RAABE - FÉ QUE RECEBE A SALVAÇÃO

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 129 views
Notes
Transcript
Hebreus 11.31 “Pela fé, Raabe, a meretriz, não foi destruída com os desobedientes, porque acolheu com paz aos espias.”
Contexto de Raabe.
Acompanhe o cenário da história de Raabe:
Moisés tinha morrido (Josué 1:1-2). A geração de israelitas que tinha saído do Egito já estava toda morta também.
Mais de um milhão de israelitas tinham saído do Egito sob a liderança de Moisés (Êxodo 12:37).
Por causa da teimosia coletiva e da incredulidade persistente daquela geração, quando eles chegaram à entrada da Terra Prometida, em Cades-Barneia, quando Moises envia 12 espias para sondar a terra, dentre estes estão Josué e Calébe, os únicos que voltaram com fé na promessa de Deus em possuir a terra prometida, os outros dez não acreditavam na possibilidade de possuir a terra, o povo então decide em não avançar para a terra prometida, consequentemente todas as pessoas acima de vinte anos foram proibidas de entrar. Toda uma geração foi condenada a morrer no deserto sem poder ter ao menos mais um vislumbre da Terra Prometida.
Havia duas exceções importantes (Números 14:30): Josué e Calebe.
Trinta e oito anos já tinham se passado desde aquela rebelião, em Cades--Barneia. O livro de Josué começa com os Israelitas situados novamente na entrada de Canaã, dessa vez, perto de Sitim (Josué 2:1; 3:1), a cerca de 12 quilômetros a leste do rio Jordão, quase na margem oposta a Jericó.
Josué agora nomeado líder de Israrel, encorajado pelo próprio Deus, agora prepara o povo para entrar na terra prometida.
Josué envia dois espias para coletar informações militares e estratégicas sobre o que estava reservado para eles na outra margem do rio.
Josué 2.1 “De Sitim enviou Josué, filho de Num, dois homens, secretamente, como espias, dizendo: Andai e observai a terra e Jericó. Foram, pois, e entraram na casa de uma mulher prostituta, cujo nome era Raabe, e pousaram ali.”
Ele foram e o texto diz que: “Foram, pois, e entraram na casa de uma mulher prostituta, cujo nome era Raabe, e pousaram ali.”
Raabe é a primeira pessoa da Terra Prometida que a Bíblia nos apresenta. Pela graciosa providência de Deus, ela se tornaria um dos elementos-chave do triunfo militar de Israel. Toda a sua vida, a sua carreira e o seu futuro seriam transformados pelo seu encontro surpresa com os dois espias.

Raabe, a prostituta

O versículo que lemos começa dizendo: “ Pela fé, Raabe a prostituta…”
Jericó fazia parte do reino dos amorreus, uma cultura extremamente violenta, totalmente depravada e completamente pagã, um reino que era tão inclinado para o inferno na busca de todo tipo de males, que o próprio Deus os condenou a serem varridos da face da terra (Deuteronômio 20:17).
Raabe representa o horror da cultura deste povo, além de fazer parte de um povo que está distante de Deus, ela era uma prostituta.
Toda a sua vida tinha sido dedicada ao propósito profano da autossatisfação carnal. Seu sustento dependia totalmente da venda do seu corpo. Ela tinha sido escravizada aos tipos mais diabólicos de paixão, na servidão do seu próprio pecado, e era refém de uma sociedade monstruosa que já estava sob uma sentença de condenação — na verdade, estava marcada para destruição eterna.
Uma pagã cananéia, uma prostituta e uma mulher que na cultura da época era totalmente desvalorizada!
Porém a graça divina a redimiu e a libertou de tudo isso, arrancando-a das trevas para a maravilhosa luz!
Um comentarista bíblico disse o seguinte: “O caminho da fé não apenas deve ser aberto para Israel, mas para todo o mundo. A alegre mensagem, de que Deus amou o mundo para que ninguém fosse excluído de sua salvação, já reluz na vida de Raabe. Nela a igreja deve reconhecer que através da fé também uma pessoa profundamente enleada pelo pecado é salva e incluída no plano de salvação de Deus.
Orígenes, “é verdade que o Evangelho de Cristo é um refúgio para ladrões, assaltantes, assassinos e meretrizes. Mas saiba disso: ele não é apenas um refúgio; é também um hospital, pois cura seus pecados, livra-os de suas doenças, e eles não são mais o que eram antes de receberem o Evangelho.”
A grande ideia aqui, não é focar no tamanho do pecado de Raabe, Deus não está aceitando o pecado dela, a grande ideia é mostrar o tamanho da graça de Cristo em escolher o pecador e transformar sua vida!
Os maiores pecadores são tão bem-vindos quanto os maiores de todos os santos!
Esso é tão verdade na vida de Raabe que ela entrou na genealogia de Jesus!
Mateus 1.5 “Salmom gerou de Raabe a Boaz; este, de Rute, gerou a Obede; e Obede, a Jessé;”
Aplicando isso a nós, talvez você pode se sentir indigno de esta na casa de Deus, talvez você diga que não merece as bençãos de Deus por conta de seu pecado…
Eu lhe digo que você é bem-vindo! Você tem um direito sagrado, pois aqui os pecadores são convidados, e você é uma deles. Creia em Cristo, e você, como Raabe, não perecerá com os desobedientes, mas será salvo da destruição e condenação!
Lucas 5.32 “Não vim chamar justos, e sim pecadores, ao arrependimento.”
Atos dos Apóstolos 3.19 “Arrependei-vos, pois, e convertei-vos para serem cancelados os vossos pecados,”
Romanos 8.39 “nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.”

