Apetite para Santidade

As Bem-Aventuranças   •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 11 views
Notes
Transcript
Welcome
Anúncios
Introdução
Matthew 5:6 NVI
Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, pois serão satisfeitos.
Você já sentiu muita fome ou sede? Já sofreu de inanição? A maioria de nós, nos Estados Unidos, não teve que suportar a aflição da inanição porque tivemos acesso a muita comida. A inanição causa muitos danos ao corpo de uma pessoa. Ela encolhe os órgãos vitais, como o coração e os pulmões. A massa muscular é esgotada, a temperatura corporal é reduzida e o corpo incha devido ao fluido sob a pele. A pessoa também sofre de diarreia crônica e irritabilidade.
A desidratação causa uma sede intensa devido à perda de água e sais essenciais para o funcionamento normal do corpo. Nossos corpos são compostos por cerca de 60% de água e estão constantemente trabalhando para manter esse equilíbrio. Quando o equilíbrio está baixo, o cérebro estimula os centros nervosos para encorajar a pessoa a beber mais água. Deus criou os rins para manter nosso equilíbrio hídrico, eliminando resíduos e excesso de água através da urina. Se ficarmos gravemente desidratados, podemos entrar em choque hipovolêmico. Nossa pele fica pálida, fria e úmida. Nossa respiração se torna superficial e nosso coração bate rapidamente. Quando estamos em extrema necessidade de água, podemos sentir náuseas, perder o apetite e nossa boca sofre de inflamação causada por feridas e infecções. Os olhos ficam fundos e têm dificuldade em produzir lágrimas. A língua fica seca e, quando beliscamos a pele, ela retorna lentamente à sua posição normal.
Observar esses sintomas é um lembrete do que acontece na vida de pessoas que estão espiritualmente famintas e desidratadas. Seus corações são afetados, tornando-se frios, pequenos e duros. Elas geralmente são irritáveis e difíceis de conviver, porque são muito rabugentas. Sua visão é afetada. Elas têm dificuldade em ver o Senhor, Suas bênçãos em suas vidas e em derramar lágrimas de compaixão pelos outros e lágrimas por seus pecados. Sua boca muitas vezes está inflamada com conversa suja ou palavras egoístas, raivosas e argumentativas. Tiago nos disse que a língua está inflamada. É um fogo! A fome e a desidratação físicas são devastadoras; a fome e a desidratação espirituais são destrutivas, mortais e podem levar à danação.
Diz-se que existe uma planta estranha na América do Sul que encontra um lugar úmido e ali repousa por um tempo, lançando suas raízes e tornando-se verde. Quando esse pedaço de terra seca, a planta se contrai e é levada pelo vento até encontrar outro ponto úmido, onde repete a mesma história. E assim ela rola, parando onde encontra um pouco de água e permanecendo até que a água se esgote. Após toda a sua jornada, no entanto, não passa de um amontoado de raízes e folhas mortas. A vida dessa planta conta a história daqueles que bebem apenas nas fontes deste mundo. Eles vão de fonte em fonte e, por fim, ao final da vida mais longa, não são nada além de feixes de desejos insatisfeitos e sedes ardentes.
Aqueles que não têm Cristo ou os cristãos carnais e desviados sentem sua fome, sede ou vazio interior. Se você é cristão e deixa o Senhor de fora de sua vida, você sentirá fome e sede em sua alma. Infelizmente, os ímpios ou os rebeldes tentam satisfazer ou saciar sua fome ou sede com coisas que não podem satisfazê-los. Álcool, drogas, dinheiro, bens materiais, fama, poder, popularidade, pessoas, imoralidade e até mesmo a religião não podem satisfazer os anseios em seus corações. A religião não substitui um relacionamento pessoal com Jesus Cristo.
