Dia dos Pais

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 4 views
Notes
Transcript
Pv 20.7
Introdução
1 Datas comemorativas são tempos de lembrança que marcam dias e tempos. A recomendação de Deus aos israelitas, era para que eles fizessem festas nessas datas. E eles nesse ponto não economizavam, e cobriam grandes distâncias para lembrar desses dias. Para nós cristãos, a data mais importante foi ordenada por Jesus, antes de sua crucificação - o sacramento da Ceia.
2. Em nossa cultura várias datas comemorativas foram instituídas, e elas tem uma grande influência da cultura cristã. O dia das mães e dos pais entraram em nosso calendário como um data que se comemora a importância dos nossos pais.
3. Este dia é um muito importante para nosso tempo, quando estamos assistindo a perda de identidade das pessoas. Elas continuam sendo geradas, continuam gerando filhos/filhas, mas perdem a cada dia o verdadeiro sentido do que é ser pai.
I - O justo - Quando se fala de justo, não devemos interpretar como uma pessoa perfeita. O justo é aquela pessoa que tem padrões de moralidade exigidos para que a justiça prevaleça sobre a injustiça.
4. Veja o que diz Provérbios 2.7Ele reserva a verdadeira sabedoria para os retos; é escudo para os que caminham na sinceridade,” Temos falado muitas vezes sobre a sinceridade, de várias formas. Ter humildade para reconhecer que somos imperfeitos é ser, em primeiro lugar ser sincero, e isso também significa ser justo conosco e com Deus..
5. Aliás, é muito difícil se humilhar e reconhecer falhas. Talvez, no século XXI seja a maior dificuldade que temos. Pois não é só o mundo que promove a arrogância, mas até certas correntes chamadas evangélicas. De uns 50 anos prá cá temos uma ideia que vem de uma teologia neoliberal, que diz que vc não deve ser cauda, mas cabeça. Vc tem que ter sucesso e não derrota. Vc devia ser empresário e não funcionário. Porém, isso deve ser interpretado como uma lei espiritual e não uma lei temporal, secular.
6. Dá para perceber que a humildade não é bem vista pela sociedade atual?
II - Anda na sua integridade - viver com inteireza de justiça. Uma pessoa que não tem do que se envergonhar do seu padrão moral, social e religioso. Não é uma pessoa parcimoniosa, que só fica bem quando seus interesses estão sendo aprovados. Ela possui um padrão moral que é alto. Ela ama a justiça, tem sede pela justiça. E promove isso com sua conduta.
7. Integridade é contrário à ser parcimonioso. Um homem que não sustenta a palavra que profere. Ser íntegro é cumprir com seus deveres. Não ficar devendo nada a ninguém, seus compromissos são cumpridos regularmente. É alguém que é honrado no seu trabalho, que faz seu trabalho com dedicação, que paga suas contas em dia.
8. Em casa ele assume a responsabilidade de cuidar da família até com sua vida se for preciso. Veja o que Paulo escreve em Efésios 5.25 Maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela,” No Salmo 101.2 - Portas a dentro, em minha casa, terei coração sincero. Deus dá importância para a família, a ponto de ensinar um mandamento específico - honrar aos pais.
III - Felizes são os filhos depois dele - Você conhece uma família feliz? Essa realidade não existe num lar onde os pais são autoritários, quando não existe respeito entre marido e mulher.
9. Em princípio, os filhos recebem o legado do pai, que deve ser o líder em casa assumindo a família a responsabilidade de amar. E amar é cuidar. E para amar e cuidar, quase se torna impossível se o pai não assume a prerrogativas que Deus ensina em sua palavra.
10. Responsabilidade do pai - Os filhos são felizes por receberem ensino, especialmente do comportamento do pai. E se fala em primeiro do pai, não por ele ser o mais importante em relação com a mãe. Mas, porque é dele a responsabilidade. Foi a Adão que Deus responsabilizou para amar e cuidar, e assim, como ele se comporta, se comportará também seus filhos.
11. A maior herança que os filhos recebem, não são bens materiais, mas bens espirituais. Se receberem apenas bens materiais, sem o amor e a integridade do pai, geralmente reproduzirão essa miséria no relacionamento das famílias, que irão formar. Mas, serão felizes por desfrutar de um aprendizado, quando tem um pai responsável e incorrupto. Eles terão prazer em aprender a viver na família que também irão construir.
12. Obediência sem filtro? Isso, não quer dizer que um filho que teve um pai irresponsável, corrupto e mau, e espancador, tenha que dar continuidade a essa maldita herança.
13. Jesus veio para libertar também de toda essa maldade. (1Pedro 1.18 “ sabendo que não foi mediante coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados do vosso fútil procedimento que vossos pais vos legaram,”). Veja Efésios 6.1 “1 Filhos, obedecei a vossos pais no Senhor, pois isto é justo.”
14. Acima do pai terreno temos um pai que é perfeito. Se o pai terreno não cumpre seu papel com a justiça de amar e cuidar da sua família, não deve-se condená-lo, porque o juízo não cumpre a nós.
15. Jesus quando fica em Jerusalém, quando deveria estar voltando parece ter desobedecido os pais. Na verdade, Jesus devia obediência ao Pai celestial. Assim também deve ser conosco.
16. Veja 2Coríntios 6.18 “serei vosso Pai, e vós sereis para mim filhos e filhas, diz o Senhor Todo-Poderoso.” O que se exige para que sejamos contados como filhos de Deus? Veja o verso anterior - separai-vos do meio dos incrédulos, dos adoradores de si mesmos e da idolatria.
17. Veja o que João diz em 1Jo 3.1 - Muitos filhos tem padecido rejeição até abandono e expulsão de casa nos países hostis ao evangelho de Cristo. Só por que reconheceram o verdadeiro Pai, e ganharam a salvação e uma esperança infinita.
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.