O chamado de Levi

Quem é Jesus?  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 73 views

Jesus chama um coletor de impostos para que o seguir, esse imediatamente deixa as suas redes e segue o mestre.

Notes
Transcript
Jesus já havia chamado seus quatro primeiros discípulos, o texto de hoje nos fala sobre o chamado do jovem Levi, mais conhecido como Mateus.
Abramos A Palavra de Deus em  Marcos 2.13-17.

Quem Jesus chama?

Jesus estava andando pela praia, e uma grande multidão o seguia. Ele as ensinava. Quando viu um homem, chamado, Levi/Mateus. Esse homem estava assentado na coletoria de impostos! Ele era um coletor de impostos. Também conhecido como publicano!
Aqui somos apresentados a mais um grupo de pessoas do novo testamento, os publicanos!
Quem eram os publicanos?
Publicanos eram os cobradores de impostos, eram judeus que se dispunha a trabalhar para Roma cobrando impostos do seu próprio povo. Tinham a má fama de praticarem a extorsão e serem egoístas e avarentos! Cobravam além do devido e enriqueciam muito de maneira ilicita! Podemos ver um pouco disso quando lemos a história de Zaqueu.
Eles eram odiados pelo seu próprio povo, pois eles serviam voluntariamente ao povo inimigo; eram a escória da sociedade naquele tempo. "Além disso, eles eram desprezados por questões religiosas, pois como seu trabalho exigia contatos frequentes com povos gentios, eles eram considerados impuros cerimonialmente, e os rabinos geralmente ensinavam seus alunos que deveriam evitar a qualquer custo sentar à mesa com eles ou manter qualquer tipo de contato social." Eram considerados como traidores, sua casa era considerada impura e eram expulsos da sinagoga.
Mateus era esse homem: rico, porém pobre, desprezado e necessitado de amor. E ali ele estava, em mais um dia de trabalho, assentado em sua coletoria de impostos, fazendo seu trabalho. Mas foi nesse dia um homem apareceu, lhe fez um convite e tudo mudou!
Jesus sabia exatamente quem ele era! o texto diz que Jesus o viu! Jesus conhecia os seus pecados, conhecia como este homem vivia, o conhecia por inteiro! Ele mesmo quem o criou! Mesmo o conhecendo isso não o afastou de Mateus, justamente por conhece-lo Jesus o chamou! Que maravilha!
Jesus tem compaixão dos pecadores, Ele fez justamente ao contrário do que um Fariseu faria, os fariseus nem mesmo se direcionava aos publicanos, se afastavam o máximo possível, segundo eles; até o ato de falar com pessoas "impuras" os tornaria também impuro (Eles morriam de medo de ficarem impuros)! Mas Jesus não, Jesus é atraído! Ele se compadece de nós, Ele se aproxima de nós com maior amor, compaixão e nos convida para segui-lo!
Para os fariseus, eles se tornariam impuros se tivesse comunhão com publicanos e pecadores. Mas a comunhão  de Jesus esses homens, os torna puros e santos. Ele não é contaminado, ele é quem os santifica!
Ele conhecia a maior necessidade de Mateus: não era as riquezas, bens, bom nome. Aquilo que mais Mateus precisava era do amor de Jesus! Imagine o quão desprezado era aquele homem, desprezado até mesmo pela sua família! Quanto tempo viveu sem amor, quanto tempo viveu para si mesmo e para as riquezas! Mas quando Jesus entra na sua história, tudo mudou! E Jesus lhe diz duas palavras: Siga-me! É uma ordem vinda do próprio Jesus.
Muito provavelmente Mateus sabia quem ele era pois em Mc 1.28 nos diz que sua fama havia se espalhado por toda a região. Talvez tenha já tivesse o visto antes ou ouvido um de seus sermões.

