As Bem-Aventuranças - A Alegria no Luto

As Bem-Aventuranças   •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 12 views
Notes
Transcript
Welcome!
Anúncios: Congresso das IBBNA na IBNU! Quarta-feira 29 de Julho-2 Agosto…
Nova data do Culto Administrativo
Novas classes da EBD VEM AI!
Mateus 5…
Vivemos em um mundo que busca constantemente a felicidade. As pessoas buscam riqueza, sucesso, prazer e poder, acreditando que essas coisas lhes trarão realização. No entanto, Jesus inicia Seu sermão mais famoso, o Sermão da Montanha, com uma redefinição radical de felicidade — o que significa ser abençoado.
Agora, os versículos 1 e 2 nos declaram que Jesus viu as multidões... Ele disse
Matthew 5:3 NVI
3 “Bem-aventurados os pobres em espírito, pois deles é o Reino dos céus.
"Pobres em espírito" não significa financeiramente pobres, mas espiritualmente falidos — reconhecer nossa absoluta necessidade de Deus. É o oposto de orgulho, autoconfiança ou superioridade moral (Luke 18:9-14).
Este é o fundamento da vida cristã: admitir: "Não consigo me salvar. Preciso de Jesus."
Ilustração: Imagine duas pessoas se afogando — uma se debate, insistindo que está bem; a outra clama por socorro. Quem se salva? Somente aqueles que admitem que estão se afogando.
Promessa: "Deles é o reino dos céus." O reino de Deus pertence aos humildes, não aos autossuficientes.
A seguir, lemos
Matthew 5:4 NVI
4 Bem-aventurados os que choram, pois serão consolados.
O que Ele está nos dizendo? Qual o significado por trás dessas palavras?
Nossa cultura evita a tristeza, anestesiando a dor com distrações.
Agora, o luto está fora de moda. Chorar está fora de moda.
Fazemos de tudo para evitar sentir qualquer dor.
Temos nossos psicólogos para anestesiar nossas neuroses.
Temos nossos "conselheiros" que nos absolvem de toda culpa.
Temos nossos médicos para aliviar nossa dor.
Temos nossos agentes de seguros para aliviar nossas preocupações.
E mesmo na morte, temos a funerária para, de alguma forma, tentar embelezar a morte para nós.
E, além disso, queremos ir de um entretenimento para outro, de uma diversão para outra, para entreter, para distrair, para desviar nossos pensamentos, não para observar o mundo real... não para refletir a realidade ao redor... para não chorarmos.
Mas Jesus diz: "Bem-aventurados os que choram".
As pessoas choram por vários motivos.
Um atleta chora porque não conseguiu vencer a competição...
Algumas pessoas estão sempre chorando... melancólicas, carregando um saco de tristeza... reclamando de tudo... sempre miseráveis.
Outras choram de frustração porque não conseguem realizar seus planos, desejos e luxúrias malignos, ou choram porque têm afeições equivocadas.
Um exemplo clássico dessa atitude é um homem chamado Amnom. (2 Samuel 13:2) Ele chorava nos cantos porque não conseguia satisfazer sua luxúria com Tamar.
É a esse tipo de luto que o Senhor se refere em Mateus 5:4? Acredito que a resposta seja "Não".
Bem-aventurados os que choram por quê?
Acredito que o versículo 3 responde que:
Matthew 5:3 NVI
3 “Bem-aventurados os pobres em espírito, pois deles é o Reino dos céus.
Jesus está dizendo: Bem-aventurados aqueles que sentem profundamente a dor do pecado.
É um compartilhamento ativo da dor e do pecado do mundo com Jesus.
O versículo mais pungente de toda a Bíblia, o mais curto da nossa Bíblia em inglês/português, é este: “Jesus chorou.” (João 11:35)
Bem-aventurados aqueles que sentem profundamente a dor do pecado como Jesus sentiu.
Podemos colocar desta forma: As coisas que partem o coração de Jesus partem o seu? "Bem-aventurados os que choram."
Temos uma igreja com os olhos secos, uma igreja que não chora pelas coisas que entristecem o Senhor, profanam o sagrado e santificam o profano.
Muitos dos nossos cultos religiosos hoje são repletos de lideres de torcida.
