O uso dos dons espirituais na igreja

Igreja Centrada nas Escrituras  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 9 views
Notes
Transcript

Introdução

Paulo entendeu que seu trabalho evangelístico havia acabado na região da Ásia, Macedônia, Acaia e Capadócia. Então, ele queria levar o evangelho a outros locais, por exemplo na Espanha. Mas ele teria a oportunidade de passar em Roma e desfrutar da comunhão com os irmãos.
Romanos 15.23–24 NVI
23 Mas agora, não havendo nestas regiões nenhum lugar em que precise trabalhar, e visto que há muitos anos anseio vê-los, 24 planejo fazê-lo quando for à Espanha. Espero visitá-los de passagem e dar-lhes a oportunidade de me ajudarem em minha viagem para lá, depois de ter desfrutado um pouco da companhia de vocês.
Paulo escreveu essa carta para a igreja de Roma com dois propósitos:
Preparar os irmãos de Roma para sua chegada.
Romanos 1.11–13 NVI
11 Anseio vê-los, a fim de compartilhar com vocês algum dom espiritual, para fortalecê-los, 12 isto é, para que eu e vocês sejamos mutuamente encorajados pela fé. 13 Quero que vocês saibam, irmãos, que muitas vezes planejei visitá-los, mas fui impedido até agora. Meu propósito é colher algum fruto entre vocês, assim como tenho colhido entre os demais gentios.
2. Apresentar a doutrina do evangelho de Cristo para a igreja de Roma que é descrita nos capítulos 1-11.
Ele escreveu essa carta por volta de 56-58 d.C, quando estava na cidade de Corinto.
Nos capítulos 12 até o 16, o apóstolo Paulo traz exortações práticas a respeito do evangelho de Cristo, ou seja, como devemos colocar em prática o que foi ensinado nos capítulos 1-11.

Ideia Central

Os membros da igreja devem usar os seus dons de forma adequada.

Transição

Veremos três aspectos sobre o uso dos dons espirituais na igreja.

Desenvolvimento

1° A humildade no uso dos dons (v. 3)

Nós recebemos a graça de Deus e também os dons espirituais como igreja do Senhor, mas ao desfrutarmos disso, devemos viver humildemente. Veremos duas maneiras para sermos humildes:

1ª Ser sincero na auto avaliação (v. 3 a)

3 Por isso, pela graça que me foi dada digo a todos vocês: Ninguém tenha de si mesmo um conceito mais elevado do que deve ter;
Paulo começa a sua exortação com base na “graça que foi dada”, isso quer dizer que a base da exortação de Paulo é de acordo com a graça de Deus, que o chamou para ser apóstolo. A palavra “graça” significa “o favor imerecido”, ou seja, ninguém merece, mas Deus concede conforme a sua vontade soberana. Essa graça transformou a vida de Paulo e de todos os cristãos.
Paulo recebeu essa graça de Deus, então ele tinha autoridade vinda do Senhor para trazer qualquer advertência para o povo de Deus. Conforme ele deixou claro no início da carta:
Romanos 1.1–5 NVI
1 Paulo, servo de Cristo Jesus, chamado para ser apóstolo, separado para o evangelho de Deus, 2 o qual foi prometido por ele de antemão por meio dos seus profetas nas Escrituras Sagradas, 3 acerca de seu Filho, que, como homem, era descendente de Davi, 4 e que mediante o Espírito de santidade foi declarado Filho de Deus com poder, pela sua ressurreição dentre os mortos: Jesus Cristo, nosso Senhor. 5 Por meio dele e por causa do seu nome, recebemos graça e apostolado para chamar dentre todas as nações um povo para a obediência que vem pela fé.
Então, Paulo está ensinando aos irmãos de Roma, que ninguém deve ter um pensamento mais elevado do que deveria ter em relação a si mesmo. Ele está ensinando sobre a auto avaliação, ou seja, não pense de si mesmo de forma muito elevada para não cair no orgulho.
Todo aquele que tem um conceito elevado de si mesmo cai na ruína, assim como aconteceu com o rei Nabucodonosor, o qual achou que ele havia construído toda a Babilônia para a sua glória e majestade. Ele caiu no pecado do orgulho, pois não reconheceu a grandeza de Deus e por isso viveu como um animal durante sete anos de sua vida. Passando este tempo, ele reconheceu a grandeza de Deus (Dn 4.28-37).

2ª Pensar de forma sábia (v. 3 b)

3 mas, ao contrário, tenha um conceito equilibrado, de acordo com a medida da fé que Deus lhe concedeu.
Ao invés de ter um pensamento muito elevado de si mesmo, é preciso ter um “conceito equilibrado”, ou seja, uma compreensão moderada de si mesmo. Isso significa que deve pensar de forma sábia.
Buscar um conceito equilibrado de acordo com a “medida da fé”, isso quer dizer de acordo com o dom espiritual que foi concedido pelo Espírito Santo, para que cada membro possa cumprir a sua função na igreja.
Portanto, devemos lembrar que não somos nada fora da graça de Deus e se estamos desfrutando de algum dom espiritual, é tão somente pela graça do Senhor. Por isso, precisamos ter humildade, ser sincero ao ter algum pensando de si mesmo e buscar pensar de forma sábia.

