Conhecendo o Eu Sou: A Revelação do Senhor

Conhecer Deus  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 24 views

Deus Javé

Notes
Transcript

Conhecendo o Eu Sou: A Revelação do Senhor

Êxodo 3:1-15

Nesta caminhada de conhecer a Deus estamos desde a semana passada a tocar nos nomes pelos quais Deus é apresentado na Bíblia, esses nomes revelam a Sua identidade plena e perfeita.
A semana passada vimos Elohim, e certamente os que estiveram cá se lembrarão que o nome está no plural no entanto tanto os artigos como os verbos estão no singular.
De uma forma que a mim me diz muito aponta para uma divindade na sua essência apresentado em 3 pessoas.
Hoje vamos ver aquele que é conhecido como “o nome de Deus” e como se revelou a Moisés
יהוה YHWH
O que temos diante de nós é um tetragrama.
Um termo para as quatro letras do nome pessoal do Deus de Israel, derivado do grego para “quatro” e “letra.” Em hebraico, o nome é composto por quatro consoantes, יהוה.
O que temos são então 4 consoantes, este nome tal qual surge no seu original é um nome impronunciável.
O mais próximo usado pelo povo hebreus era Adonai, pois levavam muito a sério o usar o nome de Deus em vão.
Com naturalidade o povo passou a usar o nome Adonai para se referir a Deus.
É já entre os séculos 6 a 10 que os Massoretas, escribas judeus que se dedicaram a preservar e cuidar do texto bíblico hebraico, desenvolveram um sistema de notação vocálica (pontos e traços) para preservar a pronúncia correta das palavras.
É então que surge nas Bíblias como nome YaHWeH - Y ̂ehovah Iod e va vê (ou Javé) como surge mais tarde na passagem para os idiomas atuais.
Nesta passagem, Deus se revela a Moisés através da sarça ardente, declarando: 'Eu sou o que sou', enfatizando sua eterna presença e natureza imutável.
Este sermão pode ajudar os cristãos a entender que Deus está presente e ativo em suas vidas, mesmo nas situações desafiadoras. A identificação de Deus como 'Eu sou' nos lembra que Ele é suficiente para todas as nossas necessidades.
A passagem ensina que Deus se revela de maneiras que nos chamam a agir e confiar nele. Moisés foi chamado para liderar, mas antes precisava reconhecer quem Deus realmente é.
A revelação de Deus como 'Eu sou' é um tema que ressoa através das Escrituras, culminando em Cristo, que se identifica com 'Eu sou' em várias passagens nos Evangelhos, mostrando que Ele é a plenitude da revelação de Deus.
Deus, o 'Eu sou', sempre está presente e disponível, capacitando-nos a cumprir Seu chamado, independentemente de nossas limitações.

