Efeitos da Pós-modernidade na Igreja Contemporânea

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 6 views
Notes
Transcript

Como chegamos até a pós-modernidade

Dois eventos nos impulsionaram a sair da idade medieval. O renascimento (naturalismo) e o iluminismo (razão).
Toda a sociedade buscava se relacionar com o divino ou sobrenatural.
panteon dos Deuses Gregos
Divindades para os fenômenos da natureza (chuva, plantação, maré, sol e etc)
O homem era tido como a imagem e semelhança de Deus. Isso impossibilitava o estudo do corpo humano com cadáveres. (como tratamos nossos mortos??)
O racionalismo coloca o homem no certo de todas as coisas e o iluminismo trás a razão para responder a todoas as perguntas.
Esses dois eventos coloca a sociedade na era moderna
Na história há um resurgimento das coisas sobrenaturais através de Immanuel Kant.
Para Kant a realidade é superior a capacidade que temos de perceber atravês de nossos sentidos. Nem tudo que existe eu posso perceber. Nossos sentidos são falhos.
Experimento com as mãos e 3 copos de água quente, fria e natural (temperatura ambiente).
Comprovamos que nssos sentidos são falhos.
Para Kant existe uma realidade que não podemos compreender, chamada númeno. E a realidade que podemos compreender chamada de fenômeno.
Esse pensavamento de kant vivifica a existência de coisas sobrenaturais, mas também abala a certeza de tudo que temos como verdade.
Até a era moderna humanidade ainda buscava uma verdade única.

Filosofos que desenvolveram a pós-modernidade

Michel Foucault,
Jacques Derrida
Pierre Bourdieu
Jean-François Lyotard
Friedrich Nietzsche

Características da Pós-Modernidade

Individualismo:Ênfase na liberdade individual e na busca por experiências pessoais, muitas vezes em detrimento de valores e normas coletivas. 
Pluralidade cultural:Reconhecimento e celebração da diversidade de culturas, estilos e perspectivas, com um questionamento das ideias de uma cultura "superior" ou "universal". 
Rejeição de grandes narrativas:Ceticismo em relação a teorias e ideologias abrangentes que buscam explicar a totalidade da realidade ou história, como o marxismo ou o progresso linear. 
“Não existe verdades absolutas”
Ausência de regras e valores rígidos:Menos ênfase em normas e valores tradicionais e maior tolerância a diferentes estilos de vida e perspectivas. 
Exemplo da nova série da globo terceira metade
Hibridismo:Fusão de diferentes estilos, gêneros e mídias, rompendo com as fronteiras tradicionais entre arte, cultura e outras áreas. 
Brian Mclaren - escritor cristão pós-moderno
Tecnologia e mídia:Reconhecimento da influência da tecnologia e dos meios de comunicação na formação da cultura e na maneira como percebemos o mundo. 

Quais as influências na Igreja?

Crise de autoridade
Historicamente, a igreja exerceu sua autoridade com base na crença de que suas lideranças eram investidas por Deus para conduzir espiritualmente o povo. O pastor, o sacerdote ou o bispo representavam não apenas a figura de liderança comunitária, mas também o intérprete legítimo das Escrituras, o mediador da experiência com o sagrado. Essa autoridade tradicional era aceita quase inquestionavelmente, sustentada pelo peso da tradição, pelo costume e, em muitos casos, por uma estrutura organizacional que impunha respeito e obediência.
Videos da internet disputa a autoridade pastoral
Crise contra o intelecto
A Igreja cristã, ao longo dos séculos, cultivou uma rica tradição intelectual, expressa em teólogos, pensadores, escolas teológicas e universidades. No entanto, com a ascensão da pós-modernidade, observa-se uma crescente crise intelectual dentro da Igreja. Essa crise se manifesta na rejeição ao pensamento crítico, na superficialidade teológica, na banalização da fé e na preferência por experiências imediatas e emocionais em detrimento da reflexão profunda e do diálogo com o conhecimento contemporâneo. A pós-modernidade, ao valorizar o relativismo, a subjetividade e o anti-intelectualismo, impõe um contexto hostil ao desenvolvimento intelectual consistente da fé cristã.
Crise de Autoridade das escrituras
A biblia sofre a livre interpretação
Questiona a veracidade do canon
Originalidade dos textos
Crise de Moralidade
A Igreja cristã sempre teve, ao longo de sua história, um papel fundamental como formadora de caráter e orientadora moral das comunidades nas quais esteve inserida. No entanto, nas últimas décadas, especialmente sob a influência do pensamento pós-moderno, tem-se observado uma crescente crise de caráter e moral no interior das igrejas. Essa crise se manifesta tanto na conduta de líderes religiosos quanto na ética cotidiana de seus membros, refletindo os efeitos de uma cultura que relativiza valores, rejeita absolutos morais e promove uma visão subjetiva da verdade.

O que a bíblia fala sobre tudo isso?

Conhecer a verdade nos leva a Salvação
1 Timothy 2:4 NVI
4 que deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao conhecimento da verdade.
Onde podemos encontrar a verdade? onde ela está escondida?
1 Timothy 3:15 NVI
15 mas, se eu demorar, saiba como as pessoas devem comportar-se na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, coluna e fundamento da verdade.
Como ter acesso a verdade?
John 17:17 NVI
17 Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade.

Para os que estavam perdidos

James 1:21 NVI
21 Portanto, livrem-se de toda impureza moral e da maldade que prevalece, e aceitem humildemente a palavra implantada em vocês, a qual é poderosa para salvá-los.
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.