3º Trimestre 2025 - Lição 7 - UMA IGREJA QUE NÃO TEME A PERSEGUIÇÃO

Escola Bíblica Dominical  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 24 views
Notes
Transcript

TEXTO ÁUREO

Atos dos Apóstolos 5.29 RC95
29 Porém, respondendo Pedro e os apóstolos, disseram: Mais importa obedecer a Deus do que aos homens.

VERDADE PRÁTICA

“Em relação à verdadeira Igreja Cristã há duas verdades inegáveis: 1) a Igreja será perseguida; 2) Deus a protegerá.”

~ CONTEXTUALIZAR A LEITURA BÍBLICA EM CLASSE.

Contexto: Atos 5.12-16. / Atos 5.17-32
Muitos sinais e prodígios eram realizados (v. 12), aumentou o numero de cristãos na Igreja (v. 14), crescia a admiração do povo pelos apóstolos e discípulos (v. 13), E vinham muitas pessoas trazendo enfermos e endemoniados e a Palavra diz que todos eram curados.
E isso causou inveja ao sumo sacerdote (Anás) e ao partido dos Saduceus; a inveja serviu de motivação para esse comportamento hostil. O qual tomaram a decisão de prender os apóstolos. Essas prisões eram usadas apenas para detenção, ou seja, eles ficam detidos aguardando o julgamento. V. 19 vemos que veio um anjo do Senhor, abrindo as portas da prisão, libertou eles, dando-lhes uma ordem: "Vão ao templo e digam ao povo todas as palavras desta Vida."
Parte da manhã eles entraram no templo e começaram a ensinar. V. 21a
O Sumo Sacerdote junto com o Sinédrio mandou buscar os apóstolos na prisão, mas ninguém os encontrou. V. 23 dentro da cultura da época, era aplicado pena de morte aos guardas por esse erro cometido, vemos isso acontecendo em Atos dos Apóstolos 12.18–19 “18 Quando amanheceu, houve grande alvoroço entre os soldados sobre o que teria acontecido com Pedro. 19 Herodes, tendo-o procurado e não o achando, submetendo as sentinelas a interrogatório, ordenou que se aplicasse a pena de morte.”
O Capitão do Templo e os guardas foram buscar os apóstolos, sem violência, porque tinham medo de ser apedrejados pelo povo, como lemos anteriormente, os cidadãos admiravam os apóstolos.
Sumo Sacerdote começa a interroga-los:
Atos 5.28 - Atos 4.15-18
ref. Mateus 27.24–25 “24 Vendo Pilatos que nada conseguia e que, ao contrário, o tumulto aumentava, mandou trazer água e lavou as mãos diante do povo, dizendo: — Estou inocente do sangue deste homem; fique o caso com vocês! 25 E o povo todo respondeu: — Que o sangue dele caia sobre nós e sobre os nossos filhos!”
E Pedro e os demais apóstolos respondem:
Atos 5.29 -
ref. Atos dos Apóstolos 4.19–20 “19 Mas Pedro e João responderam: — Os senhores mesmo julguem se é justo diante de Deus ouvirmos antes aos senhores do que a Deus; 20 pois nós não podemos deixar de falar das coisas que vimos e ouvimos.” -
e novamente em Atos dos Apóstolos 5.40 “40 Então chamaram os apóstolos e os açoitaram. E, ordenando-lhes que não falassem no nome de Jesus, os soltaram.”
Testemunho com poder do Espirito Santo:
Pedro negou Jesus x Pedro que testemunha com autoridade.
Atos 5.32
ref. Mateus 10.19–20 “19 E, quando entregarem vocês, não se preocupem quanto a como ou o que irão falar, porque, naquela hora, lhes será concedido o que vocês dirão. 20 Afinal, não são vocês que estão falando, mas o Espírito do Pai de vocês é quem fala por meio de vocês.”
Atos dos Apóstolos 1.8 “8 Mas vocês receberão poder, ao descer sobre vocês o Espírito Santo, e serão minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até os confins da terra.”