1. Chamado para o local Santo

Êxodo 3.1–6 BEARA
1 Apascentava Moisés o rebanho de Jetro, seu sogro, sacerdote de Midiã; e, levando o rebanho para o lado ocidental do deserto, chegou ao monte de Deus, a Horebe. 2 Apareceu-lhe o Anjo do Senhor numa chama de fogo, no meio de uma sarça; Moisés olhou, e eis que a sarça ardia no fogo e a sarça não se consumia. 3 Então, disse consigo mesmo: Irei para lá e verei essa grande maravilha; por que a sarça não se queima? 4 Vendo o Senhor que ele se voltava para ver, Deus, do meio da sarça, o chamou e disse: Moisés! Moisés! Ele respondeu: Eis-me aqui! 5 Deus continuou: Não te chegues para cá; tira as sandálias dos pés, porque o lugar em que estás é terra santa. 6 Disse mais: Eu sou o Deus de teu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó. Moisés escondeu o rosto, porque temeu olhar para Deus.
O nosso texto de hoje começa com uma situação claramente normal, do quotidiano.
Moisés está a cuidar do rebanho, uma tarefa rotineira, quando se depara com a sarça ardente.
Deus toma a iniciativa para captar a atenção de Moisés, no meio de algo rotineiro Deus trás á evidencia algo extraordinário num lugar inesperado.
Quando Moisés se aproximou, Deus declara primeiramente Sua Santidade, Importava que Moisés se aproximasse com reverência.
Pela sequencia do diálogo sabemos que Deus sabia e conhecia a quem se estava a dirigir, no entanto não é claro, mas, podemos deduzir que Moisés não conhecia quem o tinha chamado. Por isso Deus se apresenta como o único Deus verdadeiro.
É então que voltamos a ter a ideia que Moisés não sabia quem o chamava, pois quando Deus se revela Moisés claramente reconhece quem o está a chamar, Santo, justo, poderoso Deus, que tudo pode e tudo faz conforme lhe apraz e por isso esconde o rosto.
Lucas 18.9–14 BEARA
9 Propôs também esta parábola a alguns que confiavam em si mesmos, por se considerarem justos, e desprezavam os outros: 10 Dois homens subiram ao templo com o propósito de orar: um, fariseu, e o outro, publicano. 11 O fariseu, posto em pé, orava de si para si mesmo, desta forma: Ó Deus, graças te dou porque não sou como os demais homens, roubadores, injustos e adúlteros, nem ainda como este publicano; 12 jejuo duas vezes por semana e dou o dízimo de tudo quanto ganho. 13 O publicano, estando em pé, longe, não ousava nem ainda levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus, sê propício a mim, pecador! 14 Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele; porque todo o que se exalta será humilhado; mas o que se humilha será exaltado.
Tendo em conta tudo isso que importa para mim hoje?
Não precisamos de procurar muito e encontraremos muitos a usar a seguinte frase “ Deus declara...”
O nome de Deus pode ser impronunciável, mas, isso não é um impedimento para nos chegarmos a Ele.
Na verdade o que vemos da atitude de Moisés e mesmo nesta parábola, carrega sobre si algo primordial, só podemos estar diante de Deus se o fizermos com reverência.
Diante do Grande Eu Sou tiremos as nossas sandálias (orgulho, arrogância, prepotência).
Não porque Ele precisa, mas porque Ele é o único digno de nos prostrarmos em reverencia ao Seu nome.
Seu nome mesmo sendo impronunciável revela Sua Santidade e Perfeição

2. Compromisso com o Clamor

Êxodo 3.7–10 BEARA
7 Disse ainda o Senhor: Certamente, vi a aflição do meu povo, que está no Egito, e ouvi o seu clamor por causa dos seus exatores. Conheço-lhe o sofrimento; 8 por isso, desci a fim de livrá-lo da mão dos egípcios e para fazê-lo subir daquela terra a uma terra boa e ampla, terra que mana leite e mel; o lugar do cananeu, do heteu, do amorreu, do ferezeu, do heveu e do jebuseu. 9 Pois o clamor dos filhos de Israel chegou até mim, e também vejo a opressão com que os egípcios os estão oprimindo. 10 Vem, agora, e eu te enviarei a Faraó, para que tires o meu povo, os filhos de Israel, do Egito.
Esta é uma das passagens que percebemos a transcendência e imanência de Deus, Ele está no Seu alto e sublime trono a reinar em Glória, os anjos entoam hinos ao Grande Rei da Glória.
No entanto mesmo ouvindo os anjos a cantar Santo Santo Santo, Ele ouve o Seu povo e atenta para Ele e age.
Temos muita dificuldade a entender os tempos de Deus, porque não age mais cedo na minha vida, porque deixou chegar até esta dor insuportável.
Com tudo isto porque Jesus ainda não voltou?
Deus não deseja o sofrimento dos Seus filhos, mas permite.
Apesar de não termos respostas a tudo, a verdade é que sabemos que o amparo vem do Senhor, o consolo vem do Senhor.
Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte não temerei mal algum porquê?
PORQUE TU ESTÁS COMIGO.
Pelos textos que antecedem este momento a dúvida pode ser em perceber como este povo se torna escravo no Egipto.
Vemos um desenrolar da história de Abraão, Isaque, Jacó e até aqui eles são poucos.
A história salta para José que protege a sua família e esta pequena família se torna numerosa a ponto dos egípcios terem receio que se aliassem a outro povo e lutassem contra eles.
Mas, e creio que é neste mas, que encontramos respostas à razão de se terem tornado escravos.
Gênesis 12.1–3 BEARA
1 Ora, disse o Senhor a Abrão:Sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai e vai para a terra que te mostrarei; 2 de ti farei uma grande nação, e te abençoarei, e te engrandecerei o nome. Sê tu uma bênção! 3 Abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; em ti serão benditas todas as famílias da terra.
Promessas de Deus
farei de ti uma grande nação - check
Engrandecerei o teu nome - check
te abençoarei - check
abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que amaldiçoarem - Check
chegar à terra prometida - SERIA O EGIPTO?
O povo da promessa assentou arraiais no Egipto, esquecendo a promessa de Deus, possivelmente até se esqueceram do Deus da promessa.
Tendo em conta tudo isso que importa para mim hoje?
Assim como este povo era escravo no Egipto, também eu era escravo do pecado e Jesus é o meu libertador.
Deus assim como ao povo providenciou um libertador pela Sua fidelidade ao Seu propósito soberano, também para mim trouxe um libertador.
Seu nome mesmo sendo impronunciável revela Sua Fidelidade e Poder

