O Senhor do Sábado
Notes
Transcript
Introdução:
Introdução:
Autoridade de Jesus, falar sobre as questões de interpretações da lei...
Desenvolvimento & Aplicação:
Desenvolvimento & Aplicação:
Ponto 1:
Ponto 1:
Jesus ia de uma cidade a outra com os seus discipulos, e fazia esses traslados a pé. Essa era uma sociedade que a grande maioria das pessoas eram agricultores, então era comum perto das cidades ter plantações. Dois dos sereais mais plantados eram o trigo e a cevada.
num Sabado: O que era o dia do Sábado? o que siginificava para os judeus? Era o dia do descanso! Na lei, havia o mandamento para o povo de Deus guarda desse dia! Seis dias da semana eles iriam trabalhar e no sétimo descansar, assim como o Senhor fez na criação! Era um dia separado para o Senhor!
Nesse dia Jesus estava atravessando as searas, as plantações de grãos, juntamente com seus discipulos. E o texto nos diz que os seus discipulos, passando pelas searas, começaram a colher as espigas, Mateus nos relata que eles estavam com fome, colheram as grãos e começaram a comer. A lei permitia isso em Dt 23.25 nos é dito que as pessoas, ao passarem pelas plantações, poderiam colher algumas espigas com as mãos, caso tivessem necessidade, porém não deveriam usar a foice.
Deus sempre se preocupou com os pobres e necessitados, temos o mandamento que os donos das colheitas, quando fossem colher, não colhessem tudo, a fim de deixar alguns grãos para os que tinham necessidade. Os discipulos, estavam caminhando, sentiram fome, começaram a colher e comer.
Observe que Jesus nada fala a esse respeito, Jesus não os repreende; se fosse errado, certamente o faria, como fez em outras ocasiões! Mas, novamente entra em cena os fariseus. Você já deve conhecer os fariseus, de outras passagens, e é impressionante, como em todos os momentos eles estão observando Jesus. Você provavelmente conhece aquele programa tosco: “Big Brother Brasi” - A casa mais vigiada do Brasil. Ali as câmeras filmam tudo o que os participantes fazem e falam. Isso é bem semelhante ao que os fariseus faziam com Jesus, eles estavam o tempo todo vigiando, ouvindo suas palavras, reparando em seus discipulos, assim como as câmeras do BBB os fariseus, estavam o tempo todo com os olhos em Jesus.
Jesus estava no caminho, passando pelas searas, e os fariseus, ali com os olhos fitos em Jesus e em seus discípulos. E agora eles estão mais ousados, a hostilidade contra Jesus só vai aumentando: Observe que inicialmente eles apenas pensavam, depois eles passaram a falar com os discípulos dele e agora passam a falar diretamente com o mestre, exigindo que lhes dessem satifações.
v.24 “ Olhe, Por que eles estão fazendo o que não é lícito aos sábados?”
1º Querido irmão, Gostaria de te convidar a ler os Evangelhos — e toda a Bíblia — com mais atenção e humildade. Muitas vezes, ao nos debruçarmos sobre as Escrituras, caímos na armadilha de nos identificarmos automaticamente com os “heróis” da história. Lemos sobre os fariseus e logo os desprezamos, como se estivéssemos no lado oposto. Mas será que estamos mesmo?
A verdade é que, com frequência, nós nos parecemos muito mais com os fariseus do que com Jesus. Eles eram religiosos zelosos, conheciam as Escrituras, participavam dos cultos, davam o dízimo — mas ao mesmo tempo, eram orgulhosos, hipócritas, resistentes à correção, duros com os outros e complacentes consigo mesmos. E se olharmos honestamente para o nosso próprio coração, veremos que muitas dessas atitudes também habitam em nós.
O mesmo acontece quando lemos os Provérbios: tendemos a nos enxergar como os sábios, raramente como os tolos. Quando lemos sobre o povo de Israel murmurando no deserto, logo pensamos que seríamos parte do pequeno grupo que confiou em Deus — mas, na prática, quantas vezes também reclamamos, duvidamos, e desobedecemos?
Ler a Bíblia corretamente exige sinceridade e arrependimento. Não estamos naturalmente do lado certo da história. O Evangelho não nos apresenta como justos, mas como pecadores que precisam desesperadamente de graça. Por isso, quando você estiver diante da Palavra, não leia apenas buscando consolo ou confirmação, mas também confrontação. Pergunte-se: "Onde eu estou errando? Onde há orgulho, incredulidade, dureza de coração ou religiosidade vazia em mim?"
Quando você ler sobre os fariseus, não os veja apenas como inimigos de Jesus — veja neles um espelho. Identifique o farisaísmo que pode estar escondido no seu coração. Só assim a graça de Deus será verdadeiramente preciosa, e a transformação real poderá acontecer.
