O DOM DE DISCERNIMENTO DE ESPÍRITOS
0 ratings
· 61 viewsNotes
Transcript
O DOM DE DISCERNIMENTO DE ESPÍRITOS
O DOM DE DISCERNIMENTO DE ESPÍRITOS
TEXTO BASE:
1Coríntios 12.10 “a outro, poder para operar milagres; a outro, profecia; a outro, discernimento de espíritos; a outro, variedade de línguas; e ainda a outro, interpretação de línguas.”
INTRODUÇÃO
INTRODUÇÃO
Os dons são poderes que Deus nos concede para ampliarmos nossas ações e nos mantermos firmes na gerra. Deus não apenas nos prometeu que “as portas do inferno não prevalecerão contra a Igreja”, Ele nos deu ferramentas poderosas para que sob a direção do E.S. e autoridade de Jesus, nós pudessemos ter uma força descomunal para agir no reino espiritual, nossa luta não é contra carne ou sangue já nos disse Paulo.
Já estudamos os seguintes dons de poder:
Palavra de Sabedoria: Orientação e instrução
Palavra do conhecimento: Ou mais conhecido como o dom de revelação.
Dom da Fé: Fé para o sobrenatural
Dom de curar: Dom para fazer curas milagrosas
Dom de operar milagres
Dom de Profecia
Discernimento de Espírito
Hoje vamos parar um pouco e falar sobre o dom de discernimento de espíritos como um dom de revelação que é necessário para a boa edificação da Igreja do Senhor.
As Sagradas Escrituras já nos advertiam que chegariam dias de muitos falsos espíritos e cristos fajutos. Uma primeir análise bíblica que podemos fazer passando por alguns textos nos indicam essa realidade:
1João 4.1–3 “Amados, não creiam em qualquer espírito, mas examinem os espíritos para ver se eles procedem de Deus, porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo. Vocês podem reconhecer o Espírito de Deus deste modo: todo espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne procede de Deus;mas todo espírito que não confessa Jesus não procede de Deus. Esse é o espírito do anticristo, acerca do qual vocês ouviram que está vindo, e agora já está no mundo.”
1Tessalonicenses 5.19–22 “Não apaguem o Espírito. Não tratem com desprezo as profecias, mas ponham à prova todas as coisas e fiquem com o que é bom. Afastem-se de toda forma de mal.”
Efésios 5.9–10 “pois o fruto da luz consiste em toda bondade, justiça e verdade; e aprendam a discernir o que é agradável ao Senhor.”
Gálatas 1.6–10 “Admiro-me de que vocês estejam abandonando tão rapidamente aquele que os chamou pela graça de Cristo, para seguirem outro evangelho que, na realidade, não é o evangelho. O que ocorre é que algumas pessoas os estão perturbando, querendo perverter o evangelho de Cristo. Mas ainda que nós ou um anjo dos céus pregue um evangelho diferente daquele que lhes pregamos, que seja amaldiçoado! Como já dissemos, agora repito: Se alguém lhes anuncia um evangelho diferente daquele que já receberam, que seja amaldiçoado! Acaso busco eu agora a aprovação dos homens ou a de Deus? Ou estou tentando agradar a homens? Se eu ainda estivesse procurando agradar a homens, não seria servo de Cristo.”
Hebreus 5.14 “Mas o alimento sólido é para os adultos, os quais, pelo exercício constante, tornaram-se aptos para discernir tanto o bem quanto o mal.”
O que é o dom do discernimento espíritual:
O dom de discernimento de espíritos é a habilidade espiritual concedida pelo Espírito Santo para identificar, distinguir e julgar corretamente a fonte de manifestações espirituais, doutrinas, intenções e atitudes — se são de Deus, humanas ou demoníacas
O que não é:
Não é intuição humana aguçada.
Não é espírito crítico ou julgamento carnal.
Não é mera “sensação” de que algo está errado
1 - A IMPORTÂNCIA E NECESSIDADE DO DOM DE DISCERNIMENTO DE ESPÍRITOS
1 - A IMPORTÂNCIA E NECESSIDADE DO DOM DE DISCERNIMENTO DE ESPÍRITOS
Influência de deuses ou de espíritos
A atividade de um deus ou espírito em influenciar ou vir sobre uma pessoa e então dirigir ou influenciando fortemente as suas atividades.
Nós temos que lidar com 03 principais tipos de espírito:
O espírito humano: O Espírito caído de cada ser humano que é capaz de ser brilhantemente bom generoso, assim como, tenebroso e mal. Muitas manifestações delocadas da vontade de Deus são ações e determinações que nascem de corações humanos maus, claro que a influencia do espírito do maligno e do espírito do mundo ajudam nesse processo de construção da má ação do espírito humano.
