Tiatira - Olhos de fogo para o falso ensino
Sete Igrejas do Apocalipse • Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 14 viewsNotes
Transcript
Introdução:
Introdução:
Dando sequência a série de sermões sobre as Sete Igrejas do Apocalipse, hoje vamos para a nossa quarta ministração, vamos falar sobre a igreja de Tiatira. Mais uma das igrejas que foram elogiadas e também exortadas por Cristo.
Estas cartas, mostram a visão de Cristo para cada igreja quanto a condição de cada uma. O que Cristo escreveria para a nossa igreja? O que temos feito, como cristãos, é motivo pra Cristo nos elogiar ou nos exortar?
Problemas dentro da igreja sempre existiram, e pelo que temos visto, vai continuar acontecendo. Mas estamos tendo tempo de escrever uma história diferente pra nossa vida cristã.
Sobre a igreja de Tiatira:
Diferente das igrejas de Éfeso e Esmirna que eram grandes centros religiosos, e diferente também de Pérgamo que era um grande centro cultural, Tiatira era um grande centro comercial.
Existiam vários importantes grêmios de comércio naquela cidade, como lã, couro, linho, bronze, tintureiros, alfaiates e vendedores de púrpura. Acredita-se que Lídia fosse uma representante dessas corporações em Filipos como vemos em Atos dos Apóstolos 16.14 “Certa mulher, chamada Lídia, da cidade de Tiatira, vendedora de púrpura, temente a Deus, nos escutava; o Senhor lhe abriu o coração para atender às coisas que Paulo dizia.”
Não existia possibilidade de prosperar financeiramente naquela cidade se não participa-se de algum desses grêmios. Estas corporações tinham deuses que cada uma adorava em nome da sua prosperidade, e a estas divindades, eram oferecidos banquetes e festas regadas de promiscuidade.
Então para um cristão era uma tarefa difícil. Ou ele participaria dessas coisas, ou a falência era certa.
Hoje em nossas vidas, temos a oportunidade de trabalharmos somentes com cristãos? Somente com pessoas que tem os mesmos assuntos que temos quando nos reunimos? Nós como cristãos, não podemos nos contaminar com o ambiente que estamos vivendo. Se o nosso trabalho faz com que temos que ir contra os mandamentos de Deus, precisamos avaliar se vale a pena continuar neste ambientes. Mas se conseguimos nos manter firmes, e acima de tudo sendo luz e referência pras pessoas, tudo bem. O que não podemos é nos afastar de Deus em busca de dinheiro. Se formos fiéis Deus vai nos honrar.
Desenvolvimento:
Desenvolvimento:
Vamos ao texto. Apocalipse 2.18–29 “Ao anjo da igreja em Tiatira escreve: Estas coisas diz o Filho de Deus, que tem os olhos como chama de fogo e os pés semelhantes ao bronze polido: Conheço as tuas obras, o teu amor, a tua fé, o teu serviço, a tua perseverança e as tuas últimas obras, mais numerosas do que as primeiras. Tenho, porém, contra ti o tolerares que essa mulher, Jezabel, que a si mesma se declara profetisa, não somente ensine, mas ainda seduza os meus servos a praticarem a prostituição e a comerem coisas sacrificadas aos ídolos. Dei-lhe tempo para que se arrependesse; ela, todavia, não quer arrepender-se da sua prostituição. Eis que a prostro de cama, bem como em grande tribulação os que com ela adulteram, caso não se arrependam das obras que ela incita. Matarei os seus filhos, e todas as igrejas conhecerão que eu sou aquele que sonda mentes e corações, e vos darei a cada um segundo as vossas obras. Digo, todavia, a vós outros, os demais de Tiatira, a tantos quantos não têm essa doutrina e que não conheceram,…”
Como sempre Cristo no início de cada carta, nos mostra o destinatário. O anjo da igreja, o mensageiro, aquele que é responsável por levar a mensagem de Deus pra igreja.