Meu caro amigo, a Bíblia diz que há tempo para rir e tempo para chorar. (Eclesiastes 3:4) No que diz respeito à igreja ocidental, creio que é tempo de se curvarem diante de Deus e chorar. Este, meu caro amigo, é um momento para chorar.
Jesus está falando aqui daqueles que choram principalmente pelo pecado, aqueles que veem que, moral e espiritualmente, estão falidos aos olhos de um Deus justo e santo.
E quando uma pessoa vê isso, o que se segue é o choro, o profundo lamento da nossa ruína — falência moral e espiritual.
Quando vemos que estamos espiritualmente falidos — que em nossas mãos não temos nada a oferecer a Deus, mas que até mesmo nossa justiça é como trapo de imundícia aos olhos de um Deus justo e santo (Isaías 64:6) — então choramos com a mais profunda tristeza.
Paulo fala de dois tipos de tristeza em sua segunda carta aos Coríntios.
2 Corinthians 7:10 NVI
10 A tristeza segundo Deus não produz remorso, mas sim um arrependimento que leva à salvação, e a tristeza segundo o mundo produz morte.
A tristeza "segundo Deus" — sobrenatural/segundo Deus... — leva ao arrependimento.
Quando vemos nossa falência espiritual, podemos reagir de várias maneiras.
a) Podemos negar que temos um problema e fingir que está tudo bem, assim como o fariseus de Luke 18:9-14.
Jesus diz: "Confessai os vossos pecados e lamentai."
b) Podemos admitir nosso vazio e fraqueza e tentar mudar a nós mesmos.
Infelizmente, somos incapazes de mudar a nós mesmos. Não podemos fazer isso sem a ajuda do Senhor. * João 15:5 — Eu sou a videira, vós sois os ramos. Quem permanece em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.
c) Podemos admitir nossa condição e desistir.
Esta é a "tristeza mundana" — remorso. Judas cometeu suicídio por causa dessa tristeza. Se uma pessoa não está disposta a se voltar para Cristo, ela está verdadeiramente sem esperança. (marido que se suicidou…) Quando as pessoas estão sem esperança, às vezes tendem a desistir.
d) Podemos nos arrepender de nossos pecados.
As pessoas reagem aos seus pecados de várias maneiras. Algumas se lamentam do que fizeram; algumas sentem remorso pelo passado; outras se arrependem de seus pecados.
Deixe-me dizer que há uma diferença entre lamento, remorso e arrependimento.
Lamento - É quando a consciência do meu pecado reside apenas na minha mente, "Eu me senti culpado"… deu “BO”
Remorso - É quando meu coração, emoções e mente são afetados, e eu desisto... (Judas)
Arrependimento - É quando minha mente, meu coração e minha vontade são afetados, e eu estou disposto a me afastar do pecado e obedecer a Deus. Arrependimento não é apenas uma mudança de sentimento e pensamento, mas da minha vontade.
O filho pródigo exemplificou essas percepções. Sua mente reconheceu que os servos de seu pai estavam em melhor situação do que ele. Se ele tivesse se odiado pelo que fez, então teria sentido lamento por suas ações. Se ele tivesse se sentado no chiqueiro e pensado em quão tolo tinha sido e perguntado: "O que eu estava pensando?", isso teria sido tristeza mundana, remorço. Mas Quando ele disse: "Vou para casa, para meu pai, e consertarei as coisas!", essa decisão foi arrependimento. Sua tristeza foi uma tristeza piedosa que o motivou a consertar sua vida com Deus e com os outros.
O choro que traz alegria, vida e crescimento espiritual é o choro piedoso, que vem de uma tristeza pelo pecado que leva ao arrependimento e a uma vida transformada.
Promessa: "Eles serão consolados." O Espírito Santo (o Consolador) nos encontra em nosso arrependimento. Um dia, Deus enxugará toda lágrima (Apocalipse 21:4).
Deus ama e honra um coração humilde e contrito.
Isaiah 66:2 NVI
“A este eu estimo: ao humilde e contrito de espírito, que treme diante da minha palavra.
A felicidade, ou bem-aventurança, não reside na lamentação em si.