O espírito das trevas: Seres angélicais que agora adotam uma postura de destruição e de perversidade, estão nas regiões celetiais e são dominados e orquestrados por satanás.
O espiríto do mundo: Culturas e convenções humanas que são diretamente influenciadas por satanás e seus espíritos maus. São a forma com que satanás propaga todas as suas articulações para afastar o ser humano da presença de Deus.
O SANTO ESPÍRITO DE DEUS: O consolador que é a terceira pessoa da Trindade santa, que tem como sua principal função ser o nosso consolador, nosso professor, nosso intercessor.
Em nossos dias precisamos estar cientes de que muitos espíritos enganadores estão agindo para confundi a fé dos cristãos, não podemos ser ingenuos ao pontos de acreditar em todas as manifestações que podemos observar no meio da cristandade.. Infelizmente estamos vivendo tempos de apostasia velada, onde muitos já abandonaram a sã doutrina e não percebem isso, entregando-se a rítus e ações guiadas por espírito humano ou infernal.
Talvez para ficar bem mais didático e claro para os irmãos vou usar a fugura de um objeto bem conhecido de alguns irmãos, principalmente aqueles que estão lhe dando com dinheiro em espécie. A caneta que válida a cédula do real brasileiro, é uma ferramenta fudamental para quem precisa receber um volume expressivo de dinheiro durante o dia, mesmo que a rotina já lhe forneça uma experiência para identificar falsificações, em alguns casos só tendo a caneta parea identificar a verdadeira cédula, pois os estelionatários estão sempre mudando o método de ação para enganhar.
Usando essa figura nós já podemos observar que, o dom de discenimento de espíritos nos server como uma canetinha para nós verificarmos os Espíritos que chegam a nossa congregação, ao nosso meio.
Como esses espíritos podem se chegar em nosso meio:
2 - O dom de discernimento de espíritos é uma habilidade espiritual
2 - O dom de discernimento de espíritos é uma habilidade espiritual
Muitos de nós temos habilidades que muitas vezes são desenvolvidas ao longo de nossa vida em nosso processo de adaptação e sobrevivência, como por exemplo alguém que inicia sua vida em um circo vai estimular diversas habilidades que favoreçam sua inserção no mundo dos espetáculos. Nossas vontades e tbm talentos nos dão essa condição de ter habilidade com um instrumento por exemplo, ou até mesmo um médico que tem habilidade com um bisturi que poucos tem. Essas habilidades inerentes a existência humanda podem ser moldadas, adquiridas ou desenvolvida, por exemplo quem nunca cantou na vida, ou nunca desenhou, pode perfeitamente ir em busca dessa habilidade com orientação, treinamento e muita prática. O que é maravilhoso no reino de Deus é que ao nascermos de novo, o senhor renova nossa existência e nos dá novas habilidades que não estão na prateleira comum que todos os seres humanos podem alcançar, os dons espírituais não estão entre as habilidades que eu posso ter se simplimente eu me esforça e “correr atrás de adiquirir”, são habilidades no campo do espiritual onde só os que tem espíirito vivificadoo em Deus tem acesso, são ações sobrenatutrais que são dadas a Igreja para cumprir o propósito da edificação. O acesso a todas as outras habilidades comuns estão entre o exercicio do cérebro e do corpo, ao enteder e praticar adiquiri-se a habilidade, as habilidades espírituais são recebidas em função do novo nascimento, do novo estágio espiritual que nós nos encontramos, agora com o interior habilitado para o contato com Deus podemos receber essas habilidades.
1Coríntios 2.15–16 “Mas quem é espiritual discerne todas as coisas, e ele mesmo por ninguém é discernido; pois “quem conheceu a mente do Senhor para que possa instruí-lo?” Nós, porém, temos a mente de Cristo.”
3 - O dom de discernimento de espíritos é concedido pelo Espírito Santo:
3 - O dom de discernimento de espíritos é concedido pelo Espírito Santo:
1Coríntios 12.8 “Pelo Espírito, a um é dada a palavra de sabedoria; a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra de conhecimento;”
Para quem pensa que pode barganhar com Deus, os dons são um exemplo prático de como Deus trata as riquezas do céu. Não existe no mundo um sábio ou erudito que possa ter ou ensinar o que só está em posse de Deus. Os dons espírituais são de Deus e Ele por sua graça nos dá por meio do seu Santo Espírito para usarmos em função da edificação da igreja. Como o grande administrador das riquezas de Deus, o E.S. distribui de maneira sábio e justa em alinhamento com os propósitos de Deus na vida de cada crente, os seus dons. Por isso digo que a oração é que busquemos os dons, mas com a consiencia de que recebemos de maneira aleatória para nós, mas para O E.S. é o que a obra precisa. Quando nos dispomos a obra, não temos opção de nos colocar onde é melhor para nós, precisamos seguir a orientação e designações supremas de Deus. Por isso não podemos estinguir o E.S. ele precisa estar em nosso meio nos direcionando, capacitando, enchendo, batizando, revestindo de poder, presenteando com Dons, para que possas estar de acordo com a vontade de Deus.
