O Chamado Para Sermos Pacificadores
As Bem-Aventuranças • Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 7 viewsNotes
Transcript
Welcome
Anuncios
Intro.
Mateus — Mateus capítulo 5 — e vamos examinar aqui, em breve, essas Bem-Aventuranças, "as atitudes que devem ser", as características daqueles que são semelhantes a Deus.
E chamamos essas Bem-Aventuranças de "O” Caminho da Felicidade Autêntica”.
A Feira de Cantão, oficialmente conhecida como Feira de Importação e Exportação da China, é a maior feira comercial do mundo e acontece em Guangzhou, China. O complexo de feiras cobre aproximadamente 1,1 milhão de metros quadrados, ( 12,174,000 sq ft ).
A feira atrai dezenas de milhares de expositores e compradores de todo o mundo.
Quando pensei: "A Feira de Canton é realmente gigantesca!
A variedade de produtos é incrível!
Mas há uma coisa que você não poderá comprar lá —
Nem em Canton Fair, nem no Mall of America nem em lugar algum…
" Ninguém pode colocá-la em uma garrafa. Ninguém pode colocá-lo em um pote.
Não há como, não importa o tamanho do shopping, você não vai comprar a mercadoria da qual estou falando hoje, e essa é uma mercadoria da qual o mundo precisa mais do que qualquer outra coisa — a paz.
Há algo terrivelmente errado com o nosso mundo, e você não precisa que eu lhe diga sobre isso. Basta pegar qualquer jornal e você poderá estudá-lo.
Temos aprendido muito estudando as Bem-Aventuranças. E vamos começar a ler — versículo 1:
1 Vendo as multidões, Jesus subiu ao monte e se assentou. Seus discípulos aproximaram-se dele,
2 e ele começou a ensiná-los, dizendo:
3 “Bem-aventurados os pobres em espírito, pois deles é o Reino dos céus.
4 Bem-aventurados os que choram, pois serão consolados.
5 Bem-aventurados os humildes, pois eles receberão a terra por herança.
6 Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, pois serão satisfeitos.
7 Bem-aventurados os misericordiosos, pois obterão misericórdia.
8 Bem-aventurados os puros de coração, pois verão a Deus.
9 Bem-aventurados os pacificadores, pois serão chamados filhos de Deus.
Vs.9 //
Illustração:
Um casal de aposentados ficou alarmado com a ameaça de uma guerra nuclear e, por isso, empreendeu um estudo sério de todos os lugares habitados do globo. O objetivo deles era determinar qual lugar no mundo seria o menos afetado por uma guerra. Eles buscavam um lugar de segurança máxima. Estudaram e viajaram, viajaram e estudaram. Finalmente, encontraram o lugar e, no Natal, enviaram ao pastor deles um cartão de sua nova casa… nas Ilhas Malvinas. No entanto, o "paraíso" deles logo se transformou em uma zona de guerra entre a Grã-Bretanha e a Argentina. O assim chamado "paraíso" foi saqueado pela guerra.
Vivemos em um mundo muito violento que parece inclinado à destruição. Agora, o que causa tudo isso?
Leia comigo Tiago capítulo 4 — e eu quero que vocês o leiam. Tiago capítulo 4, eu acho, é uma das passagens mais significativas de toda a Bíblia sobre o assunto da paz. Tiago explica tudo.
1 De onde vêm as guerras e contendas que há entre vocês? Não vêm das paixões que guerreiam dentro de vocês?
Tiago diz: “De onde vêm as guerras e contendas entre vós?”
“Por que não podemos viver juntos?” Tiago pergunta: “De onde vem toda essa confusão?” …
Eu li uma história muito interessante. Havia dois homens que haviam sido levados cativos pelos americanos na Segunda Guerra Mundial. Eles foram capturados na Alemanha com outros prisioneiros alemães. Foram trazidos de volta aos Estados Unidos e colocados em um campo de prisioneiros de guerra. Mas esses dois jovens eram diferentes de todos os outros soldados alemães. Pareciam reservados. Pareciam assustados. Pareciam perplexos. Ninguém parecia conseguir se comunicar com eles. Os outros alemães diziam que realmente não sabiam nada sobre eles. E cada tentativa de falar com eles levava à frustração, pois eles se afastavam cada vez mais dos interrogadores. Ninguém sabia quem eles eram. Eles não conseguiam entendê-los. Eles eram simplesmente diferentes. Nem se pareciam com os outros alemães. Depois de um tempo, trouxeram um especialista. E ele começou a conversar com eles. Ele disse: "Não é de se admirar que vocês não tenham conseguido falar com eles. Eles são do Tibete. Vocês nem entendem a língua deles." Este homem entendeu a língua deles e então entendeu a história deles.