A resposta de Mateus

Logo em seguida do chamado, Mateus, se levanta. Lucas nos informa em Lc 5.28 que deixou tudo e o seguiu!
Isso demonstra qual deve ser a postura de um discípulo de Jesus - Deixar tudo para traz para seguir o Mestre! Devemos obediência completa e absoluta!
Naquela época muitos queriam seguir a Jesus, mas não tinham coragem para deixar algumas coisas para traz como o discípulo que queria segui-lo mas antes tinha outras tarefas para fazer (Mt 8.21-22) o jovem rico que não conseguiu deixar suas riquezas em Mt 19.16-22.
Ainda hoje muitas pessoas querem seguir a Jesus, mas não querem ter a responsabilidade de um seguidor de Jesus. Querem seguir a Jesus, não da maneira que Ele exige, mas sim da maneira que pensam ser o certo. Dessa maneira você será um seguidor de um Jesus criado pela sua própria mente, mas não o verdadeiro Messias!
Mas o verdadeiro discípulo faz como Mateus deixa tudo para traz, para ganhar a vida eterna. Jesus diz em Lc 14.33: "Assim, pois, qualquer um de vocês que não renuncia a tudo o que tem não pode ser meu discípulo."
Toda a vida de Mateus mudou! A partir daquele momento Mateus ganha um novo motivo para viver; viver para Jesus, Ele ouviu uma ordem e prontamente obedeceu. Aquele que vivia para o dinheiro e para si mesmo e que era desprezado passa agora a viver para uma outra pessoa, passa a ser amado por Jesus.
Toda a identidade de Mateus foi transformada!
A história de Mateus é a história de todos nós! Vivíamos para os nossos próprios prazeres, seguindo e adorando ídolos como o dinheiro, poder, pessoas. Vivíamos sem o verdadeira alegria e o verdadeiro amor, por isso buscávamos tantas coisas para satisfazer nossos anseios. Sentados na coletoria de impostos: Isto é vivíamos e continuaríamos vivendo dessa maneira. Mas um homem apareceu em nossas vidas, ele interveio em nosso estado de morte! E nos disse: Siga-me! E por isso nós hoje podemos estar aqui, vivendo, nos alegrando, tendo comunhão com Deus e com os irmãos!
Aplicação:
Descrente: Você que tem ouvido o chamado de Jesus para o seguir. Não deixe para outra hora, faça como Mateus, deixe tudo para trás, deixe a velha vida. Não existe nada mais precioso que Jesus, não existe nada mais perfeito que Jesus, não existe vida que vale a pena, a não ser a vida vivida para Jesus! Jesus diz:
Matthew 16:25–26 NAA
Pois quem quiser salvar a sua vida a perderá; e quem perder a vida por minha causa, esse a achará. De que adiantará uma pessoa ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Ou que dará uma pessoa em troca de sua alma?
E para você, meu irmão, lembre-se: obedecer a Jesus não significa apenas ter atendido ao Seu chamado uma vez. A obediência ao Mestre deve ser contínua! As Suas ordens devem ser ouvidas e obedecidas todos os dias. Se Ele te exorta a abandonar uma prática, abandone-a sem demora! Se Ele te chama a crescer, a buscá-Lo mais, a servir com mais entrega — então, simplesmente faça o que o Mestre mandou!
Jesus continuará te exortando: por meio de uma pregação no culto de domingo, de uma leitura bíblica devocional, de uma conversa com o seu pastor ou com um irmão em Cristo. E diante da voz do Senhor, nossa resposta deve ser como a de Mateus: deixar tudo para trás e obedecer ao que o Mestre ordenou.

O perfil dos escolhidos:

Quando analisamos o perfil dos homens que Jesus chamou para ser seus seguidores, podemos ver que eles não eram homens cheios de qualidade com um curriculum impecável. Na verdade podemos enxergar muitos defeitos: Pedro era muito impulsivo e cabeça dura, João e Tiago chamados de filhos do Trovão pois queriam que Deus destruísse uma cidade com fogo. Felipe: Tímido e incrédulo. O próprio Mateus, um publicano, traidor da pátria.
São todos homens improváveis, sem muito estudo, de profissões simples, pessoas imperfeitas, muitas vezes vemos sua imaturidade. Mas esses homens foram escolhidos pelo Senhor! E podemos ver como o Senhor transforma suas vidas de maneira grandiosa!
Aplicação:
Queridos, a igreja do Senhor é assim, composta por seres humanos imperfeitos, pessoas complicadas, pessoas cheias de defeitos, pessoas difíceis, mas pessoas chamadas por Jesus para uma nova vida! O próprio Senhor se encarrega de suas ovelhas! Ele é quem resgata as ovelhas perdidas, cuida de suas feridas. Ele é o oleiro e nós o barro, e dia após dia estamos sendo moldados por Ele!
Se você quer encontrar um lugar com pessoas perfeitas, eu te digo, este lugar não é aqui! Mas aqui você vai encontrar pessoas pecadoras, que foram chamadas por Jesus e dia após dia, estão sendo transformadas por Ele!
O Pr Tiago Mattes diz: "Igreja é um lugar de pessoas complicadas, mas chamadas a reconstrução" A igreja não é feita de pessoas perfeitas, sem pecado e moralmente puras, Jesus mesmo diz, Não vim pra chamar essas pessoas, vim chamar pecadores!