Estas coisas diz o Filho de Deus, aquele que morreu pelos nossos pecados, tudo pra nos aproximar de Deus, nos reconciliar com o Pai. Ele que tem os olhos como chama de fogo, Cristo está com os olhos fixos em Tiatira, e está julgando as obras daquele igreja. Nada pode escapar do olhar de Cristo, Ele conhece a sua igreja, e conhece cada um de nós.
Elogios:
Cristo conhecia as obras daquela igreja, assim como conhece o que temos feito em nossa congragação.
Aquela igreja amava a Deus, não havia perdido o amor como vimos na igreja de Éfeso.
Tinha fé em Deus confiava que Deus estava com eles e seriam abençoados.
Conhecia também o serviço, não era uma igreja acomodada, que não se envolve no trabalho pra Deus, apesar das dificuldades.
Perseverava, apesar das dificuldades, como vimos no início na questão dos grêmios comerciais, era uma igreja que continuava firme.
Cristo conhecia as obras da igreja, mais numerosas que as primeiras. Isto nos mostra que era uma igreja em crescimento.
Exortação:
Apesar das dificuldades, não era uma igreja perseguida como as outras que vimos. O problema da igreja de Tiatira era interno, assim como Pérgamo havia falso ensino sendo ministrado.
A igreja estava tolerando uma mulher que se auto declarava profetiza, mas era falsa pois tinha um ensino contrário ao ensinos de Jesus.
Vemos muito disso nos dias de hoje, pessoas se entitulando profetas, mas com ensinos contrarios a Palavra de Deus.
O ataque estava acontecendo de dentro da igreja, os ataques externos de perseguição não estavam dando resultado, Satanás estava usando uma pessoa de dentro da igreja pra tirar ela do foco, desviar ela de Cristo.
Esta falsa profetiza, induzia os crentes a continuarem participando daqueles grêmios que comentamos no inicio, sendo assim, eles estavam participando das festas para os deuses deles.
É chamada de Jezabel, mas não fica claro se era o nome dela mesmo ou uma referência a Jezabel do Antigo Testamento, que fez coisas abominaveis. Introduziu em Israel a adoração ao deus Baal, perseguiu os profetas de Deus, matando muitos deles, neste contexto aconteceu a batalha de Elias contra os profetas de Baal . A história dessa Jezabel vemos em 1Reis e 2 Reis. Ela teve um fim trágico, como vemos em 2Reis 9.30-37.
O problema da igreja como já vimos era interno, na igreja de Pérgamo a exortação de Cristo foi para toda a igreja, para que se levantasse contra esses falsos ensinos, orientando para que se arrependesse. Em Tiatira a exortação de Cristo é direcionada aos membros da igreja que estavam participando das práticas ensinadas por Jezabel.
Um escritor amarericado chama Willian Barclay faz um alerta importante de comentarmos.
“Aqui temos uma advertência. Uma igreja cheia de gente, cheia de energia e atividade, não necessariamente é uma igreja verdadeira. É muito fácil encher de gente dentro de uma igreja quando os fiéis vêm para ser entretidos e não para serem instruídos, para ser tranquilizados em vez de ser desafiados e confrontados com a realidade de seus pecados e com a oferta da salvação. Uma igreja pode chegar a estar cheia de energia. Pode ser que essa igreja não descanse em suas múltiplas atividades, mas nessa abundância de energia, todavia, pode ter perdido o centro de sua vida. Em vez de uma congragação cristã não passa de um clube social.”
Jesus estava com olhos de fogo, contra a igreja de Tiatira por estarem aceitando estes ensinos. O pecado da igreja era não levantar a voz contra o falso ensino.
No versículo 21. Apocalipse 2.21–22 “Dei-lhe tempo para que se arrependesse; ela, todavia, não quer arrepender-se da sua prostituição. Eis que a prostro de cama, bem como em grande tribulação os que com ela adulteram, caso não se arrependam das obras que ela incita.”
Jesus deu tempo para que ela se arrependa, mas pelo que da pra entender ela não quiz se arrepender. Mesmo o pecado dela sendo um pecado tão grande, Ele ainda está dando a oportunidade do arrependimento.
