agora somos propriedade dEle.
Apelos:
1 - Caso você esteja ouvido o Evangelho da Salvação e começando a crer no Filho de Deus, confirma sua eleição por arrependimento e fé.,
2 - Caso você seja um crente com o espírito, lutando contra a carne e o mundo, ore aquele é poderoso para te livrar dos tropeços e se fortaleça no Espírito Santo até o dia de seu resgate.
3 - Vaso você esteja vivendo sua salvação de maneira poderosa, Deus tem te livrado dos tropeços, se alegre com alegria indizível pela obra do Deus trino em sua vida.

Oração

Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.