Sermão do Monte - As bem aventuranças (Fundação Casa)
Notes
Transcript
Eu queria ler com vocês hoje uma passagem muito importante sobre o nosso Deus, Jesus Cristo. Passagem conhecida como Sermão do Monte.
Essa passagem é conhecida por ser uma série de mensagens de Jesus de ensino para todos os filhos de Deus. São coisas imensamente importantes a respeito do Reino de Jesus.
Basicamente, se quisermos nos entregar a Deus, conhecer a Deus, agradar a Deus, viver uma vida que tenha propósito, se quisermos alcançar o céu, devemos prestar atenção nas palavras de Jesus e colocá-las em prática.
Olha por exemplo o que Jesus diz no final do sermão do monte.
Mateus 7.24-29
Nova Versão Internacional 7.24 O Prudente e o Insensato
O Prudente e o Insensato
(
Isso é um alerta importante de Jesus porque ele nos diz que se quisermos alcançar uma vida melhor, que consegue enfrentar fortes tempestades e ainda permanecer firme, não podemos desprezar seus ensinos, pois aquele que rejeita, são pessoas que infelizmente irão ser levados pelas dificuldades dessa vida e não alcançarão esperança...
Se pudermos então ouvir esses ensinamentos hoje e levar para o nosso coração, o próprio trecho nos promete coisas incríveis e valiosas.
Vamos ao primeiro texto do sermão do monte se se encontra em Mateus 5.1–12
“1 Vendo as multidões, Jesus subiu ao monte e se assentou. Seus discípulos aproximaram-se dele, 2 e ele começou a ensiná-los, dizendo: 3 “Bem-aventurados os pobres em espírito, pois deles é o Reino dos céus. 4 Bem-aventurados os que choram, pois serão consolados. 5 Bem-aventurados os humildes, pois eles receberão a terra por herança. 6 Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, pois serão satisfeitos. 7 Bem-aventurados os misericordiosos, pois obterão misericórdia. 8 Bem-aventurados os puros de coração, pois verão a Deus. 9 Bem-aventurados os pacificadores, pois serão chamados filhos de Deus. 10 Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, pois deles é o Reino dos céus. 11 “Bem-aventurados serão vocês quando, por minha causa, os insultarem, os perseguirem e levantarem todo tipo de calúnia contra vocês. 12 Alegrem-se e regozijem-se, porque grande é a sua recompensa nos céus, pois da mesma forma perseguiram os profetas que viveram antes de vocês.”
Nessa passagem temos muitas palavras que podem parecer difíceis para entender, como “bem aventurado”, pobre de espírito, etc. Então o que eu quero hoje é simplesmente tentar deixar esse texto mais fácil pra gente e assim compreendê-lo!
Algo que é importante nesse nessa passagem, primeiramente, é entendermos o que significa ser “bem aventurado”.
Essa palavra estranha mas que muito aparece na bíblia significa alguém que é abençoado, feliz, afortunado, ou seja, alguém que tem uma felicidade, alegria e bençãos nas coisas de Deus, e não nas coisas materiais dessa vida!
É alguém que consegue enxergar que é muito mais valioso viver uma vida eterna no céu do que qualquer riqueza dessa vida, assim, nenhum mal pode tirar a felicidade dessa pessoa, pois ela já encontrou o bem mais valioso disponível ao ser humano, ou seja, Jesus.
Assim, Jesus está falando que tal pessoa que tem as qualidades do Reino é muito maravilhosamente abençoada e feliz.
Mas ela é muito feliz e abençoada em algumas questões específicas. Ela é feliz quando é pobre de espírito, ou quando é humilde, ou quando tem fome de justiça, etc.
Certo, mas essa parte também não é tão simples de entender. O que significam essas coisas, vamos entender?
Os pobres de espírito = são aqueles que se convenceram de sua pobreza espiritual. Elas conseguem perceber que tem uma vida espiritual miserável. Elas entendem que sem Deus elas estão destinadas ao inferno, elas deixaram de ser orgulhosas a ponto de pensar que consegue realizar tudo que elas bem entendem. Essas pessoas reconhecem que elas PRECISAM de Deus. Essas pessoas são pobres de Espírito.
Os que choram = mas choram por que ou por quem? Olha, se você entender que sua vida é uma completa miséria sem Deus, só lhe resta chorar e se desesperar. “Para onde iremos sem Jesus, só Ele tem palavras de vida eterna pra nós”, só Ele pode nos livrar do inferno. A vida sem Deus é total escuridão. Nós choramos porque entendemos quem precisamos de Jesus!
Os humildes / mansos = Já os mansos e humildes é para aqueles que, uma vez que encontraram a Deus e sabem que Ele tudo pode e tudo governa, eles nada tem do que se preocupar, eles não ficam ressentidos com o mal que veio sobre a vida deles, por que eles sabem que a justiça é de Deus. Esse é um convite pra vocês pra entregar a justiça nas mãos de Deus e deixar ele agir por vocês.
