Liturgia do Casamento
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 14 viewsNotes
Transcript
FORMA PARA INVOCAÇÃO DA BÊNÇÃO MATRIMONIAL
Esta solenidade nunca se realizará antes de ser celebrado o casamento civil — único válido na República Brasileira — nem no caso de algum casamento contraído dentro dos graus de consanguinidade ou afinidade proibidos na Palavra de Deus.
No dia e hora designados para a bênção matrimonial, o novo casal se apresentará diante do ministro, que dará princípio à solenidade, fazendo a seguinte ou semelhante...
CONTINUAÇÃO APÓS O SERMÃO...
Leitura Bíblica:
Romanos 11.33–36: “Ó profundidade da riqueza, tanto da sabedoria como do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis, os seus caminhos! Quem, pois, conheceu a mente do Senhor? Ou quem foi o seu conselheiro? Ou quem primeiro deu a ele para que lhe venha a ser restituído? Porque dele, e por meio dele, e para ele são todas as coisas. A ele, pois, a glória eternamente. Amém!”
ORAÇÃO
Senhor Deus Todo-Poderoso, que instituíste o matrimônio para a felicidade do gênero humano, nós te suplicamos que nos auxilies com tua presença, e concedas graça aos teus servos que vêm pedir a tua bênção para o seu casamento, a fim de que compreendam o ensino da tua santa Palavra a respeito de seu novo estado, e se compenetrem dos deveres que aí ensinas a cada um deles e os executem. Concede-nos isto, ó Deus e Pai, por amor de Cristo. Amém.
Então o ministro fará que os recém-casados unam as mãos, dizendo-lhes: Queiram ficar de frente um para o outro e unir as mãos.
Em seguida, perguntará ao marido:
P/noivo (Lavosier Oliveira Costa) você recebe esta mulher que tendes pela mão, Júlya Araujo, por sua legítima mulher, com o propósito de a amar, honrar e defender, sustentá-la, cuidar dela e ser-lhe fiel em todas as coisas, por todo o tempo em que Deus conservar-vos ambos com vida?
Noivo -“Sim”.
E logo perguntará também à esposa:
E você, P/noiva (Julya Araujo Amâncio Santiago) recebes este homem que tendes pela mão, Lavosier Oliveira, por seu legítimo marido, para amá-lo, honrá-lo, cuidar dele, e ser-lhe submissa e fiel em todas as coisas por todo o tempo que Deus conservar-vos ambos com vida?
Noiva -“Sim”.
- Entrada das alianças (Dona Júlia)
Terminada a entrada das alianças, o ministro dará ao novo casal as seguintes...
INSTRUÇÕES
A Escritura ensina ainda que os casados devem sofrer com paciência um do outro as fraquezas a que a humanidade está sujeita por causa do seu estado decaído e devem animar-se e consolar-se em todas as aflições e desgostos da vida; devem cuidar um do outro nas doenças e ajudar-se mutuamente a respeito de tudo o que pertence a Deus e as suas almas imortais; e em todas as circunstâncias devem viver juntos.
Para cumprirdes estes deveres necessitais do auxílio divino. Suplicai-o constantemente e Deus abençoará o vosso casamento, não só agora, mas em todos os dias de vossa união sobre a terra.
- Votos do noivo e da noiva
Quando se fizer uso dos anéis, os noivos os apresentarão ao ministro, que os fará trocar pelos esposos, ou entregará a cada um o que lhe for destinado, dizendo:
- Sejam para vocês que estas alianças são como símbolo do amor, da pureza e da constância de verdadeiro amor conjugal. Que sejam eles a lembrança, para sempre, o cumprimento dos deveres que tão solenemente vocês acabam de reconhecer na presença de Deus e destas testemunhas.
*Entregar a aliança ao noivo e pedir para ele pronunciar as seguintes palavras: aqui. E você vai repetir comigo essas palavras:
Lavosier diga: (Júlya Araújo) com esta aliança eu selo a minha união contigo e prometo amá-la, honrá-la e ser-te fiel até que a morte nos separe.
*Peça que o noivo coloque a aliança no dedo anelar da mão esquerda da noiva
*Entregar a aliança a noiva e pedir para ela pronunciar as seguintes palavras: aqui. E você vai repetir comigo essas palavras:
Julya diga: (Lavosier Oliveira) com esta aliança eu selo a minha união contigo e prometo amá-lo, honrá-lo e ser-te fiel até que a morte nos separe
* Peça que a noiva coloque a aliança no dedo anelar da mão esquerda do noivo
Em seguida, o ministro fará que o marido e a mulher se ajoelhem (se possível) e pronunciará uma oração e bênção...
ORAÇÃO
- O Deus, nosso Pai celeste, nós te suplicamos que abençoes, em seu novo estado, os teus servos aqui presentes. Faze que se amem por todo o tempo que lhes concederdes de vida e que seu amor não sofra mudança nem diminuição. Dá-lhes o teu Espírito Santo para que vivam segundo a tua divina vontade. Permite que sejam abençoados um no outro e ambos no conhecimento de Cristo, teu bendito Filho, para que vivam juntos, na atitude de herdeiros da graça, e da vida. Isto te pedimos pela mediação de Jesus Cristo, nosso Redentor. Amém.
Terminada a oração, o ministro invocará sobre os circunstantes a...
BÊNÇÃO
"O Senhor te abençoe e te guarde; o Senhor faça resplandecer o rosto sobre ti, e tenha misericórdia de ti; o Senhor sobre ti levante o rosto e te dê a paz." (Nm 6.24-26).
E eu, como ministro de Deus no evangelho de seu Filho, vos declaro marido e mulher.
O noivo pode beijar a noiva!
Todos podem sentar-se
Chamo as testemunhas para as assinaturas
Após isso convido todos a ficarem de pé para prestigiar a saída
NOTA: " E lícito o casamento a todas as classes de pessoas capazes de dar o seu consentimento ajuizado, mas é dever dos cristãos casar somente no Senhor. Portanto, os que professam a verdadeira religião reformada não devem se casar com infiéis, romanistas ou outros idólatras; e as pessoas piedosas não devem desposar-se em casamento com os que são notoriamente perversos em suas vidas ou mantêm heresias perniciosas". Confissão de Fé, cap. 24, § 3.