FÉ QUE LIVRA DA DESTRUIÇÃO

O versículo diz: Hebreus 11.31 “Pela fé, Raabe, a meretriz, não foi destruída com os desobedientes...”
Perceba que, Josué envia a esta cidade dois espias, aqueles que eram prenunciadores do juízo divino, estes vão a Raabe, uma pessoa excluída da sociedade, contudo, essa mulher rejeitada pela sociedade mas não rejeitada por Deus, sabe do juízo vindouro e tem o desejo de ser salva.
Josué 2.9–12 “e lhes disse: Bem sei que o Senhor vos deu esta terra, e que o pavor que infundis caiu sobre nós, e que todos os moradores da terra estão desmaiados. Porque temos ouvido que o Senhor secou as águas do mar Vermelho diante de vós, quando saíeis do Egito; e também o que fizestes aos dois reis dos amorreus, Seom e Ogue, que estavam além do Jordão, os quais destruístes. Ouvindo isto, desmaiou-nos o coração, e em ninguém mais há ânimo algum, por causa da vossa presença; porque o Senhor, vosso Deus, é Deus em cima nos céus e embaixo na terra. Agora, pois, jurai-me, vos peço, pelo Senhor que, assim como usei de misericórdia para convosco, também dela usareis para com a casa de meu pai; e que me dareis um sinal certo”
Ela pretende obter certeza plena de sua salvação, com isso ela pede um sinal dos espias uma garantia de sua salvação, os espias dão a ela uma promessa verbal e como sinal de sua salvação um barbante vermelho, o qual ela aceita com fé.
Js.2.14-21, Josué 2.14 “Então, lhe disseram os homens: A nossa vida responderá pela vossa se não denunciardes esta nossa missão; e será, pois, que, dando-nos o Senhor esta terra, usaremos contigo de misericórdia e de fidelidade.”
Josué 2.18 “se, vindo nós à terra, não atares este cordão de fio de escarlata à janela por onde nos fizeste descer; e se não recolheres em casa contigo teu pai, e tua mãe, e teus irmãos, e a toda a família de teu pai.”
Esse sinal vermelho já é muito conhecido entre os cristãos, pois eles já haviam sido lebertos do egito sob este sinal, e agora Raabe esta conhecendo que só é possível ser livre da destruição e condenação sob esse sinal que apontava para o sangue de Cristo!
Um presbítero romano chamado Clemente disse: “Ela devia deixar pendurado algo vermelho para fora da casa. Deste modo, eles (os dois espias) revelaram que pelo sangue do Senhor será concedida redenção a todos os que crêem em Deus e esperam nele.”
Agora ela amarra o fio vermelho na janela… Diariamente, quando olha pela janela na direção da da qual virá o juízo de Deus, seu olhar passa pelo sinal da salvação.
Ela continua vivendo em sua casa, numa cidade que está sob a sentença de condenação e ainda sim decide confiar no sinal, no sangue de Jesus.
Aúnica condição para ela ser salva esta no sinal, no barbante vermelho!
Imagina os vizinhos, Raabe esse barbante na sua janela é para que? Raabe agora tá enfeitando a casa para atrair mais clientes?
Raabe não abriu mão do barbante vermelho, e durante sete dias sendo provada a permanecer firme, ela foi salva da destruição juntamente com toda a sua família.
Josué 6.23 “Então, entraram os jovens, os espias, e tiraram Raabe, e seu pai, e sua mãe, e seus irmãos, e tudo quanto tinha; tiraram também toda a sua parentela e os acamparam fora do arraial de Israel.”
Toda essa verdade aponta para Jesus, para seu sangue derramado na cruz! Hoje uma pessoa é salva no instante em que ela aceita pessoalmente o sangue de Jesus, a morte sacrificial de Cristo para a remissão da culpa.
E precisa viver diariamente olhando para Jesus, como Raabe olhava diariamente para o barbante vermelho. Quem crê, está salvo, quem vive confiando no sague do Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo esta salvo. Entretanto esta salvação somente será manifesta definitivamente em grande glória no futuro, na volta de Jesus Cristo, quando o Senhor aparecerá em glória para juízo.
O juízo não se realiza imediatamente após ser anunciado, mas é certo que ele vem!
Eclesiastes 12.14 “Porque Deus há de trazer a juízo todas as obras, até as que estão escondidas, quer sejam boas, quer sejam más.”
Mateus 12.36–37 “Digo-vos que de toda palavra frívola que proferirem os homens, dela darão conta no Dia do Juízo; porque, pelas tuas palavras, serás justificado e, pelas tuas palavras, serás condenado.”
Romanos 14.11–12 “Como está escrito: Por minha vida, diz o Senhor, diante de mim se dobrará todo joelho, e toda língua dará louvores a Deus. Assim, pois, cada um de nós dará contas de si mesmo a Deus.”
1João 2.1 “Filhinhos meus, estas coisas vos escrevo para que não pequeis. Se, todavia, alguém pecar, temos Advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo;”