Quem se assenta a mesa com Jesus? v. 15-17

Após o chamado de Mateus, Jesus vai à sua casa, onde é preparado um banquete. Lá, à mesa com Ele, estavam os discípulos, muitos publicanos — como o próprio Mateus — e outros pecadores. Todos buscavam a comunhão com Jesus, reconhecendo sua própria miséria e desejando ouvir, obedecer e ser transformados por Aquele que veio da parte de Deus. Eram pessoas que reconheciam a sua miséria, pessoas que reconheciam a Jesus como salvador! São esses que se assentam a mesa com Jesus, sentar a mesa significa ter comunhão com aquela pessoa! São essas pessoas que o Senhor veio chamar!
Você só pode ter comunhão com Jesus, se você se entende como um pecador e ele como o seu Senhor e salvador!
Entram em cena aqueles religiosos chatos que acompanham todo o ministério de Jesus aqui na terra chamados de Fariseus.

Quem não se assenta a mesa com Jesus? v.16

Novos antagonistas: Os fariseus eram homens religiosos que faziam parte de um partido religioso, eram estudiosos da lei e eles se orgulhavam de seguir a lei, eles eram muito zelosos com a lei, mas interpretavam a lei de maneira errada, assim colocavam um fardo muito grande sobre o povo que eles ensinavam. Lc 18.9 nos fala um pouco sobre como eram os fariseus "Jesus também contou esta parábola para alguns que confiavam em si mesmos, por se considerarem justos, e desprezavam os outros"
Durante todo o ministério de Jesus, os fariseus o perseguiram, pois queriam apanhar Jesus em um erro. Tinham muita inveja de Jesus, pois ele arrebanhava mais pessoas e ensinava como quem tinha autoridade (Mt 7.29) além de vez após vez confronta-los em suas mentiras.
Nesse banquete, onde várias pessoas estavam juntas não era difícil chegar mais pessoas para a festa; havia alguns curiosos, outros que queriam beliscar alguma comida, enfim. Os escribas dos Fariseus também apareceram por lá; talvez motivados pela curiosidade em saber que grande festa era aquela ou porque estava patrulhando para ver se havia alguém quebrando a lei. Eles entram em cena e como muitos não tinham coragem de fazer criticas e perguntas diretas a Jesus. O alvo de suas perguntas são os seus discípulos:  "Porque Ele come e bebe com coletores de impostos e pecadores?"
Será que o mestre de vocês não conhece o tipo de gente que está a sua volta? Porque ele se contamina andando com essas pessoas impuras? porque ele tem comunhão com essa ralé, essa escória? Os próprios rabinos haviam criado uma lei: “os discípulos do sábio não devem se reclinar à mesa em companhia de “o povo da terra”, “a ralé que não conhece a lei”.
Estavam super escandalizados com Jesus por Ele andar com esse tipo de gente! Jesus estava pondo a baixo todo um sistema imposto por homens; Jesus pouco se importava com aquilo que os fariseus iriam pensar.
Aplicação:
A a Bíblia NVI: Coloca entre aspas a palavra: "pecadores" quando a fala é relacionada aos fariseus, isso porque, eles não se consideravam pecadores, pensavam ser perfeitos seguidores da lei, sem pecado. Os outros não, os outros são pecadores, os outros são imundos, são cães (Tratavam os gentios como animais).
Quando agimos como os fariseus?
Imitamos os fariseus quando agimos sem misericórdia com os de dentro.
Que nós somos santos, perfeitos e tudo de ruim que acontece conosco é culpa de outra pessoa e não é fruto de nosso coração pecaminoso. Tendemos a avaliar os pecados dos outros sendo maiores que o nosso! Por que será que somos especialistas em aumentar o pecado alheio e, ao mesmo tempo, mestres em minimizar o nosso? Usamos lupa para julgar os outros, mas espelho distorcido para olhar para nós mesmos.
Mas muitas vezes olhamos os nossos irmãos com o olhar de um fariseu e nesse olhar não existe perdão, não existe humildade, somente condenação! Encaramos os outros como inimigos a serem destruidos! Isso dentro da igreja! Isso com nossos irmãos! Pessoas que Jesus deu a sua vida! Não pode ser assim!
A Musica "coração igual ao teu" do Diante do trono diz " Ensina-me a amar o meu irmão! A Olhar com teus olhos, perdoar com o teu perdão!" É exatamente essa postura que devemos ter com os nossos irmãos!
Precisamos de uma visão correta sobre nós mesmos! Entendendo que eu sou o pior dos pecadores! Se Deus teve misericórdia de mim. Porque não terei com o meu irmão? Se meu irmão foi grosso comigo, porque eu não o perdoo? Se o irmão me ignorou, porque não exercer misericórdia? Se o pastor falhou comigo, porque não lhe dá o perdão e nova chance? Cuidado para que você não haja como fariseu, sem misericórdia e perdão.
Imitamos os Fariseus quando agimos sem misericórdia com os de fora.
Irmãos, quando falamos de pecados, temos aqueles pecados que consideramos “aceitáveis e outros como inaceitáveis” muitas vezes criamos rankings de quais são os mais graves e dizemos: ah esse pecado aqui, pode, esse outro não pode, esse pecado não é tão grave, agora esse pecado aqui é gravíssimo. Você quer ver?
1 Corinthians 6:9–10 NAA
Ou vocês não sabem que os injustos não herdarão o Reino de Deus? Não se enganem: nem imorais, nem idólatras, nem adúlteros, nem afeminados, nem homossexuais, nem ladrões, nem avarentos, nem bêbados, nem maldizentes, nem roubadores herdarão o Reino de Deus.
Galatians 5:21 NAA
invejas, bebedeiras, orgias e coisas semelhantes a estas. Declaro a vocês, como antes já os preveni, que os que praticam tais coisas não herdarão o Reino de Deus.
Qual desses aqui condenamos como o pecado mais grave? Com certeza o homossexualismo. Mas vamos analisar a o que o texto diz: Os injustos, você já foi desonesto alguma vez na vida? Então você não herdará o reino dos céus. Você já sentiu inveja de alguém? eu já. Então não herdarei o reino dos céus. Já falou mal de alguém? Então você não é digno do reino do céus!
Nós costumamos condenar os bêbados, pois diz que os que praticam a bebedice não herdará o reino dos céus. Mas esquecemos da glutonaria; comer além do necessário. o Glutão também não herdará o reino dos céus.
Quem pode herda o reino do céus? Resposta ninguém!!!! Ninguém pode entrar nos céus! Porque somos pecadores, somos inimigos de Deus, estamos perdidos!!!! Mas ai é que mora a Boa Nova! Jesus Cristo veio para nos resgatar!  Para salvar o perdido!
1 Corinthians 6:11 NAA
Alguns de vocês eram assim. Mas vocês foram lavados, foram santificados, foram justificados no nome do Senhor Jesus Cristo e no Espírito do nosso Deus.
Então cuidado, para você não agir com um fariseu, se achando melhor que os outros, condenando os pecadores assim como os fariseus; dizendo quem pode e quem não pode ser salvo! Cuidado! Nosso coração é tendencioso ao farisaísmo!
Você não é chamado para ser um religioso, mas para ser um imitador de Cristo! Devemos entender que todas as pessoas estão perdidas sem Jesus, não somente os homossexuais, não somente os bebedores, não somente os ladrões! Todas as pessoas, por melhor que ela seja, sem Jesus ela está perdida! E assim como Jesus, que tinha compaixão dos pecadores e se assentava com eles. Nós devemos imita-lo, compartilhando do amor, da graça e misericórdia que recebemos dEle.

