QUANDO O CÉU SE MOVE – ELE MUDA CIRCUNSTÂNCIAS!

Pr. Max Ferreira
ORAÇÃO: QUANDO O CÉU SE MOVE  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 47 views
Notes
Transcript
QUANDO O CÉU SE MOVE – ELE MUDA CIRCUNSTÂNCIAS!
Texto-base: Atos 12:1–17 (ênfase nos versículos 5, 7 e 11)

INTRODUÇÃO

Orar não é apenas um ato religioso: é um encontro real com o Deus vivo que intervém na história.
A oração tem poder para transformar realidades impossíveis, abrir portas que o homem fechou e mudar destinos.
Lembre-se que a oração não é o nosso último recurso; ela é a nossa primeira e mais poderosa arma entregue por Deus e ensinada por Jesus Cristo!
No livro de Atos, encontramos a igreja em meio à perseguição, mas também testemunhamos o mover sobrenatural de Deus quando Seu povo clama.
Texto Base:
Atos dos Apóstolos 12.1–5 NVI
1 Nessa ocasião, o rei Herodes prendeu alguns que pertenciam à igreja, com a intenção de maltratá-los, 2 e mandou matar à espada Tiago, irmão de João. 3 Vendo que isso agradava aos judeus, prosseguiu, prendendo também Pedro durante a festa dos pães sem fermento. 4 Tendo-o prendido, lançou-o no cárcere, entregando-o para ser guardado por quatro escoltas de quatro soldados cada uma. Herodes pretendia submetê-lo a julgamento público depois da Páscoa. 5 Pedro, então, ficou detido na prisão, mas a igreja orava intensamente a Deus por ele.

I. A ORAÇÃO É A MELHOR RESPOSTA DIANTE DO IMPOSSÍVEL (Atos 12:1-5)

Herodes Agripa manda matar Tiago, irmão de João, e prende Pedro.
Os verso seguinte (Atos 12.6) nos mostra que Pedro é preso e está guardado por quatro escoltas de soldados, duas algemas, correntes e atrás de portas trancadas.
Humanamente, não havia escapatória.
Mas final do verso 5 que lemos nos diz: mas a igreja orava intensamente a Deus por ele.
Não era uma oração superficial, mas persistente e coletiva.
A oração manteve a fé viva e uniu a igreja em meio à crise.
Aplicação: Muitas vezes, enfrentamos circunstâncias que parecem IMPOSSÍVEL e por vezes até mesmo definitivas — seja na saúde, na família ou nas finanças.
É exatamente nesse cenário que a oração se torna nossa arma mais poderosa. Ela é a melhor resposta que podemos encontrar em momentos que parecem impossíveis.
Diante do impossível, lembre-se das palavras de Jesus em Mt 19.26:
Mateus 19.26 NVI
26 “Para o homem é impossível, mas para Deus todas as coisas são possíveis”.
Aplicação: O poder da oração não está na eloquência das nossas palavras, mas na fé depositada em Deus a quem confiamos.

II. A ORAÇÃO AUMENTA A NOSSA FÉ EM DEUS E NOS FAZ DESCANSAR, MESMO EM MOMENTOS QUE PARECEM IMPOSSÍVEL. (Atos 12.6)

O verso 6 nos diz:
Atos dos Apóstolos 12.6 NVI
6 Na noite anterior ao dia em que Herodes iria submetê-lo a julgamento, Pedro estava dormindo entre dois soldados, preso com duas algemas, e sentinelas montavam guarda à entrada do cárcere.
“Aquele que encontrou a Deus em oração, pode dormir em paz, pois sabe que nada acontece sem a soberana vontade dEle”

III. A ORAÇÃO É A CHAVE QUE ABRE A PORTA PARA O SOBRENATURAL (Atos 12:7-11)

Atos dos Apóstolos 12.7–10 NVI
7 Repentinamente apareceu um anjo do Senhor, e uma luz brilhou na cela. Ele tocou no lado de Pedro e o acordou. “Depressa, levante-se!”, disse ele. Então as algemas caíram dos punhos de Pedro. 8 O anjo lhe disse: “Vista-se e calce as sandálias”. E Pedro assim fez. Disse-lhe ainda o anjo: “Ponha a capa e siga-me”. 9 E, saindo, Pedro o seguiu, não sabendo que era real o que se fazia por meio do anjo; tudo lhe parecia uma visão. 10 Passaram a primeira e a segunda guarda, e chegaram ao portão de ferro que dava para a cidade. Este se abriu por si mesmo para eles, e passaram. Tendo saído, caminharam ao longo de uma rua e, de repente, o anjo o deixou.
Um anjo do Senhor aparece e uma luz brilha na prisão.
As correntes caem das mãos de Pedro.
Portas se abrem sozinhas até que ele está livre.
Aplicação: Quando Deus decide agir, nada pode impedir. Portas de ferro se abrem, correntes se rompem e o impossível se torna realidade.

