Os deveres conjugais

Carta aos Efésios  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 20 views
Notes
Transcript

Introdução

A igreja de Éfeso foi plantada na terceira viagem missionária de Paulo. Ao chegar em Éfeso Paulo pregou na sinagoga, anunciando corajosamente por três meses sobre o reino de Deus. Depois pregou na escola de Tirano. A pregação de Paulo causou impacto porque ele pregou contra a idolatria, por causa disso, aconteceu um tumulto na cidade.
Paulo escreveu esta carta enquanto estava preso em Roma, na prisão domiciliar, onde permaneceu por dois anos. Esta carta foi escrita entre 60 e 62 d.C.
Paulo escreveu para ensinar os irmãos a respeito da teologia e da prática de ser igreja. Os primeiros três capítulos são bem teológicos, ou seja, o apóstolo estava doutrinando a igreja e os três últimos capítulos é a prática da vida cristã, isso implica no comportamento de cada servo de Deus.

Ideia Central

O marido e a mulher precisa exercer os seus papéis dentro do lar.

Transição

Veremos sobre o dever da mulher e do marido dentro do lar.

Desenvolvimento

1° O dever da mulher no lar (v. 22-24)

As mulheres precisam exercer os seus papéis dentro dos seus lares, pois foi Deus quem instituiu o casamento entre o homem e a mulher, e deixou claro o dever da esposa. Diante disso, o texto apresenta três afirmações sobre o papel da mulher:

1ª A mulher deve se submeter ao marido (v. 22)

22 Mulheres, sujeite-se cada uma a seu marido, como ao Senhor,
O texto afirma que a mulher deve se sujeitar ao marido ou ser submissa ao marido. A palavra submissão tem sido muito distorcida nos dias atuais, muitos pensam que ser submissa ao marido significa que a mulher é inferior ao homem, porém, a bíblia afirma que ela foi feita a imagem e semelhança de Deus, assim como o homem. A mulher foi criada por Deus para ser auxiliadora idônea do homem e não escrava do homem.
Gênesis 2.18 NVI
18 Então o Senhor Deus declarou: “Não é bom que o homem esteja só; farei para ele alguém que o auxilie e lhe corresponda”.
A palavra submissão significa submeter aos pedidos de alguém de forma voluntária e não forçada. Isso significa que as mulheres devem ser submissas aos pedidos do seu marido, ou seja, no contexto do casamento submeter significa entrar em acordo com o marido, ou seja, estar alinhada ao marido.

2ª A mulher deve entender a função do marido (v. 23)

23 pois o marido é o cabeça da mulher, como também Cristo é o cabeça da igreja, que é o seu corpo, do qual ele é o Salvador.
A mulher deve ser submissa ao marido, porque ele é o cabeça da mulher, ou seja, o marido tem a responsabilidade diante de Deus de liderar a sua esposa. Por isso, uma mulher que teme a Deus, ela irá entender que o marido tem uma responsabilidade diante do Senhor.
O marido é o cabeça da mulher, assim como Jesus é o cabeça da igreja. Isso reflete a autoridade de Cristo, onde o homem representa Cristo em seu lar.

3ª A mulher representa a igreja no lar (v. 24)

24 Assim como a igreja está sujeita a Cristo, também as mulheres estejam em tudo sujeitas a seus maridos.
A igreja é submissa a Cristo, com amor, com dedicação, com alegria e com devoção. Assim as mulheres devem se submissas ao marido por amor e obediência a Cristo Jesus. Porque a submissão da mulher reflete a submissão da igreja a Cristo, ou seja, a mulher representa a igreja em seu lar.
A mulher que é insubmissa ao marido, envergonha o evangelho e dá mal testemunho.
Tito 2.4–5 NVI
4 Assim, poderão orientar as mulheres mais jovens a amarem seus maridos e seus filhos, 5 a serem prudentes e puras, a estarem ocupadas em casa, e a serem bondosas e sujeitas a seus maridos, a fim de que a palavra de Deus não seja difamada.

2° O dever do marido no lar (v. 25-33)

As mulheres tem o dever de se submeter ao marido. Mas os homens têm os seus papéis dentro dos seus lares, ou seja, cada homem precisa exercer o papel dado por Deus. Perante isso, o texto apresenta quatro compromissos que o marido deve cumprir:

1° O marido deve amar a esposa (v. 25)

25 Maridos, ame cada um a sua mulher, assim como Cristo amou a igreja e entregou-se por ela
O homem deve amar a sua esposa sacrificialmente, ou seja, não deve buscar somente os seus interesses ou ficar pensando em si mesmo. Além disso, pensar no bem estar de sua esposa.
Amar a esposa como Cristo amou a igreja, o qual morreu na cruz em favor da igreja. O Senhor esvaziou de si mesmo, deixando a sua glória no céu por amor a humanidade. Então, o marido deve renunciar as suas vontades por amor a ela, ou seja, ceder as vontades dela (mas a mulher deve ceder em alguns momentos também).
A Palavra de Deus está dizendo que o marido precisa decidir doar-se pela sua esposa. O amor “ágape” não é simplesmente uma emoção, mas é a decisão de amar alguém, mesmo sabendo dos defeitos. Porém, ao se casar tanto o homem como a mulher devem sentir atração um pelo outro, isso significa que o sentimento faz parte, mas acima de tudo o amor sacrificial deve ser praticado, visto que a beleza física irá passar com o tempo.

