34 - SEM TEMPO IRMÃO!

Romanos  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 17 views
Notes
Transcript

TEXTO

Romans 13:11–14 NAA
11 E digo isto a vocês que conhecem o tempo: já é hora de despertarem do sono, porque a nossa salvação está agora mais perto do que quando no princípio cremos. 12 Vai alta a noite, e o dia vem chegando. Deixemos, pois, as obras das trevas e revistamo-nos das armas da luz. 13 Vivamos dignamente, como em pleno dia, não em orgias e bebedeiras, não em imoralidades e libertinagem, não em discórdias e ciúmes. 14 Mas revistam-se do Senhor Jesus Cristo e não façam nada que venha a satisfazer os desejos da carne.

CONTEXTO

Já aprendemos que devemos:
“Apresentem o corpo como sacrifício vivo...” (12.1) “Não se conformem com este século (padrão/ comportamento do mundo), mas transformem-se pela renovação da mente...” (12.2)
Isso significa que o crente deve viver com mansidão, amor, perdão e sem espírito de vingança.

📍Contexto imediato:

Romanos 13.1–10 tratou da vida cristã diante das autoridades e, como a vida de amor ao próximo, é o meio de cumprir a Lei e todos os mandamentos que vimos desde o capítulo 12 até aqui. Agora, Paulo muda o tom: ele apela à urgência. É como se dissesse: “Façam isso com pressa santa, o tempo está acabando!”
👉 Paulo está nos chamando para um despertar espiritual, para viver com santidade e vigilância, como quem sabe que a história caminha para o fim e Cristo está às portas, se não para voltar publicamente, para nos buscar no nosso último suspiro.

EXPOSIÇÃO

🧩 EXPOSIÇÃO VERSÍCULO POR VERSÍCULO

🔹 Verso 11 – “Já é hora de despertar do sono”

Romanos 13.11 “11 E digo isto a vocês que conhecem o tempo: já é hora de despertarem do sono, porque a nossa salvação está agora mais perto do que quando no princípio cremos.”

Explicação:

“Conhecem o tempo” → καιρός, -οῦ, ὁ, ocasião oportuna, oportunidade, época conveniente, tempo próprio;
Vocês não são meninos na fé, vocês já são velhos de igreja, já estão nessa caminhada com Cristo a um tempo, já conhecem o evangelho que eu, Paulo, lhes apresentei. Passamos 12 capítulos e meio, então não é como se isso tudo fosse novidade.
E porque vocês sabem e conhecem o tempo que estamos vivendo, vocês sabem muito bem os problemas que estamos vivendo, sabem que o mundo está nos cercando, nos odiando como sempre foi, querendo nosso fim, vocês sabem como César, os governos e poderosos desse mundo não nos tolera. Vocês sabem que hoje se defende com unhas e dentes tudo, menos a santa fé evangélica, por isso assim diz o Senhor:
“Despertar do sono” = deixar a passividade espiritual.
“Nossa salvação está mais perto” = Paulo fala da salvação futura, a glorificação. O retorno de Cristo se aproxima.
Os últimos dias estão aí! Nós não estamos às vésperas do apocalipse, o apocalipse já começou tem 2000 anos, vocês foram salvos, a verdade do evangelho está a frente de vocês, o que falta para que abramos nossos olhos para ver que precisamos mudar nossas vidas? Precisamos nos santificar, precisamos mudar velhos hábitos, abandonar pecados, inveja, fofocas, rancores passados, mágoas, Cristo nos chamou para uma nova vida, até quando vamos continuar vivendo como sempre vivemos?
Até quando vamos continuar nesse marasmo, nessa apatia, nessa falta de fome por Deus, pela comunhão, por ser santo? Até quando a vida cristã vai se resumir apenas a duas horas em um único dia da semana em nossas vidas?
Nossa salvação está tão perto, como nunca antes esteve. E a cada dia, mais perto está o Senhor de nos chamar e de voltar. Será que eu vou ter que esperar estar às portas da visita do Senhor para abrir meus olhos? Pra abandonar todas as cargas que venho acumulando e carregando até hoje e que só atrapalham a minha caminhada com Cristo?
Eu olho pra minha vida, eu olho pra onde Deus tem me levado e só consigo ver uma coisa:
Como eu preciso orar mais, como eu preciso ler mais essa santa e perfeita palavra, como eu preciso jejuar mais, como eu preciso mudar mais, o quanto eu não sou nem metade do que deveria ser...
Cada vez que olho pra realidade do que é e de como deveria ser a minha vida com Deus, meu Deus, quanto falta pra que eu alcance o que nosso Senhor merece ter de mim.