Para quem Jesus veio?

Jesus ouviu esse questionamento e intervém respondendo: Não são o sãos que precisam de médico. E sim os doentes. Não vim chamar justos, mas pecadores.
Quem precisa do médico? São as pessoas saudáveis? Claro que não! Quem precisa do médico são os doentes, aqueles que se sentem mau, aqueles que têm queixas com relação a saúde. São essas pessoas que buscam o médico.
A todos os que estão cansados e sobrecarregados, aos que estão doentes, enfermos, os que reconhecem a própria miséria: A esses, o Senhor Jesus diz: Venham a mim! (Mt 11.28) Venham usufruir da cura! A comunhão de Jesus com os pecadores, os transforma. E Graças a Deus, Ele come com publicanos e pecadores, pois, se não fosse assim, estaríamos perdidos. Aproximação de Jesus de nós pecadores é o que nos faz ter uma nova vida!
Não vim chamar justos, mas pecadores. Não vim chamar as pessoas que se consideram saudáveis, não vim chamar aqueles que dizem ser sem pecados, não vim chamar aqueles que confiam em si mesmo. E a Bíblia nos diz em Rm 3.10: "Não há um justo sequer" E Jesus sabia disso. "Os justos" aqui na verdade são pecadores que não reconhecem seu estado de miséria, aqueles que não se veem como pecadores e necessitados de um salvador.
Mas ele veio chamar os pecadores, justamente aqueles que entendem, que reconhecem que são pecadores, que entende o seu estado de perdição assim como Mateus, sabia que era um pecador e que necessitava de um salvador!

Conclusão:

Jesus chama pessoas imperfeitas, pessoas que estavam perdidas, mas hoje foram resgatas pelo bom pastor; pessoas que já foram quebradas, mas que agora estão no processo de reconstrução! E o Senhor Jesus continua edificando sua igreja, santificando sua noiva a fim de que ela seja apresentada para si mesmo como igreja gloriosa, sem mancha, nem ruga, nem coisa semelhante, porém santa e sem defeito.
Que por meio dessa mensagem você possa olhar a igreja do Senhor com outros olhos, com o olhar de misericórdia e de amor. Que Ele nos conduza para vivermos a igreja, sendo essa comunidade viva que ele mesmo estabeleceu para a sua glória.
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.