Rute 3
O autor elabora o cenário no qual a honra e a graça serão os qualificadores da resgatada e do resgatador, performando as qualidades de Cristo como redentor, e da igreja como redimida.
Rute 3: A providência divina na preservação da extinção pela concessão de um herdeiro real (pt 3) - O caráter do resgatador e a união virtuosa com a resgatada.
Aqui os meios humanos (i.e., o plano de Noemi) executam algo previamente entendido como sendo da província de Yahweh. Em resposta a uma oportunidade concedida providencialmente, Noemi começou a responder a sua própria oração! Assim, ela dá o modelo de uma maneira em que as ações divinas e humanas operam juntas (…).
O goel é uma figura belíssima projetada por Deus para apontar para a ação futura do messias. Paul Miller explica:
Até onde sabemos, o goel ou resgatador era único de Israel. Um goel antecipa algo sobre Jesus, a personificação da lei que redime seu povo. À medida que Jesus ia por Israel curando os enfermos, cuidando dos pobres e incluindo o estrangeiro, ele estava sendo o goel que Israel nunca fora. Ele completou Israel. Quando Jesus morreu na cruz, ele foi o goel pelo mundo. Deus não enviou para nós meramente um livro de instruções, ele enviou seu Filho. Ele não nos deu meramente conselhos; ele nos deu sua carne. Ele não apenas mostrou como fazer, ele mesmo o fez – indo até sua morte. Jesus é o perfeito goel.
A cooperação do poder divino com todos os poderes subordinados, em harmonia com as leis pré-estabelecidas de sua operação, fazendo-os agir precisamente como agem.
(…) O povo de Deus, assim como Noemi e Rute, é como uma mulher precisando de proteção e descanso. Essa temática é comum nas escrituras (