ILUSTRAÇÃO – O PODER DA ORAÇÃO NA HISTÓRIA

Durante a Segunda Guerra Mundial, a Inglaterra enfrentava um risco real e iminente de invasão nazista. Bombardeios diários ameaçavam Londres e outras cidades, e havia temor de que o país fosse dominado.
Em meio a esse cenário, o rei George VI e a Rainha Elizabeth, a Rainha Mãe, incentivaram a nação a buscar a Deus, apoiando dias nacionais de oração convocados pelo governo.
Diante da informação de que mísseis alemães atingiriam o solo inglês, todos os dias às 21h, as Igrejas lotavam e milhões se colocaram de joelhos no chamado Silent minuteque recebeu apoio, além do Rei George VI, do Sir Winston Churchill e seu gabinete, bem como do Presidente dos EUA, Franklin D. Roosevelt e foi observado em terra, no mar, em campos de batalha, abrigos contra ataques aéreos e hospitais. 
O movimento também foi promovido pela rede de tv e rádio BBC, que começou a tocar os sinos do Big Ben como sinal para o início do Silêncio Minuto em 10 de novembro de 1940. 
Muitos britânicos atribuem à intervenção divina fatos surpreendentes como de em um dia específico de intenso bombardeio, mísseis alemães atingiram o solo inglês, mas não detonaram, algo visto por muitos como resposta direta às orações ou ainda a evacuação de Dunquerque, em que centenas de milhares de soldados aliados foram resgatados quase milagrosamente.
Ainda sobre o valor da oração, um dia em entrevistas a própria BBC, a rainha Elizabeth II (filha de George e Elizabeth I) ao ser perguntada do que ela teria medo, parafraseando a frase da Rainha Maria Stuart, teria respondido: “O que eu mais temo é um povo de joelhos orando” .
Essa declaração, se traduziu na convicção de que uma nação rendida diante de Deus possui uma força inabalável.
Histórias como estas nos lembra que a oração não apenas transforma corações individuais, mas também pode mudar o rumo de uma nação inteira.
Esta escrito:
Salmo 33.12 NVI
12 Como é feliz a nação que tem o Senhor como Deus, o povo que ele escolheu para lhe pertencer!

IV. A ORAÇÃO QUE MOVE O CÉU, MOVE TAMBÉM O CORAÇÃO DO HOMEM.

Atos dos Apóstolos 12.11 NVI
11 Então Pedro caiu em si e disse: “Agora sei, sem nenhuma dúvida, que o Senhor enviou o seu anjo e me libertou das mãos de Herodes e de tudo o que o povo judeu esperava”.
Pedro reconhece: “Agora sei, sem nenhuma dúvida, que o Senhor enviou o seu anjo e me libertou...”.
Aplicação: Quando o Céu se move, o coração do homem responde em rendição ao favor e a Graça de Deus.
Talvez hoje sua “prisão” seja emocional, espiritual, física ou financeira, mas assim como Pedro, você pode descansar em Paz e sabendo que Deus tem o poder de te libertar de cadeias e prisões, físicas ou espirituais.
Apelo: Hoje, escolha crer no poder de Deus para mudar sua história. Dobre seus joelhos, abra seu coração e busque a Deus. Depois disso, espere para ver o céu se mover.
Oração!
“Senhor, antes de tudo, me perdoe se eu tenho me deixado levar pelo tempo, agendas e compromissos e tenha deixado de lado o grande presente que é estar contido em oração. Por favor, perdoa os meus pecados e me encha da sua graça, do seu amor, da sua bondade e me faça ser um contigo, em uma verdadeira sincronia entre a Terra e o Céu. Eu ora em nome de Jesus. Amém!”
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.