Deixem-me contar o que aconteceu com esses dois sujeitos.. Eles viviam no Tibete e estavam cansados de viver lá, em sua pequena aldeia. Nunca tinham ido a lugar nenhum nem visto nada, isolados do mundo exterior, então decidiram que iriam do Tibete para a fronteira norte. Encontraram-se na Rússia durante a Segunda Guerra Mundial. Imediatamente, foram detidos pelas autoridades russas. Não sabiam quem eram aqueles rapazes. Em pouco tempo, estavam num trem rumo ao Ocidente. Quando chegaram lá, fora de uma cidade grande, receberam um uniforme do exército. Foram enviados para um campo de treinamento. Enfiaram um rifle na mão e estavam lá, na frente russa, lutando contra os alemães. Nunca tinham visto nada parecido: pessoas em combate corpo a corpo. Atiravam uns nos outros com armas de fogo. Esses jovens, assustados, recuaram; e quando recuaram, foram capturados pelos alemães. E os alemães os levaram, os colocaram em outro trem, e acabaram em um campo de prisioneiros de guerra alemão.
Naquela época, os Aliados chegaram com a invasão da Normandia. Os alemães estavam recuando. Precisavam de todos os homens que pudessem encontrar. Então, pegaram esses garotos, enfiaram uma arma em suas mãos e disseram para lutarem contra os americanos. E então eles estavam lá fora novamente, morrendo de medo. Começaram a recuar. E os americanos os capturaram. E desta vez, eles foram colocados em um campo de prisioneiros de guerra americano e acabaram nos Estados Unidos. E, finalmente, todo o segredo foi desvendado. Esses garotos do Tibete não sabiam de nada. Finalmente, depois de conversarem um pouco com eles, perguntaram: "Vocês têm alguma pergunta?". Eles responderam: "Sim, temos uma pergunta: por que todas essas pessoas estão tentando se matar?". Eles não conseguiam entender. "O que está acontecendo?".
E essa é a pergunta que Tiago está fazendo aqui: De onde vêm essas guerras?
De onde vêm essa confusão?
"De onde vêm as guerras e as contendas entre vocês?".
Tiago faz a pergunta, porém ele mesmo da a resposta:
1 De onde vêm as guerras e contendas que há entre vocês? Não vêm das paixões que guerreiam dentro de vocês?
2 Vocês cobiçam coisas, e não as têm; matam e invejam, mas não conseguem obter o que desejam. Vocês vivem a lutar e a fazer guerras. Não têm, porque não pedem.
3 Quando pedem, não recebem, pois pedem por motivos errados, para gastar em seus prazeres.
4 Adúlteros, vocês não sabem que a amizade com o mundo é inimizade com Deus? Quem quer ser amigo do mundo faz-se inimigo de Deus.
E aqui Tiago menciona três guerras.
A primeira guerra: os homens estão em guerra uns com os outros. - guerras e contendas que há entre vocês - vs.1
O historiador Will e Ariel Durant, em seu livro As Lições da História, começa o capítulo sobre “História e Guerra” com estas palavras: “A guerra é uma das constantes da história e não diminuiu com a civilização e a democracia. Nos últimos 3.421 anos de história registrada, apenas 268 não viram guerra.”
Somos um povo em guerra na face deste globo.
De vez em quando teremos uma trégua. Mas não há paz — religiosa, econômica, racial, social, política, familiar ou pessoal.
A segunda guerra: De onde vêm as guerras e contendas que há entre vocês? Não vêm das paixões que guerreiam dentro de vocês?
Essa é a segunda guerra. A primeira guerra é que guerreamos entre nós mesmos. Por que guerreamos entre nós? Porque estamos em guerra dentro de nós mesmos.