A alegria vem do que Deus faz em resposta à nossa tristeza pelos nossos pecados, do Seu perdão que tal lamentação traz.
A tristeza piedosa traz o perdão de Deus, que traz felicidade e alegria porque você é perdoado!
Nosso choro pelos nossos pecados leva à alegria e à felicidade que vêm do Senhor.
Aqueles que choram pelo pecado são felizes porque aqueles que choram pelo pecado têm seus pecados perdoados.
Pecado e felicidade são completamente incompatíveis. Onde um existe, o outro não pode. Até que o pecado seja perdoado e removido, a felicidade é bloqueada.
Chorar pelo pecado traz o perdão do pecado, e o perdão do pecado traz uma liberdade e alegria que não podem ser experimentadas de nenhuma outra maneira.
Observe o que Tiago disse em Tiago capítulo quatro.
James 4:8–10 NVI
8 Aproximem-se de Deus, e ele se aproximará de vocês! Pecadores, limpem as mãos, e vocês, que têm a mente dividida, purifiquem o coração. 9 Entristeçam-se, lamentem-se e chorem. Troquem o riso por lamento e a alegria por tristeza. 10 Humilhem-se diante do Senhor, e ele os exaltará.
O crente piedoso, que anda em comunhão com o Senhor, vê mais do amor e da misericórdia de Deus, mas também vê mais da sua própria pecaminosidade e da pecaminosidade do mundo.
Crescer na graça também é crescer na consciência do pecado.
A marca de maturidade espiritual não é a ausência de pecado, isso está reservado para o Céu, mas uma consciência crescente da pecaminosidade em nossas vidas.
João abordou isso em sua epístola. Se você passa pela vida pensando que não há nada de errado com você e que não tem falhas, você está enganado e vivendo uma mentira.
1 John 1:8–9 NVI
8 Se afirmarmos que estamos sem pecado, enganamos a nós mesmos, e a verdade não está em nós. 9 Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça.
Se o nosso choro for piedoso, lamentaremos não apenas os nossos pecados, mas também os pecados dos nossos irmãos na fé e os pecados do mundo.
Quanto mais próximo você anda de Deus, mais consciente você fica das suas fraquezas, falhas, pecados e dos pecados da sociedade.
Observe estes versículos em Isaías e Salmos.
Isaiah 6:5 NVI
5 Então gritei: Ai de mim! Estou perdido! Pois sou um homem de lábios impuros e vivo no meio de um povo de lábios impuros; os meus olhos viram o Rei, o Senhor dos Exércitos! e Rei, o Senhor Todo-Poderoso.”
Jeremiah 9:1 NVI
1 Ah, se a minha cabeça fosse uma fonte de água e os meus olhos um manancial de lágrimas! Eu choraria noite e dia pelos mortos do meu povo.
A preocupação angustiada com os pecados de Israel e o julgamento vindouro de Deus sobre o Seu povo fizeram Jeremias lamentar.
Matthew 23:37 NVI
37 “Jerusalém, Jerusalém, você, que mata os profetas e apedreja os que lhe são enviados! Quantas vezes eu quis reunir os seus filhos, como a galinha reúne os seus pintinhos debaixo das suas asas, mas vocês não quiseram.
O amor de Cristo O levou a lamentar os pecados de Jerusalém.
I’ll. Paulo no auge do seu ministério escreveu em Romans 7:15–19 “Não entendo o que faço. Pois não faço o que desejo, mas o que odeio. …Sei que nada de bom habita em mim, isto é, em minha carne. Porque tenho o desejo de fazer o que é bom, mas não consigo realizá-lo. Pois o que faço não é o bem que desejo, mas o mal que não quero fazer, esse eu continuo fazendo.”
Romans 7:22–25 “No íntimo do meu ser tenho prazer na Lei de Deus; mas vejo outra lei atuando nos membros do meu corpo, guerreando contra a lei da minha mente, tornando-me prisioneiro da lei do pecado que atua em meus membros. Miserável homem que eu sou! Quem me libertará do corpo sujeito a esta morte? Graças a Deus por Jesus Cristo, nosso Senhor! …
Crescer na graça também é crescer na consciência do pecado.
O crente piedoso, que anda em comunhão com o Senhor, vê mais do amor e da misericórdia de Deus, mas também vê mais da sua própria pecaminosidade e da pecaminosidade do mundo.