Podemos achar que nosso pecado é grande de mais pra termos o perdão de Deus, e as vezes podemos continuar na prática por achar que Cristo desistiu de nós. Só existe um pecado que não tem perdão, então se tivermos algo que precise ser curado, precisamos levar a Cristo nosso arrependimento sincero, que Ele nos perdoa.
A cama de Jezabel era o lugar do pecado, o lugar do prazer virou o lugar do sofrimento dela. Possivelmente uma doença muito severa que teria incapacitado ela a ponto de deixa-la de cama.
E todos que participavam dessas práticas com ela seriam cometidos de grande tribulação, grande sofrimento físico, e caso não se arrependam o castigo de Cristo seria ainda mais severo, mataria os filhos deles, pra que não restasse nenhum vestígio daquela prática.
O juízo de Cristo é justo, Atos dos Apóstolos 10.42 “e nos mandou pregar ao povo e testificar que ele é quem foi constituído por Deus Juiz de vivos e de mortos.” . Ele nos julgara segundo as nossas obras. Ele pesaria sua mão contra os que compartilhavam dos ensinamentos de Jezabel, para que todas as igrejas que sabessem disso, ficassem sabendo que Cristo não tolera esse tipo de prática no meio de sua igreja.
Hoje vemos que o falso ensino é algo mais sutíl, algo que mesmo não sendo algo tão absurdo quanto vimos na igreja de Tiatira e de Pérgamo, ainda assim nos afasta de Deus. Ensinos onde o homem é o centro, ensinos que alimentam nossa carne, nos deixando autossuficientes, tirando nossa dependência de Deus, e assim nos afastando dEle.
Cultos onde é criado um ambiente onde vamos ter uma experiência única com Deus, dizem que ali naquele ambiente, não é pra nos preocuparmos com quem está do nosso lado, é uma experiência nossa com Deus.
Está certo isso? O culto é uma experiência minha com Deus, ou um ambiente coletivo onde viemos adarar a Deus juntos?
Apesar de tudo que estava acontecendo, não eram todos que tinham cedidos as artimanhas de Jezabel, e estas testemunhas fiéis, que não negaram os ensinamentos de Cristo, são tranquilizados que permaneçam firmes, pois nada lhes aconteceria até a volta dEle.
Dentro de uma igreja, pode haver pessoas que não seguem nada do que é pregado, e pessoas que vivem conforme as Sagradas Escrituras, é tempo de posicionamento, tempo de entregar as nossas vidas a Cristo, e vivermos o melhor de Deus pras nossas vidas.
Conclusão:
Conclusão:
Como vimos nas outras cartas, Cristo tem uma promessa para aqueles que permanecerem fiéis a Ele até o fim. Cristo recebeu autoridade sobre todas as coisas, as nações por mais poderosas que são, estão debaixo dos pés de Cristo.
Aquele que permanecer fiél, receberá de Cristo autoridade sobre estas nações e reinará com Ele 2Timóteo 2.12 “se perseveramos, também com ele reinaremos; se o negamos, ele, por sua vez, nos negará;”
Mas o maior reino, que venceremos com Cristo, é o reino do pecado. Podemos pensar que EUA, China, Israel, Rússia, são poderosos, mas todos que estão a frente dessas nações, são regidos, direcionados pelo pecado. E o vencedor estará livre desse inimigo que tenta a todo o momento nos afastar de Deus.
Aplicações:
Aplicações:
A igreja de Éfeso, havia perdido o amor, que Cristo diz que existe na igreja de Tiatira, mas recebe um elogio, Apocalipse 2.2 “Conheço as tuas obras, tanto o teu labor como a tua perseverança, e que não podes suportar homens maus, e que puseste à prova os que a si mesmos se declaram apóstolos e não são, e os achaste mentirosos;” . A igreja de Tiatira estava aceitando a falsa profetiza Jezabel, e Cristo estava com olhos de fogo sobre isso que estava acontecendo. Precisamos colocar a prova todo ensino que vierem colocar diante de nós, que estes ensinos estejam sempre dentro do que a palavra de Deus nos ensina. E caso não estiverem, saiam de perto, e busquem na bíblia o verdadeiro ensinamento pras nossas vidas.
