BENÇÃO MATRIMONIAL (II)

BENÇÃO MATRIMONIAL  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 7 views
Notes
Transcript

Para Rafael e Rosane

QUINTA-FEIRA, 24 de Julho, 2025

Que a Graça e Paz de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, seja convosco!
Estamos aqui, nesta tarde, como testemunhas do enlace matrimonial dos irmãos:
Rafael e Rosane.
+
Mas antes da reflexão precisamos comunicar duas verdades:
(A) Não compreendermos o casamento como um sacramento.
Muito embora seja um pacto feito entre os dois, onde se forma mais uma Família da Aliança; dando continuidade a ordem que Nosso Senhor confiou aos homens desde a gênese, o casamento não é um sacramento.
Não obstante, é certo que através de fidelidade mútua neste pacto que fazem entre si, desfrutarão de bençãos.
(B) O fato dos nubentes encontrarem-se legitimamente casados no civíl.
Faz deste ato um fiel testemunho de seu compromisso público, tanto para os irmãos em Cristo, como para os que não fazem parte do Povo da Aliança. Quer estejam presentes aqui ou não.
+
Assim, todos os que encontram-se aqui, tornam-se testemunhas disto: este casal busca esta benção e nós estamos aqui para interceder em favor desta Aliança que eles fizeram entre si.
—————————————————-
Deste modo então, tomaremos um tempo para ouvirmos o que a Palavra de Deus nos comunica sobre a vida que homem e mulher devem viver, quando então decidem caminhar no matrimônio.
+
Em Gênesis nós temos o inicio de tudo, inclusive do projeto que Deus tem para os seres humanos. Neste sentido: homem e mulher casados, visando abençoar a terra.
Entretanto, estes — Adão e Eva — que faziam parte do inicio do projeto, escolheram seguir seu próprio caminho, e nós sabemos o resultado dessa escolha. O que o Eterno fez em relação a este resultado? Resposta: Enviou seu filho, ali já prometido (Gn 3:15) para Redimir (Restaurar) o que havia acontecido como resultado da escolha que fizeram.
Resultado que mudou a história das famílias na criação.
Mas entre essa história e a redenção de tudo, inclusive do casamento, muita coisa aconteceu, assim como continuará acontecendo com muitos casais.
Sorrisos marcaram momentos — isso é real, não é mesmo? Tanto como lágrimas também rolaram, e há grande possibilidade disso acontecer novamente.
+
Bom, mas estamos aqui diante de um casal que hoje poderá experimentar a Redenção do Senhor, na esfera do casamento. E experimentarão vivendo como Ele determinou que a Família da Aliança deve viver. Para chegar até aqui, eles não podem esquecer que “grandes coisas fez o Senhor por eles” (Salmo 126.3), E certamente possuem motivos para alegria e louvores a Deus, como diz o Salmo 126.3, não é mesmo amado casal?
+
Assim, Rafael e Rosane, temos na Sagrada Escritura, muitos ensinamentos sobre a vida matrimonial, sei que, certamente haverá tempo para vocês estudarem juntos a Palavra de Deus, e aprenderem sobre a união entre vocês. Mas especialmente hoje, quero deixar dois conselhos para vocês, que encontramos no seguinte texto: Efésios 5:22-31.
+
E o primeiro conselho é para nossa irmã:
+
1° SUJEITE-SE COMO A IGREJA.
A palavra submissão, no texto bíblico, há eras incomoda muitas pessoas, inclusive várias mulheres. Mas minha amada irmã, não deixe-se enveredar por estas vãs filosofias. Até porque a palavra submissão pode ser parafraseada por um substantivo que comumente ouvimos: humildade.
Ser submissa não é mais difícil do que ser humilde. Sabe por que? Resposta: Ambas (submissão/humildade) exigirão de você uma atitude, conforme o verbo aponta no texto: “sejam...” Desse modo, espera-se que esta virtude seja encontrada na esposa.
.
Saiba minha irmã, chegará um momento em que ser submissa a tornará virtuosa, e assim acontece na vida da esposa que é fiel a seguinte vocação que o Senhor a confiou: Seguir o cabeça do lar - assim como a Igreja segue a Cristo - sendo voluntária, sem pesar no coração.
Deste modo você participará desta maravilha que é o matrimônio, desta Aliança entre vocês, de forma que glorificará ao Senhor, e certamente abençoará seu esposo. Viver assim a fará perceber a grande responsabilidade que tens diante do Senhor como esposa.
Entenda então que ser submissa não envolve uma simples responsabilidade. Mas na verdade, envolve o ato de olhar para a mais bela noiva que existe nas Escrituras: a Igreja.
.
Não esqueça: SUJEITE-SE COMO A IGREJA.
+
Deste conselho passamos para o segundo, que o complementa, pois é para o noivo:
2° PASTOREIE COMO CRISTO.
Este é o conselho: Meu irmão, pastoreie sua esposa. Encerramos aqui. Pode beijar a noiva. Estamos despedidos!
[QUEBRA DE EXPECTATIVA]
É brincadeira! Segure-se por mais alguns instantes!
.
Parece um conselho óbvio, mas não é? Mas amar sua esposa como Cristo ama a Igreja exigirá de você sacrifícios. Você precisará alimentá-la espiritualmente. Você precisará "purificá-la por meio da lavagem de água pela palavra".
Está implícito no texto: que você deve ser um homem capaz de manusear a Palavra de Deus e pregar para sua esposa, aconselha-la e tudo o mais que é exigido de um pastor. Ela deve sentir-se segura não por ter um pastor na igreja local, pois este faltará as vezes, mas você não!
.
Assim, você deve preparar-se para uma continua vida de estudos pessoas, visando melhorar a vida espiritual da sua esposa. E aqui não falamos de salvação, mas papeis dentro do matrimônio. Esfera que está sob a Aliança que Deus fez com seu povo.
Deste modo, assim como sua esposa tem o grandioso desafio de ser humilde; você tem o grande desafio de sacrificar-se por ela. Colocando então por ordem de prioridade: a glória de Deus (e como glorificar a Deus, se não cumprindo sua Palavra?) e em segundo lugar a edificação/purificação de sua esposa (que o fará voltar a prioridade que antecede esta).
.
É comum que alguns casais consigam listar — inclusive, com facilidade — os defeitos do cônjuge. Porque isso acontece? Eu suspeito que seja por falharem em seus papeis. E esperam mais do outro, do buscam abençoá-lo por intermédio de sua fidelidade.
E falo isto no segundo conselho, pois parece ser mais comum, hoje em dia, o marido falhar nisso.
.
Acredito que por este motivo muitos não testemunham o que o apostolo Paulo aponta no v.27, eu diria que este é o alvo que os maridos devem buscar: apresentar à si mesmos suas esposas: "santas e sem defeito". Assim como Cristo testemunhará a pureza da sua noiva, a Igreja.
Portanto, busque isso meu amado irmão. Mas não esqueça que para você encontrá-la assim, você deve viver: pastoreando-a. Pode ter certeza que o viver em meio aos irmãos, na igreja, não é o suficiente.
Você precisa fazer isso em casa. Abrir a Escritura com sua esposa e ensiná-la. Portanto, o teólogo e pastor que ela deve buscar em primeiro lugar, não estará no púlpito de uma igreja, ou em vídeos na internet: estará em casa. Pois assim deve ser.
+
CONCLUINDO, PARA NÃO ESQUECEREM:
Amada irmã: SUJEITE-SE COMO A IGREJA;
Caríssimo irmão: PASTOREIE COMO CRISTO.
—————————————————-
CERIMÔNIA DAS ALIANÇAS
.
Nesta benção matrimonial temos a Cerimônia das Alianças. Cerimônia que nos lembra o que símbolo representa em seu formato: a união que eles possuem. Que esse símbolo traga a memória de vocês a Aliança que Cristo tem com a Igreja (a sua Noiva), e que no matrimônio de vocês seja a lembrança da união que possuem.
—————————————————-
Que entrem as alianças
—————————————————-
Votos: Pessoais ?
—————————————————-
JURAMENTO:
Eu, ____________________, "Prometo estar contigo na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, na riqueza e na pobreza, te amando, respeitando e sendo fiel em todos os dias de minha vida, até que a morte nos separe. Recebe esta aliança como sinal do meu amor e da minha fidelidade.”
Eu, ____________________, "Prometo estar contigo na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, na riqueza e na pobreza, te amando, respeitando e sendo fiel em todos os dias de minha vida, até que a morte nos separe. Recebe esta aliança como sinal do meu amor e da minha fidelidade.”
—————————————————-
SEGUNDO O PRINCÍPIO DE LITURGIA
BÊNÇÃO
- E eu, ministro de Deus no evangelho de seu Filho, vos declaro constituídos em família na relação de marido e mulher, segundo a ordenação de Deus, e invoco sobre vós a bênção do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Deus vos dê sua graça, para cumprirdes as promessas que acabais de fazer e abençoe o vosso casamento, não só agora, mas por todo o tempo em que vos conservar com vida.
"Que o Senhor os abençoe e guarde; que o Senhor faça resplandecer o rosto sobre vocês, e tenha misericórdia de vocês; que o Senhor sobre vocês levante o rosto e lhes dê a paz." (Nm 6.24-26).
"O que Deus ajuntou não o separe o homem." (Mc 10.9).
—————————————————-
O Beijo dos Noivos!
—————————————————-
Depois o ministro fará...
ORAÇÃO
- Ô Deus, nosso Pai celeste, nós te suplicamos que abençoes, em seu novo estado, os teus servos aqui presentes. Faze que se amem por todo o tempo que lhes concederdes de vida e que seu amor não sofra mudança nem diminuição. Dá-lhes o teu Espírito Santo para que vivam segundo a tua divina vontade. Permite que sejam abençoados um no outro e ambos no conhecimento de Cristo, teu bendito Filho, para que vivam juntos, na atitude de herdeiros da graça, e da vida. Isto te pedimos pela mediação de Jesus Cristo, nosso Redentor. Amém.
Terminada a oração, o ministro invocará sobre os circunstantes a...
BÊNÇÃO APOSTÓLICA
- Que a graça de nosso Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus Pai e a comunhão do Espírito Santo sejam com todos vós e com todo o povo de Deus, agora e para sempre. Amém.
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.