Uma só carne: o plano de Deus para a família
Uma só carne: O plano de Deus para a família • Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 9 viewsPrograma 1 - BF
Notes
Transcript
A origem da família
A origem da família
A Família é um projeto de Deus
Deus cria duas instituições sagradas na semana da criação: A família e o Sábado
Jesus respondeu: — Vocês não leram que o Criador, desde o princípio, os fez homem e mulher e que disse: “Por isso o homem deixará o seu pai e a sua mãe e se unirá à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne”? De modo que já não são mais dois, porém uma só carne. Portanto, que ninguém separe o que Deus ajuntou.
Porém, desde o princípio da criação, Deus os fez homem e mulher. “Por isso o homem deixará o seu pai e a sua mãe e se unirá à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne.” De modo que já não são mais dois, porém uma só carne.
Assim Deus criou o ser humano à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. E Deus os abençoou e lhes disse: — Sejam fecundos, multipliquem-se, encham a terra e sujeitem-na. Tenham domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todo animal que rasteja pela terra.
Vamos estudar a descrição bíblica da origem da primeira família
Esta é a gênese dos céus e da terra quando foram criados, quando o Senhor Deus os criou. Não havia ainda nenhuma planta do campo na terra, pois ainda nenhuma erva do campo havia brotado; porque o Senhor Deus não tinha feito chover sobre a terra, e também não havia ninguém para cultivar o solo. Mas uma neblina subia da terra e regava toda a superfície do solo. Então o Senhor Deus formou o homem do pó da terra e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem se tornou um ser vivente.
O Senhor Deus tomou o homem e o colocou no jardim do Éden para o cultivar e o guardar. E o Senhor Deus ordenou ao homem: — De toda árvore do jardim você pode comer livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal você não deve comer; porque, no dia em que dela comer, você certamente morrerá.
Deus estava preparando o ambiente para que Adão sentisse falta de uma companheira
O Senhor Deus disse ainda: — Não é bom que o homem esteja só; farei para ele uma auxiliadora que seja semelhante a ele. Havendo, pois, o Senhor Deus formado da terra todos os animais do campo e todas as aves dos céus, trouxe-os a Adão, para ver que nome lhes daria; e o nome que ele desse a todos os seres vivos, esse seria o nome deles. O homem deu nome a todos os animais domésticos, às aves dos céus e a todos os animais selvagens; mas para o homem não se achava uma auxiliadora que fosse semelhante a ele.
Adão sentiu falta de uma companheira
O que significa dizer que a mulher seria uma “auxiliadora”?
Léxico Hebraico, Aramaico e Grego de Strong 05828 עזר ̀ezer
עזר ̀ezer
Eis que Deus é o meu ajudador, o Senhor é quem me sustenta a vida.
Ouve, Senhor, e tem compaixão de mim; sê tu, Senhor, o meu auxílio.
Jesus e as mulheres: O que ele pensa de nós Deus Criou uma Ezer
Originariamente, ezer aparece 21 vezes no Antigo Testamento. É usada duas vezes para falar da mulher (cf.
Ele não estava implicando inferioridade ou subordinação, mas sim uma parceria complementar e essencial
Jesus e as mulheres: O que ele pensa de nós Deus Criou uma Ezer
A palavra hebraica para “auxiliadora” também pode ser traduzida por “parceira”.
EZER sugere que a mulher foi criada para ser uma companheira forte e indispensável para o homem, sem a qual ele não poderia cumprir plenamente seu propósito
O Senhor Deus disse ainda: — Não é bom que o homem esteja só; farei para ele uma auxiliadora que seja semelhante a ele.
נֶגֶד (neged) “idônea
נֶגֶד (neged) “idônea”, tem o sentido de “correspondente a ele”, “conforme”, “aquilo que corresponde”, “sua contrária”. Significa também, “estar em frente”, “defronte” (
A mulher foi formada como uma “contraparte” do homem; é uma semelhança perfeita dele, ainda que lhe seja oposta, no sentido de complemento. O homem aprovou a criação de Deus, porque pôde perceber a mulher “não como sua rival mas como sua companheira, não como uma ameaça mas como a única capaz de realizar seus desejos íntimos
A Bíblia é um livro que valoriza e protege a mulher
Então o Senhor Deus fez cair um pesado sono sobre o homem, e este adormeceu. Tirou-lhe uma das costelas e fechou o lugar com carne. E da costela que havia tirado do homem, o Senhor Deus formou uma mulher e a levou até ele. E o homem disse: “Esta, afinal, é osso dos meus ossos e carne da minha carne; será chamada varoa, porque do varão foi tirada.”
O homem em seu estado perfeito reconheceu o valor da sua mulher
Por isso, o homem deixa pai e mãe e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne.
O casamento inaugura uma nova família
A expressão “uma só carne”
Vocês não sabem que o corpo de cada um de vocês é membro de Cristo? E será que eu tomaria os membros de Cristo e os faria membros de uma prostituta? De modo nenhum! Ou não sabem que o homem que se une à prostituta forma um só corpo com ela? Porque, como se diz, “os dois se tornarão uma só carne”. Mas aquele que se une ao Senhor é um só espírito com ele. Fujam da imoralidade sexual! Qualquer outro pecado que uma pessoa cometer é fora do corpo; mas aquele que pratica imoralidade sexual peca contra o próprio corpo. Será que vocês não sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo, que está em vocês e que vocês receberam de Deus, e que vocês não pertencem a vocês mesmos? Porque vocês foram comprados por preço. Agora, pois, glorifiquem a Deus no corpo de vocês.
Uma só carne se refere primariamente à união sexual
Isso indica que o sexo foi criado por Deus para o ambiente do casamento
A expressão aponta para a Indissolubilidade do casamento
Ora, um e outro, o homem e a sua mulher, estavam nus e não se envergonhavam.
Intimidade