Os que tem fome e sede de justiça = Já os que tem fome de justiça é destinados para aqueles que sabem que somente Jesus pode nos resgatar e fazer justiça em relação ao nosso pecado. Nós somos pecadores e precisamos de Jesus para nos perdoar dos nossos pecados através do seu sangue.
Os misericordiosos = funciona assim, se entendemos que Jesus é misericordioso e nos perdoa de todo pecado, nós também passamos a perdoar e amar o nosso próximo, porque se Deus que é perfeito nos perdoou quando nós fomos maus, nós também iremos perdoar as pessoas. Inclusive na oração do pai nossa, quem conhece? Diz assim: Perdoa as nossas ofensas assim como.… Estamos perdoando a quem nos tem ofendido? Porque é isso que estamos dizendo ao Pai. Perdoa a gente assim como nós perdoamos o próximo.
Os puros de coração = podemos dizer que são as pessoas sinceras e honestas, ou seja, se você reconhece sua miséria, se você chora pela sua miséria, se você perdoa o próximo. Esse é o reflexo de quem é puro de coração.
Os pacificadores = significa trazer paz, você mais acalma a briga ou você é aquela que agita a briga? Hoje temos paz com Deus, porque Jesus nos trouxe a paz com o Pai. Uma vez que temos paz, pacificadores é aqueles que levam a paz para as pessoas e Deus e não a guerra e a luta.
Os perseguidos por causa da justiça = Resumidamente é quando a fé dos filhos de Deus se desenvolve a ponto dele se tornarem tudo que nós falamos até agora, vou contar um segredo, o mundo vai odiar vocês, porque o diabo odeia a luz, o mundo odeia a luz. Por isso os cristãos são tão perseguidos e odiados. Mas Jesus nos ensinou pra não ficarmos afligidos, pelo contrário, que é um bom motivo quando o mundo e o diabo nos odieiam, significa que estamos no caminho certo! Porque Jesus também foi odiado.
Muita coisa né? Mas agora que entendemos um pouco melhor essas características, vamos então ver como fica o texto que lemos na bíblia mas de forma mas detalhada? Vejam se agora fica mais fácil de entender o que Jesus disse.
Abençoado por Deus, feliz, afortunado são aqueles que reconhecem sua miséria espiritual e sua total dependência de Deus. Deles é o Reino de Deus.
Abençoado por Deus, feliz, afortunado são aqueles que choram e temem pelas consequências da sua alma e clamam por um salvador. Estes serão consolados.
Abençoado por Deus, feliz, afortunado são aqueles que não guardam mágoa e rancor, eles são pacientes diante de qualquer prova, sofrendo ao invés de machucar. Eles receberão a terra por herança.
Abençoado por Deus, feliz, afortunado são aqueles que clamam para Jesus por justiça com Deus, uma vez salvos, passam a praticar coisas boas com o próximo. Eles serão satisfeitos.
Abençoado por Deus, feliz, afortunado são aqueles que demonstram amor, são bondosos, com aqueles que ainda vivem na miséria, Eles receberão misericórdia.
Abençoado por Deus, feliz, afortunado são aqueles que são sinceros, são guiados pela vontade de Deus e pela sua palavra, para adorá-lo e glorificá-lo. Eles verão a Deus.
Abençoado por Deus, feliz, afortunado são aqueles que procuram a reconciliação dos perdidos com Deus e promovem a paz entre os homens. Eles serão chamados filhos de Deus.
Abençoado por Deus, feliz, afortunado são aqueles que são perseguidos e odiados por Jesus. Deles é o Reino.
Os que forem insultados, perseguidos e caluniados por Jesus, grande é a sua recompensa nos céus.
A vida cristã pode parecer muito difícil. Pode parecer ser difícil ser uma pessoa que perdoa, que aceita quando alguém te persegue, te humilha. Pode parecer difícil o choro, a tristeza, uma vida sem poder fazer o que nós bem entendemos.
Porém, olha as promessas que Jesus nos fala:
O reino de Deus é para estes, estes serão consolados por Deus, estes receberão a terra por herança, estes verão a justiça de Deus agindo, Deus sempre terá misericórdia deles. Eles verão a Deus. Eles serão chamados de filhos do Deus altíssimo. Grande é a recompensa no céu!
Meninas, não troquem o que é passageiro pelo que é eterno. A vida passa num piscar de olhos, mas o que é eterno nunca passará. Temos a opção de viver eternamente no céu com Deus, onde não haverá choro, medo, dor, sofrimento. É isso que Jesus nos promete hoje. Não troquem isso por nada nessa mundo. Precisamos apenas escolher, a vida é cheio de escolhas.
Umas levarão vocês para um caminho bom, outras levarão vocês para um caminho mal.
Vamos orar?