O que podemos fazer para desenvolver a tristeza piedosa?

Como desenvolvemos a atitude de luto sobre a qual Jesus falou neste sermão?
Essa é uma ótima pergunta. Há algumas coisas que podemos fazer.
Negativamente, há três coisas que você pode fazer por você mesmo ...

1. Evite entristecer o Espírito Santo de Deus.

Ephesians 4:30 NVI
30 Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção.
Como alguém pode entristecer o Espírito Santo de Deus?

A. duvidar da sua palavra

B. coração amargo

“amor ao “mundo” - pecado - “não ameis o mundo”...

O Espírito Santo é entristecido e Seu Espírito é impedido de operar em nossas vidas.

presunção -

“Não há nada de errado comigo.” De que pecado você está falando?" - a presunção seca as lágrimas porque, na verdade, é uma forma de orgulho.
Ela reconhece a necessidade de graça, mas não de muita graça, porque não sou tão mau ou tão maligno quanto outra pessoa.
Ela tem a atitude de que minhas falhas não são ruins o suficiente para confessar, me arrepender e abandonar. Não há necessidade de lamentar meus pecados.
Aqueles que presumem pensar dessa maneira presumiram errado!
Observe o que Isaías disse sobre esse tipo de atitude.
* Isaías 55:7 "Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno os seus pensamentos. Volte-se para o Senhor, que terá misericórdia dele; que ele se volte para o nosso Deus, pois ele perdoará generosamente."
Davi escondeu seu pecado, e isso teve consequências devastadoras para sua saúde. Salmo 32:3–4
3 Enquanto eu me calava, meus ossos se consumiam por causa do meu gemido o dia todo.
4 Pois dia e noite a tua mão pesava sobre mim; minhas forças se esgotavam como no calor do verão.
Salmo 32:5
5 Então te confessei o meu pecado e não encobri a minha iniquidade. Eu disse: “Confessarei as minhas transgressões ao Senhor”. E perdoaste a culpa do meu pecado.
Salmo 32:1–2
1 Bem-aventurado aquele cujas transgressões são perdoadas, cujos pecados são cobertos.
2 Bem-aventurado aquele a quem o Senhor não imputa pecado e em cujo espírito não há engano.

2. Evite a Procrastinação -

A procrastinação impede a tristeza piedosa simplesmente por adiar. Ela diz: "Um dia desses, quando as coisas estiverem melhor, eu me acerto com Deus. Um dia desses Eu confessarei e pedirei a Deus perdão."
Essa atitude é como jogar roleta-russa com a sua vida. É tola e perigosa porque não sabemos como será a nossa vida amanhã.
* Tiago 4:14 "Vocês nem sabem o que o amanhã trará! O que é a sua vida? Você é como uma névoa que aparece por um instante e depois se dissipa."
Quanto mais cedo lidarmos com o pecado em nossas vidas, mais cedo a alegria virá. Se não lidarmos com ele, não temos garantia de que a alegria virá, porque não temos garantia de que teremos tempo para confessá-lo mais tarde.