4 - O dom de discernimento de espíritos é dado para:
4 - O dom de discernimento de espíritos é dado para:
Identificar:
Identificar:
Quem recebe o dom de discernimento de espíritos recebe a capacidade do céu, diretamente de Deus de identificar pessoas, mensagens, atitudes e ações que estão em ação no reino espiritual e são de Dus e com isso a confirmação do E.S.. Assim como identificar o que não vem de Deus. Identificação é saber quem está por trás das ações sejam boas ou más. Uma capacidade que não é dada a todos, mas aquem o Espírito identifica que não terá medo ou vergonha de usar em função do reino de Deus.
Identifica quando o reino espíritual se alinha em ação com o reino terreno.
Exemplo: A birra de uma criança ou um ato enfurecido de uma pessoa, ou até mesmo uma ação gentil de alguém.
Romanos 8.14–16 “porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus. Pois vocês não receberam um espírito que os escravize para novamente temerem, mas receberam o Espírito que os adota como filhos, por meio do qual clamamos: “Aba, Pai”. O próprio Espírito testemunha ao nosso espírito que somos filhos de Deus.”
Distinguir :
Distinguir :
Se é uma ação espiritual, quem está por trás dessa ação?
No dom de discernimento:
Exige maturidade espiritual e sensibilidade bíblica.
Usa a Palavra como filtro: “Isso glorifica a Cristo? Produz frutos espirituais?”
Julgar corretamente:
Julgar corretamente:
Após identificar e disitinguir, quem é dotado pelo dom de discernimento, vai saber agir, jugando o que dever fazer para que haja edificação na igreja, seja confirmando o que é de Deus ou reprovando o que é do maligno, mas sem fírulas, mas com sabedoria e graça.
Significa avaliar e responder com sabedoria e justiça, à luz da Palavra de Deus.
No dom de discernimento:
Envolve o agir com prudência e autoridade, não com precipitação.
Pode exigir repreensão, oração, alerta à liderança ou afastamento da pessoa.
Não é só “perceber”, mas saber como agir
5 - O que o dom me capacita à identificar,distinguir e julgar corretamente?
5 - O que o dom me capacita à identificar,distinguir e julgar corretamente?
A fonte das manifestações espírituais:
A fonte das manifestações espírituais:
Espírito Santo (Fonte Divina)
Quando a manifestação vem de Deus
Características: Glorifica a Cristo (João 16.14 “Ele me glorificará, porque receberá do que é meu e o tornará conhecido a vocês.” ), produz fruto espiritual (Gálatas 5.22 “Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade,” ), promove unidade, santidade e edificação do Corpo de Cristo (1 Co 12.7; Ef 4.11–13).
Exemplos:
Línguas genuínas no Pentecostes (At 2)
Profecias verdadeiras (Atos dos Apóstolos 21.10–11 “Depois de passarmos ali vários dias, desceu da Judéia um profeta chamado Ágabo. Vindo ao nosso encontro, tomou o cinto de Paulo e, amarrando as suas próprias mãos e pés, disse: “Assim diz o Espírito Santo: ‘Desta maneira os judeus amarrarão o dono deste cinto em Jerusalém e o entregarão aos gentios’ ”.” – Ágabo)
Curas e milagres que exaltam Jesus
discernimento aqui reconhece e confirma o mover de Deus, para que a igreja seja fortalecida, e ninguém impeça o agir divino por medo ou confusão.
Espírito Humano (Fonte da Alma)
Quando a manifestação parte do próprio homem
Características: Pode até usar “linguagem espiritual”, mas parte de desejos pessoais, vaidade, emocionalismo, ou imaturidade. Nem sempre é mal-intencionado, mas pode gerar confusão.
Exemplos:
Profecias forçadas ou generalistas
“Revelações” que não se cumprem (Dt 18.22)
Línguas imitadas, gritos, choros sem fruto espiritual real
O discernimento ajuda a diferenciar o que é apenas emocional ou humano, para evitar que isso seja confundido com direção do Espírito.
Espíritos Malignos (Fonte Demoníaca)
Quando a manifestação vem de Satanás
Características: Engano, confusão, orgulho espiritual, falsas doutrinas, divisão, falsos sinais e prodígios (2Coríntios 11.14–15 “Isto não é de admirar, pois o próprio Satanás se disfarça de anjo de luz. Portanto, não é surpresa que os seus servos finjam que são servos da justiça. O fim deles será o que as suas ações merecem.” ; 1Timóteo 4.1 “O Espírito diz claramente que nos últimos tempos alguns abandonarão a fé e seguirão espíritos enganadores e doutrinas de demônios.” ).