Foi o que Tiago disse. Há uma guerra interior que guerreia em nossos membros. As pessoas não estão em paz. E é por isso que elas não conseguem estar em paz com mais ninguém.
Vivemos em um mundo tenso e cheio de turbulência porque as pessoas estão em guerra dentro si.
E Tiago diz que a guerra do lado de fora é por causa da guerra do lado de dentro.
E por que a guerra do lado de dentro? Por causa da terceira guerra.
A terceira guerra, estamos em guerra com Deus.
Veja no versículo 4, onde ele diz: "A amizade com o mundo é inimizade" — e essa palavra significa "guerra" — "com Deus".
Veja, estamos em guerra uns com os outros — por quê? Porque estamos em guerra do lado de dentro. E por que estamos em guerra do lado de dentro? Porque estamos em guerra com Deus.
21 “Para os ímpios não há paz”, diz o meu Deus.
Então meu caro amigo, deixa eu dizer de forma bem clara e direta: até que você esteja em paz com Deus neste mundo, você será um encrenqueiro, e não um pacificador.
I. O Atributo da Paz
I. O Atributo da Paz
A Bíblia diz: "Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus".
A primeira coisa que quero que você veja hoje: os atributos da paz. O que queremos dizer com paz?
Paz não é apaziguamento.
Não pense que ser um pacificador, você é obrigado a se dar bem com todos.
Há algo errado, com a pessoa que diz que consegue se dar bem com todos. Você simplesmente não consegue. Agora você pode tentar.
A Bíblia diz: Romans 12:18 “Façam todo o possível para viver em paz com todos.” (apóstolo Paulo) O que significa que nem sempre é possível.
Todos nós que defendemos a causa do evangelho de Cristo teremos inimigos.
Um jovem seminarista que estava em uma aula em um seminário liberal, e o professor estava dizendo a eles: "Oh, nunca devemos ter inimigos; nunca devemos ser controversos; nunca deve haver problemas", e assim por diante. E o que ele estava pregando era o evangelho do apaziguamento. E então ele disse: "O que precisamos fazer é seguir o exemplo de Jesus". E aquele jovem seminarista levantou a mão. Ele disse: "Professor, se Jesus Cristo era tão diplomático e apaziguador , como Ele conseguiu ser crucificado?"
Amigo, ouça. Jesus Cristo não se dava bem com todos, e nem todos se davam bem com Jesus Cristo.
Quando a Bíblia usa a palavra paz, é uma palavra positiva.
No Antigo Testamento, e hoje, os judeus modernos se cumprimentam da mesma maneira: com a palavra shalom. E essa palavra significa "paz".
Quando você encontra alguém e diz "shalom", isso não significa "que você saia da guerra". Isso infere que há algo bom, algo maravilhoso, algo positivo acontecendo.
A palavra grega para "paz" é eirene. Daí vem o nosso lindo nome Irene. Irene, significa "paz". Eirene: é a palavra que ele está usando aqui. É uma palavra positiva.
Agora, meu caro amigo, deixe-me dizer o que é paz. Paz não é apaziguamento. Paz não é fazer tréguas. Paz não é nem mesmo a mera ausência de guerra. O que é paz?
Paz é um relacionamento correto.
Ouça com atenção, porque este é um ponto técnico do texto, mas muito importante.
Se você não ouvir mais nada, quero que ouça isto.
paz é o resultado e fruto da retidão.
paz é o resultado e fruto da retidão.
Quero que veja como retidão e paz estão ligadas. -
“‘Não há paz’, diz o meu Deus, ‘para os ímpios’.”
Se você é uma pessoa injusta, nunca poderá ter paz.
A única maneira de ter paz é ter retidão. Observe as bem-aventuranças: “Bem-aventurados os puros de coração” e, em seguida, “Bem-aventurados os pacificadores”. Não há paz sem pureza no coração.
Anote estes versículos
17 Mas a sabedoria que vem do alto é antes de tudo pura; depois, pacífica, amável, compreensiva, cheia de misericórdia e de bons frutos, imparcial e sincera.
Entendeu? Primeiro, pureza/ integridade; depois, paz.
“Bem-aventurados os puros de coração.”
“Bem-aventurados os pacificadores.”
“A sabedoria que vem do alto é primeiramente pura, depois pacífica.”