3. Confiança no Constante

Êxodo 3.11–15 BKJ 1611
11 E Moisés disse a Deus: Quem sou eu, para que vá a Faraó, e para que tire os filhos de Israel do Egito? 12 E ele disse: Certamente estarei contigo, e este será um sinal para ti, de que te enviei: Quando tiveres tirado o povo do Egito, vós servireis a Deus sobre este monte. 13 E disse Moisés a Deus: Eis que, quando eu vier aos filhos de Israel e lhes disser: O Deus de vossos pais me enviou a vós, e eles me perguntarem: Qual é o seu nome? Que direi a eles? 14 E disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU, e ele disse: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós. 15 E Deus disse mais a Moisés: Assim dirás aos filhos de Israel: O Senhor Deus de vossos pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó, me enviou a vós. Este é o meu nome para sempre, e este é meu memorial para todas as gerações.
Deve ter sido uma grande mudança para Moisés, depois de 40 anos na corte do Faraó, passar outros 40 anos no deserto. Mas não foi tempo perdido — foram necessários os dois primeiros períodos para torná-lo apto para a grandiosa vida dos últimos quarenta.
Ele devia ser príncipe e pastor, para que pudesse ser governante e pastor para o povo de Deus, Israel. Precisou ficar muito tempo sozinho. Necessitou ter muitas conversas solitárias com seu próprio coração.
Ele teve de ser levado a sentir sua própria fraqueza. E isso não foi perda de tempo para ele, pois faria mais nos últimos 40 anos por causa dos 80 anos passados em preparação!
E não é tempo perdido o que um homem leva para colocar seu equipamento antes de partir para a batalha, ou o que o ceifeiro investe de tempo afiando sua foice antes de cortar o milho.
O porta estandarte é Moisés, mas, o estandarte é Deus.
Deus se apresenta como Eu Sou - esta é uma declaração de existência eterna.
diante deu um Deus que chama Moisés e diz que EU SOU, a contra resposta de Moisés é “quem sou eu para… “ver. 11
No versículo 12, foi onde meus olhos mais ficaram detidos.
Êxodo 3.12 ARA
12 Deus lhe respondeu: Eu serei contigo; e este será o sinal de que eu te enviei: depois de haveres tirado o povo do Egito, servireis a Deus neste monte.
O que se refere Deus quando fala ...” e este será o sinal”?
a promessa tornasse completa quando eles retornarem ao monte para Adorar a Deus.
assim como o monte Deus o estabeleceu assim sucederá com a libertação do povo, e tão real como o monte onde Moisés está e onde está a ser chamado, a presença de Deus nas 10 pragas e na passagem do mar vermelho já tem um selo de que se vai cumprir.
Tendo em conta tudo isso que importa para mim hoje?
Moisés experimentou na sua pele como é o agir de Deus, agindo Deus quem impedirá.
Vemos com Moisés que o Grande Eu Sou é quem nos capacita, independentemente das nossas inseguranças.
Seu nome mesmo sendo impronunciável revela Sua Eterna Presença e Amor
CONCLUSÃO
Quando estava a ver estas passagens sempre vem à nossa mente o EU SOU, e é então que me deparo com o Grande e Soberano Deus.
Elohim - vemos que fala em deuses, mas que diferença tem deste Deus.
É que mais de 6000 - 7000 anos, será mais mil menos mil, creio que não importa muito para o caso.
Encontramos os deuses dos amorreus, os deuses dos egiptos, dos romanos dos gregos entre outros, mas, só Elohim Javé permanece de eternidade a eternidade.
Para terminar gostava em forma de oração dizer que assim como o Nosso Deus é Indescritível, também o Seu nome é impronunciável, mas, nada disso impede que Ele seja Santo, Perfeito, Fiel, Poderoso e que eu posso experimentar a Sua presença e Amor intimamente.
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.