FÉ QUE PRATICA BOA OBRAS.

Hebreus 11.31 “... porque acolheu com paz aos espias.”
Como diz o texto, Raabe não foi destruída com os desobedientes, ao contrario foi salva. Como diz o texto, porque acolheu com paz aos espias.
A incredulidade resulta em desobediência; a fé em obediência.
Raabe morava em cima do muro de Jericó. “Estar em cima do muro” é uma locução adverbial empregada no sentido figurado que significa: “indeciso”.
Raabe estava em cima do muro, mas não estava indecisa, ela tinha certeza da sua decisão em agir pela fé.
Raabe primeiro creu e depois acolheu os espias em sua casa. Passando por um grande risco pessoal, ela os protegeu dos soldados do rei, que sabiam que os espias estavam na sua casa.
Josué 2.8–9 “Antes que os espias se deitassem, foi ela ter com eles ao eirado e lhes disse: Bem sei que o Senhor vos deu esta terra, e que o pavor que infundis caiu sobre nós, e que todos os moradores da terra estão desmaiados.”
Depois que ela acolheu os espias só então ela teve a promessa de salvação.
Isso nos ensina que a fé sem obras é morta como diz Tiago 2.26 “Porque, assim como o corpo sem espírito é morto, assim também a fé sem obras é morta.”
por isso Tiago cita Raabe.
Tiago 2.25 “De igual modo, não foi também justificada por obras a meretriz Raabe, quando acolheu os emissários e os fez partir por outro caminho?”
Raabe não somente creu; ela também pôs sua fé em prática em favor do povo de Deus.
Portanto, temos um compromisso diante de Deus, colocar nossa fé eme ação, em pratica.
Romanos 10.17 “E, assim, a fé vem pela pregação, e a pregação, pela palavra de Cristo.”
Porém a vida Cristã se confirma na pratica do que aprendemos na palavra de Deus.
Tiago 1.22 “Tornai-vos, pois, praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos.”
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.