Anote — Salmo 85, versículo 10:
10 O amor e a fidelidade se encontrarão; a justiça e a paz se beijarão.
Não é um versículo lindo? “A justiça e a paz se beijarão.” Há um caso de amor entre a justiça e a paz; há um casamento entre a justiça e a paz.
E o que Deus uniu Não separem o homem. (Mateus 19:6; Marcos 10:9)
Em Hebreus, capítulo 7, versículo 2, - a Bíblia fala de Melquisedeque, ele é uma figura, um tipo, do Senhor Jesus Cristo, ele é chamado de duas coisas:
2 e Abraão lhe deu o dízimo de tudo. Em primeiro lugar, seu nome significa “rei de justiça”; depois, “rei de Salém” quer dizer “rei de paz”.
Primeiro, Ele deve ser “Rei da justiça”. Depois de ser “Rei da justiça”, Ele se torna “Rei da paz”. Veja, justiça e paz se beijaram.
Meu caro amigo, você não pode ter paz sem justiça.
O que é paz? Paz é um relacionamento correto com Deus, um relacionamento correto, em seu coração, e consequentemente um relacionamento correto uns com os outros.
O que é paz? Paz é um relacionamento correto com Deus, um relacionamento correto, em seu coração, e consequentemente um relacionamento correto uns com os outros.
Paz É a justiça de Deus governando e reinando em seu coração.
II. O Adversário da Paz
II. O Adversário da Paz
Em segundo lugar, quero que veja o adversário da paz.
Consequentemente, se a paz está ligada à justiça, então a guerra — a falta de paz — está ligada ao pecado. Sempre está.
Deixe-me apresentar estes versículos. Isaías, capítulo 48, versículo 22:
22 “Não há paz alguma para os ímpios”, diz o Senhor.
//
Senhoras e senhores, “Não há paz para os ímpios, diz o meu Deus.” Justiça e paz estão interligadas. O pecado separa os homens de Deus. O pecado traz turbulência interior. E separa os homens dos homens.
Aqui está outro versículo — Jeremias 8:11-12.
11 Eles tratam da ferida do meu povo como se ela não fosse grave. ‘Paz, paz’, dizem, quando não há paz alguma.
12 Ficaram eles envergonhados de sua conduta detestável? Não, eles não sentem vergonha, nem mesmo sabem corar. Portanto, cairão entre os que caem; serão humilhados quando eu os castigar”, declara o Senhor.
Você se lembra dos anos 60, quando os hippies andavam por aí dizendo: “Paz, irmão?”. Mas, meu caro amigo, eles viviam vidas ímpias e imorais. Não pode haver paz sem o Príncipe da Paz. Não pode haver paz sem pureza.
E assim a Bíblia diz em Jeremias que as pessoas dão uma falsa paz, dizendo: “Paz, paz”, quando não há paz. E então ele diz em Jeremias 8, versículo 12:
“Ficaram eles envergonhados de sua conduta detestável? Não, eles não sentem vergonha, nem mesmo sabem corar. - nem sabem envergonhar-se.” (Jeremias 8:12)
Temos um grupo de pessoas hoje gritando: "Paz", e elas nem conseguem se envergonhar dos seus pecados.
Você sabia que o ser humano é o único animal que pode se envergonhar? Mas nós nos esquecemos de como se envergonhar.
O texto diz que essas pessoas estão dizendo: "Paz, paz, paz". A Bíblia diz que eles cometeram uma abominação — esta geração de pessoas que não se envergonham, se perguntando por que não temos paz. É muito óbvio: o adversário da paz é o pecado. É por isso que a Bíblia não ensina a paz a qualquer preço.
Um dos versículos mais estranhos que já saíram dos lábios de Jesus, é este — Mateus 10, versículo 34. Ele disse:
34 “Não pensem que vim trazer paz à terra; não vim trazer paz, mas espada.
Isso é incrível, porque a Bíblia O chama de Príncipe da Paz. (Isaías 9:6) Quer dizer, Ele é conhecido como o Príncipe da Paz. Quando Ele nasceu, os anjos disseram: Luke 2:14 “14 “Glória a Deus nas alturas, e paz na terra aos homens aos quais ele concede o seu favor”.”
A Bíblia diz: "Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus."
