Aprendendo a confiar em meio as provações - Tiago 1:1-4
Exposições em Tiago • Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 11 viewsNotes
Transcript
Grande Ideia da Passagem
Grande Ideia da Passagem
As provações tem a ação de nos fazer perseverar confiantes em Deus
vs. 1 = Saudações aos crentes dispersos pela perseguição
vs. 1 = Saudações aos crentes dispersos pela perseguição
Quem é este homem que se denomina “Escravo, servo” de Jesus Cristo? Na vida cristã muitos pode desejar ser conhecidos como homens e mulheres de profunda vida espiritual, investidos de autoridade para expulsar demônios ou mesmo para serem grande e eloquentes mestres, contudo, o irmão de Jesus, Tiago, se coloca não como alguém grande e respeitoso, antes direciona a si mesmo como alguém sem expressão ou vontade, sua única perspectiva é de um escravo obediente, suas vontades e desejos morrem, a medida que ele se põem como um servo. A história o coloca como um homem justo, ponderado, fiel, seu apelido era “joelhos de camelo” dado sua vida de oração constante.
Contudo, nada disso importa, sua perspectiva ainda é de adoração. É visto como um homem que tem a vida tocada para agradar a Deus, por isso, sua vontade é que veja suas instruções como aquilo que Deus deseja direcionar todo aquele que se submete a sua vontade.
Para isso, leva o povo de Deus, em todos os lugares a voltarem seu coração, para o reino de paz, para lembrarem-se de Cristo em meio as tribulações, afinal de contas, quantas tribulações passam aqueles que desejam fazer a vontade de Deus.
vs. 2-3 = A Provação produz fé perseverante
vs. 2-3 = A Provação produz fé perseverante
Sofrer não é algo que faz parte de nossa agenda, já percebeu como a todo momento estamos buscando soluções para nossas mazelas. Isso vende no mundo atual, afinal de contas, há muitos que desejam ser satisfeito, e convenhamos é maravilhoso viver uma vida calma, serena e tranquila.
Contudo, longe disso, a vida neste mundo pode até ser vencida em certos pontos, mas estamos longe de por nós mesmos estarmos excluídos das provações, elas chegam sempre, indistinta a classe social ou raça, bate sempre a porta. Há alguns ricos que sofrem emocionalmente, mais do que aqueles que nada tem, outros, que pobres financeiramente, gastam suas vidas tentando mudar aquilo que vivem.
Contudo, pensemos agora no que Tiago escreveu, suas palavras podem ecoar ao seu coração hoje. Os destinatários eram grupos de cristãos dispersos pelo mundo conhecido daquela época, mas se encaixam de igual modo para nós, são lançada para nós como uma reflexão de difícil digestão afinal de contas, imagine só, em meio as suas maiores dificuldades em vida, recebesse uma carta “Tenha alegria passando por essas provações”, talvez isso não faça tanto sentido, não é mesmo.
Agora transporte-se para vida de Jesus, sua jornada como bebê é envolta em renúncias, seu nascimento é em meio aos animais, sua vida já começa com a perseguição do Rei Herodes, que buscou ceifar a sua vida, logo mais somos levados ao deserto, Satanás, com suas ardilosas propostas tenta desfocar a missão de Cristo. Talvez você pense “Ele é Deus, consegue ser firme”, mas Hebreus 4.15 “Porque não temos sumo sacerdote que não possa se compadecer das nossas fraquezas; pelo contrário, ele foi tentado em todas as coisas, à nossa semelhança, mas sem pecado.”
Nós pensamos que provação e sofrimento, sempre serão ruins para nossas vidas, contudo, a Palavra de Deus deseja que sejamos moldados por uma perspectiva de exercício da fé, e esse exercício tem a ver com as provações, com a permissão de Deus de passarmos por momentos desconfortáveis, para então entender nossas necessidades básicas na vida espiritual.
O que mais poderia nos aproximar de Deus do que os momentos onde somos provados em nossa vida. Tiago está repetindo o ensino de Jesus no sermão do monte Mateus 5.11–12 “— Bem-aventurados são vocês quando, por minha causa, os insultarem e os perseguirem, e, mentindo, disserem todo mal contra vocês. Alegrem-se e exultem, porque é grande a sua recompensa nos céus; pois assim perseguiram os profetas que viveram antes de vocês.”
Diante disso, então, todo aquele que deseja seguir a Cristo, precisa entender que provações não o farão menos aprovado diante de Deus, antes, as circunstâncias difíceis que sofremos em vida, deverão fazer com que nossa fé em Deus seja ainda mais experiente. Cada degrau do sofrimento que o cristão passa, é uma vitória alcançada em sua jornada de confiança em Deus, aqueles que aprendem a confiar em Deus na dor e provação, desenvolvem uma fé madura suficiente para perseverarem em sua vida Cristã, por isso é necessário encararmos as lutas de nossa vida, não como uma falha ou ação dura de Deus, antes, como uma forma válida de honrar ao Senhor, com fé suficiente para duas coisas: O teu poder se aperfeiçoa em minha fraqueza, assim como seja feita a tua vontade.
vs. 4 = A fé perseverante produz ação completa para nossa vida
vs. 4 = A fé perseverante produz ação completa para nossa vida
O que ganha um cristão que tem uma fé perseverante? A completude de seguir confiante em Deus, viver uma vida que o obedece, sendo perfeito para demonstrar o verdadeiro caráter de Deus. A fé desenvolvida pelos servos de Deus, não nega o caráter de provação que surge no meio da vida cotidiana, ela aprende a encarar de outra maneira, vendo o poder e ação de Deus, mesmo no meio das intensas provações que surgem.
O cristão que verdadeiramente desenvolve uma fé perseverante ele busca permanecer firme em Deus por saber que as provações que estão acontecendo em sua vida, fazem parte da maturidade necessária para seu crescimento em fé. Volto a pontuar, nossa mentalidade é muito complacente com a nação de evitar a todo custo o sofrimento, mas a fé dada por Deus busca ver os sofrimentos como oportunidades de agir como Deus deseja e mais, de agir buscando entender o que Deus disse a Paulo 2Coríntios 12.9 “Então ele me disse: “A minha graça é o que basta para você, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza.” De boa vontade, pois, mais me gloriarei nas fraquezas, para que sobre mim repouse o poder de Cristo.”
Aprender a ver a vida com graça, mesmo em meio as fraquezas aparentes é uma virtude que somente aqueles que realmente confiam em Deus, podem e vão desenvolver, contudo, esse aprendizado sempre ocorrerá em meio aos problemas.
APLICAÇÕES
APLICAÇÕES
As provações tem um papel pedagógico em nossa vida, através delas, somos levados a aprender, depender e esperar de e em Deus. Desprezar os sofrimentos como meros acasos ou mesmo como algo a ser evitado pode ser fatal e destruir nossa fé, fazendo com que pensemos apenas no bem estar e não com o aprendizado que poderá ser gerado através das situações difíceis. O nosso mundo é cheio de situações assim, aprendemos com as guerras, aprendemos com as catástrofes e muitas vezes, será necessário aprender com as provações que ocorrerão conosco.
No momento que aprendemos com nossos sofrimentos, podemos encontrar uma nova perspectiva sobre Deus, os sofrimentos nunca são em vão em nossa vida, antes cumprem o papel de nos mostrar que Deus está próximo, pois como disse o apóstolo Paulo em Romanos 8.38–39 “Porque eu estou bem certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as coisas do presente, nem do porvir, nem os poderes, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poderá nos separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.” Em Cristo Jesus temos a segurança que os sofrimentos nos ensinam a confiar em Deus.