Você pode experimentar uma satisfação temporária com algumas das coisas mencionadas acima, mas não uma felicidade duradoura. Era isso que o Senhor estava tentando nos transmitir em seu sermão no monte. Alegria e bênção vêm de ter fome e sede das coisas certas. Elas vêm de ter fome e sede de justiça ou de ter um desejo ardente por santidade. Essas coisas trazem realização. O que o Senhor quer dizer com ter fome e sede de justiça? O que significa ter um desejo ardente por santidade? É isso que examinaremos nesta mensagem. Primeiro, veremos o apetite, depois o objetivo do nosso apetite e, por último, a abundância de satisfação.
I. O APETITE 5:6a
Jesus diz: “Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão fartos”. Esta seção do versículo trata do apetite do cristão. No reino físico, um bom apetite indica boa saúde, e um apetite ruim é uma indicação de que algo está errado com a pessoa. A mesma analogia é válida para nossos apetites espirituais. Um bom apetite por justiça indica que, espiritualmente, a pessoa está em boa condição espiritual. Diz que a fé dessa pessoa é forte e saudável. Quando o desejo espiritual é deficiente, revela fraqueza espiritual e falta de maturidade espiritual. Revela que a fé de alguém é fraca e anêmica. Portanto, esta bem-aventurança expõe a condição da fé de alguém. Revela nossa condição e prioridades espirituais.
O cristão que está em sintonia com o Senhor tem apetite pelas coisas de Deus. Ele anseia por assuntos espirituais. Você pode descobrir muito sobre uma pessoa perguntando a ela o que ela deseja. Seus desejos são o foco de suas vidas. O tipo de apetite que temos revela nosso caráter. O homem que tem um forte apetite por bebida, drogas, pornografia, sexo imoral e outros males está nos dizendo muito sobre seu caráter. Da mesma forma, a pessoa que tem apetite por santidade está nos dizendo muito sobre seu caráter também.
Aqueles que têm fome e sede de justiça têm uma paixão por justiça em suas próprias vidas. Eles anseiam por ver honestidade, integridade e justiça na sociedade e procuram santidade prática na igreja. Como as pessoas sobre quem Gamaliel Bradford escreveu, eles têm “uma sede que nenhum rio terreno pode satisfazer, uma fome que deve se alimentar de Cristo ou morrer”. A pessoa verdadeiramente nascida de novo tem uma paixão interior por justiça. Ele tem uma queda por santidade. Quando os crentes lamentam o pecado de si mesmos e da sociedade e oram para que Deus envie um avivamento para limpar as coisas, eles demonstram fome e sede de justiça.
A palavra “fome” mencionada aqui vem da palavra grega peinao {pi-nahʹ-o}, que carrega a ideia de ansiar ou buscar com desejo ávido e sincero, ou de estar necessitado. É uma palavra muito forte e intensa. A palavra “sede” vem da palavra grega dipsao {dip-sahʹ-o} e tem a ideia daqueles que têm sede e sentem dolorosamente a falta daquelas coisas pelas quais a alma é refrescada, sustentada e fortalecida. Eles buscam essas coisas avidamente. Esta palavra também é intensa. A fome é a de um homem faminto por comida e a sede é a de um homem que morrerá a menos que beba. Um desejo ardente por qualquer coisa é frequentemente representado nas Escrituras pelas palavras “fome e sede”.
Isaiah 55:1–2 NAA
1 “Ah! Todos vocês que têm sede, venham às águas; e vocês que não têm dinheiro, venham, comprem e comam! Sim, venham e comprem, sem dinheiro e sem preço, vinho e leite. 2 Por que vocês gastam o dinheiro naquilo que não é pão, e o seu suor, naquilo que não satisfaz? Ouçam com atenção o que eu digo, comam o que é bom e vocês irão saborear comidas deliciosas.
Psalm 42:1–2 “Assim como a corça suspira pelas correntes das águas, assim, por ti, ó Deus, suspira a minha alma. A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo. Quando irei e me apresentarei diante da face de Deus?”
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.