E, no entanto, nesta passagem, Jesus Cristo disse: "Não pensem que vim trazer paz. Eu não vim trazer paz; vim trazer espada."
Do que Ele está falando? Ele está dizendo: "Eu não vim trazer algum tipo de falsa paz a qualquer custo. Eu vim com uma espada para estabelecer uma linha de demarcação entre a verdade e o erro, entre a luz e as trevas, entre o pecado e a justiça."
Agora, o que Jesus está dizendo é o seguinte: quando o padrão de justiça de Deus é estabelecido, sempre haverá divisão.
Sem justiça, não pode haver paz piedosa. E a espada que Jesus tem é como um bisturi. Ela precisa primeiro ferir antes de curar. A paz nunca pode vir onde o pecado permanece. Deus nunca fará um tratado de paz com o pecado — nunca!
Meu caro amigo, há muitas pessoas que simplesmente pensam que podem se aproximar e dar um tapinha no ombro do Senhor Jesus Cristo e dizer TMJ”
Jesus, meu caro amigo, não é um apaziguador e jamais fará trégua com o pecado — nunca!
Nesse sentido, Jesus disse: “Não pensem que vim trazer paz. Vim trazer espada.”
O que Ele quis dizer com isso é: nunca pode haver paz sem, antes de tudo, uma rendição ao senhorio de Jesus Cristo.
III. A Conquista da Paz
III. A Conquista da Paz
Agora, aqui está a terceira coisa que quero que vocês vejam. Eu já falei sobre o atributo da paz, que é a justiça.
Eu já falei sobre o adversário da paz, que é o pecado. “Não há paz para os ímpios, diz o meu Senhor.”
Agora, quero falar com você sobre a obtenção da paz.
Eu disse que você não pode comprá-la nem maior feira do mundo . Você não pode comprá-la em nenhum shopping….Amazon, então como você pode adquirir a paz?
Deixe-me dar-lhe uma notícia maravilhosa.
A. A Paz Foi Planejada pelo Pai
A. A Paz Foi Planejada pelo Pai
Em primeiro lugar, esta paz foi planejada pelo Pai. Jeremias 29, versículo 11 — se você não conhece este versículo, precisa aprendê-lo:
11 Eu é que sei que pensamentos tenho a respeito de vocês, diz o Senhor. São pensamentos de paz e não de mal, para dar-lhes um futuro e uma esperança.
Quando Deus pensa em você, você sabe o que Ele quer para você? Paz.
É isso que Deus deseja para você. Os pensamentos de Deus para você não são pensamentos de turbulência.
Deus não é uma divindade vingativa sentada lá no trono, criando um monte de regras e leis que fazem você se contorcer como um verme em cinzas quentes, tentando cumpri-las, lançando raios de ira. Essa não é a ideia de Deus.
Deus diz: "Os pensamentos que tenho a seu respeito, as coisas que penso a vocês, os planos que tenho para vocês, são planos de paz."
Seis vezes no Novo Testamento, Ele é chamado de Deus da paz. No livro de Juízes, capítulo 6, versículo 24, Ele é chamado de Jeová Shalom — Jeová Shalom, o Senhor, nossa paz. Paz, paz, foi planejada pelo Pai.
B. A Paz Foi Comprada pelo Filho
B. A Paz Foi Comprada pelo Filho
Em segundo lugar — você está ouvindo? — a paz foi comprada pelo Filho — planejada pelo Pai, comprada pelo Filho.
Anote estes versículos — Efésios 2, versículos 13 e 14:
13 Mas agora, em Cristo Jesus, vocês, que antes estavam longe, foram aproximados mediante o sangue de Cristo.
14 Pois ele é a nossa paz, o qual de ambos fez um e destruiu a barreira, o muro de inimizade,
Então, anote isto — Colossenses 1, versículos 19 e 20:
19 Pois foi do agrado de Deus que nele habitasse toda a plenitude,
20 e por meio dele reconciliasse consigo todas as coisas, tanto as que estão na terra quanto as que estão nos céus, estabelecendo a paz pelo seu sangue derramado na cruz.
Jesus Cristo proporcionou essa paz na cruz. Como a cruz traz paz?
Na cruz, o pecado não foi apaziguado; o pecado foi confrontado.