2° A diversidade de membros no corpo (v. 4-5)

O corpo de Cristo não é formado apenas por uma pessoas, mas por várias, isso quer dizer que a igreja de Cristo é diversificada em suas funções. Diante disso, veremos três afirmações sobre a diversidade de membros no corpo:

1ª O corpo tem vários membros (v. 4 a)

4 Assim como cada um de nós tem um corpo com muitos membros
Paulo usa a analogia do corpo humano, para ilustrar sobre os membros do corpo de Cristo, que é a igreja. Desse modo, assim como nós temos um corpo e nele temos vários membros, por exemplo, cérebro, cabeça, olhos, boca, nariz, coração, as veias artérias, as pernas, o tórax e dentro outros, assim acontece na igreja do Senhor, onde todos os membros formam apenas um corpo.

2ª Cada membro tem a sua função no corpo (v. 4 b)

4 e esses membros não exercem todos a mesma função,
Os membros do corpo humano não exercem a mesma função, isso significa que cada um tem a sua função.
Irei ilustrar essa diferença de função no nosso corpo, a boca recebe os alimentos, depois é triturado pelos seus dentes. Após isso, o alimento passará para o esôfago, depois chegará ao estômago, onde será digerido. Depois, será transportado para o intestino delgado, onde o intestino irá a absorver os nutrientes. Logo após isso, o alimento vai entrar na sua corrente sanguínea e serão transportados para a célula; chegando na célula o alimento entra no citoplasma, que é a região interna da célula. Posteriormente, ele será quebrado e uma vez que ele for totalmente quebrado isso vai gerar glicose, onde gerará energia para corpo.
Quando estamos falando a respeito do corpo de Cristo, existe a diferença de função, isso é dado pelo Espírito Santo de Deus, o qual concede dons espirituais para o bom funcionamento da igreja.

3ª Todos formam um só corpo (v. 5)

5 assim também em Cristo nós, que somos muitos, formamos um corpo, e cada membro está ligado a todos os outros.
Todos os membros da igreja de Cristo, formam apenas um só corpo. E cada membro do corpo está ligado a todos os outros. Isso significa que para a igreja do Senhor funcionar precisa ter a unidade desse corpo. Além disso, cada membro tem a sua utilidade na igreja, isto é, cada membro é essencial para o funcionamento da igreja.
Paulo descreve também para a igreja de Corinto:
1Coríntios 12.12–20 NVI
12 Ora, assim como o corpo é uma unidade, embora tenha muitos membros, e todos os membros, mesmo sendo muitos, formam um só corpo, assim também com respeito a Cristo. 13 Pois em um só corpo todos nós fomos batizados em um único Espírito: quer judeus, quer gregos, quer escravos, quer livres. E a todos nós foi dado beber de um único Espírito. 14 O corpo não é feito de um só membro, mas de muitos. 15 Se o pé disser: “Porque não sou mão, não pertenço ao corpo”, nem por isso deixa de fazer parte do corpo. 16 E se o ouvido disser: “Porque não sou olho, não pertenço ao corpo”, nem por isso deixa de fazer parte do corpo. 17 Se todo o corpo fosse olho, onde estaria a audição? Se todo o corpo fosse ouvido, onde estaria o olfato? 18 De fato, Deus dispôs cada um dos membros no corpo, segundo a sua vontade. 19 Se todos fossem um só membro, onde estaria o corpo? 20 Assim, há muitos membros, mas um só corpo.
O corpo de Cristo, que é a igreja, é formado por pessoas que foram salvas pela graça de Deus, por meio da fé em Cristo Jesus.

3° A variedade dos dons espirituais (v. 6-8)

O apóstolo Paulo relata que existe diferentes dons na igreja. Mas o que são os dons? São habilidades e capacidades concedidas para cada cristão, a fim de servir a Deus e edificar o corpo de Cristo.
Na bíblia temos as listas de dons espirituais. Em 1 Coríntios capítulo 12 e 14, 1 Pedro capítulo 4, Efésios capítulo 4 e em Romanos 12. Perante isso, veremos sete dons espirituais:

1° O dom de profecia (v. 6)

2° O dom de serviço (v. 7)

3° O dom do ensino (v. 7)

4° O dom da exortação (v. 8)

5° O dom da contribuição (v. 8)

6° O dom de liderança (v. 8)

7° O dom de misericórdia (v. 8)

Conclusão

Aplicação

Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.