Sermão do Monte - Sal da terra e luz do mundo

Sermão do Monte  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 11 views
Notes
Transcript
Handout
Na ultima semana antes das férias começamos um estudo sobre o sermão do monte e hoje vamos continuar.
A gente tentou fazer uma leitura mais detalhada das bem aventuranças e ela ficou assim:
Abençoado por Deus, feliz, afortunado são aqueles que reconhecem sua miséria espiritual e sua total dependência de Deus. Deles é o Reino de Deus.
Abençoado por Deus, feliz, afortunado são aqueles que choram e temem pelas consequências da sua alma e clamam por um redentor. Estes serão consolados.
Abençoado por Deus, feliz, afortunado são aqueles que não guardam rancor, eles são mansos diante de qualquer provação, sofrendo ao invés de causar dano. Eles receberão a terra por herança.
Abençoado por Deus, feliz, afortunado são aqueles que clamam para Jesus torná-los justos e, uma vez justos, passam a praticar boas obras. Eles serão satisfeitos.
Abençoado por Deus, feliz, afortunado são aqueles que demonstram amor, são bondosos, com aqueles que ainda vivem na miséria, Eles receberão misericórdia.
Abençoado por Deus, feliz, afortunado são aqueles que são sinceros, íntegros, são guiados pela vontade de Deus pela sua palavra, para adorá-lo e glorificá-lo. Eles verão a Deus.
Abençoado por Deus, feliz, afortunado são aqueles que procuram a reconciliação do ímpio com Deus e promovem a paz entre os homens. Eles serão chamados filhos de Deus.
Abençoado por Deus, feliz, afortunado são aqueles que são perseguidos por ter demonstrado uma vida de fé no Reino de Deus. Deles é o Reino.
Os que forem insultados, perseguidos e caluniados por Jesus, grande é a sua recompensa nos céus. Amém
Nova Versão Internacional 5.13 O Sal da Terra e a Luz do Mundo

O Sal da Terra e a Luz do Mundo

13 “Vocês são o sal da terra. Mas se o sal perder o seu sabor, como restaurá-lo? Não servirá para nada, exceto para ser jogado fora e pisado pelos homens.

14 “Vocês são a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade construída sobre um monte. 15 E, também, ninguém acende uma candeia e a coloca debaixo de uma vasilha. Ao contrário, coloca-a no lugar apropriado, e assim ilumina a todos os que estão na casa. 16 Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês, que está nos céus.

No primeiro versículo temos a comparação de que nós cristãos somos o sal da terra.
Na época de Jesus, o sal servia para:
Preservação de alimentos: Sem refrigeração, o sal era vital para conservar carnes e peixes, especialmente em regiões quentes como a Palestina.
Tempero Assim como hoje, o sal dava sabor aos alimentos.
Adubo agrícola Em pequenas quantidades, era usado para fertilizar a terra.
Pensando na nossa vida cristã, uma vez que Jesus diz que seus discípulos SÃO o sal da terra, me parece que ele nos convida a ter uma responsabilidade com os nossos deveres, porque uma vez que deixamos de alcançar esses objetivos, perdemos a utilidade. É como a figueira que é cortada quando não estiver dando frutos.
Se avaliarmos os objetivos do sal, de uma forma prática da vida cristã, como vocês imaginam que podemos ser produtivos no Reino de Deus?
Pensando em preservar, podemos dizer que temos um papel na cultura, no governo, na comunidade a nossa volta.
Vejam, a sociedade em meio ao pecado, vai tentar fazer todo o mal que ela puder. Vemos hoje em dia muito fortemente as famílias sendo destruídas, abortos sendo legalizados, ideologias de gênero. Nosso papel é nos esforçarmos para preservar esse mundo, o meio ambiente, as comunidades a nossa volta.
De que forma prática você acreditar que pode cooperar com o meio a nossa volta?
Pregando o evangelho e discipulando. Quanto mais cristãos, menor deveria ser o índice de criminalidade e corrupção.
Termos cristãos envolvidos na política e envolvidos com leis.
Termos mais influenciadores cristãos nas redes.
Não somente preservar, mas nós também temos um papel de temperar, dar vida, dar sabor ao mundo a nossa volta.
No mundo caótico que vivemos hoje em dia, existe uma tendência das pessoas perderem a esperança, deixarem de enxergar as coisas boas e só enxergarem as coisas ruins.
O evangelho é a boa notícia de salvação. É a mensagem de que em meio ao pior cenário, existe um Deus soberano que quer ter comunhão conosco, que quer cuidar da nossa vida, que quer conduzir os nossos passos.
As pessoas costumam dizer que há solução pra tudo, mesmo pra morte. Vejam, a principal notícia de Cristo é justamente a solução que o próprio mundo não tem solução.
Hebreus 2.14–15 “14 Portanto, visto que os filhos são pessoas de carne e sangue, ele também participou dessa condição humana, para que, por sua morte, derrotasse aquele que tem o poder da morte, isto é, o Diabo, 15 e libertasse aqueles que durante toda a vida estiveram escravizados pelo medo da morte.”
A única notifica verdadeiramente ruim nessa vida é que o ser humano sem Deus, em meio aos seus pecados, está caminhando para o inferno. O sabor da vida, a esperança de salvação, o reino de Deus é que Jesus tem a solução para esse problema e nos oferece gratuitamente, basta apenas aceitarmos.
Já na segunda parte dessa passagem, Jesus diz que nós somos a luz do mundo:
Nova Versão Internacional 5.13 O Sal da Terra e a Luz do Mundo

14 “Vocês são a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade construída sobre um monte. 15 E, também, ninguém acende uma candeia e a coloca debaixo de uma vasilha. Ao contrário, coloca-a no lugar apropriado, e assim ilumina a todos os que estão na casa. 16 Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês, que está nos céus.

Lendo essa passagem hoje eu pensei em um farol. Todo mundo sabe como um farol funciona né?
Ele tem um objetivo de ajudar os navegantes a encontrar o caminho de terra firma, alertar sobre os perigos das áreas rochosas, e assim trazer eles em segurança.
Dessa forma, não somente preservar a terra, mas ser a luz que o mundo, que os perdidos, possam encontrar o caminho do Reino de Deus.
Me digam uma coisa, qual a primeira coisa que vocês fazem quando recebem uma notícia ruim?
Vira e mexe eu falo isso pra Carol, é um coisa que pra mim faz muito sentido. Sempre que ela me conta de alguém que está passando por um momento difícil do trabalho dela, tipo: Doença familiar, demissão, divórcio. Nessas horas eu sempre pergunto se essa pessoa é cristã.
Quando a resposta é não, poxa, eu fico com muita pena dessa pessoal, porque sem Jesus as pessoas sentam e choram. A morte para uma pessoa sem jesus é a pior noticia do mundo.
Dessa forma eu acho que faz sentido o que Jesus está dizendo. Eu me lembro que quando eu era criança, quando eu me converti, tinha uma família vizinha de cristãos. Eu me lembro que eu passava o dia na casa deles e dava pra ver que era uma casa que tinha paz. É obvio que toda família tem problemas, eles também não eram perfeitos, mas ali naquela casa era perceptível a luz de Cristo e isso reflete o que Jesus está falando aqui nessa passagem. Ali tinha algo diferente. Ali tinha a paz de Deus. E aquela luz me atraiu. Quando eles me convidaram pra ir na igreja eu muito me animei, porque eu já experimentava disso quando estava na casa deles.
É isso que nós precisamos ser para as pessoas a nossa volta. Enquanto muitas familias estão sendo destruídas, nós demonstramos que ainda existe uma familia funcional. Enquanto muitos não querem casar por achar que casamento é horrível, nós podemos viver e demonstrar uma casamento que vale a pena, que existe amor e carinho entre o marido e a esposa. Enquanto muitos dizem que só é possível ter algum bem nesse Brasil sonegando imposto, nós podemos demonstrar que é possível prosperar fazendo tudo certo. Isso porque nossa vida gira em torno de Cristo. Ele é o centro de tudo e não a sobra.
Amém! Que a gente possa ser o sal e a luz desse mundo. Que nossas vidas reflitam Cristo em tudo. Que nossas ações gerem frutos para o Reino de Deus. Que possamos ser curados para então curarmos o mundo.
Vamos orar.
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.