3. Evite o Desespero

O desespero impede o luto porque é desistir de Deus, recusar-se a acreditar que Ele pode nos salvar e ajudar.
O desespero é colocar nossas vidas fora da graça de Deus.
Aquele que está em desespero acredita que está destinado a pecar. Porque acredita que Deus desistiu dele, desiste de Deus.
O desespero justifica o pecado, escolhe acreditar que não há escolha.
Ele esconde a misericórdia de Deus por trás de uma nuvem de dúvida criada por ele mesmo. Jeremias se referiu a pessoas que usavam essa desculpa para fazer suas próprias coisas e viver à sua maneira.
* Jeremias 18:12 "Mas eles responderão: 'Não adianta! Vamos seguir nossos próprios planos; Cada um de nós seguirá a teimosia do seu próprio coração maligno.'"
Agora, deixa eu apresentar três coisas positivas que você pode fazer...

1. Busque conhecer a Deus

Hosea 6:3 NVI
3 Conheçamos o Senhor; esforcemo-nos por conhecê-lo. Tão certo como nasce o sol, ele aparecerá; virá para nós como as chuvas de inverno, como as chuvas de primavera que regam a terra.”
Hosea 6:6 NVI
6 Pois desejo misericórdia, e não sacrifícios; conhecimento de Deus em vez de holocaustos.
O passo mais importante que podemos dar para nos livrarmos dos impedimentos à tristeza piedosa, quaisquer que sejam, é olhar para a santidade de Deus e o grande sacrifício expiatório pelo pecado na cruz.
Se somos insensíveis ao nosso pecado, rimos dele, o encaramos levianamente ou nos deleitamos nele, é porque não compreendemos a santidade de Deus e o horror do Calvário.
Crescer na graça também é crescer na consciência do pecado. A marca de uma vida madura não é a ausência de pecado, que está reservada para o Céu, mas uma crescente consciência da pecaminosidade em nossas vidas.

2. Ore - converse com Jesus

Nossos momentos de oração nos manterão próximos do Senhor, o que, por sua vez, nos tornará conscientes de nossa pecaminosidade.
Devemos orar por contrição de coração, que só Deus pode dar e que Ele nunca recusa àqueles que pedem.
Salmo 51:10 – Cria em mim um coração puro, ó Deus, e renova dentro de mim um espírito firme.
Salmo 51:17 – Os sacrifícios para Deus são um espírito quebrantado; um coração quebrantado e contrito, ó Deus, não desprezarás.

3. Medite e Estude a Palavra de Deus (diariamente)

Salmo 119:9
9 Como um jovem pode permanecer no caminho da pureza? Vivendo de acordo com a tua palavra.
Salmo 119:11
11 Guardei a tua palavra no meu coração para não pecar contra ti.
Crie o hábito de ler a Bíblia em estilo devocional, sem pressa...
Conclusão: Jesus nos apresenta um O Reino Invertido
As Bem-Aventuranças não são uma lista de verificação — são um retrato de Jesus. Ele se fez pobre em espírito (Filipenses 2:5-8), um homem de dores (Isaías 53:3). Ao segui-Lo, tornamo-nos semelhantes a Ele — e essa é a vida abençoada.
O mundo diz: "Seja forte, autossuficiente, independente." Jesus diz: "Admita sua fraqueza, lamente seu pecado e encontre graça."
O evangelho não é para os "perfeitos", mas para os quebrantados.
A verdadeira felicidade começa quando paramos de fingir e nos ajoelhamos diante de Cristo.
Apelo:
Você é pobre de espírito? Venha a Jesus — Ele oferece graça.
Você está de luto? Seu conforto está próximo.
Vamos orar:
"Senhor, tira o nosso orgulho. Quebranta nossos corações pelo pecado. Enche-nos com o Teu conforto e reino. Amém."
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.