TÓPICO 1 - A IGREJA PERSEGUIDA

1. Os perseguidores.
Três grupos: Sacerdotes, Saduceus e o Capitão do templo.
Um único propósito: Impedir a pregação do Evangelho.
2. Esferas da perseguição.
a) Na esfera religiosa. n
b) Na esfera politica.
3. A Igreja enfrentará oposição.
Filipenses 1.29 “Porque vocês receberam a graça de sofrer por Cristo, e não somente de crer nele,”
2Timóteo 3.12 “Na verdade, todos os que querem viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos.”
Mateus 5.10 “Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos Céus.”
No Novo Testamento a perseguição é uma realidade:
Abuso verbal (Mateus 5.11 “Bem-aventurados são vocês quando, por minha causa, os insultarem e os perseguirem, e, mentindo, disserem todo mal contra vocês.”)
Apreensão de bens (Hebreus 10.34 “Vocês se compadeceram dos que estavam na prisão e aceitaram alegremente o confisco dos seus próprios bens, pois sabiam que possuíam bens superiores e permanentes.”)
Espancamentos (Atos dos Apóstolos 5.40 “Então chamaram os apóstolos e os açoitaram. E, ordenando-lhes que não falassem no nome de Jesus, os soltaram.”)
Tramas de assassinato (Atos dos Apóstolos 9.23 “Decorridos muitos dias, os judeus resolveram matar Saulo,”)
Apedrejamento (Atos dos Apóstolos 14.19 “Entretanto, chegaram judeus de Antioquia e Icônio e, instigando as multidões, apedrejaram Paulo e o arrastaram para fora da cidade, dando-o por morto.”)
Prisões injustas (Atos dos Apóstolos 5.18 “prenderam os apóstolos e os recolheram à prisão pública.”)
Apóstolo João é exilado (Apocalipse 1.9 “Eu, João, irmão e companheiro de vocês na tribulação, no reino e na perseverança em Jesus, estava na ilha chamada Patmos, por causa da palavra de Deus e do testemunho de Jesus.”)
Execuções (Atos dos Apóstolos 12.2 “Mandou matar à espada Tiago, irmão de João.” E também a morte de Estevão por apedrejamento em Atos 7.
Quando somos perseguidos nos assemelhamos a Cristo 1Pedro 2.21 “Porque para isto mesmo vocês foram chamados, pois também Cristo sofreu no lugar de vocês, deixando exemplo para que vocês sigam os seus passos.”

TÓPICO 2 - A IGREJA PROTEGIDA

1. Um anjo de Deus.
A presença de anjos do Senhor no livro de Atos;
At 5.19 “Mas, de noite, um anjo do Senhor abriu as portas da prisão e, levando-os para fora, lhes disse:” Na libertação dos apóstolos da prisão;
Aparece a Filipe para uma missão Evangelística em AT 8.26 “Um anjo do Senhor disse a Filipe: — Levante-se e vá para o Sul, no caminho que desce de Jerusalém a Gaza; este se acha deserto.”
Aparece a casa do centurião romano Cornélio em AT 10.3 em visão, mandado chamar Pedro.
Liberta Pedro da prisão novamente em AT 12.7 “Eis, porém, que sobreveio um anjo do Senhor, e uma luz iluminou a prisão. O anjo tocou no lado de Pedro e o despertou, dizendo: — Levante-se depressa! Então as correntes caíram das mãos dele.” e logo em seguida ele fala em AT 12.11 “Então Pedro, caindo em si, disse: — Agora sei que, de fato, o Senhor enviou o seu anjo e me livrou da mão de Herodes e de toda a expectativa do povo judeu.”
Atos dos Apóstolos 12.23 Herodes é comida por vermes por não dar glória Deus. “No mesmo instante, um anjo do Senhor feriu Herodes, por ele não haver dado glória a Deus; e, comido de vermes, morreu.”
Atos dos Apóstolos 27.24 Mostra que o Anjo estava guardando a vida do Apóstolo Paulo em alto-mar “”Anjo” dizendo: “Paulo, não tenha medo! É preciso que você compareça diante de César, e eis que Deus, por sua graça, lhe deu todos os que navegam com você.””
A Biblia diz que eles estão a serviço daqueles que vão herdar e salvação Hebreus 1.14 “Não são todos eles espíritos ministradores, enviados para serviço a favor dos que hão de herdar a salvação?”
2. A intercessão da Igreja.
A importância da intercessão.
3. O valor da oração.

TÓPICO 3 - A IGREJA DESTEMIDA

1. Testemunho com poder.
Atos dos Apóstolos 1.8 “Mas vocês receberão poder, ao descer sobre vocês o Espírito Santo, e serão minhas testemunhas (μάρτυρες) tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até os confins da terra.”
2. Convictos de sua fé.
Atos dos Apóstolos 5.29 “Então Pedro e os demais apóstolos afirmaram: — É mais importante obedecer a Deus do que aos homens.
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.