2º Observe, que muitas vezes a tradições e leis humanas podem ganhar um peso maior que a Palavra de Deus. Os Rabinos judeus, os mestres haviam criado um catálogo com 39 leis do trabalho, nenhuma dessas atividade deveriam ser feitas no dia do sábado! Você pode pesquisar e ler as 39 leis do trabalho judeu. As leis eram dispostas assim: onze para o feitio do pão (desde semear o trigo até assar o pão); treze para a confecção dos tecidos (desde a extração da matéria-prima à tecelagem); sete para o preparo dos couros (desde o abate do animal ao curtimento); sete relativos à montagem do Santuário; e um ao carregamento de suas partes e objetos. E muitos judeus, seguiam e ainda seguem piamente a essas leis.
o que li em um site judeu:
“Vale notar que os acréscimos dos sábios às leis da Torá têm aprovação Divina, pois a própria Torá nos ordena obedecer os sábios.”
E o colher, segundo o seu conjunto de regras, era proibido!
Marcos 2.23–28 O Filho do Homem Afirmando Sua Autoridade Como Senhor Até Mesmo do Sábado, Colhendo Espigas no Sábado (Cf. Mateus 12.1–8; Lucas 6.1–5)
Obviamente, o que estava acontecendo era que os inimigos de Cristo enterravam a real lei de Deus – a qual em nenhum sentido proíbe o que os discípulos estavam fazendo – debaixo de tradições inúteis criadas por homens (
Aplicação:
Podemos fácilmente cair nesse erro, muitas vezes podemos considerar a tradição como sendo mais importante do que a Palavra, e, quando isso acontece, regras humanas tomam o lugar do que o Senhor revelou em sua Palavra!
Quantas pessoas hoje estão mais preocupadas com o comprimento da roupa, do que com o comprimento da língua? Quantas pessoas estão mais preocupadas em por exemplo, não comer carne vermelha na semana santa, mas vivem de maneira desenfreada no restante do ano? Quantos não defendem mais as suas próprias denominações acima do reino de Deus?
Sempre que alguém decide fazer qualquer adição à Bíblia, provavelmente acabará valorizando mais suas próprias adições do que as Escrituras. - Ryle, J. C..
Como crentes podemos caminhar na mesma vereda que os fariseus, vigiemos para que isso não aconteça!
Resposta de Jesus v.25-26:
Resposta de Jesus v.25-26:
Observe que Jesus é um profundo conhecedor das Escrituras, ele responderá o falso ensino com o ensino autêntico, verdadeiro! Jesus cita um caso do Antigo Testamento, de uma figura importantíssima para Israel: O rei Davi! O principal rei de Israel, o homem segundo o coração de Deus! àquele que o próprio Deus fez uma aliança, dizendo que lhe faria uma casa e a promessa de um descendente que iria governar para sempre em seu trono! O homem que as Escrituras testemunha a respeito:
Porque Davi fez o que era reto aos olhos do Senhor e não se desviou em nada daquilo que o Senhor lhe havia ordenado, em todos os dias da sua vida, a não ser no caso de Urias, o heteu.
Jesus cita Davi, esse homem justo, integro! E o que esse homem fez?
Em um momento de necessidade: Fugindo do rei Saul, que procurava-lhe matar, foi até Nobe, onde estava o sacertdote Aimeleque, ora, Davi e seus homens estavam com fome, provavelmente cansados, ficamos ainda mais fracos quando estamos sem comer.
Diante dessa necessidade, ele pede por alimento, para que pudesse recobrar as forças! No entanto ali só haviam os pães da proprosição, eram 12 pães, cada um representando uma tribo de Israel, que ficavam em cima de uma mesa dentro do tabertnaculo! E todos os sábados esses pães eram trocados por pães novos e colocados no santuario de Deus. Os pães trocados serviam de alimento para os sacertodes e eram exclusivo a eles.
Mas Davi em uma necessidade, pede pelo pão e o sacerdote lhe concede! Isso não seria quebrar a lei de Deus? Os pães não eram exclusivos dos sacerdotes?
Jesus fala a respeito da necessidade que Davi estava passando. Semelhantemente aos discipulos que estavam com fome naquele momento! Note que Jesus está mostrando que a Lei não é fria, irredutível, inflexivel! Em um caso de necessidade a lei poderia ser abrandada!
Comentário Bíblico de Marcos: Através da Bíblia Jesus Quebra o Tradicionalismo Vazio (Mc 2.23–28)
Jesus mostrou que se Davi e o sacerdote Aimeleque agiram sem considerar as prescrições cerimoniais quando enfrentaram uma situação de extrema necessidade, Ele e os seus discípulos podiam agir da mesma forma, dando prioridade a necessidade do ser humano.
Ponto 3:
Ponto 3:
Conclusão:
Conclusão:
