Exposição Efesios 2:1-10 (Da Morte para a Vida: Salvos Pela Graça, Para a Glória de Deus)
Notes
Transcript
Texto Base
Texto Base
1 Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados, 2 nos quais andastes outrora, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência; 3 entre os quais também todos nós andamos outrora, segundo as inclinações da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos, por natureza, filhos da ira, como também os demais. 4 Mas Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou, 5 e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo, —pela graça sois salvos, 6 e, juntamente com ele, nos ressuscitou, e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus; 7 para mostrar, nos séculos vindouros, a suprema riqueza da sua graça, em bondade para conosco, em Cristo Jesus. 8 Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; 9 não de obras, para que ninguém se glorie. 10 Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas.
Introdução
Introdução
Vimos a dois cultos atrás que o povo de Deus é abençoado com bençãos espirituais concernentes a salvação.
O Apóstolo Paulo exulta e adora a Deus por essas bençãos, sendo elas a eleição, a predestinação a redenção a remissão dos pecados e o Selo do Espírito que é o penhor de nossa salvação.
Hoje nós veremos que essas bençãos elas trazem o crente da morte para a vida e no culto que vem veremos que essas bençãos unem judeus e gentios em um único corpo.
Explicação
Explicação
Podemos dividir esse texto em três partes:
1 - Prólogo (V1-7)
2 - A Doutrina da salvação pela graça mediante a fé. (V8-9)
3 - O propósito para o qual Ele nos salva (V10)
Prólogo
Prólogo
1 Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados, 2 nos quais andastes outrora, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência; 3 entre os quais também todos nós andamos outrora, segundo as inclinações da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos, por natureza, filhos da ira, como também os demais. 4 Mas Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou, 5 e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo, —pela graça sois salvos, 6 e, juntamente com ele, nos ressuscitou, e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus; 7 para mostrar, nos séculos vindouros, a suprema riqueza da sua graça, em bondade para conosco, em Cristo Jesus.
Existem algumas verdade ensinadas aqui:
1 - Nós estávamos mortos em delitos e pecados (V1 / 5)
1 - Nós estávamos mortos em delitos e pecados (V1 / 5)
1 Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados,
5 e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo, —pela graça sois salvos,
A primeira coisa que precisamos entender é que a condição do ser humano sem Deus não é uma condição de doença o fragilidade, mas uma condição de morte espiritual.
A morte espiritual é a completa alienação de Deus e de seu poder.
Uma pessoa que não está em Cristo ela não tem forças e capacidades de se levantar e viver uma nova vida, ela precisa ser ressuscitada por Ele para que possa viver.
Os papistas em sua eterna busca por enfraquecer a graça de Deus inisistem em dizer que o ser humano está semi morto, mas existem resquícios de vida nEle que o capacitam a buscar a Deus.
Os arminianos insistem em dizer que existe uma graça preveniente derramado sobre todos que capacita todos a escolherem vida ou morte.
Não é o que Paulo defende, ele defende a tese da morte completa espiritual e o homem precisa de uma ressurreição que vem do salvador que fora ressurreto.
A imagem que melhor descreve isso é a imagem de Lázaro dentro da tumba que se levanta pelo comando da palavra de Deus que diz: Lázaro venha para fora. (Jo 11:17-41)
E isso nos é confirmado pela escritura:
25 Em verdade, em verdade vos digo que vem a hora e já chegou, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus; e os que a ouvirem viverão.
E eles se levantam para uma nova vida, para serem libertos de uma condição.
2 - Essa morte nos colocava em uma condição. (V2 - 3)
2 - Essa morte nos colocava em uma condição. (V2 - 3)
2 nos quais andastes outrora, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência; 3 entre os quais também todos nós andamos outrora, segundo as inclinações da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos, por natureza, filhos da ira, como também os demais.
Ele nos libertou do império das trevas
13 Ele nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu amor,
3 - Ele fez isso para revelar nos tempos vindouros as riquezas de sua graça e bondade em Cristo (V7)
3 - Ele fez isso para revelar nos tempos vindouros as riquezas de sua graça e bondade em Cristo (V7)
7 para mostrar, nos séculos vindouros, a suprema riqueza da sua graça, em bondade para conosco, em Cristo Jesus.
E ele fez isso para sua própria glória, para tornar conhecida as riquezas de sua graça e bondade.
O verso 4 nos mostra que ele fiz isso baseado em sua misericórdia e por causa do seu muito amor com que nos amou.
A Doutrina da salvação pela graça mediante a fé (V8-9)
A Doutrina da salvação pela graça mediante a fé (V8-9)
8 Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; 9 não de obras, para que ninguém se glorie.
O Apóstolo Paulo, depois de narrar essa salvação gloriosa e grandiosa nos revela como Deus nos salvou e constrói a doutrina da salvação pela graça mediante a fé.
Propósito/Motivo pelo qual Deus faz essas coisas. (V10)
Propósito/Motivo pelo qual Deus faz essas coisas. (V10)
10 Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas.
Deus fez isso em nós porque fomos criados por ele para sermos vasos de honra manifestando sua graça e bondade pelas boas obras.
A bíblia fala que Deus cria vasos de ira e perdição e vasos de honra e glória.
22 Que diremos, pois, se Deus, querendo mostrar a sua ira e dar a conhecer o seu poder, suportou com muita longanimidade os vasos de ira, preparados para a perdição, 23 a fim de que também desse a conhecer as riquezas da sua glória em vasos de misericórdia, que para glória preparou de antemão, 24 os quais somos nós, a quem também chamou, não só dentre os judeus, mas também dentre os gentios?
Aplicação
Aplicação
1 - Se você está morto em seus delitos e pecados ouça a voz de comando do Mestre, se arrependa, creia no evangelho e venha para fora, saia do poder de Satanás, receba a vontade e o pensamento do Espírito e venha viver sem condenação na presença de Jesus Cristo.
2 - Se você crê ter sido ressuscitado espiritualmente por Cristo, mas tem vivido uma vida que desonra a Deus, saiba que Ele te salvou para a glória dEle e você não pode envergonhar o evangelho de Jesus.
3 - Se você tem vivido uma vida espiritual avivada, louve a Deus e saiba que isso é pela graça, não provém das tuas obras e teus méritos, mas provém das obras e dos méritos de Cristo.
Oração
Oração