Enfoque:

Por isso Paulo está dizendo: “Vocês sabem em que ponto da história estão. Já foram salvos, já foram justificados, agora é vida nova… então agora acordem!

🔹 Verso 12 – “A noite vai passando, e o dia vem chegando”

Romanos 13.12 “12 Vai alta a noite, e o dia vem chegando. Deixemos, pois, as obras das trevas e revistamo-nos das armas da luz.”

Explicação:

“Noite” = era presente, dominada pelo pecado. O sistema, que está debaixo do príncipe das trevas, está no auge e só cresce a cada era. Nós temos o privilégio de não viver num país anticristão, mas basta entrar nas universidades, falar com alguns psicólogos, denunciar pecados nas redes sociais e você verá que há sim uma perseguição velada a todo cristão que não se dobra aos padrões desse mundo.
E não só o mundo, vivemos um tempo, assim como Paulo e os demais apóstolos, onde de dentro da igreja existe um movimento para abraçar as ideologias mundanas.
Temos cristãos ostentando bandeira de grupos terroristas, estampas de assassinos e ditadores abertamente opositores a fé, e outros que carregam a bandeira de uma nação que, além de negar e blasfemar o nome de nosso Senhor, se quer é alguma coisa do que um dia foi nos tempos bíblicos.
Por todos os lados as trevas parecem cegar a vista dos ímpios e até de alguns crentes.
Mas vem o “Dia” = o tempo da manifestação final da glória de Cristo.
O dia onde tudo será revelado aos olhos de todos, onde Cristo aparecerá e não deixará dúvida alguma sobre quem Ele é. Está chegando o dia de nossa redenção, um reforço do que Paulo já disse no versículo 11. Nosso Senhor está às portas, resta pouco tempo, e, se Ele não voltar, Ele te chamará. O que tens preparado? Pra quem será?
Deixe as “Obras das trevas” = práticas da velha vida, ocultas, vergonhosas. Tudo aquilo que Paulo está condenando desde o capítulo 12:
Abandone o orgulho de querer sempre ser servido ou de estar sempre certo;
Abandone o desinteresse ou o “amor” por conveniência e interesse mesquinho;
Para de pagar o mal com mais mal, o ódio com ódio;
Deixe de criar inimigos, você foi chamado a viver em paz no que depender de você;
Deixar a vingança nas mãos de Deus;
Pare de desonrar as autoridades que estão em sua vida, mas acima de tudo, honre a maior autoridade de todas, Deus que nos diz que:
O tempo das trevas está terminando. Não faz sentido viver como quem ainda pertence à noite. Vista-se de luz!
“Armas da luz” = não apenas vestes, mas armamento para a luta espiritual
Ephesians 6:11–18 NAA
11 Vistam-se com toda a armadura de Deus, para poderem ficar firmes contra as ciladas do diabo. 12 Porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, mas contra os principados e as potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestiais. 13 Por isso, peguem toda a armadura de Deus, para que vocês possam resistir no dia mau e, depois de terem vencido tudo, permanecer inabaláveis. 14 Portanto, fiquem firmes, cingindo-se com a verdade e vestindo a couraça da justiça. 15 Tenham os pés calçados com a preparação do evangelho da paz, 16 segurando sempre o escudo da fé, com o qual poderão apagar todos os dardos inflamados do Maligno. 17 Usem também o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus. 18 Orem em todo tempo no Espírito, com todo tipo de oração e súplica, e para isto vigiem com toda perseverança e súplica por todos os santos.

🔹 Verso 13 – “Vivamos dignamente como de dia”

Romanos 13.13 “13 Vivamos dignamente, como em pleno dia, não em orgias e bebedeiras, não em imoralidades e libertinagem, não em discórdias e ciúmes.”

Pra me revestir de luz preciso viver dignamente, de forma apropriada, pelos padrões de Deus:

Paulo lista 3 pares de pecados que são vividos pelos que estão nas trevas:
Orgias e bebedeiras → pecados de descontrole e embriaguez.
Festas e encontros onde o objetivo é alimentar os prazeres da carne. Esse é o rolê do mundo. Sair para curtir bebendo até cair, pegando quem der mole, falando os maiores absurdos que rolarem na rodinha.
Imoralidade e libertinagem → pecados sexuais.
Desavenças e inveja → pecados relacionais e interiores. Rixinhas, picuinhas, fofocas falando mal um do outro, a falta de perdão, o rancor.
Tudo isso deve ser abandonados por nós irmãos. Temos que acordar pra vida! Cristo está a porta e, não sou eu que estou dizendo, é a santa e inerrante Palavra de Deus, diante de quem nós juramos ser a nossa única regra de fé e prática.
Chega de se misturar em ambientes que só te levam a pecar, chega de se misturar a pessoas que não respeitam a sua fé e ficam te induzindo a cometer pecados, chega de cultivar no seu coração rancor e mágoa de algo que aconteceu no passado e que você já devia ter perdoado, principalmente se for um irmão em Cristo! Chega de ficar fofocando e falando mal de alguém que não está presente, cultivando desavenças e invejas.
Que em nome do Senhor Jesus, a próxima vez que alguém chegar pra você pra falar algo da vida de alguém que não te diz respeito sem essa pessoa estar presente, você repreenda em amor essa pessoa.
Nosso pecado precisa nos constranger! A urgência da volta do Senhor é real. Quem me garante que eu não vou cair duro aqui nesse púlpito antes mesmo de eu terminar essa mensagem?
Vamos acordar igreja, nosso amado está aí, à porta.

🔹 Verso 14 – “Revistam-se do Senhor Jesus Cristo”

Romanos 13.14 “14 Mas revistam-se do Senhor Jesus Cristo e não façam nada que venha a satisfazer os desejos da carne.”

Explicação:

“Revistam-se” = expressão de identidade e ação (cf. Cl 3.12–14). É colocar Cristo como traje e armadura.
A sua identidade é Cristo, é Filho de Deus, é pequeno Cristo.
Você não é o que o espelho diz de você, você não é o que seus pensamentos dizem de você, você não é o que o Diabo diz de você, você não é o que os outros dizem que você é, o que a ideologia de gênero diz que você é.
Se você é salvo e redimido pelo sangue de Jesus você é quem Deus diz que você é.
Portanto aja como tal! Arrume sua postura, ajeite sua aparência, você tem que parecer crente e eu não to falando de roupa.
Seu caráter, suas atitudes, o que tu fala, seus interesses, seus sonhos e objetivos, tudo na sua vida tem que refletir seu amor por Cristo e sua identidade Nele.
Quando seus amigos, seus parentes, estranhos olham pra você o que eles vem?
Só mais uma pessoa normal na roda de pessoas normais?
Quantos que, sem você contar, podem dizer que você é cristão?
Acorde Igreja! Sua identidade é santa.
E “Não planeje as obras da carne” = não alimente desejos pecaminosos, não faça planos para pecar.
Tira da sua vida tudo aquilo que te dá aquele gatilho pro pecado. Que pecado? Leia novamente Romanos 12 e 13.
As vezes o nosso pecado é o que a gente menos imagina. Abandone o pecado Igreja, acorde, o Senhor está às portas.
Ou você se veste de Cristo, ou a carne toma conta. Não basta evitar o mal — é preciso se encher de Cristo diariamente.

🔚 CONCLUSÃO

Resumo da linha do texto:

Você conhece o tempo (v.11)
Então, acorde do sono espiritual (v.11)
Porque a noite está passando e o dia se aproxima (v.12)
Então, deixe o pecado para trás (v.12–13)
E revista-se de Cristo em santidade ativa (v.14)

Conclusão teológica:

O evangelho não é apenas algo que cremos — é algo que nos transforma enquanto aguardamos o dia do Senhor.
Essa transformação é urgente, ativa e pública.

APLICAÇÃO

Acorde espiritualmente.
Abandone a neutralidade. A indiferença, a preguiça espiritual é pecado.
Examine onde você tem vivido “em sono”, negligência, frieza, omissão.
Rompa com pecados tolerados.
Pecados “menores” são as portas de entrada para a escravidão.
As vezes o seu pecado não é escandaloso. Você nunca traiu seu esposo (a). Mas o seu coração é amargo por dentro.
Rejeite práticas escondidas, pecados sexuais, vícios e disputas.
Não alimente a carne.
Corte o que te faz tropeçar. Não “planeje cair”.
Isso pode envolver: redes sociais, amizades, hábitos, séries, lugares.
Vista-se de Cristo diariamente.
Isso envolve:
Vida devocional firme
Submissão à Palavra
Comunhão com a igreja
Prontidão espiritual.
Viva como quem sabe que Jesus voltará.
Isso muda como você trabalha, como você trata o próximo, como você reage à tentação, como você usa o tempo.
O cristão vive com os pés na terra, mas com os olhos no céu.
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.