Na cruz, o pecado não foi ignorado. Na cruz, o pecado foi expiado e pago, e a maior justiça de Deus confrontou a maior maldade do homem.
E a justiça venceu e a paz foi alcançada por meio do sangue da cruz. Graças a Deus por isso.
C. A paz é provida pelo Espírito
C. A paz é provida pelo Espírito
Agora, ouça. Ela foi planejada pelo Pai — Deus diz: "Eu sei os planos que tenho para vocês, os planos de paz"; comprada pelo Filho; e, meu caro amigo, é provida pelo Espírito, o Espírito Santo de Deus. Veja, a Bíblia diz em Gálatas, capítulo 5, versículo 22:
22 Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade,
Ela é provida pelo Espírito.
Lembre-se de Jesus. Em João, capítulo 14, Jesus disse: John 14:26 “26 Mas o Conselheiro, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, lhes ensinará todas as coisas e lhes fará lembrar tudo o que eu lhes disse.”
E então Ele diz no versículo 27: John 14:27 “27 Deixo-lhes a paz; a minha paz lhes dou. Não a dou como o mundo a dá. Não se perturbe o seu coração, nem tenham medo.”
É o Espírito Santo que traz isso aos nossos corações e mentes. É Ele quem nos dá essa paz em nossos corações, que nos diz que estamos em paz com Deus.
Planejado pelo Pai, comprado pelo Filho, provido pelo Espírito: o Espírito Santo é o executor da vontade de Jesus Cristo, a última vontade e testamento de Jesus antes de morrer. Ele disse a você: "a minha paz lhes dou". Foi isso que Ele lhe deixou. Esse é o Seu legado, meu caro amigo: a Sua paz.
E então Ele disse: "Não a dou como o mundo a dá".
É paz, como diz a velha canção, o mundo não a deu e o mundo não pode tirar. O mundo não a deu a mim, e o mundo não pode tirá-la de mim.
É a paz que excede todo o entendimento. (Filipenses 4:7) Nenhum psicólogo, nenhum psiquiatra, sem Jesus Cristo, pode ter qualquer entendimento disso.
IV. A Alegria de Ser Um Pacificador
IV. A Alegria de Ser Um Pacificador
Agora, por último, veja o nosso texto, e ele diz de forma muito, muito maravilhosa: "Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus".
Deixe-me falar com você, por último, sobre a alegria de ser um pacificador.
Jesus disse "Bem-aventurados…// os pacificadores…
E a Bíblia diz em 2 Coríntios, capítulo 5, versículo 18: "Todas as coisas provêm de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Jesus Cristo" — fomos salvos; recebemos paz; e então Ele diz: "e nos deu o ministério da reconciliação". (2 Coríntios 5:18)
18 Tudo isso provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministério da reconciliação,
Esse é o nosso ministério, e o que é o ministério da reconciliação?
É simplesmente ganhar almas. É simplesmente falar às pessoas sobre Jesus. Ele nos deu o ministério da reconciliação.
Somos embaixadores de Cristo. Ele nos confiou o ministério da reconciliação.
A coisa mais maravilhosa, a maior coisa que você pode fazer é receber a paz que Jesus Cristo concedeu na cruz e deixar que a paz de Deus governe e reine em seu coração, e então ser não apenas um amante da paz, mas, meu caro amigo, um pacificador; não um apaziguador, não um que faz concessão com o pecado e a injustiça em troca da paz, mas um que exalta o precioso sangue do Senhor Jesus Cristo.
"Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus".
Conclusão
Conclusão
Reflexão Final: O mundo se lembra dos divisores (como generais de guerra), mas o céu celebra os pacificadores — porque eles se parecem com o Pai. Você se já se juntou aos negócios da família de Deus?
Você tem paz? Corrie Ten Boom disse: “Se você olhar ao redor, ficará angustiado. Se olhar para dentro, ficará deprimido. Mas se olhar para Jesus, estará em paz.” É daí que vem a paz. Você tem paz com Deus? Tem? Lembre-se de que você nunca terá paz até que algo seja feito a respeito deste problema do pecado.
Oração: "Deus, faça de nós instrumentos da Tua paz. Ajuda-nos a trazer luz, e não lenha na fogueira dos conflitos. Mostra-nos onde construir pontes e dá-nos coragem para agir. Amém."