Exemplos:
Jovem possessa que “adivinhava” (Atos dos Apóstolos 16.16 “Certo dia, indo nós para o lugar de oração, encontramos uma escrava que tinha um espírito pelo qual predizia o futuro. Ela ganhava muito dinheiro para os seus senhores com adivinhações.” )
Falsos profetas com sinais (Mateus 7.22–23 “Muitos me dirão naquele dia: ‘Senhor, Senhor, não profetizamos em teu nome? Em teu nome não expulsamos demônios e não realizamos muitos milagres?’ Então eu lhes direi claramente: Nunca os conheci. Afastem-se de mim vocês, que praticam o mal!” )
Magos e feiticeiros como Simão (Atos dos Apóstolos 8.9 “Um homem chamado Simão vinha praticando feitiçaria durante algum tempo naquela cidade, impressionando todo o povo de Samaria. Ele se dizia muito importante,” )
O discernimento aqui é essencial para identificar o perigo real, combater o engano e preservar a saúde espiritual da igreja.
Doutrínas:
Doutrínas:
Ensinos, revelações e declarações atribuídas a Deus ou ao Espírito Santo
Ver se são coerentes com a Palavra. Identificar heresias, falsos profetas, revelações suspeitas.
Intenções:
Intenções:
As motivações invisíveis por trás de palavras e ações
Quem tem esse dom é capaz de epor disfarces espirituais, vaidade camuflada, manipulações emocionais, ou ações sem temor a Deus.
Atitudes:
Atitudes:
A postura interior: rebeldia, orgulho, humildade, arrependimento, engano
Discernir se há quebrantamento real ou religiosidade mecânica. Identificar espíritos de confusão, divisão ou engano.
Marcos 8.33 “Jesus, porém, voltou-se, olhou para os seus discípulos e repreendeu Pedro, dizendo: “Para trás de mim, Satanás! Você não pensa nas coisas de Deus, mas nas dos homens”.”
Por meio de Pessoas:
Atos dos Apóstolos 16.16–18 “Certo dia, indo nós para o lugar de oração, encontramos uma escrava que tinha um espírito pelo qual predizia o futuro. Ela ganhava muito dinheiro para os seus senhores com adivinhações. Essa moça seguia a Paulo e a nós, gritando: “Estes homens são servos do Deus Altíssimo e lhes anunciam o caminho da salvação”. Ela continuou fazendo isso por muitos dias. Finalmente, Paulo ficou indignado, voltou-se e disse ao espírito: “Em nome de Jesus Cristo eu lhe ordeno que saia dela!” No mesmo instante o espírito a deixou.”
Muitas vezes nos deparamos com figuras carinhosas, carismáticas, supersolicitas. É como o conto do canto da sereia, muitas vezes não tem como dúvidar que essa pessoas é de Deus pelo que essa pessoa faz e fala, e como ela se preocupa com você e como ela te valoriza e como ela te trata bem. Pois é, geralmente essas pessoas querem usar você como troféu, tem intensões excusas em aproximar-se de você, são agentes de sí mesmo ou de satanás. É muito comum que pessoas queram
Espírito Humano (carne) – Emoções, vaidade, manipulação, ego.
Por meio de Ensinos falsos:
Mateus 7.15–20 ““Cuidado com os falsos profetas. Eles vêm a vocês vestidos de peles de ovelhas, mas por dentro são lobos devoradores. Vocês os reconhecerão por seus frutos. Pode alguém colher uvas de um espinheiro ou figos de ervas daninhas? Semelhantemente, toda árvore boa dá frutos bons, mas a árvore ruim dá frutos ruins. A árvore boa não pode dar frutos ruins, nem a árvore ruim pode dar frutos bons. Toda árvore que não produz bons frutos é cortada e lançada ao fogo. Assim, pelos seus frutos vocês os reconhecerão!”
Espíritos Malignos – Confusão, divisão, aparência de piedade, engano.
Por meios Espírituais e Milagrosos:
2Coríntios 11.12–14 “E continuarei fazendo o que faço, a fim de não dar oportunidade àqueles que desejam encontrar ocasião de serem considerados iguais a nós nas coisas de que se orgulham. Pois tais homens são falsos apóstolos, obreiros enganosos, fingindo-se apóstolos de Cristo. Isto não é de admirar, pois o próprio Satanás se disfarça de anjo de luz.”
2Tessalonicenses 2.9 “A vinda desse perverso é segundo a ação de Satanás, com todo o poder, com sinais e com maravilhas enganadoras.”
Espíritos Malignos – Confusão, divisão, aparência de piedade, engano.