APLICAÇÃO

Amar a esposa é ajudá-la nos afazeres domésticos, por exemplo, lavar a louça, varrer a casa.
Fazer comida quando ela estiver doente.
Presentear a sua esposa.
Marido, seja cavalheiro com a sua esposa, abra a porta do carro, dê preferência para ela.
Ore e leia a palavra de Deus com ela.
Marido você tem a responsabilidade de “Amar a sua esposa como Cristo amou a igreja”. Você deve tremer diante dessa responsabilidade.

2° O marido deve santificar a esposa (v. 26-27)

26 para santificá-la, tendo-a purificado pelo lavar da água mediante a palavra, 27 e para apresentá-la a si mesmo como igreja gloriosa, sem mancha nem ruga ou coisa semelhante, mas santa e inculpável.
Jesus tem o propósito de santificar a igreja e torná-la santa para apresentar diante do Pai. Para santificar a igreja, o Senhor
fez as três coisas:
1.Jesus salvou a igreja
Efésios 2.5 NVI
5 deu-nos vida com Cristo, quando ainda estávamos mortos em transgressões — pela graça vocês são salvos.
2.Redimiu do pecado
Efésios 1.6–7 NVI
6 para o louvor da sua gloriosa graça, a qual nos deu gratuitamente no Amado. 7 Nele temos a redenção por meio de seu sangue, o perdão dos pecados, de acordo com as riquezas da graça de Deus,
3.Livrou da culpa do pecado
Romanos 3.24–25 NVI
24 sendo justificados gratuitamente por sua graça, por meio da redenção que há em Cristo Jesus. 25 Deus o ofereceu como sacrifício para propiciação mediante a fé, pelo seu sangue, demonstrando a sua justiça. Em sua tolerância, havia deixado impunes os pecados anteriormente cometidos;

3° O marido deve amar a esposa como ama o próprio corpo (v. 28-30)

28 Da mesma forma, os maridos devem amar cada um a sua mulher como a seu próprio corpo. Quem ama sua mulher, ama a si mesmo. 29 Além do mais, ninguém jamais odiou o seu próprio corpo, antes o alimenta e dele cuida, como também Cristo faz com a igreja,
O marido deve amar a esposa como se a esposa fosse o seu próprio corpo, também amar a esposa como ele ama a si mesmo.
Como o homem não odeia o seu corpo, desprezando, tratando como um objeto. Da mesma forma ele não deve desprezar a esposa e nem odiá-la, mas ajudá-la no processo de santidade. Antes deve cuidar dela e alimentar ela, pois é isso que Cristo faz com a sua igreja.
30 pois somos membros do seu corpo.
A igreja está conectada a Cristo, ou seja, existe a união entre Cristo e a igreja, por isso somos membros do mesmo corpo. Assim acontece no casamento, onde o marido está ligado a sua esposa, pois ambos tornam uma só carne. Por isso, o marido deve amar a esposa e cuidar da esposa, assim como faz com o seu próprio corpo.

4° O marido deve se unir a sua esposa (v. 31-32)

31 “Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e os dois se tornarão uma só carne.”32 Este é um mistério profundo; refiro-me, porém, a Cristo e à igreja. 33 Portanto, cada um de vocês também ame a sua mulher como a si mesmo, e a mulher trate o marido com todo o respeito.
É nítido ver que o casamento é uma representação espiritual da união entre Cristo e a igreja. Paulo afirma que o homem deve deixar a casa do pai e da mãe, para unir-se com a sua mulher, ele está citando a passagem de Gênesis 2.24, essas palavras são do próprio Deus após fazer a mulher para Adão.
Portanto, quando o homem se unir à sua esposa, os dois serão uma só carne. E essa união só poderá ser desfeita quando um dos cônjuges vier a falecer, pois Deus não aprova o divórcio. Infelizmente o índice de divórcio tem aumentado cada vez mais, porém, o casamento é uma aliança que o casal faz com Deus, onde eles irão caminhar juntos até que a morte os separe.

Conclusão

Para concluir, o casamento entre o homem e a mulher representa a união de Cristo com a sua igreja. Isso é representado quando o casal cumpre o seu dever, onde a mulher é submissa ao marido em obediência ao Senhor, e o marido ama a sua mulher como Cristo amou a sua igreja, isto é, amando-a sacrificialmente.
Infelizmente muitos casamentos estão sendo destruídos e acabam em divórcio, porque em alguns casos o marido ou a mulher não compreendeu de fato o seu papel dentro do lar.

Aplicação

Mulheres não façam a função do marido, mas cumpra o seu papel que foi estabelecido por Deus.
Maridos valorize a sua esposa e não seja omisso em seu papel.
Meninas que estão solteiras, procurem aprender o papel da mulher, para que vocês possam colocar em prática no futuro. Além disso, procure observar o futuro candidato de vocês, para ver se ele cumpre o papel dele como homem.
Rapazes que estão solteiros, procurem aprender o seu papel como homem, para que vocês não sejam como muitos homens hoje em dia, os quais são omissos em seus papéis no lar. Além disso, observe a futura candidata para ver se ela cumpre o papel como mulher.
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.